O GAT é um gabinete de apoio ao funcionamento geral dos CNAI onde se efetua a elaboração de um diagnóstico da situação apresentada pelo cliente e a triagem dos documentos que o cidadão imigrante apresenta sobre a situação. É criado um processo informático, no qual é descrito o assunto a ser tratado, e encaminhado o cliente para as instituições e gabinetes específicos presentes no CNAI, caso a situação o justifique.
Dada a importância do Reagrupamento Familiar, enquanto direito reconhecido ao cidadão imigrante, de viver em família e fator de equilíbrio e inclusão, foi criado o Gabinete de Apoio ao Reagrupamento Familiar.
O trabalho do GARF é exercido no âmbito da informação, acompanhamento e desbloqueamento de processos de cidadãos que pretendem reagrupar a sua família, dentro e fora do país.
O Gabinete de Apoio Jurídico ao Imigrante presta apoio jurídico gratuito a todos os imigrantes que a ele se dirigem, atuando, também, como um serviço de informação, aconselhamento, encaminhamento e mediação em áreas tão diversificadas como a Imigração, Nacionalidade, Trabalho, Segurança Social, Menores, Acesso ao Direito e aos Tribunais, entre outras.
O GAJI não intervém, contudo, em situações que requeiram a intervenção do Tribunal ou que já estejam a ser resolvidas em Tribunal.
A extensão do CNAI em Faro presta, ainda, apoio especializado na área social (incluindo
Retorno Voluntário), em matéria de nacionalidade e de emprego.