Carolina Sofia Sarrazola Barata
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
11/10/2016 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Carolina Sofia Sarrazola Barata |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Barata, Carolina |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Humanidades-Artes. Ciências Exactas-Química. Ciências Naturais-Ciências da Terra e do Ambiente.
|
Endereço profissional
Professional address |
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes Rua Diogo Botelho, 1327 4169-005 Porto Portugal Telefone: (+351)226196240Extensão: 128 Fax: (+351)226196244 Correio electrónico: cbarata@porto.ucp.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2009-2015 |
Doutoramento Phd |
Programa Doutoral em Geociências
(4 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2005-2008 |
Mestrado Master degree |
Química Aplicada ao Património Cultural
(2 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1996-1998 |
Licenciatura Licentiate degree |
Peritagem em Arte/ Mobiliário
(2 anos » years)
.
Escola Superior de Artes Decorativas,
Portugal.
|
1993-1996 |
Bacharelato Bachelor degree |
Tecnologia em Conservação e Restauro
(2 anos » years)
.
Instituto Politécnico de Tomar,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2016-2016 |
Curso de curta duração Short course |
limpeza e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e contemporânea.
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes,
Portugal.
|
2010-2010 |
Curso de curta duração Short course |
New Methods of Cleaning Surfaces of Paintings.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2010-2010 |
Curso de curta duração Short course |
Synthetic Resins for Varnishing and Retouching.
Stichting Restauratie Atelier Limburg ,
Países Baixos.
|
2009-2009 |
Curso de curta duração Short course |
limpeza e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e contemporânea.
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes,
Portugal.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
limpeza superficial e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e c.
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes,
Portugal.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Pigments and the Polarizing Microscope.
International Academic Projects,
Reino Unido.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Escrita de um Artigo Científico em Conservação e Restauro.
Associação de Conservadores Restauradores de Portugal,
Portugal.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Técnicas de Conservação e Restauro de Pintura em Atmosfera Modificada.
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes,
Portugal.
|
2006-2006 |
Curso de curta duração Short course |
Microcirurgia Têxtil Aplicada ao Tratamento de Suportes de Tela.
Universitat de Valencia,
Espanha.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Formação Pedagógica de Formadores.
Centro de Formação Profissional Para o Comércio e Afins,
Portugal.
|
2001-2001 |
Curso de curta duração Short course |
Curso Elementar de Preservação de Fotografia.
Câmara Municipal de Lisboa,
Portugal.
|
1994-1994 |
Curso de curta duração Short course |
Curso Livre de Conservação em Fotografia.
Instituto Politécnico de Tomar,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Mar/2009-Actual |
Professor Auxiliar |
Jan/2009-Actual |
Outra Situação |
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Set/2005-Fev/2009 |
Assistente Estagiário |
Câmara de Comércio Italiana |
Mai/2002-Ago/2005 |
Outra Situação |
José de Mello Serviços Lda |
Abr/2002-Ago/2005 |
Outra Situação |
Jan/2002-Abr/2002 |
Outra Situação |
Câmara Municipal de Lisboa |
Mar/2001-Dez/2001 |
Outra Situação |
Nov/1996-Fev/2001 |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Jan/2009-Actual |
|
Linhas de investigação»Research fields:
GeoBioTec |
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Curso»Academic program: Arte - Conservação e Restauro Disciplinas lecionadas»Taught units:
- materiais e tecnologias III e IV(Docente)
- técnicas de preservação e conservação de materiais orgânicos I e II(Docente)
- técnicas e práticas de conservação e restauro/escultura(Docente)
|
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Curso»Academic program: Arte - Conservação e Restauro Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Técnicas de Preservação e Conservação de Materiais Orgânicos I e II(Docente)
- Materiais e Tecnologias III e IV (Docente)
- Estudo dos Materiais I e II(Docente)
- Introdução às Técnicas de Conservação e Restauro II (Docente)
- Técnicas de Conservação e Restauro I.(Docente)
|
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Câmara de Comércio Italiana |
Mai/2002-Ago
/
2005
|
|
Formação profissional»Professional education: - Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete - projecto de formação TECNOLOGIAS
|
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural |
|
Objectivos»Goals:
A linha de investigação “Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural”, criada no âmbito do CITAR – Centro de I&D da
Escola das Artes – em finais de 2007, visa aproximar a área de Arte da Escola das Artes da realidade da pesquisa científica,
afirmar a sua vocação neste domínio e contribuir para o desenvolvimento de projectos que possam dar um contributo efectivo
às áreas por ela contempladas. As áreas temáticas inscritas nesta linha de investigação são as seguintes: A - Artes Decorativas
B - Conservação de Bens Culturais C - História da Arte do século XX em Portugal D - Gestão do Património A estratégia proposta
não pretende responder apenas à complementaridade entre ensino e investigação – inevitável numa Escola que procura a transmissão
e a renovação das práticas artísticas e dos seus campos de estudo – senão que procura responder à necessidade de aprofundar
a pesquisa científica em áreas relevantes da vida nacional e internacional. .
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Artes.
Domínio Científico:
Ciências Exactas / Área Científica:
Química.
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
História e Arqueologia.
Objectivos socio-económicos:
Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
Conservação e Restauro; Património Cultural; Património Cultural Digital; Gestão Cultural; Estudos de Materiais; Técnicas Analíticas.
|
2. |
Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural |
|
Objectivos»Goals:
A linha de investigação “Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural”, criada no âmbito do CITAR – Centro de I&D da
Escola das Artes – em finais de 2007, visa aproximar a área de Arte da Escola das Artes da realidade da pesquisa científica,
afirmar a sua vocação neste domínio e contribuir para o desenvolvimento de projectos que possam dar um contributo efectivo
às áreas por ela contempladas.
As áreas temáticas inscritas nesta linha de investigação são as seguintes:
A - Artes Decorativas
B - Conservação de Bens Culturais
C - História da Arte do século XX em Portugal
D - Gestão do Património
A estratégia proposta não pretende responder apenas à complementaridade entre ensino e investigação – inevitável numa Escola
que procura a transmissão e a renovação das práticas artísticas e dos seus campos de estudo – senão que procura responder
à necessidade de aprofundar a pesquisa científica em áreas relevantes da vida nacional e internacional.
.
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Artes.
Domínio Científico:
Ciências Exactas / Área Científica:
Química.
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
História e Arqueologia.
Objectivos socio-económicos:
Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
Conservação e Restauro; Património Cultural; Património Cultural Digital; Gestão Cultural; Estudos de Materiais; Técnicas Analíticas.
|
3. |
GeoBioTec |
|
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Artes.
Domínio Científico:
Ciências Exactas / Área Científica:
Química.
Domínio Científico:
Ciências Naturais / Área Científica:
Ciências da Terra e do Ambiente.
Palavras-chave:
Técnicas Analíticas; Estudos de Materiais; Património Cultural; Intercâmbio institucional.
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2009-2011 Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal |
Referência do projeto»Project reference: 6-15-6-1199. Programa QREN – Eixo Prioritário III – valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Financiador(es)»Funding:
Quadro de Referência Estratégico Nacional.
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2012-2014 GILT-Teller: an interdisciplinar multi-scale study of gilding techniques and materials in Portugal, 1500-1800-GILT-Teller: an interdisciplinar multi-scale study of gilding techniques and materials in Portugal, 1500-1800 |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-EAT/116700/2010. Parceiro(s)»Partners:
Universidade Nova de Lisboa; Universidade de Évora; Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes; Universidade de Lisboa. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Associação Profissional de Conservadores-Restauradores ARP, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Barata, Carolina; Sousa, Gonçalo V. e. eds. 2014. Preservar Conservando. Património móvel e integrado da Ordem Terceira de São Francisco do Porto ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-20-4862-8. Porto: Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T; Reguer, Sollen; Andrejkovicová, Slavka. 2015. "SR-XRD analysis of bole layers in popular and erudite Portuguese gilded baroque retables", Applied Clay Science 116117, November 2: 39 - 45.
|
|
|
|
2. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João; Mendonça, Maria H. 2013. "Caracterização através de análise química da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular
da época barroca", Química Nova - Órgão de divulgação da Sociedade Brasileira de Química 36, 1: 21 - 26.
|
|
|
|
3. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. 2010. "The materials and techniques of polychrome baroque wooden sculpture: three works from Baião, Portugal", International Journal of Conservation Science 1, 1: 19 - 26.
|
|
|
|
4. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. 2009. "Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal", Imagem Brasileira , 4: 203 - 208. |
|
|
|
5. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Ferro, Marta. 2008. "The visible image is not always correct: the differentiation of layers by optical microscopy in samples’ cross sections", e-conservation magazine, 7: 21 - 25.
|
|
|
|
6. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. 2007. "Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos", Conservar Património, 6: 21 - 30.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João. 2009. "Gilding materials and techniques used in erudite and popular portuguese polichrome baroque wooden sculptures", Trabalho apresentado em TECHNART 2009 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research, In TECHNART 2009 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research, Athens, 27 - 30 April
2009, Atenas.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Barata, Carolina; Vieira, Eduarda; Aguiar, Maria. 2015. "O ensino da Conservação e Restauro na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto: passado, presente e futuro", Trabalho apresentado em Sínteses e Perspectivas para a Conservação e Restauro em Portugal – Jornada Comemorativa do 20º Aniversário da ARP, In Sínteses e Perspectivas para a Conservação e Restauro em Portugal – Jornada Comemorativa do 20º Aniversário da ARP, Lisboa. |
|
|
|
2. |
Barata, Carolina. 2013. "Estudos pós-graduados e a Ciência da Conservação – alguns trabalhos em curso na Escola das Artes da Universidade Católica
Portuguesa", Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, In PÓS:Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, São João D'El Rei.
|
|
|
|
3. |
Barata, Carolina; Rocha, Fernando T; Andrejkovicová, Slavka; Reguer, Sollen. 2013. "Synchrotron sr-xrd analysis of ground micro samples from gilded portuguese baroque retables", Trabalho apresentado em XV International Clay Conference, In Abstract Book, XV International Clay Conference, Rio de Janeiro. |
|
|
|
4. |
Maniés, Alexandre; Barata, Carolina; Calvo, Ana. 2013. "The Crucified Bom Jesus de Matosinhos: Technical study and conservation of a medieval sculpture", Trabalho apresentado em Polychrome Sculpture: Decorative Practice and Artistic Tradition, In Polychrome Sculpture: Decorative Practice and Artistic Tradition, Tomar. |
|
|
|
5. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. 2010. "Ground layers in portuguese baroque polychrome wooden sculpture: analytical results", Trabalho apresentado em The Artist's Process, Techbology and Interpretation - Fourth symposium of the Art Technologie Source Research Working Group, In The Artist's Process, Techbology and Interpretation - Proceedings of the fourth symposium of the Art Technologie Source Research
Working Group, Viena. |
|
|
|
6. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T. 2011. "Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal - primeiros resultados", Trabalho apresentado em I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, In Actas do I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, UCP/CITAR, Porto.
|
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Barata, Carolina; Vieira, Eduarda; Aguiar, Maria. O ensino da Conservação e Restauro na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto: passado, presente e futuro,Sínteses e Perspectivas para a Conservação e Restauro em Portugal – Jornada Comemorativa do 20º Aniversário da ARP,Lisboa,2015 (Comunicação). |
2. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T; Andrejkovicová, Slavka; Reguer, Sollen; Candeias, António; Mirão, José. Gilding materials of erudite and popular retables from the baroque in Oporto diocese,Gilt-EnArt - Gilding Materials and Techniques in European Art,ÉVORA, PORTUGAL,2015 (Comunicação). |
3. |
Silva, José L; Barata, Carolina; Pissarra, José. Wood sampling for species identification in gilded and polychrome works of art. Limits and solutions,GILT-EnArt 2015 – International Conference on Gilding Materials and Techniques in European Art,Évora,2015 (Comunicação). |
4. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T; Andrejkovicová, Slavka; Reguer, Sollen. SR-XRD analysis of bole layers in popular and erudite Portuguese gilded baroque retables.,Synchrotron Radiation and Neutrons in Art and Archaeology (SR2A 2014),Paris,2014 (Comunicação).
|
5. |
Barata, Carolina; Rocha, Fernando T; Andrejkovicová, Slavka; Reguer, Sollen. Synchrotron sr-xrd analysis of ground micro samples from gilded portuguese baroque retables,XV International Clay Conference,2013 (Poster). |
6. |
Barata, Carolina. Estudos pós graduados e a Ciência da Conservação – alguns trabalhos em curso na Escola das Artes da Universidade Católica
Portuguesa,II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro,São João D’El Rei,2013 (Comunicação).
|
7. |
Maniés, Alexandre; Barata, Carolina; Calvo, Ana. The Crucified Bom Jesus de Matosinhos: Technical study and conservation of a medieval sculpture,Interim Meeting Polychrome Sculpture: Decorative Practice and Artistic Tradition,Tomar,2013 (Comunicação). |
8. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T. Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal - primeiros resultados,I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro,Porto,2011 (Comunicação).
|
9. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João. The documental sources versus the analytical results: ground layers in Portuguese polychrome wooden sculptures from the Baroque,ICOM-CC ATSR Interim Meeting Technology and Interpretation - Reflecting the artist's Process,Viena,2010 (Poster). |
10. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João. Gilding materials and techniques used in erudite and popular portuguese polichrome baroque wooden sculptures,TECHNART 2009 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research,Atenas,2009 (Poster).
|
11. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Mendonça, Maria H. A rare pigment in an unexpected place: realgar in a Portuguese Baroque sculpture with non-erudite features,Colours 2008 - Bridging Science With Art, Évora,2008 (Comunicação). |
12. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João. Preparações em Escultura Barroca Policromada,V Jornadas de Arte e Ciência,Porto,2008 (Comunicação). |
13. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Teixeira, Vítor. Forma e matéria: a Escultura Barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas,V Congresso do Centro de Estudos de Imaginária Brasileira (CEIB),Vitória,2007 (Comunicação). |
14. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. Materials and Techniques Used in Three Polychrome Baroque Wooden Sculptures from Baião, Portugal,TECHNART 2007 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research,Lisboa,2007 (Comunicação). |
15. |
Barata, Carolina. Olhares Cruzados Sobre Conservação in situ, Formação e Investigação Associada,Conservação e Restauro em Portugal na Encruzilhada de Bolonha,Lisboa,2007 (Comunicação). |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Barata, Carolina. Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal,2011. Foi coordenadora geral da produção e edição do DVD promocional destinado à divulgação dos resultados da investigação desenvolvida
no âmbito do projecto "Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal", que foi distribuido, em Março de 2011, com
a edição Norte do Jornal Público. Paralelamente, coordenou a criação e actualização do web site do projecto onde foi disponibilizada
toda a produção científica, bem como informações sobre eventos relacionados com o mesmo: http://artes.ucp.pt/citar/mtpnp/.
|
Organização de evento Event organization |
1. |
Barata, Carolina. limpeza superficial e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e contemporânea,2016 (Oficina / Outra). |
2. |
Barata, Carolina; Sousa, Gonçalo V. e; Vieira, Eduarda. II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro,2013 (Encontro / Outra). |
3. |
Barata, Carolina; Sousa, Gonçalo V. e; Vieira, Eduarda. VIII Jornadas de Arte e Ciência - Conservação e Restauro de Artes Decorativas de Aplicação Arquitectónica,2012 (Encontro / Organização).
|
4. |
Barata, Carolina; Vieira, Eduarda. Implementação da Conservação Preventiva em Museus e Edifícios Históricos. Caso de Estudo – A Casa Museu de Rui Barbosa,2012 (Oficina / Organização). |
5. |
Barata, Carolina; Vieira, Eduarda; Sousa, Gonçalo V. e. I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro,2011 (Encontro / Organização).
|
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Catarina Cortes Pereira , O retoque em negativos de gelatina e prata em vidro de coleções portuguesas. Intencionalidade funcional e estética e metodologias
de conservação, 2016. Tese (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
2. |
Edmar Gonçalves, Preservação de patrimônio bibliográfico em museus-casas, 2016. Tese (Estudos de Património) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
3. |
Cláudia Nunes, A conservação das obras de Cândido Portinari pertencentes ao palácio Gustavo Capanema: um estudo analítico dos materiais, 2016. Tese (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
José Bernardo Carvalho , Estudo, Conservação e Restauro do Retábulo de São Sebastião da Capela de São Sebastião das Carvalheiras, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
2. |
José Luís Amorim Silva, Madeiras usadas em escultura policromada - revisão dos processos metodológicos para a obtenção de amostras e respetiva identificação, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
3. |
José Pedro Almeida , Estudo e Conservação de uma urna relicário da Sé Porto: o caso de estudo da urna do Mártir Santo Aurélio, 2015. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
4. |
Alexandra Santos, Intervenção de conservação e restauro de um estojo de faqueiro do século XVIII - estudo material e técnico, 2015. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
5. |
Ana Patrícia Monteiro , O retábulo da capela de Nossa Senhora da Piedade do claustro da Sé do Porto: estudo, conservação e restauro, 2015. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
6. |
Alexandre Maniés, Estudo e tratamento de conservação e restauro da escultura medieval O Bom Jesus de Matosinhos, 2014. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
7. |
Carla Matos, Estudo e tratamento de conservação e restauro da escultura de madeira dourada e policromada de S. João Batista da igreja de
S. Francisco do Porto, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
8. |
Frederico Matos, Conservação e restauro do nicho da escultura em granito de S. Francisco de Assis da igreja de S. Francisco do Porto, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
9. |
Rita Medina Peixoto, Conservação e restauro da escultura sobre madeira policromada de S. Francisco de Assis de Joaquim Machado de Castro, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
1. |
Rita Ribeiro , Esculturas barrocas policromadas do Convento de São Bento da Avé Maria – Estudo, Conservação e Restauro de um par de Anjos
Tocheiros, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador). |
2. |
Diana Cunha , Intervenção de Conservação e Restauro e estudo histórico de quatro bustos-relicários da Igreja da Madre de Deus, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador). |
3. |
Robson Cristo Oliveira, Inventário, Estudo e avaliação da Coleção de Escultura em Madeira do Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de São Sebastião
do Rio de Janeiro, 2016. (Co-orientador). |
4. |
Henrique Madeira Ferreira, Estudo, Conservação e Restauro do Escultura do Santo Isidoro de Sevilha de António Teixeira Lopes, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
5. |
Cristina Monteiro , Estudo, Conservação e Restauro de uma Pintura Sobre Madeira – a Porta da Capela da Quinta do Fojo, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador). |
6. |
Maria José Távora , Cristo Crucificado. Estudo, conservação e restauro de uma escultura flamenga, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador). |
7. |
Inês Soares, Estudo, Conservação e Restauro do Alto Relevo alusivo ao nascimento de São Bento e Santa Escolástica no Retábulo da Nossa
Senhora da Graça, Igreja de São João Batista da Foz do Douro, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Paula Maria dos Santos Trindade Moreira. Reintegração cromática da pintura maneirista “A Flagelação de Cristo”. Problemáticas da reintegração de desgastes no equilíbrio
entre a fruição estética e o respeito pela historicidade da obra, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |
2. |
Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Carolina Branco. Tratamento de rasgões e lacunas em suporte de tela. Retrato equestre de D. Miguel e representação de São José, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |
3. |
Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Isaura Almeida. Intervenção de Conservação e Restauro de um retrato do séc. XIX. A transparência nas entretelagens versus a utilização de
suportes semirrígidos, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |
4. |
Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Maria de Fátima Teixeira. Conservação e Restauro da pintura sobre madeira A Morte de São Francisco de Assis. Monitorização ambiental e gestão de risco
de dano na pintura em estudo por ação da luz natural, 2015. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |
5. |
Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Ana Luísa Ricardo. São Jerónimo, 2015. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |
6. |
Barata, Carolina; Gonçalo Vasconcelos e Sousa; Ana Calvo; Agnès Le Gac. Participação no júri de Frederico Matos. Conservação e restauro do nicho da escultura em granito de S. Francisco de Assis da igreja de S. Francisco do Porto, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa. |
7. |
Barata, Carolina; Gonçalo Vasconcelos e Sousa; Ana Calvo; Agnès Le Gac. Participação no júri de Rita Medina Peixoto. Conservação e restauro da escultura sobre madeira policromada de S. Francisco de Assis de Joaquim Machado de Castro, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa. |
8. |
Barata, Carolina; Gonçalo Vasconcelos e Sousa; Ana Calvo; Agnès Le Gac. Participação no júri de Carla Matos. Estudo e tratamento de conservação e restauro da escultura de madeira dourada e policromada de S. João Batista da igreja de
S. Francisco do Porto, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
14 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
1 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
6 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
6 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
7 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
6 |
Produção técnica Technical production |
21 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
21 |
Dados complementares (Additional data) |
27 |
Orientações Orientations |
19 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
8 |
Outras informações relevantes
Tem frequentado diversos cursos e outras atividades de atualização profissional de que destaca os mais recentes: 2013 – Ao
abrigo do projeto CHARISMA (Cultural Heritage Advanced Research Infrastructures ), projeto cofinanciado pela Comissão Europeia,
obteve a atribuição de tempo de feixe na linha DiffAbs do centro de radiação sincrotrão de Paris, SOLEIL Synchrotron, entre
os dias 6 e 11 de Fevereiro de 2013. Esta permanência permitiu a realização de análises de difração de raios X com radiação
sincrotrão que se revelaram fundamentais para conclusão do plano de trabalho do doutoramento em Geociências.<br> 2010 – Curso
New Methods of Cleaning Surfaces of Paintings, ministrado por Richard Wolbers, da Universidade de Delaware e organizado pelo
atelier 20/21, que teve lugar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, de 28 de Junho a 2 de Julho, num total de
30 horas. Curso Synthetic Resins for Varnishing and Retouching, ministrado por René de La Rie, Jill Whitten e Robert
Proctor, que teve lugar no SRAL, em Maastricht, entre os dias 1 e 4 de Junho de 2010, num total de 28 horas. 2009 -
Curso de Proteção Contra Radiações Ionizantes, coordenado pelo Eng. º Acácio Lima, que teve lugar no Pólo da Foz do Centro
Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, de 13 a 20 de Fevereiro de 2009. Jornadas Fundacionales do Grupo
de Trabalho de Retábulos subordinadas ao tema Estructuras y Sistemas Constructivos en Retablos: Estúdio y Conservación, organizadas
pelo Grupo Espanhol do International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works (G. E. I. I. C. ),
que tiveram lugar no Museu de belas Artes de Valência San Pio V, de 25 a 27 de Fevereiro de 2009, com um total de 20 horas.
2008 - Curso Avaliar os riscos do ambiente para as coleções: os objetos aclimatam-se?, lecionado pelo Doutor Stefan Michalski,
que decorreu no Campus da Foz da Universidade Católica Portuguesa, nos dias 14, 15 e 16 de Maio de 2008, com um total de 16
horas. 2007 - Curso Pigments and the Polarizing Microscope, coordenado por Peter McTaggart e promovido por International
Academic Projects, que teve lugar em Hare-Somerset, Inglaterra, entre os dias 23 a 27 de Julho de 2007 (40 horas). Curso
Escrita de um Artigo Científico em Conservação e Restauro, coordenado pelo Prof. Doutor António João Cruz, organizado
pela Associação de Conservadores Restauradores de Portugal (ARP), que teve lugar no Centro Cultural e Científico de Macau,
durante os dias 4 e 5 de Junho de 2007 (12 horas). Organizou e frequentou o curso de Técnicas de Conservação e Restauro
de Pintura em Atmosfera Modificada, coordenado por José Moreira, durante os dias 16 e 17 de Março de 2007, na Escola das Artes
da Universidade Católica Portuguesa (12 horas). 2006 - Curso Microcirurgia Têxtil Aplicada ao Tratamento de Suportes
de Tela, coordenado pelo Professor Winfried Heiber, no Departamento de Conservação e Restauro da Universidade Politécnica
de Valência, de 3 a de 3 a 6 de Outubro de 2006.
|
Visualizações do curriculum [
1572
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
06-11-2016
às
07:10:47
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|