Maria Yolanda Espiña Campos
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
13/02/2015 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria Yolanda Espiña Campos |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Espiña, Yolanda |
Categoria profissional
Position |
Professor Associado |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Humanidades-Filosofia, Ética e Religião. Humanidades-Artes. Ciências Sociais-Ciências da Comunicação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto Rua Diogo Botelho, 1327 4169-005 Porto Portugal Telefone: (+351)226196200 Correio electrónico: yespina@porto.ucp.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1995 |
Doutoramento Phd |
Filosofia
(4 anos » years)
.
Universidad de Navarra,
Espanha. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidade Católica Portuguesa. Com o tipo » With the type:
Reconhecimento » Acknowledgement.
|
1988 |
Licenciatura Licentiate degree |
Filosofia
(5 anos » years)
.
Universidad de Navarra,
Espanha.
|
1984 |
Licenciatura Licentiate degree |
Profesora Superior de Piano.
Conservatorio Superior de Música de Vigo,
Espanha.
|
Formação complementar ( studies)
1988-1990 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Diploma de Suficiencia Investigadora - Programa de Doctorado en Filosofía.
Universidad de Navarra,
Espanha.
|
1987-1988 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Certificado de Aptitud Pedagógica.
Universidad de Navarra,
Espanha.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto |
Mar/2011-Actual |
Professor Associado |
Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto |
Set/2007-Actual |
Professor Auxiliar/Associado |
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Set/2004-Actual |
Investigador-coordenador |
Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto |
Set/1999-Fev/2011 |
Professor Auxiliar |
Truman Institute for the Advancement of Peace, Jerusalem |
Nov/1997-1999 |
International Relator |
Hebrew University of Jerusalem |
Set/1997-1999 |
Lady Davis Fellow |
John Cage Trust - New York |
Jun/1996-Ago/1997 |
Post-Doctoral Researcher |
Set/1995-Fev/1996 |
Post-Doctoral Researcher |
Universitat Munchen (Ludwig-Maximilians) |
Set/1990-1994 |
Doctoral Research Fellow |
Universidad de Valladolid |
Set/1992-Dez/1992 |
Profesor Invitado |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto |
Curso»Academic program: Área Transversal Humanística - Escola das Artes Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Fundamentals of Aesthetics (School of Arts, BAs)
- Theory of Arts (School of Arts, BAs)
- Contemporary Thought (School of Arts, BAs)
- Ethics of Artistic Communication (School of Arts, BAs)
- Contemporary Aesthetics (School of Arts, MDs)
- Interdisicplinary Seminars of Master Degree´s Courses (School of Arts)
- Aesthetics of Sacred Art (School of Arts, PH.D.)
|
Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto |
Curso»Academic program: Tronco Comum Humanístico - Escola das Artes Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Artistic Creation and Transcendence (School of Arts, BAs)
- From Perception to Symbol I, II (School of Arts, BAs)
- Aesthetics I, II (School of Arts, BAs)
- Musical Aesthetics (School of Arts, BAs)
- Aesthetics of Sacred Art (School of Arts, BAs)
- Ethics of Artistic Communication I, II (School of Arts, BAs)
- Culture and Communication (Faculty of Theology, MDs)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Set/2004-Actual |
|
Member - Scientific Council |
Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto |
Set/2000-Actual |
|
Member - Scientific Comission / Council of the School of Arts |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Set/2007-Actual |
|
-
Coordinator - Research Group in Theory of Arts |
Set/2004-Set/2007 |
|
-
Coordinator - Theory of Arts Studies Unit |
Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto |
Set/2002-Set/2012 |
|
-
Coordinator - School of Arts´ Humanistic Common Core / Transversal Area |
Set/2003-Fev/2008 |
|
-
Member - Directive Board of the School of Arts |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2009- The Ethical Dimension of Art |
Referência do projeto»Project reference: EDA-CITAR/FCT(2009).
|
2008- Permanent Seminar Art & Sign |
Referência do projeto»Project reference: SPAS-CITAR/FCT (2008).
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
Referência do projeto»Project reference: TM-CITAR/FCT(2013).
|
2009-2011 Materiais e técnicas de pintores do Norte de Portugal |
Referência do projeto»Project reference: NORTE -03-0347-FEDER-000062.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Espanhol (Bem), Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Bem), Francês (Bem). |
Fala Speaking |
Espanhol (Bem), Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Espanhol (Bem), Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Bem), Francês (Bem), Latim (Bem), Grego (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Espanhol (Bem), Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1990 |
Doctoral Research Fellow ,
Fundación Rich - Madrid.
|
1997 |
Lady Davis Fellow,
Hebrew University of Jerusalem.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2013- Actual |
Institute of Cross Cultural Studies and Academic Exchange, Founding / Board Member.
|
2012- Actual |
Seminario de Las Tres Culturas, Board Member.
|
2006- Actual |
Hegel Society of Great Britain, Member.
|
2006- Actual |
International Society for the Study of European Ideas, Member.
|
1997- Actual |
Gesellschaft fur Musik und Aesthetik, Founding / Board Member.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Espiña, Yolanda; Ribeiro-Pereira, Miguel. eds. 2014. Arte & Teoria. Cadernos de Teoria das Artes. Série Geral, Vol. 3 ed. 1, ISBN: 978-989-8497-04-8. Porto: Universidade Católica Editora - Porto. |
|
|
|
2. |
Espiña, Yolanda. ed. 2013. Imagem & Experiência Social da Arte. Cadernos de Teoria das Artes, Série Geral, Vol. 2 ed. 1, ISBN: 978-989-8366-50-4. Porto: Universidade Católica Editora - Porto. |
|
|
|
3. |
Espiña, Yolanda. ed. 2012. Arte e Signo. Cadernos de Teoria das Artes, Série Geral, Vol. 1 ed. 1, ISBN: 978-989-957. Porto: Universidade Católica Editora - Porto. |
|
|
|
4. |
Espiña, Yolanda; VVAA. eds. 2011. A sustentabilidade do planeta ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8908-37-9. Porto: LetrasEcoisas. |
|
|
|
5. |
Espiña, Yolanda. ed. 2010. Rationality and Religion: A cultural perspective ed. 1, 1 vol., ISBN: 9789990945577. Malta: Sierra-Books. Organization of this section within the book The European Mind: Narrative and Identity (3 vols.; ed. Henry Frendo). Malta:
Sierra.Books, 2010, pp. 407-442. |
|
|
|
6. |
Espiña, Yolanda. 1996. La razón musical en Hegel. ed. 1, 1 vol., ISBN: 84-313-1464-8. Pamplona: Eunsa. |
|
|
|
7. |
Espiña, Yolanda. ed. 1996. La estética musical del Romanticismo ed. 1, 1 vol., ISBN: 0066-5215. Pamplona: PUNAV.
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Espiña, Yolanda. 2014. Cuerpo humano y expresión artística. Algunas dialécticas. In Escribir en las almas. Estudios en honor de Rafael Alvira, ed. Herrero, M.; Cruz Prados, A.; Lázaro, R.; Martínez, A., 209 - 217. ISBN: 978-84-313-2970-9. Pamplona: EUNSA, Colección Filosófica. |
|
|
|
2. |
Espiña, Yolanda. 2014. A ruptura dos binomios: Civilização, cultura, identidade. In Civilização: sentidos e paradoxos, ed. M.F. Lombardi, M. Rovai, T. Landini., 149 - 161. ISBN: 978 85 61673. São Paulo: FAP-UNIFESP.. |
|
|
|
3. |
Espiña, Yolanda. 2013. Em torno a Lévinas e The Night of the Hunter. In Imagem & Experiência Social da Arte. Cadernos de Teoria das Artes. vol. 2, ed. Espiña, Yolanda, 93 - 98. ISBN: 978-989-8366-50-4. Porto: Universidade Católica Editora- Porto. |
|
|
|
4. |
Espiña, Yolanda. 2012. Binariedade e ternariedade do signo. In Arte e Signo, ed. Yolanda Espiña, 156 - 178. ISBN: 978-989-957. Porto: Universidade Católica Editora-Porto. |
|
|
|
5. |
Espiña, Yolanda. 2012. Uma leitura aristotélica de Marshall McLuhan. In Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem, ed. Pombo, Olga.; Guerreiro, António, 85 - 98. ISBN: 978-972-754-293-2. Lisboa: Fim de Século. |
|
|
|
6. |
Espiña, Yolanda. 2011. A moda, entre a estética e a ética. Uma perspectiva global. In Fashion in a global world / A moda num mundo global, ed. Cantista, I.; Martins, F.V.; Rodrigues, P.; Villas Boas Alvim; M.H., 67 - 78. ISBN: 978-972-788-414-8. Porto: VidaEconomica. |
|
|
|
7. |
Espiña, Yolanda. 2011. Sustentabilidade e progresso. In A sustentabilidade do planeta, ed. VVAA, 11 - 22. ISBN: 978-972-8908-37-9. Leça da Palmeira: Letras&Coisas. |
|
|
|
8. |
Espiña, Yolanda. 2010. The meaning of a cultural perspective in the idea of Europe. In The European Mind: Narrative and Identity, ed. Frendo, Henry, 431 - 437. ISBN: 9789990945577. Malta: Sierra.Books. |
|
|
|
9. |
Espiña, Yolanda. 2009. Olivier Messiaen e a actualidade do sagrado. In Olivier Messiaen, ed. Antunes, P. e outros, 17 - 28. ISBN: 978-989-95776-7-1. Porto: Católica Editora . |
|
|
|
10. |
Espiña, Yolanda. 2008. Ritmo, construção, violência. In O estatuto do singular. Estratégias e perspectivas, ed. Couto Soares, Lusa; Venturinha, N.; Costa Santos, G, 473 - 484. ISBN: 978-972-27-1648-2. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda. |
|
|
|
11. |
Espiña, Yolanda. 2006. Arte sacro y libertad de creación. Una aproximación desde la pintura. In Arte, música y sacralidad, ed. Moreno Fernández, Susana, 99 - 110. ISBN: 849348142-4. Valladolida: Glares. |
|
|
|
12. |
Espiña, Yolanda. 2001. La anulación del objeto musical. In El tiempo en las músicas del siglo XX, ed. Vega Rodríguez, Margarita; Villar-Taboada, Carlos, 137 - 148. ISBN: 84-932209-0-6. Valladolid: Glares. |
|
|
|
13. |
Espiña, Yolanda. 1998. Absoluto y temporalidad. In La realidad musical, ed. Cruz, Juan, 321 - 332. ISBN: 978-84-313-1573-3. Pamplona: Eunsa. |
|
|
|
14. |
Espiña, Yolanda. 1998. Wahrheit als Zugang zur Wahrheit. Die Bedeutung der immanenten Kritik in der Musikphilosophie Adornos. In Mit den Ohren denken. Adornos Philosophie der Musik, ed. Klein, Richard; Mahnkopf, Claus-Steffen, 52 - 70. ISBN: 3-518-28978-0. Frankfurt a.M.: Suhrkamp Verlag. |
|
|
|
15. |
Espiña, Yolanda. 1996. La música en el sistema filosófico de Hegel. In Estética musical del Romanticismo , ed. Yolanda Espiña, 53 - 70. ISBN: 0066-5215. Pamplona: Anuario Filosófico - Universidad de Navarra. This article has been downloaded more than 35.000 times. .
|
|
|
|
16. |
Espiña, Yolanda. 1990. Es posible la creatividad?. In Creatividad en la generación de los 90, ed. VVAA, 33 - 39. ISBN: 84-87146-36-8. Pamplona: PUNAV. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Espiña, Yolanda. 2013. "Teología de la forma. Reflexiones sobre la fe a partir de Marshall McLuhan", Revista Portuguesa de Filosofia 69, Fasc. 2: 47 - 65. |
|
|
|
2. |
Espiña, Yolanda. 2009. " Continuidad y discontinuidad. Algunas implicaciones filosóficas del tiempo a partir de la estética musical de Carl Dahlhaus", Pensamiento y Cultura 12, 2: 279 - 290. |
|
|
|
3. |
Espiña, Yolanda. 2006. "A beleza: natureza ou cultura?", Humanística e Teologia, 27: 213 - 225. |
|
|
|
4. |
Espiña, Yolanda. 1999. " Das musikalische Jetzt und die philosophische Frage der Irreversibilität der Zeit", Musik & Ästhetik, 9: 26 - 39. |
|
|
|
5. |
Espiña, Yolanda. 1997. " Kunst als Grenze: Die Musik bei Hegel", Jahrbuch für Hegelforschung, 3: 103 - 133. Recommended as Bibliography on the Stanford Encyclopedia of Philosophy: http://plato.stanford.edu/entries/hegel-aesthetics/. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Espiña, Yolanda. 1997. " El sonido de la música", Nueva Revista de Política, Cultura y Arte, 5: 159 - 164. |
|
|
|
1. |
Espiña, Yolanda. 2000. "Ley natural y razón práctica. Una visión tomista de la ley natural", 576 pp.. Pamplona: EUNSA. (Livro) |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Espiña, Yolanda. Artistic logos and religious art,Images of Europe: Past, Present, Future - XIV COnference -International Society for the Study of European Ideas,Porto,2014 (Comunicação). |
2. |
Espiña, Yolanda. The categories of temporality in the Three Cultures of the Mediterranean,Images of Europe : Past, Present, Future - XIV Conference of the International Society for the Study of European Ideas,Porto,2014 (Comunicação). |
3. |
Espiña, Yolanda. A Moda, entre a Estética e a Ética: Uma visão global,Global Fashion: Innovative and Creative Contexts. 1ª Conferência Internacional de Moda. ,Porto, Portugal,2010 (Congresso). |
4. |
Espiña, Yolanda. Communication and System. A multidimensional Approach,The 12th International Conference of the International Society for the Study of European Ideas:Thought in Science and Fiction,Ankara, Turquia,2010 (Congresso). |
5. |
Espiña, Yolanda. Civilização, cultura, identidade. A ruptura dos binómios,X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. "Soceidades desiguais e paradigmas em confronto",Braga, Portugal,2009 (Congresso). |
6. |
Espiña, Yolanda. De la relación a la mediación. Una lectura hegeliana de la temporalidad en Platón,Congreso Internacional Yo y Tiempo. La Antropologia Filosófica de Hegel,Málaga, Espanha,2009 (Congresso). |
7. |
Espiña, Yolanda. Are Works of Art always right?,1st Global Conference Ethics in Public Life,Salzburg, Austria,2009 (Congresso). |
8. |
Espiña, Yolanda. A beleza: natureza ou cultura?,Jornadas de Teologia "O esplendor da beleza",Porto, Portugal,2006 (Conferência ou palestra). Convite. |
9. |
Espiña, Yolanda. O lapso da vigilia. Em torno ao filme A sombra do Caçador.,CIclo Cinema e Filosofia. A Morte e a Vida,Porto, Portugal,2006 (Conferência ou palestra). Convite. |
10. |
Espiña, Yolanda. Ritmo, construção, violência,Colóquio O Estatuto do Singular,Lisboa, Portugal,2006 (Conferência ou palestra). Convite. |
11. |
Espiña, Yolanda. Aspectos del ritmo,Seminario sobre Experiencia Musical,Madrid, Espanha,2005 (Conferência ou palestra). Convite. |
12. |
Espiña, Yolanda. Presencias de lo sagrado en la música contemporánea,Seminarios Interfacultativos,Pamplona, Espanha,2005 (Conferência ou palestra). Convite. |
13. |
Espiña, Yolanda. Inteligibilidade silenciosa da pintura,Semana de Estudos Teológicos,Lisboa, Portugal,2003 (Conferência ou palestra). Convite. |
14. |
Espiña, Yolanda. Lo sagrado, lo profano, lo humano,II Congreso Internacional sobre Arte, Música y Sacralidad,Valladolid, Espanha,2002 (Conferência ou palestra). Convite. |
15. |
Espiña, Yolanda. Arte sacro y libertad creativa,I Congreso Internacional sobre Arte, Música y Sacralidad,Valladolid, Espanha,2000 (Conferência ou palestra). Convite. |
16. |
Espiña, Yolanda. Hegel and Lévinas on Time,Open Seminars,Jerusalem, Israel,1998 (Conferência ou palestra). Convite. |
17. |
Espiña, Yolanda. Die immanente Kritik des Systems in Adorno,Internationales Kolloquium Adornos Musikphilosophie,Freiburg, Alemanha,1997 (Conferência ou palestra). Convite. |
18. |
Espiña, Yolanda. Absoluto y temporalidad,XXXII Reuniones Filosóficas Internacionales ,Pamplona, Espanha,1996 (Conferência ou palestra). Convite. |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Espiña, Yolanda. Hermenêutica da Estética Musical: Tempo, Espaço, Forma, 2014 (Especialização), promovido por Universidade Estadual Paulista (UNESP). Duração: 15 horas. Local: Instituto de Artes, Cidade: São Paulo, Tipo de participação: Docente. |
2. |
Espiña, Yolanda. Introduction to Hegel´s Thought (18 hours), 2012 (Especialização), promovido por Instituto de Humanidades. Duração: 18 horas. Local: Universidad de La Sabana, Cidade: Chía, Bogotá, Colombia, Tipo de participação: Docente. |
3. |
Espiña, Yolanda. Criticism and Theory of Contemporary Art (14 hours), 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por Instituto de Humanidades. Duração: 14 horas. Local: Universidad de La Sabana, Cidade: Chía, Bogótá, Colombia, Tipo de participação: Docente. |
4. |
Espiña, Yolanda. Contemporary Thougth on Cultural Issues (Seminar), 2011 (Especialização), promovido por Facultad de Filosofia y Letras / Escuela de Arquitectura. Duração: 6 horas. Local: Universidad de Navarra, Cidade: Pamplona, Spain, Tipo de participação: Docente. |
5. |
Espiña, Yolanda. Music and Philosophy: Order and Time (9 hours), 1990 (Aperfeiçoamento), promovido por Facultad de Filosofia y Letras / Instituto de Educación. Duração: 9 horas. Local: Universidad de Valladolid, Cidade: Valladolid, Spain. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Espiña, Yolanda. Ética de la Comunicación Artística,2013. |
2. |
Espiña, Yolanda. Fundamentos de Estética,2008. Unpublished original textbook for the discipline Fundamentals of Aesthetics (Escola das Artes da UCP). |
3. |
Espiña, Yolanda. Teoria das Artes,2008. Unpublished original textbook for the discipline Theory of Arts (Escola das Artes da UCP). . |
4. |
Espiña, Yolanda. Estética Musical,2007. Unpublished original textbook for the discipline Aesthetics of Music (Escola das Artes da UCP). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Espiña, Yolanda. Images of Europe: Past, Present, Future. The 14th ISSEI International Conference ,2014 (Congresso / Organização).
|
2. |
Espiña, Yolanda. Arte e Teoria. III Jornada de Teoria das Artes,2013 (Simpósio / Organização). |
3. |
Espiña, Yolanda. Arte e a Polis. II Jornada de Teoria das Artes,2011 (Simpósio / Organização). |
4. |
Espiña, Yolanda. Arte e Signo. I Jornada de Teoria das Artes,2009 (Simpósio / Organização). |
5. |
Espiña, Yolanda. Seminário Permanente Arte e Signo (Sessões regulares desde 2008),2008 (Seminário / Organização). |
6. |
Espiña, Yolanda. El acceso musical al mundo. XXXII Jornadas Filosóficas (Universidad de Navarra),1996 (Congresso / Organização). |
7. |
Espiña, Yolanda. La danza y lo sagrado. V Conseil International de la Danse UNESCO International Congress (Universidad de Valladolid/Teatro
Calderón),1992 (Congresso / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Pedro Miguel Monteiro, Ordem, Caos e Percepção. Um modelo teórico e analítico para Lux aeterna de Gyorgi Ligeti, 2013. Tese (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). Summa cum laude por unanimidade (19/20 valores). |
2. |
Carlos Ruíz Carmona, The omission process during narrative construction of a documentary film: Analysis of a study case. , 2012. Tese (Cinema e Audiovisual) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto (Orientador). Summa cum laude por unanimidade (19/20 valores). |
1. |
Cláudia Sofia Santos Melo, A arte-instalação na criação artística contemporânea., 2013. Tese (Programa de Doutoramento em Arte Contemporânea) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |
2. |
Javier Ares Yebra, Time and Form in Music: A communicational Perspective , 2012. Tese (Programa de Doutoramento em Investigação em Comunicação) - Universidad de Vigo, Bolseiro(a) de Ministerio de Educación (Co-orientador). |
3. |
Manuel Ollero Rey, Los recursos expresivos de la zarzuela y su aplicación en la creación audiovisual. Experiencia y proyección docente. , 2012. Tese (Programa de Doutoramento em Investigação em Comunicação) - Universidad de Vigo (Co-orientador). |
4. |
Carlos Afonso de Oliveira Lobo, A fotografia e o banal contemporâneo. , 2009. Tese (Programa de Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto (Orientador). |
5. |
Jorge Abade Dias, Pintura Concentrada e Hibridação. , 2009. Tese (Programa de Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto (Orientador). |
6. |
Alexandra Beleza Moreira, Uma Teoria da Imagem Fotográfica: Estranheza e Possibilidade , 2008. Tese (Programa de Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Javier Ares Yebra, Una revisión de la Poética Musical de Strawinsky, desde la comunicación. , 2012. Dissertação (Máster en Investigación en Comunicación) - Universidad de Vigo (Co-orientador). |
2. |
Sara Carneiro, A contemporaneidade na utilização artística da voz. Estudo de Thema- Omaggio a Joyce, de L. Berio, 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino da Música) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto . |
3. |
André Rangel, dem#O. Desterritorialização espacial moderada, 2002. Dissertação (Mestrado em Artes Digitais - Multimedia) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto . |
4. |
Francisco Gaitto Gonçalves Pereira, Ensaio de processo para criação de Animação Digital., 2001. Dissertação (Mestrado em Artes Digitais - Animação) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto . |
5. |
Sahra Ursula Kunz Gomes, Vision Interface. , 2001. Dissertação (Mestrado em Artes Digitais - Multimedia) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto . |
6. |
Maria Joâo Branco, Laica & Dolly, 2001. Dissertação (Mestrado em Artes Digitais - Animação) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto . |
7. |
Cristina Fernandes Alves de Sá, Máquina de Sonhos, 2001. Dissertação (Mestrado em Artes Digitais - Multimedia) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto . |
8. |
José António Fonseca, O Feitiço Embruxado, 2001. Dissertação (Mestrado em Artes Digitais - Animação) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto . |
Iniciação científica Scientific initiation |
1. |
João Paulo Ferreira, Criação materiais audiovisuais originais para projecto de investigação sobre a dimensão ética da arte, criação e manutenção
de página Web, 2010. Iniciação científica (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). (CITAR/ C2009/FCT-BII03), no seio de Projecto de Investigação em Teoria das Artes. |
2. |
Bernardo Coutinho dos Santos, Criação materiais audiovisuais para apoio de projecto sobre dimensão ética da arte, 2009. Iniciação científica (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). (CITAR/C2008/FCT-BII/03 ), no seio de Projecto de Investigação em Teoria das Artes. |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Lorena Arévalo Iglesias, Street Art. Identidade e ativismo social na Galiza e Norte de Portugal. Parte realizada en Portugal: “O estudo da arte urbana
como disciplina artística e canal de comunicação na Galiza e norte de Portugal”, 2014. Universidad de Vigo (Co-orientador). Ph.D Thesis. Stay at the School of Arts, Catholic University of Portugal, in order to obtain the European Doctor Mention. |
2. |
Félix Caballero Wangüerten, Xaquín Marín, innovación e tradición no humor gráfico galego. Parte realizada en Portugal: “Xaquín Marín e Portugal. De PortoCartoon
a Amadora BD”., 2013. Universidad de Vigo (Co-orientador). Ph.D Thesis. Stay at the School of Arts, Catholic University of Portugal, in order to obtain the European Doctor Mention. |
3. |
Javier Ares Yebra, Tiempo y forma en la música: Una perspectiva comunicacional. Parte realizada en Portugal: “Algunos fundamentos sobre el tiempo
musical”. , 2013. Universidad de Vigo, Bolseiro(a) de Ministerio de Educación (Co-orientador). Ph.D Thesis. Stay at the School of Arts, Catholic University of Portugal, in order to obtain the European Doctor Mention. |
4. |
Victoria Eugenia Bautista García, Conceptos fundamentales del análisis sociológico de la música: El concepto “Música Clássica”, y su significación en la perspectiva
de la propia idea de Música., 2012. Universidad de Málaga (Orientador). Post-Doctoral Stay at the School of Arts. |
5. |
Carlos França, Imagocentrismo e Desconstrução, 2012. Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Post-Doctoral FCT Fellowship. |
6. |
José António Oliveira Martins, Affinity Space, Modulation Space, and Geometrical Representations of Musical Systems. , 2011. Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Post-Doctoral FCT Fellowship, mixed regime, in cooperation with the Department of Music, Princeton University. |
7. |
Vítor Gomes Teixeira, Fundamentos de Iconologia: análises e interpretações de obras de arte no Gótico português., 2011. Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Post-Doctoral FCT Fellowship, mixed regime, in cooperation with the Dipartimento di Storia dell´Arte, Facoltà di Scienze Umanistiche
La Sapienza, Roma. . |
8. |
Erika Fernández Gómez, El cambio en la 2ª Cadena de TVE: su orientación hacia un público joven. Parte realizada en Portugal: “Comparación entre casos:
la 2ª de TVE e la 2ª de la RTP”., 2010. Universidad de Vigo, Bolseiro(a) de Ministerio de Educación (Co-orientador). Ph.D Thesis. Stay at the School of Arts, Catholic University of Portugal, in order to obtain the European Doctor Mention. |
1. |
José Miguel Ribeiro-Pereira, Releitura das últimas obras para piano de Franz Lizst (1811-86) à luz das teorias modulatória e neo-Riemanniana: em homenagem
ao compositor, no bicentenário do seu nascimento. , 2009. Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Post-Doctoral FCT Fellowship, mixed regime, in cooperation with the Department of Music, University of Yale. |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Espiña, Yolanda. Participação no júri de Mónica Desirée Sànchez Aranégui. Creatividad y emoción. La intuición y las emociones positivas en el proceso creativo artístico, 2014. Tese (Bellas Artes) - Universidad Complutense de Madrid. |
2. |
Espiña, Yolanda. Participação no júri de Pedro Miguel Pereira Monteiro. Ordem, caos e percepção. Modelo teórico e analítico para Lux Aeterna de György Ligeti. , 2013. Tese (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto. |
3. |
Espiña, Yolanda. Participação no júri de Adelino Francisco de Oliveira. A transformação das relações de poder a partir da experiência do mandamento do amor – uma aproximação filosófica , 2013. Tese (Programa de Doutoramento em Filosofia) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga. |
4. |
Espiña, Yolanda. Participação no júri de Carlos Ruíz Carmona. The omission process during narrative construction of a documentary film: Analysis of a study case, 2012. Tese (Cinema e Audiovisual) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto. |
5. |
Espiña, Yolanda. Participação no júri de Eva Perandones. El videojuego en los hospitales , 2011. Tese (Bellas Artes) - Universidad Complutense de Madrid. |
6. |
Espiña, Yolanda. Participação no júri de Victoria Eugenia Bautista García. Actitud del alumnado de educación secundaria obligatoria frente a la música clasica. , 2011. Tese (Doctorado en Educación Musical) - Universidad de Málaga. |
7. |
Espiña, Yolanda. Participação no júri de Cristina Teresa Rebelo. Televisión local: La nostalgia de la identidad en el contexto portugués, 2009. Tese (Programa de Doutoramento em Investigação em Comunicação) - Universidad de Vigo. |
8. |
Espiña, Yolanda. Participação no júri de Maria Dolores Conesa Lareo. Transcendencia, tiempo y finitud en la filosofia de Emmanuel Lévinas, 2008. Tese (Programa de Doctorado en Filosofía) - Universidad de Navarra. |
9. |
Espiña, Yolanda. Participação no júri de Lidia Benavides Téllez. La luz: lenguaje y significación visual, 2003. Tese (Bellas Artes - Pintura y teoria) - Universidad Complutense de Madrid. |
Participação em outros júris Other jury participation |
Concurso de Professor Adjunto Adjunt professor tender |
1. |
Espiña, Yolanda. Relatora para Concurso de Professor Auxiliar de Vìtor Gomes Teixeira , 2008. Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Comissão Nacional de Avaliadores de Candidaturas para Projectos Exploratórios (Perito/Especialista), 2014, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
2. |
Cõmissão Nacional de Avaliação de Candidaturas para Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento, 2013, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
3. |
Comissão de Avaliação de Candidaturas para Residências Artísticas - Mostras e Exposições. 1ª Avenida. Câmara Municipal do
Porto / PortoLazer , 2013, Câmara Municipal do Porto. |
4. |
Equipa de Implementação da Escola das Artes, Programa de Garantia Interna de Qualidade Estratégica (GIQE), 2007, Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto. |
5. |
Comissão Interna da Escola das Artes para Implementação dos curriculos de adesão ao Tratado de Bolonha, 2005, Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto. |
6. |
Comissão Externa do Programa de “Elaboración de Recursos de Apoyo y experiencias innovadoras en torno al Espacio Europeo de
Educación Superior”. Agencia para la Calidad del Sistema Universitario de Castilla y León / Universidad de Valladolid, España.
, 2004, Universidad de Valladolid. |
7. |
Comissão Interna para Relatório de Autoavaliação dos Cursos da Escola das Artes, preparação para a Comissão de Avaliação Externa
nas Áreas de Música e Artes do Espectáculo (Licenciatura em Música), Historia, Arte e Estudos Artísticos (Arte e Património,
Conservação e Restauro) e Comunicacação e Tecnologias (Som e Imagem). , 2004, Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
"Poder y autoridad: Notas para una lectura del pensamiento estético contemporáneo", 2014 (Conferência). Nome do evento: Seminario de Profesores; Nome da Instituição: Departamento de Filosofia ; Cidade do evento: Pamplona / Universidad de Navarra. |
2. |
"Modos dinámicos de articulação musical", 2014 (Seminário). Nome do evento: II Seminário Teoria e Música - Grupo de Investigação em Teoria das Artes; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa . |
3. |
"Música y límite. Un homenaje filosófico a Eugenio Trías", 2014 (Conferência). Nome do evento: Ciclo Filosofía do limite. Homenaxe a Eugenio Trías ; Nome da Instituição: Universidad de Santiago de Compostela; Cidade do evento: Santiago de Compostela / Facultad de Filosofia. |
4. |
"De la acción a la teoría en el arte contemporáneo. Implicaciones educativas", 2014 (Conferência). Nome do evento: Seminario de profesores ; Nome da Instituição: Facultad de Comunicación y Facultad de Filosofía y Letras; Cidade do evento: Pamplona, Espanha / Universidad de Navarra. |
5. |
"Forma e Imagem. Considerações assimétricas", 2013 (Seminário). Nome do evento: Seminário Permanente Arte e Signo; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes; Cidade do evento: Porto / UNiversidade Católica Portuguesa. |
6. |
"A tensão significativa da arte", 2013 (Simpósio). Nome do evento: III Jornada de Teoria das Artes; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes - Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / UCP-CRP. |
7. |
"Cronologia musical do desejo", 2013 (Seminário). Nome do evento: Seminário Música e Teoria; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes ; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa. |
8. |
"Another perspective on human rights: justice and predominance”, 2013 (Congresso). Nome do evento: Self, Culture and Justice: East and West. International and Interdisciplinary Conference. Institute of Cross-Cultural and
Academic Exchange / Fo-Guang University, Taipei; Nome da Instituição: Institute of Cross-Cultural and Academic Exchange / Fo-Guang University; Cidade do evento: Taipei / Fo-Guang University. |
9. |
"La incidencia cultural de lo religioso", 2013 (Seminário). Nome do evento: Seminario de Profesores; Nome da Instituição: International Academy of Philosophy; Cidade do evento: Granada / Instituto de Filosofia Edith Stein. |
10. |
"Dialécticas del cuerpo humano en la comunicación artística", 2012 (Simpósio). Nome do evento: El lenguaje del cuerpo humano; Nome da Instituição: Universidad Internacional de La Rioja - AEDOs; Cidade do evento: Madrid / Universidad Internacional de La Rioja. |
11. |
“Ser, percibir, ser percibido. Algunas cuestiones sobre intersubjetividad tecnológica”., 2012 (Encontro). Nome do evento: Naturaleza, tecnología y sociedad tecnológica. XI Jornadas de Actualización Filosófica. ; Nome da Instituição: Facultad de Filosofía y Ciencias Humanas. ; Cidade do evento: Chía / Universidad de La Sabana. . |
12. |
“Tempo e acção: a ética como futuro”., 2012 (Simpósio). Nome do evento: Ética e Religião na Sociedade e Cultura Pós-Secular. III Simpósio Luso-Brasileiro de Ciências da Religião e Filosofia da
Religião. ; Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia; Cidade do evento: Braga / Universidade Católica Portuguesa-Centro Regional de Braga. |
13. |
“Los valores religiosos de las formas cotidianas de convivencia”. , 2012 (Seminário). Nome do evento: La religión como indagación y como forma de vida. XIII Seminario de las Tres Culturas. ; Nome da Instituição: Facultad de Filosofía. ; Cidade do evento: Sevilla / Universidad de Sevilla. |
14. |
"Values and Circumstances", 2011 (Congresso). Nome do evento: Rationality, Spirituality and Morality: East & West. VI International & Interdisciplinary Conference; Nome da Instituição: Centre for Spirituality, Ethics & Global Awareness; Cidade do evento: Elkins, West Virginia / David & Elkins College. |
15. |
"Notas para una antropologia visual de la moda", 2011 (Seminário). Nome do evento: Seminario de Profesores; Nome da Instituição: Facultad de Comunicación / Escuela de Arquitectura - Universidad de Navarra; Cidade do evento: Pamplona / Universidad de Navarra. |
16. |
“The Theology of Form. Some Reflexions on Faith with Regard to Marshall McLuhan”. , 2011 (Simpósio). Nome do evento: O Rito da que pensar. Simposio Introdução ao Pensamento Pós-Secular. ; Nome da Instituição: Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos. Faculdade de Filosofía ; Cidade do evento: Braga / Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga . |
17. |
"Uma leitura aristotélica de Marshall McLuhan", 2010 (Encontro). Nome do evento: Colóquio Internacional “Da civilização da palavra à civilização da imagem”; Nome da Instituição: Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Universidade de Lisboa / Institut Franco-Portugais. ; Cidade do evento: Lisboa / Institut Franco-Portugais. |
18. |
"A ontología paradoxal do presente. Uma leitura musical do tempo em Santo Agostinho", 2010 (Congresso). Nome do evento: III Encontro Nacional dos Pesquisadores em Filosofia da Música; Nome da Instituição: Instituto das Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP-IA), Faculdade de Filosofia- Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).
; Cidade do evento: São Paulo / Universidade Estadual Paulista. |
19. |
"A ideia de uma estética musical em Carl Dahlhaus", 2009 (Simpósio). Nome do evento: Simpósio Estética, História e Filosofia da Música em Carl Dahlhaus; Nome da Instituição: Instituto das Artes-Universidade Estadual Paulista (UNESP-IA) / Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP); Cidade do evento: São Paulo / Universidade Estadual Paulista . |
20 |
“La relación espiritual entre logos y melos”, 2008 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Música y espiritualidad ; Nome da Instituição: Instituto de Humanidades Ángel Ayala/ Fundación Universitaria CEU / Asociación La Rábida ; Cidade do evento: Madrid / Fundación Universitaria CEU. |
21. |
"La categoría estética de transgresión", 2007 (Simpósio). Nome do evento: VII de Jornadas de Música y Filosofía; Nome da Instituição: Universidad de Valladolid / Universidad Complutense de Madrid. ; Cidade do evento: Burgos / Residencia de Congresos de Sedano. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
Law, Culture and Morality. International and Interdisciplinary Conference. , 2013 (Congresso). Nome do evento: Law, Culture and Morality. International and Interdisciplinary Conference. ; Nome da Instituição: University of Illinois / The Society for Indian Philosophy and Religion / TInstitute of Cross-Cultural Studies and Academic
Exchange; Cidade do evento: Champain, Chicago / University of Illinois. |
2. |
Future Options for the Fashion World. 3rd Global Fashion International Conference. , 2012 (Congresso). Nome do evento: Future Options for the Fashion World. 3rd Global Fashion International Conference. ; Nome da Instituição: Universidade Complutense de Madrir; Cidade do evento: Madrid / Universidade Complutense de Madrid. |
3. |
The Ethical Challenge of Multidisciplinarity: Reconciling ‘The Three Narratives’—Art, Science, and Philosophy. , 2012 (Congresso). Nome do evento: The 13th International Conference of the International Society for the Study of European Ideas (ISSEI); Nome da Instituição: ISSEI / University of Cyprus; Cidade do evento: Nicosia / University of Cyprus. |
4. |
Global Fashion: Innovative and Creative Contexts. 1ª Conferência Internacional de Moda. , 2010 (Congresso). Nome do evento: Global Fashion: Innovative and Creative Contexts. 1ª Conferência Internacional de Moda. ; Nome da Instituição: Centro de Estudos em População, Economia e Sociedade, UP; Cidade do evento: Porto / Universidade do Porto. |
5. |
Thought in Science and Fiction., 2010 (Congresso). Nome do evento: The 12th International Conference of the International Society for the Study of European Ideas (ISSEI),; Nome da Instituição: ISSEI / Çankaya University ; Cidade do evento: Ankara / Çankaya University . |
6. |
The European Mind: Narrative and Identity. , 2006 (Congresso). Nome do evento: Tenth International Conference of the International Society for the Study of European Ideas (ISSEI), ; Nome da Instituição: ISSEI / Foundation for International Studies (FIS, Univ. of Malta); Cidade do evento: Malta / University of Malta. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
"Em torno ao conceito de rede", 2013 (Outra). Nome do evento: Conversas Informais com Artistas; Nome da Instituição: PortoLazer ; Cidade do evento: Porto / Cámara Municipal do Porto. |
2. |
“Religious values, culture and daily life: A practical approach”, 2013 (Congresso). Nome do evento: 23rd World Congress of Philosophy ; Nome da Instituição: National & Kapodistrian University of Athens ; Cidade do evento: Athens / National University of Athens. |
3. |
"Action and experience”, 2012 (Conferência). Nome do evento: The 13th International Conference of the International Society for the Study of European Ideas (ISSEI). The Ethical Challenge
of Multidisciplinarity: ; Nome da Instituição: International Society for the Study of European Ideas/University of Cyprus; Cidade do evento: Nicosia / University of Cyprus. |
4. |
“A Igualdade como valor global", 2011 (Congresso). Nome do evento: XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Diversidades e (Des)Igualdades. ; Nome da Instituição: Universidade Federal da Bahía, PAF I e II; Cidade do evento: Salvador da Bahía / Universidade Federal da Bahía. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Espiña, Yolanda. Studia Hegeliana. Sociedad Española de Estudios sobre Hegel, desde 2015/01/11, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |
2. |
Espiña, Yolanda. Communication & Society/Comunicacion y Sociedad, desde 2013/09/12, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
3. |
Espiña, Yolanda. Ágora. Papeles de Filosofia, desde 2013/05/20, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
4. |
Espiña, Yolanda. Revista Portuguesa de Filosofia, desde 2012/01/20, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
5. |
Espiña, Yolanda. Themata. Revista de Filosofía, desde 2011/11/09, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
|
6. |
Espiña, Yolanda. ArDin. Arte, Diseño e Ingeniería , desde 2011/05/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
|
7. |
Espiña, Yolanda. The European Legacy, desde 2009/03/01, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
8. |
Espiña, Yolanda. Citar. Journal of Science and Technology of Arts, desde 2008/09/01, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
|
9. |
Espiña, Yolanda. Musik & Aesthetik. Zeitschrift für musikalisches Denken, desde 1997/09/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
|
10. |
Espiña, Yolanda. Philosophy Study, de 2011/06/01 até 2013/02/13, Função ou tipo de participação: Conselho científico. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
30 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
23 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
7 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
16 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
6 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
34 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
34 |
Dados complementares (Additional data) |
85 |
Orientações Orientations |
27 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
9 |
Participação em Outros Júris Other jury participation |
1 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
7 |
Participação em Eventos Event participation |
31 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
10 |
Outras informações relevantes
Prüfung zum Nachweis deutscher Sprachkenntnisse-PNdS (Ludwig-Maximilians Universität, Munich, 1991).
Test of English as a Foreign Language-TOEFL (City University of New York, 1997).
Diplôme de Langue Française-Niveau III (Université de Montréal, 2000).
Graecum I/II (Ludwig-Maximilians Universität, Munich, WS1991-SS1992).
|
Visualizações do curriculum [
11090
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
06-11-2016
às
10:44:07
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|