TeSP em Processos de Transformação de Plásticos

Objetivos

O curso Técnico Superior Profissional em Processos de Transformação de Plásticos visa formar profissionais aptos a definir, parametrizar e controlar o processamento industrial de plásticos e compósitos, através da utilização de metodologias de modelação e simulação numérica, técnicas de fabrico e ferramentas de gestão e qualidade avançadas.

 

Atividades Principais

  • Definir e planear o processo de transformação de plásticos mais adequado, tendo em vista o fabrico de determinada peça.
  • Parametrizar e implementar um determinado processo de transformação de plásticos
  • Coordenar e controlar o processo produtivo, através do controlo dimensional e de qualidade das peças produzidas, intervindo em caso de desvios
  • Planear a manutenção fundamental nos equipamentos de processamento de plásticos
  • Estabelecer contactos com fornecedores, clientes e centros de saber

Plano curricular

CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
Comunicação e Tecnologias de InformaçãoSemestral460 horas
Fundamentos de MatemáticaSemestral560 horas
Fundamentos de Física e QuímicaSemestral560 horas
Desenho MecânicoSemestral660 horas
Ciência dos MateriaisSemestral545 horas
Fundamentos de Automação IndustrialSemestral545 horas
Língua InglesaSemestral230 horas
Tecnologias e Processos de FabricoSemestral675 horas
Fundamentos de Mecânica dos MateriaisSemestral560 horas
Processamento de Plásticos ISemestral660 horas
Plásticos e CompósitosSemestral545 horas
Modelação e Simulação Computacional (CAD/CAM)Semestral660 horas
CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
Óleo-Hidráulica e PneumáticaSemestral445 horas
Metrologia Industrial e QualidadeSemestral545 horas
Processamento de Plásticos IISemestral560 horas
Organização da Produção e da ManutençãoSemestral660 horas
ProjetoSemestral775 horas
Integração na ProfissãoSemestral345 horas
EstágioSemestral30640 horas

Prosseguimento de estudos

ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
O acesso e ingresso no Ensino Superior para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) é regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014. Os titulares de um TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.

O ingresso estará sujeito a seriação, conforme legislação aplicável, e ao número de vagas estipulado para o curso/regime a que se candidata. As informações sobre os concursos especiais podem ser consultadas aqui.

Prova de ingresso
A realização da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica que visa avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos em que o estudante pretende ingressar.

Dispensa da prova de ingresso
Os titulares de um TeSP podem ser dispensados da realização da prova de ingresso específica quando, nos casos devidamente regulamentados, o estudante tenha obtido aprovação em unidades de formação do plano de estudos do TeSP cujos conteúdos programáticos sejam equivalentes aos que são avaliados na prova de ingresso para determinado ciclo de estudos.

Para o TeSP em Processos de Transformação de Pláticos estão dispensados da realização da prova de ingresso específica os candidatos às licenciaturas em:

  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia e Gestão Industrial
  • Engenharia Automóvel

Condições de acesso

  1. Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  2. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional
  3. Estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pela instituição de ensino superior (1)
  4. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março

 (1) Para efeitos de admissão, apenas serão consideradas válidas as candidaturas de candidatos cujas unidades curriculares (ou módulos) em atraso sejam exclusivamente do 12.º ano (ou do 3.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas). No caso das unidades curriculares bianuais ou trianuais, a classificação parcial do 10.º e do 11.º ano (ou do 1.º e do 2.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas) deverá ser obrigatoriamente positiva (igual ou superior a 10 valores).

Mais informações

Plano de estudos
A aguardar publicação da DGES

Para obter mais informações sobre os TeSP e a oferta formativa do Politécnico de Leiria contacte-nos pelo e-mail ctesp@ipleiria.pt.


Nota: Esta informação não dispensa a consulta do edital constante nesta página