Procedimentos STA e STT
Mobilidade para Missões de Ensino (STA) e Mobilidade para Formação (STT)
ANTES DA MOBILIDADE – CANDIDATURA
1-A mobilidade STA é destinada a pessoal docente e destina-se maioritariamente à lecionação de aulas, sendo no Programa Erasmus + obrigatórias 8.00 horas de aula num período de 5 dias (financiados). Ocasionalmente nesse número poderão ser acrescentadas horas de networking e contacto. A mobilidade apenas é possível se existir um acordo prévio entre o IPLeiria e instituição de Ensino Superior de acolhimento na área de docência do candidato.
2- A mobilidade STT destina-se maioritariamente a pessoal não docente, e o objetivo é realizar networking e job shadowing com os departamentos homólogos em instituições na União Europeia portadoras de PIC (Ensino Superior ou Empresas).
3- Os candidatos deverão contatar as instituições do seu interesse para obter uma carta de aceitação prévia por parte da entidade em questão e que será necessária para a constituição do seu processo de candidatura. A candidatura apenas poderá ser constituída com um processo para uma única entidade-pode o candidato ter solicitado diversas cartas de aceitação mas apenas uma constitui o processo de candidatura.
4- O candidato deve ler o edital publicado para o ano da candidatura atentamente, já que existem algumas diferenças de ano para ano na forma como deve apresentar a sua candidatura.
5- O candidato deve instruir o seu processo por email dentro dos prazos indicados em edital e remetê-lo para o email:sta.stt.gmci@ipleiria.pt – Este email apenas recebe candidaturas, para outras questões contatar: acecilia@ipleiria.pt.
ANTES DA MOBILIDADE -APÓS SELEÇÃO
1- A seriação dos candidatos é publicada na página do IPLeiria de acordo com a informação constante em edital. Apenas após o IPleiria ter conhecimento da verba atribuída para financiamento ao Consórcio Erasmus Centro é possível verificar quantas bolsas poderão ser atribuídas.
2- Em caso de desistência de um candidato selecionado, esta deve ser realizada por escrito até ao final do mês de Janeiro do ano académico em que a mobilidade ocorre. Se a desistência for posterior e não for ocasionada por questões de força maior justificadas, a não realização da mobilidade será penalizada como se a mesma tivesse tido lugar (sendo a penalização dos últimos 5 anos em mobilidade um critérios de seriação).
3- O candidato deve informar por escrito se houver lugar a mudança de destino de mobilidade. A justificação da mudança será apreciada e será dada resposta por escrito ao candidato no prazo máximo de 5 dias uteis.
3- O candidato selecionado STA ou STT, deve instruir o processo para pagamento da bolsa com pelo menos um mês de antecedência. Enviando um email para acecilia@ipleiria.pt e anexando o acordo STA (ver +) ou STT (ver +) devidamente preenchido e assinado por si e pela entidade de acolhimento, cópia do Cartão do cidadão e ainda IBAN.
4- Verificar o calculador de distância, utilizando a localidade do campus de origem e a localidade de destino (o valor da Banda já implica ida e volta). Verificar o calculador para despesas de subsistência e viagem de acordo com o valor da banda e a subsistência diária no país de destino (var tabelas de bolsas por país)
4- Após receção do email pelo candidato, todo o processo é colocado em edoc para pagamento de 80% do valor.
APÓS A MOBILIDADE
Deve dirigir-se ao GMCI ou reencaminhar os documentos por correio interno :
- O original do acordo STA ou STT com assinaturas e carimbos originais.
- O Certificate of Attendance
- Preencher o relatório de satisfação online que lhe é enviado pela plataforma do programa Erasmus +
- Realizar um pequeno relatório da mobilidade que deve entregar à sua hierarquia
- Após verificação de que todos os passos foram cumpridos o IPLeiria pagará os 20% fimais da bolsa.