CET em Técnicas e Gestão Hoteleira
Objetivos
O assistente de direção de hotel é o profissional que, de forma autónoma ou integrado em equipa, está qualificado para a chefia dos sectores de Alimentos e bebidas, de alojamento de vendas de empresas hoteleiras, de restauração e similares, estando habilitado a planificar, programar, coordenar, organizar, executar, controlar e avaliar as atividades desenvolvidas nestes sectores, com recurso a métodos e a técnicas inovadoras de gestão integrada.
Plano curricular
| Code | Curricular Unit | Period | ECTS | Workload |
|---|---|---|---|---|
| 7135001 | Língua Inglesa Aplicada | A | 4 | 70 |
| 7135002 | Expressão Oral e Escrita | A | 1.5 | 30 |
| 7135003 | Relações Interpessoais | A | 3.5 | 50 |
| 7135004 | 2ª Língua Estrangeira | A | 5 | 85 |
| 7135005 | Empreendimentos Turísticos | A | 2 | 30 |
| 7135006 | Prática Profissional de Alojamento | A | 9 | 150 |
| 7135007 | Gestão de Aprovisionamento | A | 3 | 60 |
| 7135008 | Gestão de Alimentos e Bebidas | A | 5 | 90 |
| 7135009 | Contabilidade Geral | A | 5 | 90 |
| 7135010 | Manutenção de Equipamentos e Sistemas | A | 3 | 30 |
| 7135011 | Marketing e Vendas | A | 3 | 60 |
| 7135012 | Qualidade, Ambiente, Saúde e Segurança | A | 2 | 35 |
| 7135013 | Nutrição e Higiene Alimentar | A | 3 | 60 |
| 7135014 | Práticas de Restauração | A | 2 | 30 |
| 7135015 | Introdução à Gestão de Empresas | A | 5 | 90 |
| 7135016 | Legislação Hoteleira | A | 2 | 30 |
| 7135017 | Introdução ao Turismo | A | 2 | 30 |
| 7135018 | Formação em Contexto de Trabalho | A | 30 | 525 |
Prosseguimento de estudos
Condições de acesso
Nos termos do artigo 7.º do Decreto-lei 88/2006 de 23 de Maio, podem apresentar candidatura aos Cursos de Especialização Tecnológica promovidos pelo Instituto Politécnico de Leiria:
- a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;
- b) Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, não o tenham concluído.1
- c) Os titulares de uma qualificação profissional do nível III;
- d) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
- e) Podem igualmente candidatar-se à inscrição num CET, os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, sejam reconhecidas capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.
(1) Para efeitos de admissão, apenas serão consideradas as candidaturas de candidatos cujas unidades curriculares (ou módulos) em atraso sejam exclusivamente do 12.º ano (ou do 3.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas).
No caso das unidades curriculares bi-anuais ou tri-anuais, a classificação parcial do 10.º e do 11.º ano (ou do 1.º e do 2.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas) deverá ser obrigatoriamente positiva (igual ou superior a 10 valores).
Mais informações
Competências a adquirir
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Planificar, programar, coordenar e controlar os serviços de aprovisionamento, de cozinha, de pastelaria, de restaurante, bar, cafetaria, cave do dia, room service e de banquetes de estabelecimentos de restauração, integrados ou não em unidades hoteleiras;
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Planificar, programar, coordenar e controlar as atividades de recepção/ portaria, de andares/limpezas e de lavandaria/roupa de estabelecimentos hoteleiros;
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Definir e implementar a política de marketing e vendas da empresa.
Plano Curricular – Diário da República
Plano de Creditações (estudantes admitidos em 2013)
Plano de Creditações (estudantes admitidos em 2014)
(os planos de creditações apresentados são indicativos e carecem de confirmação por parte do órgão científico competente no momento do registo da creditação)