Criar pontes culturais e linguísticas com os clientes é a missão central da rede de CLAII (Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes) e GAEI (Gabinetes de Apoio Especializado ao Imigrante), criada em 2003 para facilitar os processos de integração dos Imigrantes.
Missão
Os CLAII têm como missão ir além da informação, apoiando em todo o processo do acolhimento e integração dos imigrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local.
Estes serviços do ACM prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.
A Rede CLAII, conta também com Gabinetes de Apoio especializado, que intervêm em diferentes áreas especializadas, por forma a complementar e solidificar o seu processo de integração.
Rede CLAII - Uma Rede Local para um Atendimento de proximidade
Com o objectivo de promover uma integração de proximidade, os CLAII e GAEI resultam de parcerias estabelecidas entre o Alto Comissariado as Migrações - ACM, I.P. e autarquias ou entidades da sociedade civil que, em cooperação, promovem um atendimento integrado.
Em algumas regiões, esse atendimento é prestado em regime de itinerância, fazendo chegar o serviço junto de cidadãos/ãs imigrantes que de outro modo não têm acesso a ele, seja por falta de mobilidade ou ausência de outros recursos.
Localização
Atualmente existem 56 CLAII, resultantes de parcerias estabelecidas através de Protocolo de Cooperação com 49 entidades, 45 autarquias e 4 entidades da sociedade civil, distribuídos de norte a sul do país e ilhas. Colaboram também com a Rede CLAII, entidades da Sociedade Civil que desenvolvem trabalho na área das migrações, considerando uma mais valia associarem-se a esta Rede.
O atendimento é personalizado e conta com a colaboração de técnicos habilitados para o efeito.

