António Pedro Barbot Gonçalves da Silva
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
02/11/2016 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
António Pedro Barbot Gonçalves da Silva |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Barbot, A. |
Categoria profissional
Position |
Professor Adjunto |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Naturais-Ciências da Terra e do Ambiente. Ciências Sociais-Ciências da Educação. Engenharia e Tecnologia-Engenharia do Ambiente. Ciências Exactas-Física. Ciências Exactas-Química. Engenharia e Tecnologia-Biotecnologia Ambiental.
|
Endereço profissional
Professional address |
Politécnico do Porto Escola Superior de Educação do Porto UTC Matemática, Ciências e Tecnologias Rua Dr. Roberto Frias, 602 Porto 4200-465 Porto Portugal Telefone: (+351)5073460 Correio electrónico: antoniobarbot@ese.ipp.pt Homepage: www.ese.ipp.pt |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2010-2014 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Didática das Ciências Físicas
(4 anos » years)
.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,
Portugal.
|
1997-2003 |
Licenciatura Licentiate degree |
Engenharia Biológica
(5 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2009-2010 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Componente Curricular Curso de Doutoramento Ciências Físicas - Didática.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,
Portugal.
|
2003-2004 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Tecnologia do Ambiente (estrutura curricular do mestrado com o mesmo nome).
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Jan/2015-Actual |
Investigador Principal |
Out/2015-Actual |
Professor Adjunto |
Out/2014-Set/2015 |
Assistente 1º triénio |
Set/2012-Set/2014 |
Assistente 1º triénio |
Set/2010-Set/2012 |
Assistente 1º triénio |
Set/2009-Set/2010 |
Assistente 1º triénio |
Set/2008-Set/2009 |
Assistente 1º triénio |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Mar/2012-2013 |
Outra Situação |
Set/2003-2004 |
Investigador Auxiliar |
Mar/2002-Ago/2002 |
Estagiário Investigador |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Física para a Educação(Regente)
- Química para a Educação(Regente)
- Física e Química Aplicadas às Artes e Tecnologias(Regente)
- Iniciação à Prática Profissional III: Observação e Cooperação nos Contextos Educativos(Docente)
- Ciências Físicas(Regente)
- Ciências para o Conhecimento do Mundo(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Física para a Educação(Docente)
- Química para a Educação(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Física para a Educação(Docente)
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2009-2014 O papel da mediação do professor usando simulações computacionais para melhorar a aprendizagem de Ciências Físicas e da Engenharia |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/112303/2009.
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2014- Projeto SEI Sociedade, Escola e Investigação. |
Referência do projeto»Project reference: Projeto SEI Sociedade, Esco.
|
2003-2005 ANOXITRATA–Tratamento Integrado de Efluentes Têxteis por Processo Anaeróbio/Aeróbio com Aplicação de Métodos de Oxidação Avançada |
Referência do projeto»Project reference: Programa POCTI.
|
2002-2002 Probabilistic analysis of timber drying schedules |
Referência do projeto»Project reference: Probabilistic analysis of timb.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Alemão (Pouco). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Alemão (Pouco). |
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Pinto, A.; Barbot, A.; Viegas, C.; Silva, A. A; Santos, C.; Lopes, J. B. 2014. "Teaching Science with Experimental Work and Computer Simulations in a Primary Teacher Education Course: What Challenges to
Promote Epistemic Practices?", Procedia Technology 13, SLCT 2013: 86 - 96.
|
|
|
|
2. |
Barbot, A.; Pinto, A.; Viegas, C.; Santos, C.; Lopes, J. B. 2014. "Ensino de Ciências Utilizando Simulações Computacionais – Estudo em Contexto de Formação de Professores do Ensino Básico.", Sensos-e 1, 2: 1 - 7.
|
|
|
|
3. |
Silva, M. J; Lopes, J. B; Barbot, A.. 2013. "Utilização de Sensores e dos Sentidos Humanos no Apoio à Transição do Concreto para o Abstrato", Enseñanza de las Ciências, Extra: 280 - 285.
|
|
|
|
4. |
Barbot, A.; Abrantes, C.; Oliveira, E.; Silva, A. A; Silva, M. J. 2010. "Virtual and physical resources: a case of synergy in studying tides and rotation", Problems of Education in the 21st Century 24, 24: 38 - 48. |
|
|
|
5. |
Bauccour, P.; Abodayeh, K.; Cronin, K.; Barbot, A.. 2003. "Probabilistic Analysis of Industrial Timber Drying Schedule", Journal of Drying Technology 21, 8: 1433 - 1456.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Pinto, F.; Elias, C.; Barbot, A.; Pinto, A.; Mascarenhas, D.; Santos, M.. 2016. "Using Scratch Software with Students with Special Educational Needs in Teaching Natural Sciences and Mathematics", Trabalho apresentado em INTED 2016, In INTED2016 Proceedings. ISBN: 978-84-608-5617-7, Valencia.
|
|
|
|
2. |
Silva, M. J; Pinto, A.; S., Aboim; Barbot, A.; Lopes, J. B; P., Cravino J. 2015. "Using Simulations, Sensors, and Senses to Link Abstract and Concrete Thinking in Experimental Science Teaching", Trabalho apresentado em 7º Annual International Conference on Página 3 de 3 Education and New Learning Technologies - EDULEARN15, In EDULEARN15 Proceedings. 978-84-606-8243-1, Barcelona.
|
|
|
|
3. |
Araújo, E.; Nunes, C.; Barbot, A.; Pinto, A.. 2015. "No pré-escolar também entra a ciência e a sua história vem com ela!", Trabalho apresentado em 1º Encontro de História da Ciência no Ensino, In 1º Encontro de História da Ciência no Ensino (E-book). ISBN: 978-989-704-206-5, Vila Real. |
|
|
|
4. |
Barbot, A.; Lopes, J. B; Soares, A. A. 2012. "Relating Water and Energy by Experimenting with Urban Water Cycle, Desalination of Sea Water and Archimedes' Law", Trabalho apresentado em INTED2012 (6th International Technology, Education and Development Conference), In INTED2012 Conference Proceedings. ISBN: 978-84-615-5563-5 , Valencia. |
|
|
|
5. |
Pinto, A.; Barbot, A.; Viegas, C.; Silva, A. A; Lopes, J. B. 2012. "Teacher Education using Computer Simulations – Pre and in-service Primary School Teacher Training to teach Science", Trabalho apresentado em Computer Based Learning in Science (CBLIS), In Computer Based Learning in Science (CBLIS) Proceedings. ISBN 978-84-615-8954-8, Barcelona. |
|
|
|
6. |
Barbot, A.; Lopes, J. B; Soares, A. A. 2012. "Relating Water and Energy by Experimenting with Urban Water Cycle, Desalination of Sea Water and Archimedes’ Law", Trabalho apresentado em 22nd Annual European Teacher Education Network Conference (ETEN2012), In 22nd Annual European Teacher Education Network Conference (ETEN2012) Proceedings, Coimbra. |
|
|
|
7. |
Barbot, A.; Lopes, J. B; Soares, A. A. 2011. "Relating Water, Energy and Sustainability to improve Teaching and Learning in Physical and Environmental Sciences in Teacher
Education for classes of 6 – 12 age levels", Trabalho apresentado em ICERI2011 (4th International Conference of Education, Research and Innovation), In ICERI2011 Conference Proceedings. ISBN: 978-84-615-3324-4, Madrid. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
A., Sousa; F., Lima; J., Santos; L., Ferreira; N., Pereira; R., Mendonça; R., Magalhães; M., Rodrigues; Gomes, P.; G., Costa; F., Marques; Pinto, A.; Barbot, A.. 2015. "Comparar a massa de líquidos diferentes sem a ajuda de uma balança", Trabalho apresentado em 1ª Mostra do Projeto SEI – Sociedade, Escola e Investigação, In Poster, Porto. |
|
|
|
2. |
Rodrigues, M.; Gomes, P.; Marques, F.; Simões, M. G; Brandão, A.; Pinto, A.; Barbot, A.. 2015. "Oficina científica – construindo ciência", Trabalho apresentado em 1ª Mostra do Projeto SEI – Sociedade, Escola e Investigação, In Poster, Porto. |
|
|
|
Dados Complementares (Additional data)
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'16, 2016 (Congresso). Nome da Instituição: Instituto Superior de Engenharia do Porto; Cidade do evento: Porto. |
2. |
Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'15, 2015 (Conferência). Nome da Instituição: Instituto Superior de Engenharia do Porto; Cidade do evento: Porto. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
14 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
5 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
9 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Dados complementares (Additional data) |
2 |
Participação em Eventos Event participation |
2 |
Visualizações do curriculum [
842
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
10-11-2016
às
11:44:55
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|