Curriculum Vitae

Maria de Fátima Mendes Marques

Data da última atualização »Last update : 24/03/2011


Maria de Fátima Mendes Marques. É Professor Adjunto na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Pólo Artur Ravara.Possui 4 capítulos de livros e 1 livro publicados. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Nas suas actividades profissionais interagiu com 12 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1593709988506758


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria de Fátima Mendes Marques
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Marques, Maria de Fátima Mendes
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Endereço profissional
Professional address
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Pólo Artur Ravara
Avª D. João II, Lote 4.69.01
Lisboa
1990-096 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218912200Extensão: 232
Correio electrónico: fmarques@esel.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1998-2002 Mestrado
Master degree
Mestrado em Ciencias da Educação, especialização Educação, Desenvolvimento .
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal.

1990-1991 Licenciatura
Licentiate degree
Curso de Especialização em Enfermagem de Reabilitação (1,5 anos » years) .
Escola Superior de Enfermagem de Maria Fernanda Resende, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1990-1991 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Curso de Especialização em Enfermagem de Reabilitação.
Escola Superior de Enfermagem de Maria Fernanda Resende, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Pólo Artur Ravara
Abr/1998-Actual Professor Adjunto

Hospital Curry Cabral
Jul/1989-Mar/1998 Enfermeiro Chefe

Hospital de Santa Cruz
Ago/1983-Jul/1989 Enfermeiro

Hospital de Sant António dos Capuchos
Fev/1982-Ago/1983 Enfermeiro





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2009 3º prémio na categoria Comunicação Livre - Pensar a Temporalidade da Enfermagem de Reabilitação -Novas perspectivas para um caminho percorrido , Escola Superior de Enfermagem do Porto .




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/2009 - Dez/2010 ESA -European Sociological Association, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Marques, Maria F. M; Macedo, Emília M. C; Garcia, Elisa M. B; Pedroso, Maria H. M; Varandas, Maria L; Silva, António V. A. 2007. Pioneira no passado, actuante no presente, inovadora no futuro. 121 anos de história. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8930-41-7. Loures: Lusociência.
Uma instituição, como a Escola Superior de Enfermagem de Artur Ravara, com mais de um século a formar profissionais, encerra uma história, uma cultura, memória(s), conhecimento e um legado, indeléveis no tempo e espaço. A obra que apresentamos basea-se na sucessão natural dos factos, nos antecedentes, na criação, nos protagonistas, na construção e consolidação de uma instituição de referência, a qual não se dissocia das suas reformas curriculares, dos seus projectos pedagógicos, das actividades da sua comunidade educativa, em suma, do seu património.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Teodoro, António; Galego, Carla; Marques, Maria F. M. 2010. Do fim dos eleitos ao processo de Bolonha. As políticas de educação superior em Portugal (1970-2008).  In A educação superior no Espaço Iberoamericano. Do elitismo à transnaciolização, 93 - 116. . Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Análise de quase quatro décadas de politicas de educação superior num pais que, nesse período, passou de uma ditadura afogada numa guerra colonial sem sentido para uma plena integração na União Europeia.
2. Marques, Maria F. M. 2009. Políticas de educação superior em Portugal.  In Educando o cidadão global. Globalização, educação e novos modos de governação , 1269 - 1289. . Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas & Autores.
Desde os anos 80 que o desenvolvimento de um país deixou de ser um projecto apto de ser conduzido numa perspectiva Estado-nação para se converter um projecto de desenvolvimento global. Uma das medidas mais visíveis relaciona-se com a constituição de entidades económico-políticas regionais, de que a União Europeia é o exemplo mais desenvolvido. As interacções transnacionais sofreram uma intensificação imensa desde a generalização dos sistemas de produção e das transferências financeiras à divulgação, a nível mundial, de informação e imagem pelos meios de comunicação social ou pela livre circulação de pessoas e bens. A extensão dessas interacções transnacionais originou que muitos autores designassem este fenómeno como uma ruptura nas relações transfronteiriças e fosse denominada por globalização. A influência da globalização no campo da educação está relacionada com o designado processo de integração europeia, e o seu papel na elaboração das políticas educativas nacionais e comunitárias, através da introdução de novas formas de regulação.
3. Marques, Maria F. M; Aníbal, Graça; Graça, Vasco; Teodoro, António. 2008. A política educativa da União Europeia. O processo de unionização no contexto da globalização.  In Tempos e andamentos nas políticas de educação, ed. António Teodoro, 123 - 160. ISBN: 978-85-98843-73-5. Brasília: Liber Livro Editora.
Nas últimas décadas ocorreram mudanças ao nível da educação, como em outras políticas sociais, que se traduziram numa redefinição dos serviços educativos e do papel neles assumido pelo Estado. A emergência de novas configurações de participação da Educação na regulação social, assim como os reajustamentos no papel do Estado, nomeadamente na sua interacção com a esfera da economia, conduziram a alterações nas prioridades relativas à Educação. Também a constituição de entidades económicas e políticas regionais e supranacionais interferiram no modo como a Educação tem sido considerada e definida, tanto a nivel internacional como a nível dos Estados nacionais.
4. Marques, Maria F. M; Baixinho, Cristina; Alves, Adelia. 2008. Educação para a saúde no ensino superior - um exemplo de boas práticas.  In Educação para a saúde no seculo XXI: teorias, modelos e práticas , 481 - 485. . Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade Évora.
Durante o Curso de Especialização em Enfermagem de Reabilitação da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa um dos trabalhos desenvolvidos, na área da pedagogia, possibilitou aos formandos a construção de um projecto de formação em serviço em Mecânica Corporal. Este tinha como finalidade desenvolver competências nos profissionais de saúde para a promoção e adopção de posturas corporais correctas, durante a prestação de cuidados às pessoas internadas em serviços hospitalares. Um desses projectos, aplicados na instituição de uma das formandas, foi inicialmente realizado num serviço de medicina, e encontra-se agora em fase de implementação a toda a restante instituição. .

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Marques, Maria F. M. 2010. "A Universitarização do Ensino de Enfermagem. Um olhar português ", Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Politicas Educativas Iberoamericanas, In Actas del Seminário Internacional de Politicas Educativas Iberoamericanas, Barcelona.
Em Portugal, a aquisição de uma formação superior permitiu elevar o ensino de enfermagem a outros níveis académicos, desde o Mestrado até ao Doutoramento em Enfermagem. Concomitantemente, foi emergindo a expectativa social de uma nova profissionalidade da actividade de enfermagem que correspondesse à diminuição da importância nesta do papel de técnico e exigia uma outra formação profissional de enfermagem. Este fenómeno, designado de universitarização (Campos, 2002), implicou várias mudanças importando caracterizar a resposta mais frequente que o ensino superior tem vindo a dar, com vista a assegurar a qualificação profissional dos enfermeiros.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
6

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1


Outras informações relevantes
Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas de Educação (RIAIPE), 2007-2009, coordenada por António Teodoro, da Universidade Lusófona de Humanides e Tecnologia, Lisboa e integrada no Programa Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo (CYTED - Accion 607AC0327), membro da equipa de pesquisa que integra investigadores de quatro países diferentes (Portugal, Brasil, Espanha e EUA).
“Educando o cidadão global: globalização, reforma educacional e políticas de equidade e de inclusão em 12 países.<br> O caso português", 2004-2008, coordenação de Carlos Alberto Torres, da University of California, Los Angeles (UCLA), membro da equipa, financiamento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.


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