| 
               
                  | Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz  |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												24/09/2014 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Cruz, O. |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Psicologia. 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
 Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP)
 Rua do Dr. Manuel Pereira da Silva
 Porto
 4200-392 Porto
 Portugal
 Telefone: (+351)226079700
 Fax: (+351)226079725
 Correio electrónico: orlanda@fpce.up.pt
 Homepage: www.fpce.up.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 1996 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Psicologia. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1987 | Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
 |  
                     | Psicologia. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1983 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Psicologia
                        							(5 anos » years)
                        						. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto |  
                  
                     | Mai/2007-Actual | Professor Associado |  
                  
                     | Out/2001-Abr/2007 | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Out/1996-Set/2001 | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Fev/1988-Set/1996 | Assistente |  
                  
                     | Nov/1983-Jan/1988 | Assistente Estagiário |  
                  
                     | Nov/1982-Out/1983 | Outra Situação |  
 Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities) 
               
                  
                     | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto |  
 Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)  
               
                  
                     | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto |  
                  
                     | Dez/2010-Actual |  |  
                     | - 
                           								Membro do Conselho de Subunidade Orgânica - Psicologia |  
                  
                     | Dez/2010-Actual |  |  
                     | - 
                           								Membro do Conselho Cientifico |  
                  
                     | Dez/2010-Actual |  |  
                     | - 
                           								Membro do Conselho Pedagógico |  
                  
                     | Set/2010-Actual |  |  
                     | - 
                           								Membro do Conselho Executivo da Subunidade orgânica de Psicologia |  
                  
                     | Set/2010-Actual |  |  
                     | - 
                           								Membro da Comissão Científica do Mestrado Integrado em Psicologia |  
                  
                     | Set/2010-Actual |  |  
                     | - 
                           								Membro da Comissão Científica do Mestrado em Temas de Psicologia |  
                  
                     | Mar/2010-Actual |  |  
                     | - 
                           								Membro do Conselho de Representantes |  
                  
                     | Set/2008-Actual | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |  
                     | - 
                           								Director of the Doctoral Program in Psychology of the University of Porto |  
                  
                     | Set/2008-Jul/2010 |  |  
                     | - 
                           								Membro da Comissão de Grupo |  
                  
                     | Jan/2005-Dez/2008 |  |  
                     | - 
                           								President of the Directive Council |  
                  
                     | Jan/2004-Dez/2006 |  |  
                     | - 
                           								Scientific Coordinator of the Master Course on Child Clinical Psychological Intervention |  
 Linhas de Investigação (Research fields)  
                  
                     | 1. | Investigação Desenvolvimental, Educacional e Clínica em Crianças e Adolescentes |  
                     |  |  | 
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher
 |  
                  
                     | 1989-1990 Utilização dos testes psicológicos em Portugal
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: .. |  
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | 2007- Percursos escolares na adolescência: Determinantes sócio-Cognitivo-Motivacionais
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: CEER. |  
                  
                     | 2005-2008 Estudo Longitudinal do envolvimento e adaptação da criança-Engagement and adaptation longitudinal study
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: POCI/PSI/58712/2004. |  
                  
                     | 2007-2008 Excelência e Inovação no Ensino/Aprendizagem: Conhecer e concretizar a Mudança de Paradigma na Universidade do Porto
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: POCI/N/04.01.02/0264/0001/2006. |  
                  
                     | 2000-2004 Qualidade das Interacções de Criança em Contexto Familiar e Creche e o seu impacto no desenvolvimento sóciocognitivo da criança
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: POCTI/PSI/35207/99. |  
                  
                     | 1991-1992 Acções Luso-Espanholas "Análise comparativa de alguns aspectos da situação de cuidados das crianças de 4 anos em Portugal
                        e Espanha"
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: .. |  
                  
                     | 1984-1992 International Association for the Evaluation of Educational Achievement - Preprimary Project (IEA-PPP)
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: .. |  
                  
                     | 1989-1990 Acções Luso-Espanholas "A qualidade de vida das crianças em idade pré-escolar portuguesas e espanholas nos contextos de socialização
                        familiar e escolar"
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: .. |  
                  
                     | 1989-1990 European Child Care and Education Study (ECCE)
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: .. |  
 Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours) 
               
                  
                     | 1983 | Melhor média de finalização do curso de licenciatura,
                        					Fundação Engº António Almeida. |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Jan/1997 - Actual | Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC), Membro. |  
                     | Jan/1997 - Actual | European Society for Developmental Psychology (ESDP), Membro. |  
                     | Jan/1989 - Actual | Associação Portuguesa de Psicologia (APP), Membro. |  
                     | Jan/1988 - Actual | Society for Research on Child Development (SRCD), Membro. |  
                     | Jan/1986 - Dez/1990 | International Council of Psychologists (ICP), Membro. |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. |  Cruz, O..  2005. Parentalidade. ed. 1. Coimbra: Quarteto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Macedo-Pinto, I..  1990. Perfil nacional dos cuidados prestados às crianças com idade inferior a seis anos. ed. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. |  Cruz, O.; Custódio, S.; Alves, D..  2010. Concepções de parentalidade: o ponto de vista das crianças.  In Intervenção com crianças, jovens e famílias , ed. A. T. Almeida & N. Fernandes , 27 - 43. . Coimbra: Almedina. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Ducharne, M. A; Cruz, O..  2005. Piaget e Vygotsky – Reflexões sobre a avaliação do desenvolvimento.  In Desenvolvimento: contextos familiares e educativos, ed. J. Bairrão , 10 - 28. . Porto: Livpsic. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Aguiar, C.; Cruz, O.; Barros, C.; Bairrão, J..  2005. Perfis interactivos maternos e envolvimento das crianças em contexto de creche.  In Desenvolvimento: contextos familiares e educativos , ed. J. Bairrão, 23 - 96. . Porto: Livpsic. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Teixeira, V.; Cruz, O..  2005. Escolaridade da mãe, desempenho escolar e uso do tempo num grupo de crianças com 8 anos de idade.  In Desenvolvimento: contextos familiares e educativos , ed. J. Bairrão , 284 - 307. . Porto: Livpsic. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Cruz, O..  2004. Psicologia do Desenvolvimento. Estudo de caso.  In E-learningUP|03-04. Um projecto piloto na Universidade do Porto, ed. GATIUP/IRICUP, 105 - 108. . Porto: Universidade do Porto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Cruz, O.; Jordão, F.; Lencastre, L..  2004. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem a propósito das plataformas de e-learning.  In E-learningUP|03-04. Um projecto piloto na Universidade do Porto, ed. GATIUP/IRICUP , 111 - 118. . Porto: Universidade do Porto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Cruz, O..  2000. Disciplina materna e auto-controle nas crianças de cinco anos.  In Parceria família-escola e desenvolvimento da criança, ed. A. M. Fontaine , 55 - 78. . Porto: Edições ASA. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Leal, T.; Abreu-Lima, I.; Barbosa, M.; Cruz, O.; Henriques, M.; Bairrão, J..  1998. General discussion of child care in Portugal.  In Qualitat der kinderbetreuung. Deutsche und internationale perspektiven (Quality of child care. German and international perspectives)
                        , ed. W.E. Fthenakis & M.R. Textor, 200 - 206. . Weinheim: Beltz. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Macedo-Pinto, I..  1989. Care and education for children under age 6 in Portugal.  In How nations serve children: Profiles of child care and education in 14 countries, ed. P. Olmsted & D. Weikart , 273 - 302. . Ypsilanti, Michigan: The High/Scope Press. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Perricone, Giovanna; Prista Guerra, M; Cruz, Orlanda; Polizzi, Concetta; Lima, Lìgia; Morales, Maria R; Serra de L. M; Fontana, Valentina.  2013. "Maternal coping strategies in response to a child’s chronic and oncological disease: a cross-cultural study in Italy and Portugal", Pediatric Reports 5, 2: 43 - 47. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. |  Almeida, A.; Abreu-Lima, I.; Cruz, O.; Gaspar, F.; Brandão, T.; Alarcão, M.; Ribeiro-Santos, M.; Cunha Machado, J.  2012. "Parent education interventions: Results from a national study in Portugal", European Journal of Developmental Psychology, 9: 135 - 149. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Ducharne, M. A; Cruz, O.; Marinho, Sylvie; Grande, Catarina.  2012. "Estilos de Vida Adolescente: Exploração de rotinas diárias à semana e ao fim de semana", AMAzônica 8, 1: 149 - 172. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Barros, S.; Cruz, O..  2012. "Participação das mães na creche e no jardim de infância em Portugal", AMAzônica 8, 1: 8 - 32. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Cruz, O..  2012. "Estilos disciplinares e comportamentos de ensino maternos", AMAzônica 8, 1: 80 - 113. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Cruz, O.; Abreu-Lima, I..  2012. "Qualidade do ambiente familiar – preditores e consequências no desenvolvimento das crianças e jovens", AMAzônica 8, 1: 246 - 265. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Costa, Sandra; Cruz, O..  2012. "Atitudes e estilos educativos parentais em mães de crianças com processo de promoção e proteção", Amazônica: revista de psicopedagogia, psicologia escolar e educação 8, 1: 310 - 337. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Barreiros, Joana; Cruz, O..  2012. "Meta-emoção: uma dimensão emocional da parentalidade e da grandeparentalidade", Amazônica: revista de psicopedagogia, psicologia escolar e educação 8, 1: 338 - 369. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Cruz, O.; Raposo, J.V.; Ducharne, M. A; Almeida, L. S; Teixeira, C.; Fernandes, H..  2011. "Questionário de Estilos Educativos Parentais (QEEP): Contributos para a validação factorial da versão portuguesa das Parenting
                        Scales", Revista Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica, 31: 157 - 176. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Lima, A.; Serôdio, R.; Cruz, O..  2011. "Pais responsáveis, filhos satisfeitos: as responsabilidades paternas no quotidiano das crianças em idade escolar", Análise Psicológica, 29: 567 - 578. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Alves, D.; Cruz, O..  2010. "Preditores emocionais e sociais da aceitação pelos pares em crianças de idade escolar", Psicologia, 24: 113 - 129. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Bairrão, J.; Borges, M. I; Abreu-Lima, I.; Barbosa, M.; Cruz, O.; Henriques, M..  2010. "Contextos de socialização frequentados por crianças de quatro anos em Portugal: uma sondagem nacional realizada em 1988", Psicologia, 24: 5 - 15. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 13. | Cruz, O.; Aguiar, C..  2009. "Mothers’ interactive behaviours and child engagement: the moderating effect of child care", Psicologia, 23: 87 - 101. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 14. | Cruz, O.; Pereira, A.P.; Moreira, E..  2009. "A emergência dos comportamentos de obediência e de desobediência: relação com as estratégias de controlo materno", Psicologia, 23: 153 - 173. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 15. | Lima, A.; Serôdio, R.; Cruz, O..  2009. "O envolvimento do pai no processo desenvolvimental dos filhos: uma abordagem intergeracional", Psicologia, 23: 103 - 114. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 16. | Custódio, S.; Cruz, O..  2008. "As representações mentais das crianças acerca das figuras parentais", Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24: 471 - 483. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 17. | Ducharne, M. A; Marinho, S.; Cruz, O.; Grande, C..  2008. "Estilo de vida adolescente, práticas educativas parentais e percepção de maturidade", Psicologia, Saúde e Doenças, 9: 117 - 118. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 18. | Lima, A.; Serôdio, R.; Cruz, O..  2008. "Filho és, pai serás...: a percepção retrospectiva dos homens acerca das formas de envolvimento do seu próprio pai e suas consequências
                        desenvolvimentais", INFAD Revista de Psicología/International Journal of Developmental and Educational Psychology, 4: 101 - 112. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 19. | Teixeira, V.; Lima, A.; Cruz, O..  2008. "Mãe para mim, pai para ti: o uso do tempo das crianças e as actividades de interacção com os pais", INFAD Revista de Psicología/International Journal of Developmental and Educational Psychology, 4: 91 - 100. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 20. | Cruz, O.; Ducharne, M. A.  2006. "A Intervenção na Parentalidade – o caso específico da Formação de Pais", Revista Galego-Portuguesa de Psicología e Educación, 11-12: 295 - 309. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 21. | Ducharne, M. A; Cruz, O.; Marinho, S.; Grande, C..  2006. "Questionário de Estilos Educativos Parentais (QEEP)", Psicologia e Educação, 1: 63 - 75. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 22. | Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S..  2004. "A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: dados relativos às qualidades psicométricas dos dados", Psico-USF, 9: 165 - 171. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 23. | Gonzaga, A.; Cruz, O..  2000. "A percepção dos avós acerca das suas relações intergeracionais", Infância e Educação, 1: 107 - 123. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 24. | Cruz, O..  1999. "O auto-controlo em crianças de cinco anos: implicações educativas das vivências familiares", Psicologia: Teoria, investigação e prática, 4: 109 - 130. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 25. | Cruz, O.; Leal, T..  1998. "Necessidades educativas especiais: uma imagem genérica do contexto português", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educacíon, 2: 49 - 54. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 26. | Neves, S.; Cruz, O..  1997. "Da necessidade de abranger a realidade linguística portuguesa. Estudo transversal das produções orais da criança ao adulto", Temas sobre desenvolvimento 5, 30: 20 - 23. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 27. | Neves, S.; Cruz, O..  1993. "Evolução de alguns aspectos da produção linguística oral em crianças portuguesas dos dois aos dez anos de idade", Comunicare, 1: 63 - 77. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 28. | Barbosa, M.; Cruz, O.; Abreu-Lima, I.; Henriques, M.; Bairrão, J.; Borges, M. I.  1992. "Situação dos cuidados prestados a crianças de quatro anos de idade em Portugal. Alguns resultados de uma sondagem nacional", Inovação, 5: 57 - 80. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 29. | Cruz, O..  1992. "A avaliação da reflexidade/ impulsividade em crianças de idade pré-escolar", Psicologia, 7: 237 - 250. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 30. | Cruz, O.; Borges, M. I.  1992. "A impulsividade infantil. Algumas reflexões sobre o conceito", Revista de Psicologia e Ciências de Educação, 3/4: 57 - 65. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 31. | Neves, S.; Cruz, O..  1992. "Análise descritiva da aquisição de alguns aspectos linguísticos em crianças de idade pré-escolar", Inovação, 5: 121 - 137. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 32. | Neves, S.; Cruz, O..  1992. "Os artigos definidos e indefinidos produzidos pela criança dos três aos seis anos - algumas reflexões", Inovação, 5: 139 - 155. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 33. | Almeida, L.S.; Cruz, O..  1988. "O uso dos testes como revelador dos modelos de prática psicológica em Portugal", Psicologia: Teoria e Pesquisa, 4: 207 - 224. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Alves, D.; Cruz, O..  2012. "Academic and emotional predictors of peer acceptance", Trabalho apresentado em 15th European Conference on Developmental Psychology, In Proceedings of the 15th European Conference on Developmental Psychology., Bergen. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Vasquez, A.; Cruz, O..  2012. "O pensamento futuro episódico como componente da prontidão escolar", Trabalho apresentado em l - Contributos da Psicologia em Contextos Educativos/Contributions of Psychology for Educative Contexts II Seminário Internacionaç, In Contributos da Psicologia em Contextos Educativos/Contributions of Psychology for Educative Contexts , Braga. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Alves, D.; Cruz, O..  2011. "Reacções parentais às emoções negativas dos filhos (RPEN): um questionário de avaliação da meta-emoção parental", Trabalho apresentado em VIII congresso iberoamericano de avaliação/evaluación psicológica e XV conferência internacional avaliação psicológica: formas
                        e contextos , In Actas do VIII congresso iberoamericano de avaliação/evaluación psicológica e XV conferência internacional avaliação psicológica:
                        formas e contextos , Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Cruz, O.; Sousa, M..  2011. "A parentalidade na perspectiva da criança: a Entrevista de Avaliação das Representações das Crianças acerca das Figuras Parentais
                        (EARCFP)", Trabalho apresentado em VIII congresso iberoamericano de avaliação/evaluación psicológica e XV conferência internacional avaliação psicológica: formas
                        e contextos , In Actas do VIII congresso iberoamericano de avaliação/evaluación psicológica e XV conferência internacional avaliação psicológica:
                        formas e contextos , Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Cruz, O.; Macedo-Pinto, I.; Barros, S.; Costa, P.; Pacheco, C..  2011. "A Escala de Avaliação do Ambiente Familiar: comparação dos resultados observados com três versões da HOME", Trabalho apresentado em VIII congresso iberoamericano de avaliação/evaluación psicológica e XV conferência internacional avaliação psicológica: formas
                        e contextos , In Actas do VIII congresso iberoamericano de avaliação/evaluación psicológica e XV conferência internacional avaliação psicológica:
                        formas e contextos , Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Lima, A.; Serôdio, R.; Cruz, O..  2011. "Sistema de Codificação da Acessibilidade e Interacção Paterna (SCAIP)", Trabalho apresentado em VIII congresso iberoamericano de avaliação/evaluación psicológica e XV conferência internacional avaliação psicológica: formas
                        e contextos, In Actas do VIII congresso iberoamericano de avaliação/evaluación psicológica e XV conferência internacional avaliação psicológica:
                        formas e contextos, Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Campos, D.; Cruz, O..  2011. "Questionário de Estilos Parentais (QEP) revisitado", Trabalho apresentado em VIII congresso iberoamericano de avaliação/evaluación psicológica e XV conferência internacional avaliação psicológica: formas
                        e contextos , In Actas do VIII congresso iberoamericano de avaliação/evaluación psicológica e XV conferência internacional avaliação psicológica:
                        formas e contextos, Lisboa . |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Sousa, M.; Cruz, O..  2010. "As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus tratos e a construção dos modelos representacionais", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Sousa, M.; Cruz, O..  2010. "As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus-tratos e a construção dos modelos representacionais", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Alves, D.; Cruz, O.; Duarte, C.; Martins, R..  2008. "Escala de avaliação do conhecimento emocional", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos – Actas, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Ducharne, M. A; Marinho, S.; Cruz, O.; Grande, C..  2008. "Estilo de vida adolescente e percepção de maturidade", Trabalho apresentado em 7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, In 7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Actas, Porto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Lima, A.; Teixeira, V.; Serôdio, R.; Cruz, O..  2008. "Escala de problemas de comportamento em crianças de idade escolar", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos – Actas, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 13. | Nunes, C.; Cruz, O..  2008. "O efeito cumulativo do risco no desenvolvimento da criança", Trabalho apresentado em Infâncias Possíveis, Mundos Reais, In Infâncias Possíveis, Mundos Reais, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 14. | Santos, S.; Cruz, O..  2008. "Questionário de Estilos Educativos", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos – Actas, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 15. | Teixeira, V.; Cruz, O..  2008. "O uso do tempo das crianças: um estudo comparativo entre 1999 e 2006", Trabalho apresentado em Infâncias possíveis, mundos reais, In Infâncias possíveis, mundos reais, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 16. | Cruz, O..  2006. "A Escala de Avaliação do Ambiente Familiar – comparação dos resultados observados com duas versões da HOME", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 17. | Cruz, O.; Pinto, A. I.  2006. "A Escala de Personalidade da Criança revisitada: dados de fidelidade teste-reteste", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 18. | Pinto, A. I; Nunes, C.; Cruz, O.; Aguiar, C..  2006. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III – um estudo comparativo", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 19. | Teixeira, V.; Cruz, O..  2006. "O Diário de Uso do Tempo – uma metodologia para estudar o uso do tempo das crianças", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 20. | Teixeira, V.; Cruz, O..  2006. "Children’s Time Use and Social Skills: a contribution to the development of social skills programs", Trabalho apresentado em 28th Annual Conference on Time use Research "Time Use Research: An Interdisciplinary Issue", In 28th Annual Conference on Time use Research "Time Use Research: An Interdisciplinary Issue", Copenhagen. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 21. | Lencastre, L.; Cruz, O.; Jordão, F..  2004. "A componente on-line no ensino superior. Implicações no processo de ensino-aprendizagem", Trabalho apresentado em Conferência eLES’04-eLearning no Ensino Superior , In Conferência eLES’04-eLearning no Ensino Superior , Aveiro. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 22. | Pinto, A. I; Aguiar, C.; Barros, S.; Cruz, O..  2004. "O sistema de avaliação da qualidade do envolvimento III – um procedimento de avaliação do envolvimento da criança em contexto
                        de creche", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica. Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica. Formas e Contextos, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 23. | Pinto, A. I; Cruz, O.; Bairrão, J..  2004. "Escala de avaliação do temperamento", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica. Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica. Formas e Contextos, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 24. | Cruz, O..  1997. "A escala de avaliação do auto-controlo - comparação dos resultados obtidos com uma amostra de mães e com uma amostra de educadoras", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Vol. V, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 25. | Cruz, O.; Almeida, L. S; Simões, C.; Silva, I..  1997. "A impulsividade/ reflexividade: contributos para a validação de um constructo e de uma escala", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 26. | Cruz, O.; Gamelas, A.; M., Salvado.  1994. "Como é que as mães das crianças de cinco anos controlam o comportamento dos seus filhos? - apresentação de uma técnica de
                        avaliação dos comportamentos parentais", Trabalho apresentado em Avaliação psicológica: Formas e contextos, In Avaliação psicológica: Formas e contextos, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 27. | Cruz, O.; M., Salvado; Gamelas, A..  1994. "Intervenção disciplinar das mães junto dos seus filhos de cinco anos: como e porquê? ", Trabalho apresentado em Família e desenvolvimento, In Família e desenvolvimento, Portalegre. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 28. | Ribeiro, I.S.; Almeida, L.S.; Cruz, O..  1993. "Avaliação psicológica e utilização dos testes em Portugal: comportamentos e atitudes dos psicólogos", Trabalho apresentado em Avaliação psicológica: Formas e contextos, In Avaliação psicológica: Formas e contextos, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 29. | Cruz, O..  1992. "O comportamento lúdico no contexto do desenvolvimento humano", Trabalho apresentado em 5º Encontro Nacional das Ludotecas, In Comunicações do 5º Encontro Nacional das Ludotecas, .. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 30. | Cruz, O..  1989. "Assessment of reflection-impulsivity style in preschoolers - developmental trends", Trabalho apresentado em Social competence in developmental perspective , In Social competence in developmental perspective , .. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 31. | Borges, M. I; Barbosa, M.; Rodrigues, M.; Cruz, O.; Lopes, J.; Pires, A..  1985. "O desenvolvimento psicológico da criança nos dois primeiros anos: Alguns aspectos", Trabalho apresentado em Intervenção Psicológica na Educação, In Intervenção Psicológica na Educação, Porto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Cruz, O.; Aguiar, C..  2008. "La consistance de l’intervention éducative parentale : la qualité de l’environnement familial et les comportements interactifs
                        de la mère", Revue Européenne de Psychologie Appliquée/European Review of Applied Psychology 58, 3: 177 - 184. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Lima, I..  1989. "IEA Preprimary Project. Sondagem nacional dos contextos de socialização para crianças de 4 anos de idade", Trabalho apresentado em Psicologia e Educação. Investigação e Intervenção, In Psicologia e Educação. Investigação e Intervenção, Porto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines
 |  
                  
                     | 1. | Cruz, O.; Almeida, L.S..  01 jan. 1987. "A utilização dos testes psicológicos em Portugal: Análise segundo a formação e o domínio da prática profissional" Jornal de Psicologia, 13 - 19. |  
                  
                     | 2. | Almeida, L.S.; Cruz, O..  01 maio 1985. "A utilização dos testes psicológicos: Resultados de um inquérito junto dos psicólogos portugueses" Jornal de Psicologia, 11 - 18. |  
                  
                     | 3. | Almeida, L.S.; Cruz, O..  01 jan. 1985. "Utilização dos testes psicológicos: Algumas considerações sobre a sua evolução" Jornal de Psicologia, 13 - 17. |  
                  
                     | 1. | Soares, Isabel; Bastos, Alice; Martins, Carla; Jongenelen, Inês; Cruz, O.; Gonçalves, Teresa.  2001. "O mundo da criança", 707 pp.. Amadora: Mcgraw-Hill de Portugal. (Livro) |  
                  
                     | Outra produção científica Other scientific production
 |  
                  
                     | 1. | Bairrão, J.; Pinto, A. I; Aguiar, C.; Pessanha, M.; Cruz, O..  2009. "Estudo longitudinal do envolvimento e adaptação da criança (2005-2008). In M. S. Lemos (Coord.), Desenvolvimento, contextos
                        familiares e educativos: resumo de projectos (pp.50-56)". Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. |  
                  
                     | 2. | Bairrão, J.; Lopes dos S. P; Cruz, O.; Pinto, A. I.  2009. "A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no seu desenvolvimento sociocognitivo
                        (2000-2004).In M. S. Lemos (Coord.), Desenvolvimento, contextos familiares e educativos: resumo de projectos (pp.44-49)". Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. |  
                  
                     | 3. | Bairrão, J.; Borges, M. I; Cruz, O.; Barbosa, M.; Macedo-Pinto, I.; Henriques, M..  2009. "Projecto pré-primário (IEA-PPP): sondagem nacional dos contextos de socialização (1986-1990) In M. S. Lemos (Coord.), Desenvolvimento,
                        contextos familiares e educativos: resumo de projectos (pp.13-17)". Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Abreu-Lima, I.; Cruz, O.. Boas práticas em intervenção na parentalidade positiva: o programa Triple P,Comunicação integrada na mesa Parentalidade e educação parental. 1º Congresso Internacional de Parentalidade,Porto,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 2. | Vasquez, A.; Cruz, O.. O pensamento futuro episódico como componente da prontidão escolar,II Seminário Internacional - Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,Braga,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 3. | Cruz, O.; Abreu-Lima, I.; Almeida, A.; Gaspar, F.; Brandão, T.; Ribeiro-Santos, M.; Alarcão, M.. La promotion des compétences des parents au Portugal: résultats d’une étude nationale sur les interventions d’éducation parentale,Comunicação integrada no atelier Appréhender la parentalité. 14e Colloque de l’AIFREF. Méthodes de recherché en éducation
                        familiale: enjeux, bénéfices et difficultés,Luxemburgo,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 4. | Almeida, A.; Gaspar, F.; Abreu-Lima, I.; Alarcão, M.; Ribeiro-Santos, M.; Cruz, O.; Brandão, T.. Responsabilidades parentais. Parentalidade positiva e formação parental,Encontro Nacional de Avaliação da Actividade das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens no ano de 2010,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 5. | Cruz, O.; Abreu-Lima, I.; Barros, S.; Costa, P.; Pacheco, C.. A Escala de Avaliação do Ambiente Familiar – Comparação dos resultados observados com três versões da HOME,Comunicação integrada no simpósio Instrumentos de avaliação da parentalidade do ponto de vista dos pais e das crianças. VII
                        Congresso Ibero-americano de Avaliação Psicológica,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 6. | Cruz, O.. Child developmental status and maternal interactive behaviors as determinants of child cognitive competence – a longitudinal
                        study,Comunicação integrada na Sessão Temática Family Relations V. 15th European Conference on Developmental Psychology,Bergen,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 7. | Alves, D.; Cruz, O.. Academic and emotional predictors of peer acceptance,15th European Conference on developmental Psychology,Bergen,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 8. | Perricone, G.; Guerra, M.; Cruz, O.. Coping strategies of parents with chronically disease children: a comparative study between Italian and Portuguese families,Comunicação integrada na sessão Mothers and parents: the protagonists of the research and intervention oriented by pediatric
                        psychology. 1st International Congress The Planet of Pediatric Psychology,Palermo,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 9. | Almeida, A.; Cruz, O.; Cunha Machado, J; Abreu-Lima, I.; Gaspar, F.; Brandão, T.; Alarcão, M.; Ribeiro-Santos, M.. Parent education interventions: Results from a national study in Portugal,Comunicação integrada no simpósio Evidence-based interventions to promote positive parenting: Major outcomes from the Tenerife
                        Winter School. 15th European Conference on Developmental Psychology,Bergen,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 10. | Cruz, O.; Lima, L.; Granja, B.; Campos, D.. Personal and family characteristics of children with asthma – an exploratory study,Comunicação integrada na sessão Pediatric psychology as a support in instances od chronic diseases. Diabetes, asthma, eating
                        disorders. 1st International Congress The Planet of Pediatric Psychology,Palermo,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 11. | Cruz, O.. Parentalidade positiva,Workshop Construindo Parentalidade(s),Porto,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 12. | Cruz, O.; Macedo-Pinto, I.; Almeida, A.; Gaspar, F.; Brandão, T.; Alarcão, M.; Ribeiro-Santos, M.. Promovendo a competência parental. Avaliação de intervenções na parentalidade,Comunicação integrada no Simpósio Parentalidade positiva e educação parental. I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 13. | Lima, A.; Serôdio, R.; Cruz, O.. Sistema de Codificação da Acessibilidade e Interacção Paterna – SCAIP,VII Congresso Ibero-americano de Avaliação Psicológica,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 14. | Alves, D.; Cruz, O.. Reacções Parentais às Emoções Negativas dos filhos (RPEN): um questionário de avaliação da meta-emoção parental,Comunicação integrada no simpósio Instrumentos de avaliação da parentalidade do ponto de vista dos pais e das crianças. VII
                        Congresso Ibero-americano de Avaliação Psicológica,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 15. | Cruz, O.; Ducharne, M. A; Gonçalves, C.; Prata, A.. Identity dimensions, parenting styles and adolescents school achievement,15th European Conference on Developmental Psychology,Bergen,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 16. | Almeida, A.; Marinho, S.; Cunha Machado, J; Ribeiro-Santos, M.; Abreu-Lima, I.; Cruz, O.; Gaspar, F.; Alarcão, M.; Brandão, T.. Necessidades, satisfação e eficácia dos programas de educação parental na perspectiva de famílias e profissionais,Comunicação integrada no Simpósio “Parentalidade positiva e educação parental”. I Congresso Internacional de Psicologia do
                        Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 17. | Cruz, O.; Sousa, M.. A parentalidade na perspectiva das crianças: a Entrevista de Avaliação das Representações das Crianças acerca das Figuras
                        Parentais (EARCFP),Comunicação integrada no simpósio Instrumentos de avaliação da parentalidade do ponto de vista dos pais e das crianças. VII
                        Congresso Ibero-americano de Avaliação Psicológica,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 18. | Campos, D.; Cruz, O.. Questionário de Estilos Parentais (QEP) revisitado,VII Congresso Ibero-americano de Avaliação Psicológica,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 19. | Sousa, M.; Cruz, O.. As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus-tratos e a construção dos modelos representacionais,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 20. | Abreu-Lima, I.; Cruz, O.. Promovendo a competência parental: alguns resultados da avaliação dos Programas de Educação Parental em Portugal,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 21. | Cruz, O.; Ducharne, M. A; Guisande, A.. Estilos educativos, contexto sociofamiliar y su impacto en el rendimento escolar,Comunicação integrada no Simpósio Determinantes familiares y motivacionais del alumnado de Galicia y norte de Portugal y su
                        impacto en el rendimento académico. VII Congreso Iberoamericano de Psicología,Oviedo,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 22. | Cruz, O.. Promovendo uma parentalidade positiva: Determinantes e consequências,Funchal,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 23. | Cruz, O.; Nunes, C.. Home environment and maternal interaction behaviors as determinants of child development,14th European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 24. | Alves, D.; Teixeira, V.; Cruz, O.. Emotional Knowledge and Time with Peers,European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Poster). |  
                  
                     | 25. | Cruz, O.; Abreu-Lima, I.; Almeida, A.; Brandão, T.; Ribeiro-Santos, M.; Alarcão, M.; Gaspar, F.; Marinho, S.. Promoting parental competence: issues and preliminary results of a national study of parenting programmes,Simpósio "Challengies and Opportunities in Parental Education" 14th European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 26. | Teixeira, V.; Cruz, O.. O uso do tempo e o desenvolvimento das crianças: principais resultados de um estudo com crianças portuguesas,VII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural,Porto,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 27. | Cruz, O.; Abreu-Lima, I.. Evaluation des programmes d'éducation parentale au Portugal - quelques résultats preliminaires,XII Congrès International de l' AIFREF. Précarités et Education Familiale,Toulouse, França,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 28. | Almeida, A.; Cruz, O.. El apoyo a la familia desde los programas de formación parental: la experiencia portuguesa,Jornadas sobre Parentalidad Positiva,Madrid,2009 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 29. | Ducharne, M. A; Cruz, O.; Raposo, J.V.. Estilos educativos parentais e posturas face ao estudo - uma análise comparativa entre a Galiza e o Norte de Portugal,X Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 30. | Almeida, A.; Abreu-Lima, I.; Cruz, O.; Ribeiro-Santos, M.; Gaspar, F.; Alarcão, M.; Brandão, T.. Parenting education – looking at resources and needs of intervention,. Comunicação integrada no Simpósio "Interventions in context: methodological and practical challenges". 14th European Conference
                        on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 31. | Lima, A.; Teixeira, V.; Cruz, O.. The Daily Flow of Portuguese Children: When Fathers Are There?,14th European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Poster). |  
                  
                     | 32. | Teixeira, V.; Cruz, O.; Lima, A.. Participation in Organized Activities as a Pathway to Academic Achievement,14th European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Poster). |  
                  
                     | 33. | Ducharne, M. A; Moreira, C.; Cruz, O.. How are Parenting Styles and Parental Attitudes Toward School Related to Children’ Academic Goals? ,14th European Conference on Developmental Psychology,Vilnius, Lithuania,2009 (Poster). |  
                  
                     | 34. | Cruz, O.. Promovendo uma parentalidade positiva,Comunicação apresentada no 3º Encontro sobre Maus-Tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica,Maia,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 35. | Cruz, O.. A formação parental na promoção da parentalidade positiva,Comunicação apresentada no Encontro Nacional de Avaliação das Actividades das CPCJ em 2008, integrada no painel temático "As
                        Responsabilidades parentais, hoje",Braga,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 36. | Sousa, M.; Cruz, O.. As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus-tratos e a construção dos modelos representacionais,VII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural,Porto,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 37. | Nunes, C.; Cruz, O.. O efeito cumulativo do risco no desenvolvimento da criança,I Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais,Braga,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 38. | Lima, I.; Cruz, O.; Pessanha, M.; Aguiar, C.; Nunes, C.. Qualidade do Ambiente Familiar,Comunicação integrada no Painel "Qualidade em contextos para a infância", apresentada no VIII Simpósio Internacional do GEDEI
                        "Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão",Aveiro,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 39. | Lima, I.; Cruz, O.. Avaliação dos programas de formação parental. Resultados preliminares,Comunicação apresentada no Seminário Novas abordagens das Políticas e Medidas no âmbito da Parentalidade positiva,Braga,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 40. | Lima, A.; Serôdio, R.; Cruz, O.. Filho és, pais serás… A percepção retrospectiva dos homens acerca das formas de envolvimento do seu próprio pai e suas consequências
                        desenvolvimentais,Congresso do INFAD,Évora,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 41. | Cruz, O.; Santos, S.. Questionário de Estilos Educativos (QEP),XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga, Portugal,2008 (Poster). |  
                  
                     | 42. | Ducharne, M. A; Marinho, S.; Cruz, O.; Grande, C.. Estilo de vida adolescente e percepção de maturidade,7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde,Porto,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 43. | Teixeira, V.; Lima, A.; Cruz, O.. Mãe para mim, pai para ti: O uso do tempo das crianças e as actividades de interacção com os pais,Congresso do INFAD,Évora,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 44. | Cruz, O.. Parentalidade positiva ... em contexto institucional,Seminário sobre "O acolhimento de crianças e jovens em instituição: Perspectivas, desafios e paradigmas",Santa Maria da Feira,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 45. | Lima, A.; Teixeira, V.; Serôdio, R.; Cruz, O.. Escala de problemas de comportamento em crianças de idade escolar,XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 46. | Santos, S.; Cruz, O.. Questionário de Estilos Educativos,XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 47. | Cruz, O.. A parentalidade do ponto de vista da criança,IV Congresso Internacional da Área da Psicologia Forense e da Exclusão Social,Lisboa,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 48. | Lima, A.; Serôdio, R.; Cruz, O.. INVOLVE and PerCIF: adult’s perception of their father’s involvement and its developmental consequences,20th Biennial ISSBD Meeting,Wurzburg, Germany,2008 (Poster). |  
                  
                     | 49. | Lima, A.; Teixeira, V.; Serôdio, R.; Cruz, O.. Escala de Problemas de Comportamento em Crianças de Idade Escolar,2008 (Poster). |  
                  
                     | 50. | Alves, D.; Cruz, O.; Duarte, C.; Martins, R.. Escala de avaliação do conhecimento emocional,XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 51. | Teixeira, V.; Lima, A.; Cruz, O.. What children and their parents do together: gender matters? ,20th Biennial ISSBD Meeting,Wurzburg, Germany,2008 (Poster). |  
                  
                     | 52. | Alves, D.; Cruz, O.; Duarte, C.; Martins, R.. Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (EACE),XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga, Portugal,2008 (Poster). |  
                  
                     | 53. | Cruz, O.. O direito da criança à competência,Integrado no painel sobre "A protecção de crianças e jovens - aspectos psicológicos e sociais". Seminário sobre o Sistema
                        de Promoção e Protecção das Crianças e dos Jovens e a Comunicação Social,Porto,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 54. | Nunes, C.; Cruz, O.; Bairrão, J.. Stability of family environment quality and its effects on child developmental outcomes,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena, Germany,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 55. | Alves, D.; Cruz, O.. Social and emotional predictors of peer acceptance,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena, Germany,2007 (Poster). |  
                  
                     | 56. | Cruz, O.. Concepções de parentalidade – o ponto de vista das crianças,Integrado no painel temático sobre "Família, concepções e práticas de parentalidade". I Congresso Internacional Intervenção
                        com Crianças, Jovens e Famílias,Braga,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 57. | Ducharne, M. A; Cruz, O.; Marinho, S.; Grande, C.. Estilo de vida adolescente: exploração de rotinas diárias à semana e ao fim-de-semana,I Congresso Internacional Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias,Braga,,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 58. | Cruz, O.; Pereira, A.P.; Moreira, E.. Development of child compliance and non-compliance behaviours and maternal control strategies,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena, Germany,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 59. | Ducharne, M. A; Cruz, O.; Marinho, S.; Grande, C.. Práticas e estilos educativos parentais: a percepção dos filhos adolescentes.,XI Congresso Internacional de Educação Familiar,Coimbra,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 60. | Cruz, O.; Moreira, E.; Pereira, A.P.. Estilos interactivos e comportamentos de controlo maternos,XI Congresso Internacional de Educação Familiar,,Coimbra,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 61. | Aguiar, C.; Cruz, O.; Barros, S.; Nunes, C.; Bairrão, J.. Predictors of children´s engagement during mother-child dyadic play,Comunicação integrada no simposium temático Quality of Educational Settings and Adult-Child Interactions. 26th International
                        Congress of Applied Psychology,Atenas, Grécia,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 62. | Cruz, O.. A Escala de Avaliação do Ambiente Familiar – comparação dos resultados observados com duas versões da HOME,Comunicação integrada no simpósio Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança - Avaliação individual e dos
                        contextos. XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 63. | Teixeira, V.; Cruz, O.. O Diário de Uso do Tempo – uma metodologia para estudar o uso do tempo das crianças,XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 64. | Ducharne, M. A; Cruz, O.; Marinho, S.; Grande, C.. Os estilos educativos parentais e as rotinas de adolescentes,Comunicação integrada no Painel “Interacções entre pais e filhos”. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 65. | Aguiar, C.; Cruz, O.; Barros, S.; Bairrão, J.. Predictors of maternal responsiveness,26th International Congress of Applied Psychology,Atenas, Grécia,2006 (Poster). |  
                  
                     | 66. | Alves, D.; Cruz, O.. O emocional e o social na idade escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 67. | Cruz, O.; Pereira, A.P.; Moreira, E.. Estratégias de controlo maternas e qualidade dos comportamentos de obediência nas crianças de 1 a 3 anos,Comunicação integrada no Painel “Interacções entre pais e filhos”. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 68. | Cruz, O.; Pinto, A. I. A Escala de Personalidade da Criança revisitada: dados de fidelidade teste-reteste,Comunicação integrada no simpósio Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança - Avaliação individual e dos
                        contextos. XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 69. | Ducharne, M. A; Cruz, O.; Marinho, S.; Grande, C.. Questionário de Estilos Educativos Parentais (QEEP),XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster). |  
                  
                     | 70. | Pinto, A. I; Nunes, C.; Cruz, O.; Aguiar, C.. O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III – um estudo comparativo,Comunicação integrada no simpósio Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança - Avaliação individual e dos
                        contextos. XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 71. | Teixeira, V.; Cruz, O.. Children’s Time Use and Social Skills – a contribution to understand the phenomenon of delinquency,Annual Conference on Time use Research,Copenhagen, Denmark,2006 (Poster). |  
                  
                     | 72. | Pinto, A. I; Poppe, L.; Cruz, O.; Bairrão, J.. Efeitos das características de temperamento no envolvimento observado em crianças em contexto de creche,XII Seminário de Desenvolvimento. Os problemas emocionais e comportamentais da criança e do adolescente,Coimbra,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 73. | Custódio, S.; Cruz, O.. As representações das crianças de idade escolar acerca das figuras parentais e sua relação com a competência social,Comunicação integrada no Painel “Interacções entre pais e filhos”. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 74. | Teixeira, V.; Cruz, O.. Time use implications in development,XII European Conference on Developmental Psychology,La Laguna, Espanha,2005 (Poster). |  
                  
                     | 75. | Cruz, O.. La consistance de l’intervention éducative parentale: La qualité de l’ambiance familiale et les comportements de la mère en
                        interaction avec son enfant,X Congreso Internacional de Educación Familiar,Las Palmas, Espanha,2005 (Poster). |  
                  
                     | 76. | Cruz, O.; Aguiar, C.. Mother interaction behaviors, child temperament and child engagement,XII European Conference on Developmental Psychology,La Laguna, Espanha,2005 (Comunicação). |  
                  
                     | 77. | Teixeira, V.; Cruz, O.. Socioeconomic status, academic achievement and time-use in eight-year-old Portuguese children,IATUR 2005 Annual Meeting Time- Use in Daily Life: The Content and Context of Human Behaviour,Halifax, Nova Scotia, Canada,2005 (Comunicação). |  
                  
                     | 78. | Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.. Dimensions of mother interaction behaviour and child engagement,ISSBD Bienal Meeting,Ghent, Bélgica,2004 (Poster). |  
                  
                     | 79. | Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: dados relativos às qualidades psicométricas dos dados,(comunicação integrada no Simpósio Temático “Da avaliação dos contextos à avaliação da criança”). X Conferência Internacional
                        Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Comunicação). |  
                  
                     | 80. | Pinto, A. I; Aguiar, C.; Barros, S.; Cruz, O.. O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III: Um procedimento de avaliação do envolvimento da criança em contexto
                        de creche ,(comunicação integrada no Simpósio Temático “Da avaliação dos contextos à avaliação da criança”). X Conferência Internacional
                        Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Comunicação). |  
                  
                     | 81. | M., Salvado; Cruz, O.. Representations of attachment and parental authority in Portuguese children: na exploratory study,ISSBD Bienal Meeting,Ghent, Bélgica,2004 (Poster). |  
                  
                     | 82. | Teixeira, V.; Cruz, O.. A utilização do tempo na rotina diária da criança de 8 anos,2º Congresso Hispano-Português de Psicologia,Lisboa, Portugal,2004 (Poster). |  
                  
                     | 83. | Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.; Pinto, A. I; Bairrão, J.. A avaliação da qualidade do ambiente familiar – relação com o envolvimento observado nas crianças,(comunicação integrada no Simpósio Temático “A avaliação da qualidade do ambiente familiar dos 12 meses à adolescência – a
                        Escala HOME”). 2º Congresso Hispano-Português de Psicologia,Lisboa,2004 (Comunicação). |  
                  
                     | 84. | Cruz, O.; Moreno, M. C. A avaliação da qualidade do ambiente familiar dos 12 meses à adolescência – a Escala HOME (Coordenação),Simpósio apresentado no 2º Congresso Hispano-Português de Psicologia,Lisboa,2004 (Simpósio). |  
                  
                     | 85. | Cruz, O.; Jordão, F.; Lencastre, L.. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem a propósito das plataformas de e-learning,Workshop e-learningUP|2003-2004,Porto,2004 (Comunicação). |  
                  
                     | 86. | Lencastre, L.; Cruz, O.; Jordão, F.. A componente on-line no ensino superior. Implicações no processo de ensino-aprendizagem,Conferência eLES’04-eLearning no Ensino Superior,Aveiro,2004 (Comunicação). |  
                  
                     | 87. | Aguiar, C.; Cruz, O.; Barros, S.; McWilliam, R. A. Mother interaction behaviors and child observed engagement,Conference on Human Development,Washington, EUA,2004 (Comunicação). |  
                  
                     | 88. | Pinto, A. I; Cruz, O.; Bairrão, J.. A Escala de Personalidade da Criança: Validação de uma medida do temperamento para crianças ,(comunicação integrada no Simpósio Temático “Da avaliação dos contextos à avaliação da criança”). X Conferência Internacional
                        Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Comunicação). |  
                  
                     | 89. | Cruz, O.. Trajectórias de risco na Infância e na Adolescência,Seminário Educação e Desenvolvimento,Braga,2003 (Comunicação). |  
                  
                     | 90. | Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino – adequação e utilidade para a observação dos comportamentos interactivos maternos,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação). |  
                  
                     | 91. | Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.. Mother Teaching Styles Rating Scale: its adequacy and usefulness,X European Conference on Developmental Psychology,Milão, Itália,2003 (Poster). |  
                  
                     | 92. | Andrade, M.; Cruz, O.. La résilience comme réponse à la pauvreté: une étude exploratoire à propos des facteurs de risque et de protection,VIIIe Congrès International de l´AIFREF,Québec, Canada,2001 (Poster). |  
                  
                     | 93. | M., Salvado; Cruz, O.. Representations of attachment and parental authority in eight-years-old portuguese children – is there a relation?,IX European Conference on Developmental Psychology,Uppsala, Suécia,2001 (Poster). |  
                  
                     | 94. | Cruz, O.. Desenvolvimento social e sexual – papel da família, escola e comunidade,II Encontro de Enfermagem "Sexualidade hoje",Viana do Castelo,2001 (Comunicação). |  
                  
                     | 95. | Cruz, O.; Pereira, I.. Are preschool teacher-child interactions related to child activity level?,IX European Conference on Developmental Psychology,Uppsala, Suécia,2001 (Poster). |  
                  
                     | 96. | Cruz, O.. Mothers disciplining and teaching strategies – is there a relation? ,IX European Conference on Developmental Psychology,Spetses, Grécia,1999 (Poster). |  
                  
                     | 97. | Cruz, O.. A escala de avaliação do auto-controlo - comparação dos resultados obtidos com uma amostra de mães e com uma amostra de educadoras,V Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga, Portugal,1997 (Poster). |  
                  
                     | 98. | Cruz, O.; Silva, A.P.; Pereira, I.. Comment construir un château de cartes - une analyse des stratégies utilisées par les mères,VI Congreso Internacional de Educación Familiar,Málaga, Espanha,1997 (Poster). |  
                  
                     | 99. | Cruz, O.. Maternal determinants of self-control in five-year-old children,VIII European Conference on Developmental Psychology,Rennes, França,1997 (Poster). |  
                  
                     | 100. | Cruz, O.; Almeida, L.S.; Simões, C.; Silva, I.. A impulsividade/reflexividade: contributos para a validação de um constructo e de uma escala,V Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga, Portugal,1997 (Poster). |  
                  
                     | 101. | Cruz, O.. Necessidades educativas especiais - uma imagem genérica do contexto português ,(comunicação integrada numa sessão temática sobre Necesidades educativas especiais e adaptacions curriculares). III Congreso
                        Galego-Portugués de Psicopedagoxía,A Coruña, Espanha,1997 (Comunicação). |  
                  
                     | 102. | Cruz, O.. Determinantes maternos do auto-controlo nas crianças de cinco anos,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Comunicação). |  
                  
                     | 103. | Cruz, O.. Disciplina materna e auto-controlo nas crianças de cinco anos,V Congresso Internacional da Association International de Formation et de Recherche en Education Familiale,Porto,1995 (Comunicação). |  
                  
                     | 104. | Cruz, O.; M., Salvado; Gamelas, A.. Intervenção disciplinar das mães junto dos seus filhos de cinco anos: Como e porquê? ,Convenção Anual da APPORT/94. Família e Desenvolvimento,Portalegre,1994 (Comunicação). |  
                  
                     | 105. | Cruz, O.; Gamelas, A.; M., Salvado. Como é que as mães das crianças de 5 anos controlam o comportamento dos seus filhos? - apresentação de uma técnica de avaliação
                        dos comportamentos parentais,II Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica. Formas e contextos,Braga,1994 (Poster). |  
                  
                     | 106. | Almeida, L.S.; Cruz, O.; Ribeiro, I.S.. Os psicólogos portugueses e a avaliação psicológica: algumas considerações a propósito do uso dos testes,Convenção Anual da APPORT/92,Lisboa,1992 (Comunicação). |  
                  
                     | 107. | Cruz, O.. How do 5-years-olds´mothers think about children and child-rearing: Evaluating parents ideas ,Vth European Conference on Developmental Psychology (ISSBD),Sevilha, Espanha,1992 (Poster). |  
                  
                     | 108. | Cruz, O.. O comportamento lúdico no contexto do desenvolvimento humano,5º Encontro Nacional das Ludotecas,Porto,1992 (Comunicação). |  
                  
                     | 109. | Abreu-Lima, I.; Barbosa, M.; Cruz, O.. Contributos para a educação pré-escolar. Encontro sobre Educação Pré-escolar e Formação de Educadores,Faro,1989 (Comunicação). |  
                  
                     | 110. | Cruz, O.; Neves, S.. Análise descritiva da aquisição de alguns aspectos linguísticos em crianças de idade pré-escolar,Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,1989 (Comunicação). |  
                  
                     | 111. | Abreu-Lima, I.; Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.. Alguns resultados de uma sondagem nacional dos contextos de socialização para crianças de 4 anos de idade,Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,1989 (Poster). |  
                  
                     | 112. | Cruz, O.. A avaliação da reflexividade/ impulsividade em crianças de idade pré-escolar,Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,1989 (Poster). |  
                  
                     | 113. | Abreu-Lima, I.; Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Henriques, M.. Como são frequentados os contextos de socialização pelas crianças de quatro anos em Portugal,Congresso Nacional de Educação Infantil e Básica,Braga,1989 (Comunicação). |  
                  
                     | 114. | Abreu-Lima, I.; Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.. Where and with whom are four year olds in Portugal. Some findings from a nacional survey. The special case of children staying
                        only with mother,Third European Conference for Research on Learning and Instruction,Madrid, Espanha,1989 (Poster). |  
                  
                     | 115. | Abreu-Lima, I.; Barbosa, M.; Cruz, O.. Contextos de socialização disponíveis para crianças de 4 anos - um estudo a nível nacional,I Encontro Nacional de Psicologia Educacional,Lisboa,1989 (Comunicação). |  
                  
                     | 116. | Almeida, L.S.; Cruz, O.. A utilização dos testes no contexto da avaliação psicológica,Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,1989 (Comunicação). |  
                  
                     | 117. | Almeida, L.S.; Cruz, O.. A utilização dos testes no contexto da avaliação psicológica,Segunda Convenção dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,1989 (Poster). |  
                  
                     | 118. | Cruz, O.. Assessment of reflection-impulsivity in preschoolers. Developmental trends,Third European Conference on Developmental Psychology (ISSBD),Budapeste, Hungria,1988 (Poster). |  
                  
                     | 119. | Abreu-Lima, I.; Barbosa, M.; Cruz, O.. The technical challenges of conducting international research in child care: The IEA Preprimary Project in Portugal,Annual Conference of the NAYEC,Anaheim, EUA,1988 (Comunicação). |  
                  
                     | 120. | Almeida, L.S.; Cruz, O.. Os psicólogos portugueses e o método dos testes: análise segundo o domínio de prática,I Encontro Nacional de Psicologia Clínica e da Saúde,Coimbra,1987 (Comunicação). |  
                  
                     | 121. | Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Lima, I.. IEA Preprimary Project. Sondagem nacional dos contextos de socialização para crianças de 4 anos de idade,I Encontro Internacional de Intervenção Psicológica na Educação,Porto,1987 (Comunicação). |  
                  
                     | 122. | Borges, M. I; Barbosa, M.; Rodrigues, M.; Cruz, O.; Lopes, J.; Pires, A.. O desenvolvimento psicológico da criança nos dois primeiros anos: Alguns aspectos,I Encontro Nacional de Intervenção Psicológica na Educação,Porto,1984 (Comunicação). |  
                  
                     | 123. | Bairrão, J.; Barbosa, M.; Borges, M. I; Cruz, O.; Lima, I.. Preprimary Project in Portugal,II European Conference on Developmental Psychology (ISSBD) – Development: European Perspectives,Roma, Itália,1984 (Poster). |  
                  
                     | Relatório de investigação Technical report
 |  
                  
                     | 1. | Abreu-Lima, I.; Alarcão, M.; Almeida, A.; Brandão, T.; Cruz, O.; Gaspar, F.; Ribeiro-Santos, M.. Avaliação de intervenções de educação parental,2010. 
  |  
                  
                     | 2. | Borges, M.; Barbosa, A.; Cruz, O.; Pinto, I.. Análise comparativa de alguns aspectos da situação de cuidados das crianças de quatro anos em Portugal e Espanha: relatório
                        final,1992. |  
                  
                     | 3. | Borges, M.; Cruz, O.; Barbosa, A.; Pinto, I.. A qualidade de vida das crianças portuguesas e espanholas em idade pré-escolar nos contextos de socialização familiar e escolar:
                        relatório final,1990. |  
                  
                     | 4. | Pinto, I.; Cruz, O.; Barbosa, A.. National data report from Portugal,1989. |  
                  
                     | 5. | Borges, M.; Barbosa, A.; Rodrigues, M.; Cruz, O.; Lopes, J.; Pires, A.. Escala de Inteligência Sensório-Motora de Casati-Lézine: fundamentação teórica,1985. |  
                  
                     | Outra produção técnica Other technical production
 |  
                  
                     | 1. | Cruz, O.. A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento socio-cognitivo
                        da criança,2004. |  
                  
                     | 2. | Cruz, O.. A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento socio-cognitivo
                        da criança,2003. |  
                  
                     | 3. | Cruz, O.. A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento socio-cognitivo
                        da criança,2002. |  
                  
                     | 4. | Cruz, O.. A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento socio-cognitivo
                        da criança,2001. |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Tese de Doutoramento Phd Thesis
 |  
                  
                     | 1. | Vítor Manuel dos Santos Teixeira, O Uso do Tempo e o Desenvolvimento de Competências Sociais em Crianças de Idade Escolar, 2010. (Orientador). |  
                  
                     | 2. | José Albino Rodrigues Lima, Processos de socialização da criança em idade escolar: o envolvimento paterno, 2009. (Orientador). |  
                  
                     | 1. | Mariana Lopes de Sousa, As representações das emoções sociais nas narrativas das crianças maltratadas:uma abordagem multidimensional, 2012. (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Diana Rute Pereira Alves, Competência sócio - emocional:contributos para um modelo dos preditores da acutação pelos pares em crianças, 2011. (Orientador). |  
                  
                     | Dissertação de Mestrado Master degree dissertation
 |  
                  
                     | 1. | Emanuel Fernando Braga dos Santos , Adaptação à gravidez e sintomatologia psicopatológica em mulheres que engravidaram após diagnóstico de infertilidade, 2011. (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Cátia Vanessa Miranda Pacheco, O efeito da qualidade do ambiente familiar na capacidade inteletual da criança, 2011. (Orientador). |  
                  
                     | 3. | Maria Clara Pereira Cunha e Sousa, Comportamentos interativos maternos e capacidade inteletual em idade escolar, 2011. (Orientador). |  
                  
                     | 4. | Maria Luísa da Silva Rosas Martins, Conhecimento emocional, teoria da mente e aceitação pelos pares na idade pré-escolar, 2010. (Orientador). |  
                  
                     | 5. | Joana Filipa Ferreira da Costa Meneses, Contributos para o estudo da relação entre dimensões da parentalidade e sintomas clínicos na criança, 2010. (Orientador). |  
                  
                     | 6. | Sara Liliana Costa Lopes, Comportamentos interactivos maternos. Estudo da estabilidade, 2010. (Orientador). |  
                  
                     | 7. | Rosa Maria Bronze Roque dos Santos, Comportamentos interactivos maternos: relação com o desenvolvimento da criança, 2010. (Orientador). |  
                  
                     | 8. | Mariana Lopes Sousa, As Narrativas das Crianças Institucionalizadas. O papel da experiência de maus-tratos na construção dos modelos representacionais, 2009. (Orientador). |  
                  
                     | 9. | Bruna Patrícia Santos Granja, Os estilos educativos parentais, o stress parental e as estratégias de coping da criança com asma, 2009. (Orientador). |  
                  
                     | 10. | Renata Sofia Pereira Fonseca Martins, Conhecimento emocional e temperamento em crianças de idade pré-escolar: em estudo exploratório, 2009. (Orientador). |  
                  
                     | 11. | Susana Margarida Soares Santos, Os estilos educativos parentais e as práticas televisivas das crianças em idade pré-escolar, 2009. (Orientador). |  
                  
                     | 12. | Catarina Marques Ramalho Ramos Duarte, Conhecimento emocional e competência social em crianças de idade pré-escolar, 2009. (Orientador). |  
                  
                     | 13. | Filipe da Silva Correia, Estilos Educativos Parentais: influência sobre as capacidades e dificuldades de crianças em idade escolar, 2009. (Orientador). |  
                  
                     | 14. | Joana Isabel Silva Vieira, Os Modelos Representacionais e a Competência Social das Crianças Institucionalizadas, 2009. (Orientador). |  
                  
                     | 15. | Susana Isabel da Costa Oliveira Martins, Estudo das práticas educativas parentais, das dimensões eficácia parental, satisfação parental e expectativas de desenvolvimento
                        numa população de risco social, 2009. (Orientador). |  
                  
                     | 16. | Oriana Marlita Machado Fernandes, A Dinâmica do Grupo em Educação Parental, 2009. (Orientador). |  
                  
                     | 17. | Daniel Ricardo da Silva Campos, A criança com asma: estilos educativos parentais, temperamento e estratégias de coping, 2009. (Orientador). |  
                  
                     | 18. | Ana Teresa Moreira de Magalhães Pinto, O papel dos avós no quotidiano das crianças em idade escolar, 2008. (Orientador). |  
                  
                     | 19. | Carla Cristina Pita Fernandes, Em risco ou à rasca? Estudo comparativo dos factores de risco do abandono escolar precoce, 2008. (Orientador). |  
                  
                     | 20. | Carla Fernanda Castro Susano, O stress dos pais de crianças com paralisia cerebral, 2008. (Orientador). |  
                  
                     | 21. | Ana Cristina Rodrigues Nunes, Risco ambiental, qualidade do ambiente familiar e desenvolvimento da criança, 2008. (Orientador). |  
                  
                     | 22. | Paula Cristina Ramos dos Santos Monteiro, Estilos Educativos Parentais e Realização Escolar em Pré Adolescentes, 2008. (Orientador). |  
                  
                     | 23. | Diana Rute Pereira Alves, O ajustamento social e o conhecimento emocional em crianças de idade escolar, 2006. (Orientador). |  
                  
                     | 24. | António Cirne Barrote Andrade Garcês, Os estilos educativos parentais e o comportamento adaptativo de adolescentes com deficiência mental, 2006. (Orientador). |  
                  
                     | 25. | Susana Margarida Rodrigues Custódio, Os pais como figuras de afecto e disciplina. Um olhar sobre as representações das crianças de idade escolar acerca das figuras
                        parentais, 2005. (Co-orientador). |  
                  
                     | 26. | Vítor Manuel dos Santos Teixeira, O dia a dia das crianças portuguesas - seu significado desenvolvimental, 2004. (Orientador). |  
                  
                     | 27. | Maria Isabel Brites Sanches Salvado, Representações de vinculação e representações de autoridade. Estudo exploratório com crianças de idade escolar, 2003. (Orientador). |  
                  
                     | 28. | Engrácia de Fátima Pereira Almeida Fontes, Os trabalhos de casa como mediadiores da relação escola-família, 2002. (Orientador). |  
                  
                     | 29. | Márcia Cristina da Silva Andrade, Resiliência em resposta à pobreza. Um estudo exploratório sobre os factores de risco e protecção envolvidos na resiliência, 2000. (Orientador). |  
                  
                     | 30. | Isabel Maria Resende Pereira, Interacções educadora-criança e temperamento. Um estudo exploratório sobre os efeitos do nível de actividade nos comportamentos
                        interactivos educadora-criança, 1999. (Orientador). |  
                  
                     | 31. | Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo, Desenvolvimento linguístico da criança em idade pré-escolar e estimulação no contexto familiar, 1998. (Orientador). |  
                  
                     | Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation
 |  
                  
                     | 1. | Relatório de auto-avaliação da FPCEUP, 2008, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. |  
                  
                     | 2. | Relatório de Avaliação Externa da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2008, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. |  
                  
                     | Participação em eventos Event participation
 |  
                  
                     | Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker
 |  
                  
                     | 1. | Responsabilidades parentais. Parentalidade positiva e formação parental, 2011 (Conferência). Nome do evento: Encontro Nacional de Avaliação da Actividade das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens no ano de 2010; Cidade do evento: Lisboa.
 |  
                  
                     | 2. | Parentalidade positiva, 2011 (Conferência). Nome do evento: Workshop Construindo Parentalidade(s); Cidade do evento: Porto / Seminário do Vilar.
 |  
                  
                     | 3. | Promovendo uma parentalidade positiva: Determinantes e consequências, 2010 (Conferência). Nome da Instituição: Universidade da Madeira; Cidade do evento: Funchal.
 |  
                  
                     | 4. | El apoyo a la familia desde los programas de formación parental: la experiencia portuguesa, 2009 (Conferência). Nome do evento: Jornadas sobre Parentalidad Positiva; Cidade do evento: Madrid.
 |  
                  
                     | 5. | A formação parental na promoção da parentalidade positiva, 2009 (Outra). Nome do evento: Encontro Nacional de Avaliação das Actividades das CPCJ em 2008; Cidade do evento: Braga.
 |  
                  
                     | 6. | Promovendo uma parentalidade positiva, 2009 (Outra). Nome do evento: 3º Encontro sobre Maus-Tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica; Cidade do evento: Maia.
 |  
                  
                     | 7. | Avaliação dos programas de formação parental. Resultados preliminares, 2008 (Outra). Nome do evento: Seminário Novas abordagens das Políticas e Medidas no âmbito da Parentalidade positiva; Cidade do evento: Braga.
 |  
                  
                     | 8. | Qualidade do Ambiente Familiar, 2008 (Outra). Nome do evento: VIII Simpósio Internacional do GEDEI "Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim
                        Bairrão"; Cidade do evento: Aveiro.
 |  
                  
                     | 9. | A parentalidade do ponto de vista da criança, 2008 (Outra). Nome do evento: IV Congresso Internacional da Área da Psicologia Forense e da Exclusão Social; Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias "Rupturas de Vida"; Cidade do evento: Lisboa.
 |  
                  
                     | 10. | Parentalidade positiva ... em contexto institucional, 2008 (Outra). Nome do evento: Seminário sobre "O acolhimento de crianças e jovens em instituição: Perspectivas, desafios e paradigmas"; Nome da Instituição: ISS, IP; Cidade do evento: Santa Maria da Feira.
 |  
                  
                     | 11. | O direito da criança à competência, 2007 (Outra). Nome do evento: Seminário sobre o Sistema de Promoção e Protecção das Crianças e dos Jovens e a Comunicação Social; Nome da Instituição: Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
 |  
                  
                     | 12. | Concepções de parentalidade – o ponto de vista das crianças, 2007 (Outra). Nome do evento: I Congresso Internacional Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
 |  
                  
                     | 13. | Trajectórias de risco na Infância e na Adolescência, 2003 (Outra). Nome do evento: Seminário Educação e Desenvolvimento; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Desenvolvimento; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | 14. | Desenvolvimento social e sexual – papel da família, escola e comunidade, 2001 (Outra). Nome do evento: II Encontro de Enfermagem "Sexualidade hoje"; Nome da Instituição: Serviço de Pediatria/Neonatologia do Hospital de Santa Luzia; Cidade do evento: Viana do Castelo.
 |  
                  
                     | 15. | O comportamento lúdico no contexto do desenvolvimento humano, 1992 (Outra). Nome do evento: 5º Encontro Nacional das Ludotecas; Cidade do evento: Porto.
 |  
                  
                     | 16. | IEA Preprimary Project – aspectos conceptuais e metodológicos. Contributos para a educação pré-escolar, 1989 (Outra). Nome do evento: Encontro sobre Educação Pré-escolar e Formação de Educadores; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Faro; Cidade do evento: Faro.
 |  
                  
                     | Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee
 |  
                  
                     | 1. | II Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", 2012 (Seminário). 
 |  
                  
                     | 2. | 1º Congresso Internacional de Parentalidade, 2012 (Congresso). Cidade do evento: Porto.
 |  
                  
                     | 3. | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011 (Congresso). Cidade do evento: Lisboa.
 |  
                  
                     | 4. | I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, 2010 (Seminário). Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | 5. | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010 (Simpósio). Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Psicologia.
 |  
                  
                     | 6. | 1º Simpósio sobre a Prestação de Serviços a Crianças e Famílias em Contextos Universitários, 1999 (Simpósio). Nome do evento: 1º Simpósio sobre a Prestação de Serviços a Crianças e Famílias em Contextos Universitários; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
 |  
                  
                     | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 |  
                  
                     | 1. | Cruz, O.. Psicologia: Teoria, investigação e prática, Função ou tipo de participação: Reviewer. |  
                     | 2. | Cruz, O.. Revue Européenne de Psychologie Appliquee, Função ou tipo de participação: Reviewer. |  
                     | 3. | Cruz, O.. Psicologia, Função ou tipo de participação: Reviewer. |  
                     | 4. | Cruz, O.. Infancia y Aprendizaje, Função ou tipo de participação: Reviewer. |  
                     | 5. | Cruz, O.. Educação, Sociedade e Culturas, Função ou tipo de participação: Reviewer. |  
                     | 6. | Cruz, O.. Análise Psicológica, Função ou tipo de participação: Reviewer. 
  |  
                     | 7. | Cruz, O.. Saúde & Doenças, Função ou tipo de participação: Reviewer. |  
                     | 8. | Cruz, O.. Psicologia: Reflexão e Crítica, Função ou tipo de participação: Reviewer. |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 84 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 11 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 2 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 9 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 34 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 33 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 1 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 32 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 31 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 1 |  
                     
                        | Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines
 | 3 |  
                     
                        | Outros tipos de produção científica Other scientific production
 | 4 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 132 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 132 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 68 |  
 
                     
                        | Orientações Orientations
 | 36 |  
                     
                        | Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation
 | 2 |  
                     
                        | Participação em Eventos Event participation
 | 22 |  
                     
                        | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 | 8 |  Outras informações relevantes 
               
                  
                     | Ações de Mobilidade: (1) Visitas à Universidade de Mons, Bélgica (Abril e Outubro de 2009); (2) Visita à Universidade de La
                        Laguna, Espanha (Setembro 2011); (3) Visita à Universidade de Oradea, Roménia (Maio 2012) . 
 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												3809
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											13-11-2016
                     											às
                     											19:58:24 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |