Curriculum Vitae

Jorge Remondes de Sousa

Data da última atualização »Last update : 13/09/2016


Jorge Remondes de Sousa. Concluiu Doutoramento em Comunicação pela Universidade de Vigo em 2009. É Professor Adjunto contratado por tempo indeterminado no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA). É investigador integrado do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD). É fundador e editor do International Journal of Marketing, Communication and New Media (IJMCNM). Publicou 4 artigos em revistas especializadas e 8 trabalhos em actas de eventos, possui 3 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 196 itens de produção técnica. Participou em 7 eventos no estrangeiro e 3 em Portugal. Orientou 4 dissertações de mestrado na área de Economia e Gestão. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Actua nas áreas de Ciências da Comunicação e Economia e Gestão. Nas suas actividades profissionais interagiu com 4 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Marketing, Comunicação, Gestão, Tecnologia, CRM e ERP.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8106551672313190


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Jorge Remondes de Sousa
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Sousa, Jorge Remondes de
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Comunicação.
Ciências Sociais-Economia e Gestão.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
Departamento de Marketing, Publicidade e Relações Públicas.
Rua António de Castro Corte Real
Santa Maria da Feira
4520-909 Santa Maria da Feira
Portugal
Apartado: 132
Telefone: (+351)256377550
Fax: (+351)256377559
Correio electrónico: jorge@jorgeremondes.com.pt
Homepage: www.isvouga.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004-2009 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Comunicação (5 anos » years) .
Universidade de Vigo, Espanha.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade do Porto.
Com o tipo » With the type: Registo » Registry.

2001-2003 Mestrado
Master degree
Gestão Comercial e Marketing (2 anos » years) .
Instituto Superior de Tecnologia Empresarial, Portugal.

1989-1993 Licenciatura
Licentiate degree
Relações Internacionais (4 anos » years) .
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2013 Curso de curta duração
Short course
Análise Qualitativa suportada pelo Software webQDA.
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal.

2011 Curso de curta duração
Short course
XI Curso Complementario de Comunicación y Protocolo.
Universidade de Vigo, Espanha.

2010 Curso de curta duração
Short course
Promoção de Competências Genéricas no Ensino Superior.
Universidade de Aveiro, Portugal.

2010 Curso de curta duração
Short course
Workshop de Formação de e-Formadores.
Evolui.com, Portugal.

2009 Curso de curta duração
Short course
Tutoria em Formação - Acção.
Associação Empresarial de Portugal, Portugal.

2008 Curso de curta duração
Short course
La Función del Protocolo Corporativo en la Imagen de las Empresas..
Universidade de Vigo, Espanha.

2008 Curso de curta duração
Short course
Programa GET-IT - Graduate Entrepreneurship Training Through IT.
Fundação da Juventude, Portugal.

2007 Curso de curta duração
Short course
Internet para a Educação.
Formandum, Portugal.

2007 Curso de curta duração
Short course
Criação de Conteúdos para e-Learning.
Evolui.com, Portugal.

2006 Curso de curta duração
Short course
La Comunicación Institucional y la Responsabilidad Social Corporativa..
Universidade de Vigo, Espanha.

2004 Curso de curta duração
Short course
Processos de Formação Combinados.
Sociedade Portuguesa de Inovação, Portugal.

2004 Curso de curta duração
Short course
Introdução ao e-Learning.
Sociedade Portuguesa de Inovação, Portugal.

2000 Curso de curta duração
Short course
Formação Pedagógica de Formadores.
Instituto Português de Investigação e Apoio aos PALOP, Portugal.

1996 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Especialização em Gestão Comercial e Marketing.
Instituto Superior de Tecnologia Empresarial, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Superior de Administração e Gestão
Set/2014-Actual Professor Coordenador

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Jul/2013-Actual Investigador Principal

Instituto Superior entre Douro e Vouga
Fev/2013-Actual Professor Adjunto

Grupos Económicos Nacionais e PME's
Jan/2001-Actual Outra Situação

Grupos Económicos Nacionais e PME's
Jan/1996-Actual Outra Situação

Instituto Universitário da Maia
Fev/2013-Jul/2014 Professor Auxiliar

Universidade Lusíada Porto
Set/2011-Fev/2013 Professor Auxiliar

Universidade Lusíada Vila Nova de Famalicão
Set/2010-Fev/2013 Professor Auxiliar

Instituto Superior entre Douro e Vouga
Fev/2010-Ago/2011 Professor Adjunto

Instituto Superior Miguel Torga
Set/2008-Jul/2010 Professor Auxiliar

Instituto Português de Administração de Marketing de Matosinhos
Set/2005-Dez/2009 Assistente 2º triénio

Escola Superior de Enfermagem do Porto
Set/2007-Dez/2008 Outra Situação

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Set/2007-Jul/2008 Outra Situação

Vedior Psicoemprego
Ago/1999-Dez/2000 Outra Situação

EGOR Pessoas e Negócios
Set/1998-Jul/1999 Outra Situação

CRH
Jan/1998-Ago/1998 Outra Situação

IMCO Portugal
Jan/1996-Dez/1996 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Jul/2013-Actual Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento
Linhas de investigação»Research fields:


Turismo


Gestão


Marketing


Comunicação empresarial






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Superior de Administração e Gestão
Set/2014-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Marketing Turístico(Regente)
  • Comunicação Empresarial Integrada(Regente)
  • Empreendedorismo(Regente)
  • Comunicação e Imagem Empresarial
  • Marketing


Instituto Superior entre Douro e Vouga
Fev/2013-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Relações Públicas I(Regente)
  • Relações Públicas II(Regente)
  • Gestão de Recursos Humanos(Regente)
  • Comportamento do Consumidor(Regente)
  • Comunicação Publicitária(Regente)
  • Marketing Estratégico(Regente)
  • Marketing e Inovação(Regente)
  • Merchandising e Marketing Direto(Regente)




Instituto Universitário da Maia
Fev/2013-Jul/2014
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estágio(Docente)
  • Marketing do Produto Turístico(Regente)
  • Cultura Organizacional(Regente)
  • Projeto de Marketing Empresarial I(Docente)




Universidade Lusíada Porto
Set/2011-Fev/2013
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estudos de Mercado(Regente)
  • Gestão Comercial e das Vendas(Regente)
  • Planificação Estratégica dos Media(Regente)
  • Marketing(Regente)




Universidade Lusíada Vila Nova de Famalicão
Set/2010-Fev/2013
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Marketing Internacional(Regente)
  • Gestão do Preço e do Produto(Regente)
  • Jogo de Simulação(Regente)
  • Marketing Directo(Regente)
  • Marketing Estratégico(Regente)
  • Marketing Operacional(Regente)
  • Comportamento do Consumidor(Regente)
  • Webmarketing e Comércio Electrónico(Regente)
  • Facebook para empresas(Regente)
  • Estágio(Regente)
  • Teoria da Comunicação(Regente)
  • Estudos de Mercado(Regente)




Instituto Superior entre Douro e Vouga
Fev/2010-Ago/2011
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Marketing e Inovação(Regente)
  • Marketing(Regente)
  • Comunicação Publicitária(Regente)
  • Marketing Industrial e de Serviços(Regente)
  • Gestão Comercial(Regente)




Instituto Superior Miguel Torga
Set/2008-Jul/2010
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Marketing Interno(Regente)
  • Marketing Internacional(Regente)
  • Teoria das Relações Públicas(Regente)
  • Protocolo(Regente)
  • Gestão de Produto(Regente)
  • Empreendedorismo e Inovação(Regente)
  • Estágio(Docente)




Instituto Português de Administração de Marketing de Matosinhos
Set/2005-Dez/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Plano de Marketing(Docente)
  • Práticas de Marketing(Docente)
  • Economia e Negócios Internacionais(Docente)
  • Publicidade e Promoção de Vendas(Docente)
  • Gestão Estratégica(Docente)
  • Investigação e Métodos de Pesquisa(Docente)
  • Estágio(Docente)




Escola Superior de Enfermagem do Porto
Set/2007-Dez/2008
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Empreendedorismo




Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Set/2007-Jul/2008
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Marketing e Comunicação na Organização Escolar (Docente)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Turismo
2. Gestão
3. Marketing
4. Comunicação empresarial




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2007 Formador de Formação Contínua de Professores nas áreas A01 (Administração) e A51 (Técnicas Comerciais), Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho.
2012 Membro Honorário, Conselho Superior Europeu de Doutores e Doutores Honoris Caus.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jul/2013 - Actual CETRAD, Membro.
Investigador principal.
Fev/2013 - Actual CEDTUR - Centro de Estudos de Desenvolvimento Turístico, Membro.
Investigador principal.
Jan/2010 - Actual CEPESE - CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE, Membro.
Investigador.
Jan/2009 - Actual APCE - Associação Portuguesa de Comunicação Empresarial , Outros (especifique).
Sócio.
Jan/2005 - Actual APEP - Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo , Outros (especifique).
Sócio.
Jan/2000 - Actual APPM - Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, Outros (especifique).
Sócio.
Jan/2011 - Dez/2013 CLEGI - Centro Lusíada de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Gestão Industrial, Membro.
Colaborador.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Sousa, Jorge R.; Afonso, Carolina; Monteiro, David J; Amaral, Inês; Neto, João. 2016. Marketing Digital & E-Commerce. ed. 1, ISBN: 978-972-8994-72-3. Viseu: Psicosoma.
Coordenação.
2. Sousa, Jorge R.. 2011. Marketing Interno e Comunicação - O impacto da utilização de novas tecnologias nas PME´s. ed. 1. Viseu: Psicosoma.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Sousa, Jorge R.; Madeira, Paulo. 2016. Caso PRIMOR.  In Empresariato - Casos de Sucesso Empresarial - Internacionalização, ed. João Abreu, Coord., 181 - 199. ISBN: 978-989-993-19-3-. Vila Nova de Famalicão: Idioteque.
2. Sousa, Jorge R.. 2016. Social Media Intelligence - Monitorização, Análise de Dados, Intelligence e Reporting..  In Marketing Digital & E-Commerce, 91 - 128. . Viseu: Psicosoma.
3. Sousa, Jorge R.. 2012. Contribution of the New Information Technologies to the Efficacy of Communication Crisis Situations.  In The Dialogue Imperative, Trends and challenges in strategic and organizational commmunication, ed. Universidade da Beira Interior, 101 - 111. ISBN: 978-989-654-087-6. Covilhã: Labcom Books.
4. Sousa, Jorge R.. 2012. Marketing Interno e Comunicação Sexy.  In Porque é que o MARKETING é Sexy & Inteligente?!., 171 - 190. . Viseu: Psicosoma.
5. Sousa, Jorge R.; outros, Professor D. F. R. e. 2010. Os Novos Suportes para a Informação e Comunicação.  In Estudios de Comunicación y Protocolo (I), 997 - 1006. . Pontevedra, Vigo: Universidade de Vigo.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Sousa, Jorge R.; Borges, Ana P. 2016. "Marketing Communication and Sport Tourism - Application of Empathy Mapping to Spectator Football Tourism", aDResearch ESIC 13, 13: 10 - 35.
2. Sousa, Jorge R.; Serrano, Vicente; Mena, Ricardo. 2015. "Marketing On-Line, Comércio Eletrónico e Hotelaria: Estudo sobre a Marcação de Hotéis na Internet em Mercados Business-to-Business.", RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo 5, 1: 114 - 130.
3. Sousa, Jorge R.; Silva, Jorge. 2015. "A Gestão da Sucessão em Empresas Familiares: Estudos de caso em PME do norte e centro de Portugal.", REA - Revista Eletrónica de Adminsitração 14, 2: 360 - 377.
4. Sousa, Jorge R.; Vinhas, João. 2014. "The problematic of expatriation in international human resource management: studies applied to SMES in central and northern of Portugal ", Internext - Review of International Business 9, 3: 16 - 37.
5. Sousa, Jorge R.; Borges, Ana P; Rodrigues, Paula. 2014. "The profile of users of social networks: a tool for developing strategies", Journal of Strategic and International Studies 9, 5: 53 - 60.
6. Sousa, Jorge R.; Mena, Ricardo; Claro, Jose A. C. S. 2013. "ESTUDO COMPARATIVO BRASIL-PORTUGAL SOBRE O USO DE REDES SOCIAIS NA INTERNET POR JOVENS COMO INSTRUMENTO DE RECLAMAÇÃO JUNTO DE EMPRESAS ", Revista de Administração da UNIMEP 11, 3: 142 - 172.
7. Sousa, Jorge R.. 2012. "Sistemas de Informação: Utilização de Aplicações de ERP e CRM nas PME da Euro Região Norte de Portugal Galiza", Egitanea Sciencia, 10: 63 - 79.
8. Sousa, Jorge R.. 2012. "Potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade e a Imagem Empresarial: Estudo Aplicado nas Pequenas e Médias Empresas da Euro Região Norte de Portugal-Galiza", ROC 8, 16: 29 - 59.
9. Sousa, Jorge R.. 2011. "As Tecnologias de Informação para a Eficácia da Comunicação Interna na Empresa: Incidência nas PME´s da Euro-Região Norte de Portugal-Galiza.", Lusíada. Economia & Empresa, 12: 145 - 170.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Sousa, Jorge R.; Silva, Jorge. 2015. "The Problem of Sucession in Family Businesses: Studies on SMEs in Central and Northern Portugal", Trabalho apresentado em XXV Jornadas Hispanolusas de Gestión Científica, In Proceedings with papers "Building bridges between research and knowledge transfer", Ourense.
2. Sousa, Jorge R.; Mena, Ricardo; Claro, Jose A. C. S; Bastos, Maria C. 2015. "THE ROLE OF SOCIAL MEDIA FOR THE EFFECTIVENESS OF INTERNAL COMMUNICATION: EXPLORATORY STUDY.", Trabalho apresentado em LCBR European Marketing Conference 2015, In Proceedings of the LCBR European Marketing Conference 2015, Lisbon.
3. Sousa, Jorge R.; Silva, Jorge. 2014. "A Problemática da Sucessão em Empresas Familiares", Trabalho apresentado em V Conferência IIRH - Investigação e Intervenção em Recursos Humanos: Aspetos Contemporâneos da GRH., In Livro de Resumos da Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, Vila do Conde.
4. Sousa, Jorge R.; Borges, Ana P. 2014. "Consumer, Marketing and Sport Tourism: Application of the Empathy Map to the Tourist Spectator Football.", Trabalho apresentado em Sport Tourism Conference 2014 - STC'14, In Book of Abstracts SPORT TOURISM New Challenges in a Globalized World, Coimbra.
5. Sousa, Jorge R.; Serrano, Vicente; Mena, Ricardo. 2013. "Os Negócios na Internet e a Gestão Hoteleira: Reflexão sobre os Métodos Usados para a Marcação de Hotéis em Viagens de Negócios.", Trabalho apresentado em XV Seminário Luso-Español de Economia Empresarial, In Proceedings XV Seminário Luso-Español de Economia Empresarial, Vila Real.
6. Sousa, Jorge R.. 2013. "Comunicação Digital e Social Media Marketing na Gestão da Notoriedade e Reputação Hoteleira", Trabalho apresentado em III Conferência Internacional de Turismo "Governança e Turismo", In Livro de Resumos III Conferência Internacional de Turismo "Governança e Turismo", Maia.
7. Sousa, Jorge R.. 2012. "Contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Eficácia da Tomada de Decisões: Estudo aplicado às PME da Euro Região Norte de Portugal-Galiza", Trabalho apresentado em VI Jornadas Internacionais de Secretariado e Assessoria, In Livro (e-book) de Atas das VI Jornadas Internacionais de Secretariado e Assessoria, Lamego.
8. Sousa, Jorge R.. 2012. "Contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação para o Sistema de Gestão da Qualidade e a Imagem Empresarial: Incidência nas PME da Euro Região Norte de Portugal-Galiza", Trabalho apresentado em XIII Seminário Luso Espanhol de Economia Empresarial, In Temas de Economia Empresarial - Atas do XIII Seminário Luso Espanhol de Economia Empresarial, Évora.
9. Sousa, Jorge R.. 2012. "A (in)visibilidade das redes sociais no ambiente interno das instituições educativas", Trabalho apresentado em III Congresso Ibérico Fanda Dixital, In III Congresso Ibérico Fanda Dixital, Póvoa de Varzim.
10. Sousa, Jorge R.. 2011. "Tipologias de Utilização das Novas Tecnologias na Comunicação Interna", Trabalho apresentado em IX LUSOCOM Lusofonia e Interculturalidade, In Lusofonia e Interculturalidade, São Paulo.
11. Sousa, Jorge R.; Vinhas, João. 2011. "A Gestão de Recursos Humanos na Perspectiva da Internacionalização", Trabalho apresentado em III Conferência de Investigação e Intervenção em Recursos Humanos - Gestão para a Cidadania, In Investigação e Intervenção em Recursos Humanos - Gestão para a Cidadania, Vila do Conde.
12. Sousa, Jorge R.. 2010. "Tecnologias de Informação e Comunicação - A Sua Incidência na Comunicação Interna das PME´s da Euro-Região Norte de Portugal-Galiza", Trabalho apresentado em VIII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, In VIII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, Porto.
13. Sousa, Jorge R.. 2010. "Comunicação na Era Digital - Um estudo sobre as PME´s da Euro-Região Norte de Portugal-Galiza", Trabalho apresentado em I Jornadas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas do ISVOUGA, In Actas das I Jornadas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas do ISVOUGA, Santa Maria da Feira.
14. Sousa, Jorge R.. 2010. "Práticas de Responsabilidade Social e Novas Tecnologias na Gestão de Recursos Humanos da Empresa - A sua incidência nas PME´s da Euro-Região Norte de Portugal-Galiza.", Trabalho apresentado em II Conferência em Investigação e Intervenção em Recursos Humanos 2010 - Dilemas de uma sociedade em transformação, In IIRH10 Artigos Completos, Setúbal.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Sousa, Jorge R.. 30 maio 2012. "Novas tecnologias potenciam comunicação e marketing interno nas PME" Actualidad€ Economia Ibérica, 6 - 7.
2. Sousa, Jorge R.. 29 set. 2010. "Impacto da utilização das TIC na comunicação interna das organizações " Comunicação Empresarila, 20 - 22.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Sousa, Jorge R.. 2016. "Editorial of International Journal of Marketing, Communication and New Media", 4 pp.. Portugal: Instituto Superior de Entre Douro e Vouga.
2. Sousa, Jorge R.. 2015. "Editorial of International Journal of Marketing, Communication and New Media", 4 pp.. Portugal: Instituto Superior de Entre Douro e Vouga.
3. Sousa, Jorge R.. 2015. "Editorial of International Journal of Marketing, Communication and New Media", 4 pp.. Portugal: Instituto Superior de Entre Douro e Vouga.
4. Sousa, Jorge R.. 2014. "Editorial of International Journal of Marketing, Communication and New Media", 5 pp.. Portugal: Instituto Superior de Entre Douro e Vouga.
5. Sousa, Jorge R.. 2014. "Editorial of International Journal of Marketing, Communication and New Media", 4 pp.. Portugal: Instituto Superior de Entre Douro e Vouga.
6. Sousa, Jorge R.. 2013. "Editorial of International Journal of Marketing, Communication and New Media", 4 pp.. Portugal: Instituto Superior de Entre Douro e Vouga.



Trabalho técnico
Technical work
1. Sousa, Jorge R.. Diagnóstico Estratégico da Lightbox, Lda.,2013 (Relatório de consultoria).
2. Sousa, Jorge R.. Diagnóstico Organizacional da Poster Digital, Lda.,2013 (Relatório de consultoria).
3. Sousa, Jorge R.. Diagnóstico Estratégico da Empresa da Clínica Veterinária e Hotel Montes Burgos,2010 (Relatório de consultoria).
4. Sousa, Jorge R.. Diagnóstico Estratégico do Grupo Pedro & Pedro,2006 (Relatório de consultoria).
5. Sousa, Jorge R.. Diagnóstico Estratégico da Clínica Dr. Morais Calado,2006 (Relatório de consultoria).
6. Sousa, Jorge R.. Diagnóstico Estratégico da Officetec, Lda.,2006 (Relatório de consultoria).
7. Sousa, Jorge R.. Plano de Marketing Estratégico da Transdev ,2006 (Relatório de consultoria).
8. Sousa, Jorge R.. Diagnóstico Estratégico da Vemataco, Lda.,2006 (Relatório de consultoria).
9. Sousa, Jorge R.. Avaliação de Satisfação da Comunidade Académica do ISPGAYA - Instituto Superior Politécnico de Gaia.,2005 (Relatório de consultoria).
10. Sousa, Jorge R.. Diagnóstico Estratégico da Fábrica de Plásticos de Águeda,2005 (Relatório de consultoria).
11. Sousa, Jorge R.. Diagnóstico Estratégico da Contas de Somar, Lda.,2005 (Relatório de consultoria).

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Sousa, Jorge R.. Marketing Interno e Comunicação ,Seminário "Marketing e Comunicação",S. Mamede de Infesta (Porto),2012 (Conferência ou palestra).
2. Sousa, Jorge R.. Os efeitos da utilização de novas tecnologias e redes sociais na atividade docente e investigação,Ciclo de Seminários da Pós Graduação em TIC em Contextos de Aprendizagem,Porto,2012 (Seminário).
3. Sousa, Jorge R.. Contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Eficácia da Tomada de Decisões: Estudo aplicado às PME da Euro Região Norte de Portugal-Galiza,VI Jornadas Internacionais de Secretariado e Assessoria,Lamego,2012 (Comunicação).
4. Sousa, Jorge R.. Marketing Interno e Comunicação,Seminários do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos,Vila do Conde,2012 (Seminário).
5. Sousa, Jorge R.. Novas Tecnologias e Marketing Directo,Workshop sobre Marketing Direto ,Coimbra,2011 (Conferência ou palestra).
6. Sousa, Jorge R.. Contribution of the New Information Technologies to the Efficacy of Communication in Crisis Situations,The Dialogue Imperative. Trends and challenges in strategic and organizational communication.,Covilhã,2011 (Comunicação).
7. Sousa, Jorge R.. Novas Tecnologias para a Comunicação da Empresa,III Foro Hispano-Luso Ibeoramericano de Protocolo y Comunicacion Corporativa,Pontevedra,2011 (Comunicação).
8. Sousa, Jorge R.. Comunicação na Era Digital - Um estudo sobre as PME´s da Euro-Região Norte de Portugal-Galiza, I Jornadas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas do ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga,Santa Maria da Feira,2010 (Comunicação).
9. Sousa, Jorge R.. Práticas de Responsabilidade Social e Novas Tecnologias na Gestão de Recursos Humanos da Empresa - A sua incidência nas PME´s da Euro-Região Norte de Portugal-Galiza,II Conferência em Investigação e Intervenção em Recursos Humanos 2010 - Dilemas de uma sociedade em transformação,Setúbal,2010 (Comunicação).
10. Sousa, Jorge R.. Tecnologias de Informação e Comunicação - A Sua Incidência na Comunicação Interna das PME´s da Euro-Região Norte de Portugal-Galiza,VIII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural,Porto,2010 (Comunicação).
11. Sousa, Jorge R.. Protocolo e Comunicação Electrónica,2º Encontro Cientifico do Grupo ISLA,Gaia,2007 (Comunicação).
12. Sousa, Jorge R.. Nuevos modelos, nuevos soportes, nuevas demandas para la comunicación institucional en la empresa y las instituciones,Protocolo y protocolos pata la comunicación de empresas e instituciones: Las herramientas de la excelencia,Pontevedra,2007 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Sousa, Jorge R.. Redes Sociais - Novas ferramentas de maximização da comunicação institucional, 2015 (Aperfeiçoamento), promovido por MNE - Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Duração: 8 horas. Local: MNE - Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
2. Sousa, Jorge R.. Marketing Internacional, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Móveis Gentil, Lda..
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
3. Sousa, Jorge R.. Gestão Operacional, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação Comercial e Industrial de V. N. de Famalicão.
Duração: 12 horas., Tipo de participação: Docente.
4. Sousa, Jorge R.. Networking, Marketing Digital e Redes Sociais, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas.
Duração: 7 horas., Tipo de participação: Docente.
5. Sousa, Jorge R.. Gestão de Marcas, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Coton Couleur - Empresa Têxtil, S.A..
Duração: 30 horas., Tipo de participação: Docente.
6. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Marketing, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação Comercial e Industrial de V. N. de Famalicão.
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
7. Sousa, Jorge R.. Marketing Digital, Redes Sociais e Comunicação Interna, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Academia de PME do IAPMEI e AFTEBI - Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior.
Duração: 4 horas., Tipo de participação: Docente.
8. Sousa, Jorge R.. Marketing Interno e Comunicação, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação Comercial e Industrial de Gondomar.
Duração: 22 horas., Tipo de participação: Docente.
9. Sousa, Jorge R.. Social Media Marketing, 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por IAPMEI.
Duração: 10 horas. Local: Coimbra, Cidade: Coimbra, Tipo de participação: Docente.
10. Sousa, Jorge R.. Networking, Marketing Digital e Redes Sociais, 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por IAPMEI .
Duração: 7 horas. Local: Castelo Branco, Cidade: Castelo Branco, Tipo de participação: Docente.
11. Sousa, Jorge R.. CRM, 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários.
Duração: 20 horas. Local: Braga, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
12. Sousa, Jorge R.. Organização Pessoal e Gestão do Tempo, 2011 (Aperfeiçoamento), promovido por ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga.
Duração: 14 horas. Local: ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Cidade: Santa Maria da Feira, Tipo de participação: Docente.
13. Sousa, Jorge R.. Gestão Comercial, 2011 (Aperfeiçoamento), promovido por CENERTEC - Centro de Energia e Tecnologia.
Duração: 2 dias. Local: Hotel Premium Maia, Cidade: Maia, Tipo de participação: Docente.
14. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Comunicação, 2011 (Aperfeiçoamento), promovido por ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga.
Duração: 14 horas. Local: ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Cidade: Santa Maria da Feira, Tipo de participação: Docente.
15. Sousa, Jorge R.. Análise da Satisfação dos Clientes, 2010 (Aperfeiçoamento), promovido por GTI - Gestão, tecnologia e Inovação, S.A..
Duração: 12 horas. Local: GTI, Cidade: Matosinhos, Tipo de participação: Docente.
16. Sousa, Jorge R.. Gestão do Tempo, 2010 (Aperfeiçoamento), promovido por Elec3city - Agência de Publicidade.
Duração: 14 horas. Local: Elec3city, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
17. Sousa, Jorge R.. Fidelização de Clientes, 2010 (Aperfeiçoamento), promovido por GTI - Gestão, Tecnologia e Inovação, S.A..
Duração: 25 horas. Local: GTI, Cidade: Matosinhos, Tipo de participação: Docente.
18. Sousa, Jorge R.. Marketing, Merchandising e Publicidade, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 60 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
19. Sousa, Jorge R.. Atendimento Telefónico, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por IPAM Corporate Education.
Duração: 20 horas. Local: IPAM Matosinhos, Cidade: Matosinhos, Tipo de participação: Docente.
20. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Informação, Comunicação e de Negociação, 2009 (Especialização), promovido por Centro de Estudos e Formação Profissional O Sábio de Lago.
Duração: 20 horas. Local: O Sábio de Lago, Cidade: Amares (Braga), Tipo de participação: Docente.
21. Sousa, Jorge R.. Marketing Comercial, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Fisacar Automóveis.
Duração: 25 horas. Local: Fisacar Automóveis, Cidade: Barcelos, Tipo de participação: Docente.
22. Sousa, Jorge R.. Sistemas de Organização Empresarial, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Fisacar Automóveis.
Duração: 25 horas. Local: Fisacar Automóveis, Cidade: Barcelos, Tipo de participação: Docente.
23. Sousa, Jorge R.. Formação Avançada de Vendas - Eficácia Pessoal, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Coats Portugal.
Duração: 2 dias. Local: Coats Portugal / Indeve, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
24. Sousa, Jorge R.. Plano de Marketing, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por AXA Seguros.
Duração: 8 horas. Local: AXA Seguros, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
25. Sousa, Jorge R.. Marketing, Merchandising e Publicidade, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 12 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
26. Sousa, Jorge R.. Gestão de Lojas, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Benetton.
Duração: 20 horas. Local: Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
27. Sousa, Jorge R.. Comércio para Empreendedores, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por ACB - Associação Comercial de Braga.
Duração: 42 horas. Local: ACB - Associação Comercial de Braga, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
28. Sousa, Jorge R.. e-Business, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Fundação da Juventude.
Duração: 35 horas. Local: Fundação da Juventude, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
29. Sousa, Jorge R.. Gestão das Organizações, 2007 (Especialização), promovido por Centro de Estudos e Formação Profissional O Sábio de Lago.
Duração: 30 horas. Local: O Sábio de Lago, Cidade: Amares (Braga), Tipo de participação: Docente.
30. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Informação, comunicação e de Negociação, 2007 (Especialização), promovido por Centro de Estudos e Formação Profissional O Sábio de Lago.
Duração: 20 horas. Local: O Sábio de Lago, Cidade: Amares (Braga), Tipo de participação: Docente.
31. Sousa, Jorge R.. Marketing, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 86 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
32. Sousa, Jorge R.. Publicidade, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por ACIB - Associação Comercial e Industrial de Barcelos.
Duração: 12 horas. Local: ACIB, Cidade: Barcelos, Tipo de participação: Docente.
33. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Promoção e Marketing, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por PME Portugal.
Duração: 24 horas. Local: PME Portugal, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
34. Sousa, Jorge R.. e-Business e e-Commerce, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Fundação da Juventude.
Duração: 32 horas., Tipo de participação: Docente.
35. Sousa, Jorge R.. Gestão Comercial e Marketing, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Ministério da Economia, Secretaria de Estado do Turismo, INFTUR.
Duração: 32 horas. Local: Escola de Hotelaria do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
36. Sousa, Jorge R.. Programação Neuro Linguística, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Enfermagem do Porto.
Duração: 8 horas. Local: Escola Superior de Enfermagem do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
37. Sousa, Jorge R.. e-Commerce, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Fundação da Juventude.
Duração: 35 horas. Local: Fundação da Juventude, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
38. Sousa, Jorge R.. Economia Internacional, 2006 (Aperfeiçoamento), promovido por AEBA - Associação Empresarial do Baixo Ave.
Duração: 16 horas. Local: AEBA, Cidade: Trofa, Tipo de participação: Docente.
39. Sousa, Jorge R.. Organização e Gestão Empresarial, 2006 (Especialização), promovido por FORIQ - Formação e Inserção de Activos Desempregados.
Duração: 60 horas. Local: Ideia Link, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
40. Sousa, Jorge R.. Marketing Turístico, 2006 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 65 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
41. Sousa, Jorge R.. Marketing, 2006 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 56 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
42. Sousa, Jorge R.. O Comércio Internacional e sua Documentação, 2006 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 63 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
43. Sousa, Jorge R.. Publicidade, 2006 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 21 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
44. Sousa, Jorge R.. Comunicação Interna, 2006 (Aperfeiçoamento), promovido por CIDEC.
Duração: 12 horas. Local: CIDEC, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
45. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Vendas, 2006 (Aperfeiçoamento), promovido por Amplifon Portugal.
Duração: 12 horas. Local: Amplifon Portugal, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
46. Sousa, Jorge R.. Planeamento de Vendas, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por APIMA - Associação Portuguesa das Indústrias do Mobiliário.
Duração: 20 horas. Local: APIMA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
47. Sousa, Jorge R.. Publicidade, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 21 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
48. Sousa, Jorge R.. Marketing do Livro, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por Nova Etapa.
Duração: 16 horas. Local: Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
49. Sousa, Jorge R.. Marketing Turístico, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 25 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
50. Sousa, Jorge R.. Marketing, Imagem e Posicionamento Estratégico, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 20 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
51. Sousa, Jorge R.. e-Commerce, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por Fundação da Juventude.
Duração: 42 horas. Local: Fundação da Juventude, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
52. Sousa, Jorge R.. Gestão das Organizações, 2005 (Especialização), promovido por Centro de Estudos e Formação Profissional O Sábio de Lago.
Duração: 30 horas. Local: O Sábio de Lago, Cidade: Amares, Tipo de participação: Docente.
53. Sousa, Jorge R.. Supervisão e Controlo de Vendas, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por APIMA - Associação Portuguesa das Indústrias do Mobiliário.
Duração: 20 horas. Local: APIMA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
54. Sousa, Jorge R.. e-Business, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por Fundação da Juventude.
Duração: 42 horas. Local: Fundação da Juventude, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
55. Sousa, Jorge R.. Comportamento do Consumidor, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por Colunex.
Duração: 16 horas. Local: Colunex, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
56. Sousa, Jorge R.. O Comércio Internacional e sua Documentação, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 84 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
57. Sousa, Jorge R.. O desenvolvimento de produtos, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por IPME - Instituto PME Formação, S.A..
Duração: 56 horas. Local: IPME, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
58. Sousa, Jorge R.. Novo Consumidor e Estratégias de Fidelização, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 10 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
59. Sousa, Jorge R.. Atendimento de Clientes, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por Almedina.
Duração: 8 horas. Local: Almedina, Cidade: Coimbra, Tipo de participação: Docente.
60. Sousa, Jorge R.. Gestão da Força de Vendas, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por APIMA - Associação Portuguesa das Indústrias do Mobiliário.
Duração: 20 horas. Local: APIMA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
61. Sousa, Jorge R.. e-Business, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por AIDA - Associação Industrial do Distrito de Aveiro.
Duração: 24 horas. Local: AIDA, Cidade: Aveiro, Tipo de participação: Docente.
62. Sousa, Jorge R.. Marketing, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação Comercial e Industrial de Guimarães.
Duração: 77 horas. Local: AICG, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
63. Sousa, Jorge R.. A Empresa e a Gestão de Vendas, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por APIMA - Associação Portuguesa das Indústrias do Mobiliário.
Duração: 10 horas. Local: APIMA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
64. Sousa, Jorge R.. Marketing, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola de Comércio do Porto.
Duração: 40 horas. Local: Escola de Comércio do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
65. Sousa, Jorge R.. Marketing Turístico, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 70 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
66. Sousa, Jorge R.. Técnicas Eficazes para Desenvolvimento da Acção Comercial, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por Praticus - Formação e Serviços de Apoio às Empresas.
Duração: 32 horas. Local: Praticus - Formação e Serviços de Apoio às Empresas, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
67. Sousa, Jorge R.. Marketing Management, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários.
Duração: 56 horas. Local: Casa do Farol, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
68. Sousa, Jorge R.. Gestão do Tempo, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por Praticus - Formação e Serviços de Apoio às Empresas.
Duração: 30 horas. Local: Praticus, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
69. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Vendas e Marketing, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Duração: 42 horas. Local: Centro de Formação Profissional de Águeda, Cidade: Águeda, Tipo de participação: Docente.
70. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Vendas, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por VLM Consultores.
Duração: 30 horas. Local: VLM Consultores, Cidade: Aveiro, Tipo de participação: Docente.
71. Sousa, Jorge R.. Atendimento ao Cliente, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola de Comércio do Porto.
Duração: 19 horas. Local: Escola de Comércio do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
72. Sousa, Jorge R.. Venda e Marketing, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por IPME - Instituto PME Formação, S.A..
Duração: 84 horas. Local: IPME, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
73. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Marketing, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola de Comércio do Porto.
Duração: 45 horas. Local: Escola de Comércio do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
74. Sousa, Jorge R.. Marketing, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola de Comércio do Porto.
Duração: 40 horas. Local: Escola de Comércio do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
75. Sousa, Jorge R.. Marketing Internacional, 2004 (Especialização), promovido por NUFEC - Núcleo de Formação, Estudos e Consultoria.
Duração: 75 horas. Local: NUFEC, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
76. Sousa, Jorge R.. Gestão Empresarial, 2004 (Especialização), promovido por NUFEC - Núcleo de Formação, Estudos e Consultoria.
Duração: 45 horas. Local: NUFEC, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
77. Sousa, Jorge R.. Gestão das Organizações, 2004 (Especialização), promovido por Futurbrain - Centro de Formação.
Duração: 54 horas. Local: Futurbrain - Centro de Formação, Cidade: Vila do Conde, Tipo de participação: Docente.
78. Sousa, Jorge R.. Negociação na Venda, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por Praticus - Formação e Serviços de Apoio às Empresas.
Duração: 34 horas. Local: Praticus, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
79. Sousa, Jorge R.. Gestão Comercial, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 89 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
80. Sousa, Jorge R.. Compras e Aprovisionamento - Simulação de uma Negociação, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por Colunex, S.A..
Duração: 7 horas. Local: Colunex, S.A., Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
81. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Venda On-Line, 2004 (Especialização), promovido por Fundação da Juventude.
Duração: 35 horas. Local: Fundação da Juventude, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
82. Sousa, Jorge R.. Merchandising, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por ACIB - Associação Comercial e Industrial de Barcelos.
Duração: 30 horas. Local: ACIB, Cidade: Barcelos, Tipo de participação: Docente.
83. Sousa, Jorge R.. Atendimento a Clientes, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por Praticus - Formação e Serviços de Apoio às Empresas.
Duração: 30 horas. Local: Praticus, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
84. Sousa, Jorge R.. Webmarketing, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por ACIPV - Associação Comercial e Industrial da Póvoa de Varzim.
Duração: 16 horas. Local: ACIPV, Cidade: Póvoa de Varzim, Tipo de participação: Docente.
85. Sousa, Jorge R.. Organização de Micro Empresas, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por Camera di Commercio Italiana per il Porrtogallo.
Duração: 30 horas. Local: Consulado de Itália, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
86. Sousa, Jorge R.. Relações Públicas, 2004 (Especialização), promovido por NUFEC - Núcleo de Formação, Estudos e Consultoria.
Duração: 45 horas. Local: NUFEC, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
87. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Venda, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola de Comércio do Porto.
Duração: 60 horas. Local: Escola de Comércio do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
88. Sousa, Jorge R.. Marketing e Produto, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por IPME - Instituto PME Formação, S.A..
Duração: 16 horas. Local: IPME, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
89. Sousa, Jorge R.. Marcas, Preços e e-Commerce, 2004 (Especialização), promovido por Fundação da Juventude.
Duração: 21 horas. Local: Fundação da Juventude, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
90. Sousa, Jorge R.. e-Commerce e Canais de Distribuição, 2004 (Especialização), promovido por Fundação da Juventude.
Duração: 21 horas. Local: Fundação da Juventude, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
91. Sousa, Jorge R.. Comércio Electrónico, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por Fundação da Juventude.
Duração: 21 horas. Local: Fundação da Juventude, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
92. Sousa, Jorge R.. Apoio à Criação do Próprio Emprego e ao Investimento, 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por Camera di Commercio Italiana per il Porrtogallo.
Duração: 10 horas. Local: Consulado de Itália, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
93. Sousa, Jorge R.. Escritório Electrónico, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Vougageste Consultores.
Duração: 33 horas. Local: Vougageste Consultores, Cidade: Santa Maria da Feira, Tipo de participação: Docente.
94. Sousa, Jorge R.. Estrutura Organizacional da Empresa e Atendimento, 2003 (Outra), promovido por Futurbrain.
Duração: 50 horas. Local: Futurbrain, Cidade: Ermesinde, Tipo de participação: Docente.
95. Sousa, Jorge R.. Gestão de Marketing, 2003 (Especialização), promovido por Camera di Commercio Italiana per il Porrtogallo.
Duração: 40 horas. Local: Consulado de Itália, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
96. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Venda, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Futurbrain.
Duração: 130 horas. Local: Futurbrain, Cidade: Vila do Conde, Tipo de participação: Docente.
97. Sousa, Jorge R.. Atendimento no Ponto de Venda, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Futurbrain.
Duração: 90 horas. Local: Futurbrain, Cidade: Vila do Conde, Tipo de participação: Docente.
98. Sousa, Jorge R.. Organização e Marketing de Seguros, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Duração: 18 horas. Local: Centro de Formação Profissional de Braga, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
99. Sousa, Jorge R.. Marketing no Ponto de Venda, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por CNS - Companhia Nacional de Serviços.
Duração: 1 dias. Local: CNS, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
100. Sousa, Jorge R.. Merchandising, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por ACIB - Associação Comercial e Industrial de Barcelos.
Duração: 30 horas. Local: ACIB, Cidade: Barcelos, Tipo de participação: Docente.
101. Sousa, Jorge R.. Merchandising, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola de Comércio do Porto.
Duração: 60 horas. Local: Escola de Comércio do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
102. Sousa, Jorge R.. e-Commerce, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Fundação da Juventude.
Duração: 42 horas. Local: Fundação da Juventude, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
103. Sousa, Jorge R.. Técnicas Eficazes para Aumento das Vendas, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Praticus - Formação e Serviços de Apoio às Empresas.
Duração: 36 horas. Local: Praticus - Formação e Serviços de Apoio às Empresas, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
104. Sousa, Jorge R.. Organização do Vendedor, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Salvador Caetano.
Duração: 24 horas. Local: Salvador Caetano, Cidade: Porto Gaia, Tipo de participação: Docente.
105. Sousa, Jorge R.. Marketing Comercial, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por ACIB - Associação Comercial e Industrial de Barcelos.
Duração: 30 horas. Local: ACIB, Cidade: Barcelos, Tipo de participação: Docente.
106. Sousa, Jorge R.. Animação no Ponto de Venda, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Futurbrain.
Duração: 70 horas. Local: Futurbrain, Cidade: Vila do Conde, Tipo de participação: Docente.
107. Sousa, Jorge R.. Técnicas Eficazes de Vendas, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Fábrica de Papel do Ave.
Duração: 36 horas. Local: Fábrica de Papel do Ave, Cidade: Vila Nova de Gaia, Tipo de participação: Docente.
108. Sousa, Jorge R.. Estratégia de Marketing, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por ACIB - Associação Comercial e Industrial de Barcelos.
Duração: 40 horas. Local: ACIB, Cidade: Barcelos, Tipo de participação: Docente.
109. Sousa, Jorge R.. Marketing, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Salvador Caetano.
Duração: 21 horas. Local: Salvador Caetano, Cidade: Vila Nova de Gaia, Tipo de participação: Docente.
110. Sousa, Jorge R.. Atenção e Serviço ao Cliente, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Comércio Activo Consultores.
Duração: 16 horas. Local: Comércio Activo Consultores, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
111. Sousa, Jorge R.. e.Business, 2003 (Especialização), promovido por Camera di Commercio Italiana per il Porrtogallo.
Duração: 64 horas. Local: Consulado de Itália, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
112. Sousa, Jorge R.. e-Business, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Fundação da Juventude.
Duração: 42 horas. Local: Fundação da Juventude, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
113. Sousa, Jorge R.. Marketing e Técnicas de Venda, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Quality View Consult.
Duração: 50 horas. Local: QVC, Cidade: Paços de Ferreira, Tipo de participação: Docente.
114. Sousa, Jorge R.. Gestão Comercial, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Praticus - Formação e Serviços de Apoio às Empresas.
Duração: 30 horas. Local: Praticus - Formação e Serviços de Apoio às Empresas, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
115. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Venda, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por EGOR - Grupo Egor Pessoas e Negócios.
Duração: 30 horas. Local: EGOR, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
116. Sousa, Jorge R.. Comércio Electrónico, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Forvisão - Consultoria em Formação Integrada.
Duração: 15 horas. Local: Forvisão, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
117. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Venda, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por Forvisão - Consultoria em Formação Integrada.
Duração: 36 horas. Local: Forvisão, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
118. Sousa, Jorge R.. e-Business, 2002 (Especialização), promovido por Camera di Commercio Italiana per il Porrtogallo.
Duração: 64 horas. Local: Consulado de Itália, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
119. Sousa, Jorge R.. Atendimento de Clientes, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola de Comércio do Porto.
Duração: 24 horas. Local: Escola de Comércio do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
120. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Negociação e Relação com o Cliente, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por Formaconde.
Duração: 30 horas. Local: Formaconde, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
121. Sousa, Jorge R.. Formas de Fidelização de Clientes, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por Comércio Activo Consultores.
Duração: 30 horas. Local: Comércio Activo Consultores, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
122. Sousa, Jorge R.. Formação a Gerentes de Loja, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por Comércio Activo Consultores.
Duração: 9 horas. Local: Comércio Activo Consultores, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
123. Sousa, Jorge R.. Negociação na Venda, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por Fundação da Juventude.
Duração: 90 horas. Local: Fundação da Juventude, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
124. Sousa, Jorge R.. Organização de Empresas, 2002 (Especialização), promovido por Camera di Commercio Italiana per il Porrtogallo.
Duração: 30 horas. Local: Consulado de Itália, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
125. Sousa, Jorge R.. Marketing Turístico, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 18 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
126. Sousa, Jorge R.. Novo Consumidor e Estratégias de Fidelização, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 10 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
127. Sousa, Jorge R.. Marketing, Imagem e Posicionamento Estratégico, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 20 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
128. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Venda e Negociação, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por Formaconde.
Duração: 14 horas. Local: Formaconde, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
129. Sousa, Jorge R.. Marketing na Era Digital, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por GTI - Gestão, Tecnologia e Inovação S.A..
Duração: 48 horas. Local: GTI, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
130. Sousa, Jorge R.. Telemarketing, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por TV Cabo Porto, S.A..
Duração: 34 horas. Local: TV Cabo Porto, S.A., Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
131. Sousa, Jorge R.. Princípios da Comunicação Organizacional, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Duração: 28 horas. Local: Centro de Formação Profissional de Águeda, Cidade: Águeda, Tipo de participação: Docente.
132. Sousa, Jorge R.. Formação para Vendedores, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por TV Cabo Porto, S.A..
Duração: 163 horas. Local: TV Cabo Porto, S.A., Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
133. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Comunicação, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por Formaconde.
Duração: 60 horas. Local: Formaconde, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
134. Sousa, Jorge R.. Organização e Marketing de Seguros, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Duração: 60 horas. Local: Centro de Formação Profissional de Braga, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
135. Sousa, Jorge R.. Técnicas Eficazes para Aumento das Vendas, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por Praticus - Formação e Serviços de Apoio às Empresas.
Duração: 24 horas. Local: Praticus - Formação e Serviços de Apoio às Empresas, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
136. Sousa, Jorge R.. Marketing e Comércio Internacional, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por AEPF - Associação Empresarial de Paços de Ferreira.
Duração: 27 horas. Local: Parque de Exposições da Capital do Móvel, Cidade: Paços de Ferreira, Tipo de participação: Docente.
137. Sousa, Jorge R.. A Gestão Comercial e o Marketing nas Empresas, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por Sofos - Consultores de Gestão.
Duração: 51 horas. Local: Sofos - Consultores de Gestão, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
138. Sousa, Jorge R.. Marketing na Gestão Comercial, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por QVC - Quality View Consult.
Duração: 90 horas. Local: QVC - Quality View Consult, Cidade: Paços de Ferreira, Tipo de participação: Docente.
139. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Marketing e Vendas, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
Duração: 80 horas. Local: EHTPorto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
140. Sousa, Jorge R.. Gestão de Marketing, 2002 (Especialização), promovido por Câmara de Comércio Italiana.
Duração: 40 horas. Local: Consulado de Itália, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
141. Sousa, Jorge R.. Novas Formas de Comercialização no Contexto do Marketing, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por Forvisão - Consultoria em Formação Integrada.
Duração: 42 horas. Local: Forvisão, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
142. Sousa, Jorge R.. O Comércio Internacional e sua Documentação, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 21 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
143. Sousa, Jorge R.. Liderança e Condução de Equipas de Trabalho, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por ANFORCE - Associação Nacional de Formadores em Ciências Empresariais.
Duração: 21 horas. Local: ANFORCE, Cidade: Viana do Castelo, Tipo de participação: Docente.
144. Sousa, Jorge R.. Gestão Comercial, 2001 (Especialização), promovido por EPAM - Escola Prática de Administração Militar.
Duração: 52 horas. Local: EPAM, Cidade: Póvoa de Varzim, Tipo de participação: Docente.
145. Sousa, Jorge R.. Promotores de Inovação Comercial, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 42 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
146. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Vendas, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por Dempresa - Consultores de Recursos Humanos, S.A:.
Duração: 7 horas. Local: Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
147. Sousa, Jorge R.. Marketing, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por AEP - Associação Empresarial de Portugal.
Duração: 21 horas. Local: Exponor, Cidade: Leça da Palmeira, Tipo de participação: Docente.
148. Sousa, Jorge R.. e-Commerce, 2001 (Especialização), promovido por Camera di Commercio Italiana per il Porrtogallo.
Duração: 30 horas. Local: Consulado de Itália, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
149. Sousa, Jorge R.. e-Business, 2001 (Especialização), promovido por Camera di Commercio Italiana per il Porrtogallo.
Duração: 36 horas. Local: Consulado de Itália, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
150. Sousa, Jorge R.. Formação para Vendedores, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por TV Cabo Porto, S.A..
Duração: 194 horas. Local: Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
151. Sousa, Jorge R.. Telemarketing, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por TV Cabo Porto, S.A..
Duração: 86 horas. Local: Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
152. Sousa, Jorge R.. Qualidade e Criatividade na Gestão, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por Copipronto.
Duração: 12 horas. Local: Copipronto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
153. Sousa, Jorge R.. Marketing Management na Gestão Empresarial, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários.
Duração: 28 horas. Local: ANJE, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
154. Sousa, Jorge R.. Relação de Parceria Negocial. Fidelização de Clientes, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Duração: 25 horas. Local: Centro de Formação Profissional de Águeda, Cidade: Águeda, Tipo de participação: Docente.
155. Sousa, Jorge R.. Técnicas Comerciais, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Duração: 18 horas. Local: Centro de Formação Profissional de Águeda, Cidade: Águeda, Tipo de participação: Docente.
156. Sousa, Jorge R.. Estudos de Mercado, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por IAFE - Instituto de Informação, Apoio e Formação Profissional.
Duração: 1 dias. Local: IAFE - Instituto de Informação, Apoio e Formação Profissional, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
157. Sousa, Jorge R.. Marketing, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por IAFE - Instituto de Informação, Apoio e Formação Profissional.
Duração: 12 horas. Local: IAFE - Instituto de Informação, Apoio e Formação Profissional, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
158. Sousa, Jorge R.. Gestão de Marketing, 2001 (Especialização), promovido por Camera di Commercio Italiana per il Porrtogallo.
Duração: 60 horas. Local: Consulado de Itália, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
159. Sousa, Jorge R.. Comércio Internacional e sua Documentação, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 69 horas. Local: Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
160. Sousa, Jorge R.. Desenvolver competências para Gestores de Vendas, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por Praticus - Formação e Serviços de Apoio às Empresas.
Duração: 30 horas. Local: Praticus - Formação e Serviços de Apoio às Empresas, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
161. Sousa, Jorge R.. Mini Master em Gestão, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por CESAE - Centro de Serviços e Apoio às Empresas.
Duração: 14 horas. Local: AEP - Associação Empresarial de Portugal, Cidade: Leça da Palmeira, Tipo de participação: Docente.
162. Sousa, Jorge R.. O Plano de Marketing - fases de preparação, implementação, controlo e avaliação., 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários.
Duração: 28 horas. Local: ANJE, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
163. Sousa, Jorge R.. Coaching, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por TV Cabo Porto, S.A..
Duração: 7 horas. Local: TV Cabo Porto, S.A., Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
164. Sousa, Jorge R.. Atendimento de Clientes, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por TV Cabo Porto, S.A..
Duração: 60 horas. Local: Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
165. Sousa, Jorge R.. Mini Master em Gestão/Marketing, 2000 (Aperfeiçoamento), promovido por CESAE - Centro de Serviços e Apoio às Empresas.
Duração: 7 horas. Local: AEP/Exponor, Cidade: Leça da Palmeira, Tipo de participação: Docente.
166. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Marketing e Vendas, 2000 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
Duração: 40 horas. Local: EHTPorto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
167. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Atendimento, 2000 (Aperfeiçoamento), promovido por E.Leclerc.
Duração: 65 horas. Local: E.Leclerc, Cidade: Santa Maria da Feira, Tipo de participação: Docente.
168. Sousa, Jorge R.. Relações Públicas, 2000 (Aperfeiçoamento), promovido por Mota & Companhia.
Duração: 51 horas. Local: Mota & Companhia, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
169. Sousa, Jorge R.. Liderança de Equipas de Trabalho, 2000 (Aperfeiçoamento), promovido por AIA - Associação Industrial de Águeda.
Duração: 18 horas. Local: AIA, Cidade: Águeda, Tipo de participação: Docente.
170. Sousa, Jorge R.. Mini Master em Gestão/Comportamento Organizacional, 2000 (Aperfeiçoamento), promovido por Cesae - Centro de Serviços e Apoio às Empresas.
Duração: 7 horas. Local: AEP/Exponor, Cidade: Leça da Palmeira, Tipo de participação: Docente.
171. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Vendas, 2000 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
Duração: 30 horas. Local: EHTPorto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
172. Sousa, Jorge R.. O Valor da Comunicação em Vendas, 2000 (Aperfeiçoamento), promovido por CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins.
Duração: 30 horas. Local: CECOA, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
173. Sousa, Jorge R.. PSS 2000, 1999 (Aperfeiçoamento), promovido por Achieve Global.
Duração: 144 horas. Local: Basilaris - Programas Internacionais de Treino Profissional, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
174. Sousa, Jorge R.. O Papel do Empresário na Gestão de Pessoal, 1999 (Aperfeiçoamento), promovido por ACITAM - Associação Comercial e Industrial de Trancoso, Aguiar da Beira e Meda.
Duração: 3 horas. Local: ACITAM/Sistemas e Valores, Cidade: Trancoso, Tipo de participação: Docente.
175. Sousa, Jorge R.. Caracterização Sócio-Económica da Envolvente, 1996 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação Comercial de Viseu.
Duração: 16 horas. Local: Associação Comercial de Viseu/CNS, Cidade: Viseu, Tipo de participação: Docente.
176. Sousa, Jorge R.. Técnicas de Venda e Atendimento, 1996 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação Comercial de Viseu.
Duração: 16 horas. Local: Associação Comercial de Viseu/CNS, Cidade: Viseu, Tipo de participação: Docente.
177. Sousa, Jorge R.. Marketing, 1996 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação Comercial de Aveiro.
Duração: 16 horas. Local: Associação Comercial de Aveiro, Cidade: Aveiro, Tipo de participação: Docente.
178. Sousa, Jorge R.. Introdução à Empresa, 1996 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação Comercial de Viseu.
Duração: 16 horas. Local: Associação Comercial de Viseu/CNS, Cidade: Viseu, Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. Sousa, Jorge R.. 19ª ISVOUGA MARKETING SESSION "E-Commerce",2016 (Seminário).
2. Sousa, Jorge R.. 18ª ISVOUGA MARKETING SESSION "Branding Destination",2016 (Seminário).
3. Sousa, Jorge R.. 16ª ISVOUGA MARKETING SESSION "Redes Sociais: monitorização e f-Commerce",2015 (Seminário).
4. Sousa, Jorge R.. 17ª ISVOUGA MARKETING SESSION "Marketing Político",2015 (Seminário).
5. Sousa, Jorge R.. 15ª ISVOUGA MARKETING SESSION "Personal Branding",2014 (Seminário).
6. Sousa, Jorge R.. 14ª ISVOUGA MARKETING SESSION "Marketing Desportivo",2014 (Seminário).
7. Sousa, Jorge R.. 13ª ISVOUGA MARKERTING SESSION "Neuromarketing".,2014 (Seminário).
8. Sousa, Jorge R.. Conferência IS2012 Innovation for Sustainability,2012 (Conferência).
9. Sousa, Jorge R.. Marketing Desportivo,2011 (Seminário).
10. Sousa, Jorge R.. III Jornadas Economia & Empresa,2011 (Outro).
11. Sousa, Jorge R.. Linkedin para Profissionais,2011 (Seminário).
12. Sousa, Jorge R.. O e-Learning no processo de ensino / aprendizagem dos alunos,2008 (Seminário).
13. Sousa, Jorge R.. Internacionalização: O Caso IMPETUS,2008 (Seminário).

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Sousa, Jorge R.. UTAD TV (TV Universitária),2012 (Entrevista).
2. Sousa, Jorge R.. Porto Canal (Canal Cabo),2012 (Entrevista).
3. Sousa, Jorge R.. RTV Regiões TV (Canal Cabo),2011 (Entrevista).
4. Sousa, Jorge R.. UBI TV (TV Universitária),2011 (Entrevista).

Outra produção técnica
Other technical production
1. Sousa, Jorge R.. Coordenação da Pós Graduação em Comunicação Digital e Redes Sociais,2012.
2. Sousa, Jorge R.. Orientação do Projecto "Renault MobiTotal" | Programa de Mobilidade Total Eléctrica,2011.
3. Sousa, Jorge R.. Orientação do Projecto "Eco-Estudante" | Veículo eléctrico adaptado à vida académica,2011.
4. Sousa, Jorge R.. Blog de Autor sobre Comunicação e Marketing,2005.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Pedro Nuno Duarte de Oliveira, O Marketing Digital e as Redes Sociais nas Agências de Viagens: Investigação aplicada ao Segmento Corporate., 2015. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
2. Sandra Marisa da Conceição Sousa Pereira, O Uso de Redes Sociais como Instrumento de Comunicação e Marketing em Instituições de Ensino Superior: Estudo Aplicado aos Estudantes Candidatos ao Ensino Superior na Área Metropolitana do Porto., 2014. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
3. Luís Carlos Ribeiro, Os Princípios e Técnicas Fundamentais de Gestão nas Micro e Pequenas Empresas do Setor Leiteiro: Estudo Aplicado na Região de Entre Douro e Minho., 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade Lusíada Vila Nova de Famalicão (Orientador).
4. Paulo Manuel Azevedo Pinheiro, Avaliação Estratégica aplicada em Balanced Scorecard com Dashboard - Das teorias de gestão ao Modelo SOM (Strategic Overview Map) para PME., 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade Lusíada Vila Nova de Famalicão (Orientador).
5. Jorge Silva, A Problemática da Sucessão em Empresas Familiares: Casos de PME em Portugal, 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade Lusíada Vila Nova de Famalicão (Orientador).
6. João Vinhas, Gestão de Recursos Humanos na Perspectiva da Internacionalização: Práticas de PME Portuguesas, 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade Lusíada Vila Nova de Famalicão (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. José Dinis Maia Pereira, Relatório de Estágio de Mestrado em Gestão de Empresas, 2016. Instituto Superior de Administração e Gestão (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Ana Carolina Baptista Afonso. Green Consumption: Exploring the relation between environmental attitudes and purchase behaviour: The role of perceived risks and cultural values., 2016. Tese (Ciências Económicas e Empresariais - Marketing) - Universidad Complutense de Madrid.
2. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de José Manuel Valentim Peixe. Aproximação Histórica aos Conteúdos Ideológicos do Jornal "Le Monde Diplomatique"., 2014. Tese (Doutoramento em Comunicação) - Universidade de Vigo.
3. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de José Vicente Duarte Serrano. A Imagem Pública da Universidade Portuguesa. A Adaptabilidade na Identidade das Universidades Portuguesas - Entre o Modelo de Universidade orientada pelo e para o conhecimento, e o Modelo da Universidade orientada pelo e para o Mercado Global da Educação., 2013. Tese (Comunicação) - Universidade de Vigo.
4. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Ricardo Fernandes Mena. A importância da comunicação e a organizacão da marca corporativa para o sucesso da empresa: proposta de nova metodología de criação e implementação de marcas-modelo 3´S., 2011. Tese (Comunicação) - Universidade de Vigo.
5. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Florbela Guedes. A real importância dos media nos actos eleitorais - Análise quantitativa e enqueadramento sociológico sobre o feito dos media nas campanhas eleitorais do Norte de Portugal, 2011. Tese (Comunicação) - Universidade de Vigo.


Mestrado
Master degree
1. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Mário Lino Ferreira dos Remédios da Silva Lima. Valor da Marca: Um Estudo Baseado no Consumidor do Ramo Automóvel Português., 2015.  Dissertação (Mestrado em Gestão Comercial) - Universidade do Porto.
2. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de André Filipe Rei Lopes. Brand Management in SMEs: A new customer brand engagement framework. The case of Beauti Portugal., 2015.  Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade do Porto.
3. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Daniel Guedes Mendonça. Motivação e Resiliência: estudo exploratório com motoristas de uma empresa de transportes públicos do norte do país., 2015.  Dissertação (Mestrado em Gestão de recursos Humanos) - Instituto Superior de Línguas e Administração de Vila Nova de Gaia.
4. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Fernando Miguel Martins Pereira. Modelos de Fidelização de Cliente em Ambiente de Business to Business: Um Estudo Aplicado ao Ciclo de Desenvolvimento do Cliente., 2014.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Instituto Universitário da Maia.
5. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Carolina Rigor Trocado Ferreira. Análise das Relações Públicas na Imagem da Marca Vodafone, 2014.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade do Porto.
6. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Susana Manuela Teixeira Couto. A Importância da Arquitetura da Marca na Gestão da Marca em Mercados B2B: O Caso da JIMO COOLING TECHMOLOGY, 2013.  Dissertação (Mestrado em Gestão de Serviços) - Universidade do Porto.
7. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Ana Cristina da Silva Ribeiro Moreira. O Marketing como ferramenta de fidelização de clientes e de internacionalização na CIMACA, 2013.  Dissertação (Direção Comercial e Marketing) - Instituto Superior de Administração e Gestão.
8. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Marta Sofia Carvalho Martins. A Competência dos Empresários como Vantagem Competitiva das Empresas, 2013.  Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade Lusíada Vila Nova de Famalicão.
9. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Bonina de Fátima de Andrade Leitão. A Importância dos Sistemas de Informação Universitários - Um Estudo de Caso com a Universidade Lusíada de Angola, 2013.  Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial) - Universidade Lusíada Vila Nova de Famalicão.
10. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Tiago José Maia Azevedo da Silva. Proposta de Implementação de CRM: O Estudo de Caso MARITEX., 2013.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Instituto Universitário da Maia.
11. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Marta Cecília Santos Costa. E-Commerce - Amplificação e Globalização da Marca. Estudo de Caso: SALSA., 2013.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Instituto Universitário da Maia.
12. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Luís António de Oliveira Moreira. Satisfação do Cliente no Após-Venda no Retalho Automóvel: Um Caso de Estudo do Segmento de Luxo, 2013.  Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial) - Universidade Lusíada Vila Nova de Famalicão.
13. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Rui Manuel Branco Rama Lopes. Eficácia das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Comunicação Interna: Fatores de Sucesso, 2012.  Dissertação (Comunicação Empresarial) - Instituto Superior Miguel Torga.
14. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Ana Sílvia Silva. Imagem de Marca de uma Organização Cultural: O caso do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, 2012.  Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Superior Miguel Torga.
15. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Ana Isabel Costa Oliveira. Empregabilidade dos Diplomados do Instituto Superior Miguel Torga na Licenciatura em Comunicação Empresarial de 2006 a 2010, 2011.  Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Superior Miguel Torga.
16. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Henrique Tuma Bitebe. A Dinâmica do Empreendedorismo e Estratégia do Desenvolvimento Industrial em Angola, 2011.  Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial) - Universidade Lusíada Vila Nova de Famalicão.
17. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Joana Isabel Freitas da Silva Correia. A Comunicação Interna: A eficácia dos meios de comunicação na Caixa Geral de Depósitos, 2011.  Dissertação (Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Superior Miguel Torga.
18. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Ana Sofia Godinho Cordeiro. Capital Intelectual e Desempenho Organizacional no Sector Farmacêutico Português, 2011.  Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Superior Miguel Torga.
19. Sousa, Jorge Remondes de. Participação no júri de Elisabete da Silva Fernandes. Avaliação da Aprendizagem na Formação Profissional: Inteligência Emocional nas Organizações., 2010.  Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Superior Miguel Torga.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Tese de Doutoramento "El Sello Autorial en el Cine de John McTiernan: estilema, tratamiento del género de acción y espectador ideal., 2015, Universidad Complutense de Madrid.
2. Tese de Doutoramento "Bases Psicosociales del Uso del Smartphone en Jóvenes: Un Análisis Motivacional y Cross-Cultural., 2015, Universidad Complutense de Madrid.
3. Tese de Doutoramento "Stylemes of the autor in the cinematography of Clint Eastwood" de Juan Enrique Gonzálvez Vallés, 2012, Universidade de Vigo.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Marketing e Comunicação Sexy, 2012 (Conferência).
Nome do evento: Mark(think) Psicosoma In(ovate); Nome da Instituição: Editora Psicosoma; Cidade do evento: Viseu / ESTGV - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu.
2. A (in)visibilidade das redes sociais no ambiente interno das instituições educativas, 2012 (Congresso).
Nome do evento: III Congresso Ibérico A fenda Dixital.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. International Conference of Applied Business and Management (ICABM), 2016 (Conferência).
2. 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2015 (Conferência).
Nome do evento: 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa.
3. Jornadas Internacionales de Comunicación institucional e imagen pública, 2012 (Outra).
Nome do evento: Jornadas Internacionales de Comunicación institucional e imagen pública; Nome da Instituição: Universidade de Vigo; Cidade do evento: Pontevedra - Vigo / Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação.
4. Conferência IS2012 Innovation for Sustainability, 2012 (Conferência).
Nome do evento: Conferência IS2012 Innovation for Sustainability; Nome da Instituição: Universidade Lusíada do Porto; Cidade do evento: Porto / FCEE - Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. International Conference of Applied Business and Management (ICABM), 2016 (Conferência).
2. Linkedin para Profissionais, 2011 (Seminário).
Nome do evento: Seminário "Linkedin para Profissionais"; Nome da Instituição: Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão; Cidade do evento: Vila Nova de Famalicão / Faculdade de Arquitetura e Artes.
3. Marketing Desportivo, 2011 (Seminário).
Nome do evento: Seminário "Marketing Desportivo"; Nome da Instituição: Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão; Cidade do evento: Vila Nova de Famalicão / FCEE - Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa.
4. Case Studies, 2010 (Outra).
Nome do evento: I Jornadas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas do ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga; Nome da Instituição: ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga; Cidade do evento: Santa Maria da Feira / ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga.
5. A Arte de Vender e Saber Comprar, 2010 (Conferência).
Nome do evento: Conferência "A Arte de Vender e Saber Comprar"; Nome da Instituição: CIAC - Centro de Informação Autárquico ao Consumidor; Cidade do evento: Santa Maria da Feira / ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Vender com Sucesso, 2011 (Encontro).
Nome do evento: Técnicas de Venda: Passado, Presente e Futuro.; Nome da Instituição: AIL - Associação Industrial de Lousada; Cidade do evento: Lousada / AIL - Associação Industrial de Lousada.
2. Formação PME: Um Programa SMART, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Ciclo de seminários subordinado ao tema "Estimular a Competitividade das PME"; Nome da Instituição: PME Portugal; Cidade do evento: Porto / Alfândega do Porto.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Sousa, Jorge Remondes de. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting, desde 2015/01/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: U3Is - Unidade de Investigação e Internacioinalização do ISVOUGA.
2. Sousa, Jorge Remondes de. International Journal of Marketing, Communication and New Media, desde 2013/05/10, Função ou tipo de participação: Editor.
3. Sousa, Jorge Remondes de. Pasos - Journal of Tourism and Cultural Heritage, desde 2013/02/18, Função ou tipo de participação: Reviewer.
4. Sousa, Jorge Remondes de. Saber & Educar, desde 2012/12/01, Função ou tipo de participação: Reviewer.
5. Sousa, Jorge Remondes de. Research&Publish, desde 2012/09/03, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
6. Sousa, Jorge Remondes de. Revista Organizações em Contexto - online, desde 2011/09/23, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
38

Livros e capítulos
Books and book chapters
7
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
9
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
9
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
14
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
14
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
2
Revistas
Magazines
2
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
6

Total
Produção técnica
Technical production
222

Trabalhos técnicos
Technical works
11
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
211

Total
Dados complementares
(Additional data)
53

Orientações
Orientations
7
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
24
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
3
Participação em Eventos
Event participation
13
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
6


Visualizações do curriculum [ 2454 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 10-11-2016 às 14:34:11
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis