Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
03/11/2016 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Cruz, M. |
Categoria profissional
Position |
Professor Adjunto |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação. Humanidades-Línguas e Literaturas.
|
Endereço profissional
Professional address |
Politécnico do Porto Escola Superior de Educação do Porto Unidade Técnico-Científica de Línguas Estrangeiras Rua Dr. Roberto Frias, 602 4200--465 Porto Portugal Correio electrónico: mariocruz@ese.ipp.pt |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2016-2016 |
Doutoramento Phd |
Doctorado en Estudios Lingüísticos
(3 anos » years)
.
Universidad de Vigo,
Espanha.
|
2014-2015 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º CEB e no Ensino Secundário
(2 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2013-2015 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Línguas e Relações Empresariais (Inglês, Espanhol e Chinês)
(3 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2011-2012 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no Ensino Básico
(2 anos » years)
.
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação,
Portugal.
|
2006-2011 |
Doutoramento Phd |
Programa Doutoral em Didáctica e Formação
(4 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2002-2005 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Didáctica das Línguas
(2 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
1997-2002 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Ensino de Inglês e Alemão
(5 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2016 |
Outros Others |
Qualified Teacher Status (to teach in England). National College for Teaching & Leadership,
Reino Unido.
|
2015 |
Curso de curta duração Short course |
Programa de Desarrollo Profesional.
EDINUMEN,
Espanha.
|
2015 |
Curso de curta duração Short course |
1ª Jornada Didáctica de Difusión para Profesores de ELE.
Instituto Cervantes,
Portugal.
|
2015 |
Curso de curta duração Short course |
Seminario de acreditación de examinadores DELE - Niveles B1/B2.
Instituto Cervantes,
Portugal.
|
2015 |
Curso de curta duração Short course |
Seminario de acreditación de examinadores DELE - Niveles C1-C2.
Instituto Cervantes,
Portugal.
|
2015 |
Curso de curta duração Short course |
Seminario de acreditación de examinadores DELE - Niveles A1-A2.
Instituto Cervantes,
Portugal.
|
2015 |
Curso de curta duração Short course |
Encontros de Formação (Espanhol - 9º ano).
Areal Editora,
Portugal.
|
2015 |
Curso de curta duração Short course |
29th APPI Conference: 21st Century Skills in ELT.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa,
Portugal.
|
2015 |
Curso de curta duração Short course |
Talleres Didácticos y Presentación de Materiales ELE.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2015 |
Curso de curta duração Short course |
Apresentação de novos projetos de Espanhol (8º ano).
Porto Editora,
Portugal.
|
2015 |
Curso de curta duração Short course |
IV Jornadas de Linguística Hispânica. Harmonia e contrastes.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2015 |
Curso de curta duração Short course |
VI Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2015 |
Curso de curta duração Short course |
Projetos de ensino e de aprendizagem em línguas: diferentes olhares.
Casa do Professor,
Portugal.
|
2014 |
Curso de curta duração Short course |
Talleres Didácticos y Presentación de Materiales ELE.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2014 |
Curso de curta duração Short course |
Seminario de acreditación de examinadores DELE - Niveles B1/B2.
Instituto Cervantes,
Portugal.
|
2014 |
Curso de curta duração Short course |
14th International Conference of the IALIC.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2014 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Formação Profissional Indisciplina e Violência nas Escolas.
EVOLUI.COM,
Portugal.
|
2014 |
Curso de curta duração Short course |
1st IATEFL Web Conference.
International Association of Teachers of English as a Foreign Language,
Reino Unido.
|
2013 |
Curso de curta duração Short course |
El español en movimiento: actividades para la clase de ELE.
Areal Editora,
Portugal.
|
2013 |
Curso de curta duração Short course |
Jornadas Pedagógicas para Profesores de Español.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2013 |
Curso de curta duração Short course |
27th APPI Conference - ELT: From Strategy to Action.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa,
Portugal.
|
2012 |
Curso de curta duração Short course |
Estratégias de ensino cooperativo em sala de aula.
Agrupamento de Escolas Nicolau Nasoni,
Portugal.
|
2012 |
Curso de curta duração Short course |
Lengua española, cultura y didáctica de ELE para profesores portugueses.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2012 |
Curso de curta duração Short course |
El mundo de Claudia, como propuesta para trabajar los contenidos léxicos.
Editorial Edinumen,
Portugal.
|
2012 |
Curso de curta duração Short course |
26º Conferência da APPI: Motivated Teachers make a Difference.
Associação Portuguesa de Professores de Inglês,
Portugal.
|
2012 |
Curso de curta duração Short course |
Apresentação do manual Hot Spot 7º ano.
Leirilivro,
Portugal.
|
2012 |
Curso de curta duração Short course |
Gramática Comunicativa.
Leirilivro,
Portugal.
|
2012 |
Curso de curta duração Short course |
Apresentação do manual Nuevos Amigos 7º ano.
Leirilivro,
Portugal.
|
2011 |
Curso de curta duração Short course |
Aplicações Multimédia.
Universidade Aberta,
Portugal.
|
2011 |
Curso de curta duração Short course |
Congresso Ibérico "Pedagogia para a Autonomia".
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2011 |
Outros Others |
Certificado de competências digitais. Ministério da Educação,
Portugal.
|
2010 |
Curso de curta duração Short course |
Intervenção Educativa com Alunos com Multideficiência e Surdocegueira.
Direcção Regional de Educação do Norte,
Portugal.
|
2010 |
Curso de curta duração Short course |
I Congresso AETIC - Aprender e Ensinar com TIC.
AETIC,
Portugal.
|
2010 |
Curso de curta duração Short course |
La interlengua de los estudiantes portugueses de Español Lengua Extranjera.
Areal Editores,
Portugal.
|
2010 |
Curso de curta duração Short course |
Dislexia: o Universo e o Controverso.
DISLEX - Associação Portuguesa de Dislexia,
Portugal.
|
2010 |
Outros Others |
A02/A41/A57 (EN,DE)/A9I (ES), B06, B15, C05 (EN, DE, ES), C13, C15. Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua,
Portugal.
|
2009 |
Curso de curta duração Short course |
Referências de Avaliação e Elegibilidade na Educação Especial - CIF.
Agrupamento de Escolas das Antas,
Portugal.
|
2009 |
Curso de curta duração Short course |
International Conference on Education and New Learning Technologies.
International Association od Technology, Education & Development,
Espanha.
|
2009 |
Outros Others |
Diploma Español como Lengua Extranjera Superior (Nivel C2) . Instituto Cervantes,
Portugal.
|
2009 |
Outros Others |
Certificado de Aptidão Profissional. Instituto do Emprego e Formação Profissional,
Portugal.
|
2007-2008 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Curso de Formação Especializada em Educação Especial.
Politécnico do Porto,
Portugal.
|
2008 |
Curso de curta duração Short course |
Congresso da APPI "Inspiring Global Learning".
APPI,
Portugal.
|
2008 |
Curso de curta duração Short course |
Language Technology Conference.
University of Kentucky,
Estados Unidos.
|
2007 |
Curso de curta duração Short course |
Creating e-Learning Courses: Hands-On Tools & Practical Tips.
AcrossLimits,
Malta.
|
2007 |
Curso de curta duração Short course |
2nd International Conference on Multicultural Discourses.
Zhejiang University,
China.
|
2007 |
Curso de curta duração Short course |
Congresso Internacional de Educação Básica. Do Berlim à Playstation.
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti,
Portugal.
|
2007 |
Curso de curta duração Short course |
21º Congresso da APPI: Adjust, Practice, Promote, Innovate.
Associação Portuguesa de Professores de Inglês,
Portugal.
|
2007 |
Outros Others |
Oficina de Língua Gestual Portuguesa I. Casa Municipal da Juventude de Aveiro,
Portugal.
|
2006 |
Curso de curta duração Short course |
Factores de Liderança na Integração das TIC nas Escolas.
Centro de Formação João de Deus,
Portugal.
|
2005 |
Curso de curta duração Short course |
1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância.
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti,
Portugal.
|
2005 |
Curso de curta duração Short course |
Colóquio "Implementação da Educação Inter Multicultural na Escola.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2005 |
Curso de curta duração Short course |
"EU+I - European Awareness and Intercomprehension".
Instituto Politécnico de Viseu,
Portugal.
|
2005 |
Curso de curta duração Short course |
Apresentação de projetos escolares de Língua Portuguesa e Inglês do 2º CEB.
Texto Editores,
Portugal.
|
2004 |
Curso de curta duração Short course |
Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística.
Associação Portuguesa de Linguística,
Portugal.
|
2004 |
Curso de curta duração Short course |
IALIC Conference "Politics, Plurilingualism and Linguistic Identity".
International Association for Languages and Intercultural Communication,
Irlanda.
|
2004 |
Curso de curta duração Short course |
II Encontro Nacional da SPDLL.
Universidade do Algarve,
Portugal.
|
2003 |
Curso de curta duração Short course |
Potenciar hábitos de vida saudáveis.
Instituto Universitário da Maia,
Portugal.
|
2003 |
Curso de curta duração Short course |
Seminário Sexualidade III.
Associação Sindical de Professores Licenciados,
Portugal.
|
2003 |
Curso de curta duração Short course |
Encontro de Didática.
ASA,
Portugal.
|
2002 |
Curso de curta duração Short course |
Pluricentrismo e heterogeneidade na língua alemã.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2002 |
Curso de curta duração Short course |
Möglichkeiten der Differenzierung.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2002 |
Curso de curta duração Short course |
Das 1x1 der Rechtschreibreform.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2002 |
Curso de curta duração Short course |
Interactive Training des Hoer-Seh-Verstehens.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2002 |
Curso de curta duração Short course |
16º Congresso da APPI: Managing Diversity in the EFL Classroom.
Associação Portuguesa de Professores de Inglês,
Portugal.
|
2002 |
Curso de curta duração Short course |
Os programas de inglês do ensino Secundário: percursos e desafios.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2002 |
Curso de curta duração Short course |
Apresentação do manual Getting On 3.
Areal Editora,
Portugal.
|
2001 |
Outros Others |
Diplom Wirtschaftssprache Deutsch - Oberstufe (C2). WIFI Österreich,
Áustria.
|
1999 |
Curso de curta duração Short course |
Kultur, Gesellschaft und Sprache in Deutschland.
Technische Universitaet Dresden,
Alemanha.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores |
Mar/2016-Actual |
Professor Adjunto |
Out/2013-Actual |
Investigador Principal |
Set/2007-Dez/2011 |
Assistente de Investigação |
Out/2014-Actual |
Professor Adjunto |
Out/2012-Set/2014 |
Assistente 1º triénio |
Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas |
Set/2012-Actual |
Professor Contratado |
Pädagogische Hochschule Oberösterreich |
Jun/2015-Jun/2015 |
Professor Adjunto |
Agrupamento de Escolas de Aveiro - Escola Secundária Homem Cristo |
Out/2014-Jun/2015 |
Estagiário |
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira |
Mai/2015-Mai/2015 |
Outra Situação |
Out/2014-Fev/2015 |
Professor Adjunto |
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano |
Set/2014-Set/2014 |
Contratado |
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida |
Set/2013-Ago/2014 |
Contratado |
Agrupamento de Escolas Nicolau Nasoni |
Set/2009-Ago/2012 |
Professor Contratado |
Agrupamento de Escolas António Nobre - Escola Básica Nicolau Nasoni |
Out/2011-Jun/2012 |
Estagiário |
Agrupamento de Escolas António Nobre - Escola Básica Nicolau Nasoni |
Out/2011-Jun/2012 |
Estagiário |
Agrupamento de Escolas António Nobre - Escola Básica Nicolau Nasoni |
Out/2011-Jun/2012 |
Estagiário |
Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira |
Set/2008-Ago/2009 |
Professor Contratado |
Set/2008-Jun/2009 |
Outra Situação |
Sindicato de Professores da Madeira |
Set/2008-Dez/2008 |
Formador |
Escola Secundária de Águas Santas |
Set/2007-Ago/2008 |
Docente |
Escola Secundária Artística de Soares dos Reis |
Set/2005-Ago/2008 |
Docente |
Universidad Autonoma de Madrid |
Mai/2008-Mai/2008 |
Assistente |
Escola Básica Integrada de Santa Maria- Arnoso |
Set/2006-Ago/2007 |
Contratado |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Jan/2011-Ago/2012 |
Professor Adjunto |
Set/2006-Dez/2009 |
Assist. 2º triénio com grau de Mestre/Doutor |
Set/2003-Ago/2006 |
Assistente 1º triénio |
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Domingos Capela |
Set/2004-Ago/2005 |
Docente |
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Olival |
Set/2003-Ago/2004 |
Docente |
Escola ES/3 Senhora da Hora |
Set/2002-Ago/2003 |
Docente |
Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima |
Set/2001-Ago/2002 |
Docente |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Recursos Didáticos para o Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico(Docente)
|
Curso»Academic program: Curso de complemento para qualificação para a docência no grupo 120-Inglês Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Espanhol I(Docente)
- Espanhol III(Docente)
- Espanhol IV(Docente)
- Literaturas e Culturas em Língua Espanhola(Docente)
- Literatura Inglesa(Docente)
- Línguas, Culturas e Cidadania(Docente)
- Espanhol II(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino Precoce de Inglês Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Projeto em Ensino Precoce de Inglês
|
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologia do Ensino de Espanhol I(Docente)
- Metodologia do Ensino de Espanhol II(Docente)
- Educação Linguística e Intercultural(Docente)
- Multimédia no Ensino de Línguas(Docente)
- Prática Educativa I(Docente)
- Prática Educativa II(Docente)
- Prática Educativa III(Docente)
- Metodologia do Ensino de Francês I(Docente)
|
Pädagogische Hochschule Oberösterreich |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Cultural awareness through language teaching(Docente)
|
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Agrupamento de Escolas Nicolau Nasoni |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Espanhol(Docente)
- Educação Especial(Docente)
- Gestão de Bases de Dados(Docente)
- Aplicações de Escritório(Docente)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Curso»Academic program: Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Questões Aprofundadas de Intervenção Diferenciada(Docente)
- Seminário de Apoio à Preparação da Dissertação(Docente)
- Dissertação(Regente)
|
Curso»Academic program: Pós-graduação em Educação Especial Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos de Educação Inclusiva(Regente)
- Seminário de Projecto – área Problemas Cognitivos e Motores(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Língua Inglesa(Regente)
- Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação(Regente)
|
Curso»Academic program: Postgraduate Certification in Education - English (King's College) Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Supervisão de estágios de Português Língua Estrangeira e Inglês Língua Estrangeira no Colégio do Sardão(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Tecnologias Educativas no Ensino de Inglês(Regente)
- Didáctica da Língua Inglesa(Regente)
- Intervenção no Ensino Precoce da Língua Inglesa(Docente)
|
Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Sindicato de Professores da Madeira |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- New Tools in the English Classroom (Professores dos grupos 220-Inglês e 330-Inglês)(Docente)
- Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Professores dos grupos 110-Ensino Básico, 220-Inglês e 330-Inglês)(Docente)
|
Escola Secundária de Águas Santas |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Escola Secundária Artística de Soares dos Reis |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Inglês(Docente)
- Tecnologias da Informação e Comunicação(Docente)
- Espanhol(Docente)
|
Universidad Autonoma de Madrid |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Prácticum Grado (ERASMUS Docente)(Docente)
- Didáctica de la lengua inglesa II (ERASMUS Docente)(Docente)
|
Escola Básica Integrada de Santa Maria- Arnoso |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Tecnologias da Informação e Comunicação(Docente)
|
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Domingos Capela |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Olival |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Escola ES/3 Senhora da Hora |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Inglês e Alemão (Estágio pedagógico)(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Set/2015-Actual |
|
Membro da comissão de seleção e seriação de alunos do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB |
Out/2014-Actual |
|
Membro da comissão para apreciação do recurso apresentado por estudante, 2014 |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Jan/2010-Jul/2010 |
|
Membro da comissão de preenchimento de guiões de acreditação prévia das Licenciaturas em Educação Básica e Educação Social
desta instituição de ensino superior, guiões posteriormente submetidos à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior-A3ES |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida |
Set/2013-Ago/2014 |
|
-
Diretor de Turma |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Set/2007-Ago/2010 |
Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa |
-
Coordenador de Curso |
Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira |
Set/2008-Ago/2009 |
|
-
Professor Tutor |
Escola Secundária Artística de Soares dos Reis |
Set/2005-Ago/2008 |
|
-
Delegado da Disciplina de Espanhol |
Set/2005-Ago/2008 |
|
-
Coordenador Pedagógico do Ensino Recorrente |
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Olival |
Set/2003-Ago/2004 |
|
-
Diretor de Turma |
Estágios realizados (Traineeships)
Agrupamento de Escolas de Aveiro - Escola Secundária Homem Cristo |
Estágios realizados»Traineeships: - Lecionação de Espanhol no 3º CEB e Ensino Secundário - Implementação do projeto Pluri+Red, incluindo ações de aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira
|
Agrupamento de Escolas António Nobre - Escola Básica Nicolau Nasoni |
Estágios realizados»Traineeships: - Lecionação de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
|
Agrupamento de Escolas António Nobre - Escola Básica Nicolau Nasoni |
Estágios realizados»Traineeships: - Lecionação de Espanhol no 1º Ciclo do Ensino Básico
|
Agrupamento de Escolas António Nobre - Escola Básica Nicolau Nasoni |
Estágios realizados»Traineeships: - Lecionação de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico
|
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira |
Mai/2015-Mai/2015 |
|
Serviço realizado»Executed service: Examinador DELE A2/B1 para escolares do Instituto Cervantes |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Mar/2004-Jul/2009 |
Centro de Imagem e Apoio Documental |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Tradutor |
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Out/2014-Fev
/
2015
|
|
Formação profissional»Professional education: - O papel do professor – da teoria à prática: Pedagogia e Literacia Digital
|
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Mar/2015-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Tutoria de alunos em mobilidade ERASMUS+ |
Jan/2015-Mai/2015 |
|
Atividade realizada»Activity: Participação na equipa de formulação de plano de estudos do curso de Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB |
Nov/2014-Abr/2015 |
|
Atividade realizada»Activity: Criação das unidades curriculares de Recursos Didáticos para o Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e Didática do
Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico do curso de Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB |
Jan/2015-Fev/2015 |
|
Atividade realizada»Activity: Seriação de alunos do curso de Complemento de Formação para o grupo de recrutamento 120-Inglês, por avaliação curricular |
Dez/2014-Jan/2015 |
|
Atividade realizada»Activity: Criação do programa da unidade curricular Ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico do curso de Complemento de Formação
para o grupo de recrutamento 120-Inglês |
Out/2014-Dez/2014 |
|
Atividade realizada»Activity: Participação na equipa de criação do plano de estudos do curso de Complemento de Formação para o grupo de recrutamento 120-Inglês |
Out/2014-Dez/2014 |
|
Atividade realizada»Activity: Elaboração de "work package" para projeto SOCRATES/COMENIUS na área da Educação Intercultural |
Out/2013-Dez/2014 |
|
Atividade realizada»Activity: Participação na equipa de reformulação do plano de estudos do curso de Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras e de
programas de unidades curriculares das áreas da especialidade (e sua tradução) |
Nov/2014-Nov/2014 |
|
Atividade realizada»Activity: Dinamização de um seminário de sensibilização a Alemão e Chinês que contou com a presença da Mestre Susana Tavares e Mestre
Xianru Ma, no dia 28 de novembro de 2014 |
Jun/2014-Jul/2014 |
|
Atividade realizada»Activity: Criação do programa da unidade curricular de Recursos Didáticos para o Ensino do Inglês no 2º Ciclo do Ensino Básico do curso
de Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 2º Ciclo do Ensino Básico |
Agrupamento de Escolas Nicolau Nasoni |
Set/2009-Ago/2012 |
|
Atividade realizada»Activity: Criação e participação nos projetos "Unid@de" e "Surf@r" |
Set/2009-Ago/2012 |
|
Atividade realizada»Activity: Colaboração na avaliação anual das atividades desenvolvidas no âmbito do Plano Tecnológico da Educação |
Set/2009-Ago/2012 |
|
Atividade realizada»Activity: Criação e manutenção da página de Internet do agrupamento |
Set/2009-Ago/2012 |
|
Atividade realizada»Activity: Formação a pessoal docente e não docente em colaboração com o Centro de Formação Guilhermina Suggia |
Set/2009-Ago/2012 |
|
Atividade realizada»Activity: Orientador/Supervisor de estágios de alunos do CEF em Operadores de Informática - Nível I |
Set/2009-Ago/2012 |
|
Atividade realizada»Activity: Orientador de um projeto avaliado na Prova de Aptidão Profissional do Curso de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Set/2003-Ago/2012 |
|
Atividade realizada»Activity: Criação de ações de formação (Ensino Precoce de Língua Inglesa, QIM na sala de aula; Tecnologias de Apoio no processo de ensino-aprendizagem
inclusivo de alunos NEE; Didática da Língua Inglesa; Didática da Língua Espanhola; Tecn. Ensino Inglês no 1ºCEB) |
Set/2003-Ago/2012 |
|
Atividade realizada»Activity: Criação e lecionação de cursos (Ensino Precoce de Línguas Estrangeiras; Espanhol - Nível A1, Espanhol - Nível A2) |
Set/2007-Ago/2009 |
Centro de Relações Institucionais e de Cooperação |
Atividade realizada»Activity: Membro |
Set/2006-Ago/2007 |
|
Atividade realizada»Activity: Elaboração do plano de estudos do Curso de Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa, incluindo os programas das unidades
curriculares (Didática da Língua Inglesa; Língua e Cultura Inglesa para a Infância; Linguística Inglesa; Intervenção no EPLI) |
Set/2008-Jun/2009 |
|
Atividade realizada»Activity: Implementação do projeto PrimaLang e lecionação de Espanhol, Inglês, Alemão, Francês e Mandarim numa turma do 4º ano de escolaridade |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Intercompreensão, sustentabilidade e desafios sociais |
|
|
2. |
Educação, supervisão e desenvolvimento |
|
|
3. |
Comunicação, media e ambientes digitais e virtuais em educação |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2010-2012 RICK'S cafe: Recreating Intercultural Competences and Knowledge Space |
Referência do projeto»Project reference: 2010-3730/001-001.
|
2006-2009 Intercultural education.Teacher training and school practice |
Referência do projeto»Project reference: 134367-LLP1-2007-1-ES-COMENIUS.
|
2004-2007 InterProject: A practical guide to implement intercultural education at schools |
Referência do projeto»Project reference: 106223-CP-1-2002-1-ES-COMENIUS.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Chinês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Línguas Gestuais (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Chinês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Línguas Gestuais (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Português (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Chinês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Chinês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2005 |
Laureates Evens Prize 2005 - INTER: A practical Guide to implement Intercultural Education at school ,
Evens Foundation.
|
2006 |
Subsídio de Educação,
Fundação Calouste Gulbenkian.
|
2007 |
Bolsa de Doutoramento,
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2007 |
Bolsa de mobilidade docente SOCRATES/ ERASMUS,
Comissão Europeia/ Agência Nacional PROALV.
|
2007 |
Bolsa de Formação Contínua Comenius,
Comissão Europeia/ Agência Nacional SOCRATES E LEONARDO DA VINCI.
|
1999 |
Bolsa DAAD,
DAAD - Deutscher Akademischer Austausch Dienst.
|
1999 |
Bolsa de mobilidade aluno SOCRATES/ ERASMUS (Osnabrueck, Deutschland),
Comissão Europeia/ Agência Nacional SOCRATES E LEONARDO DA VINCI .
|
2007 |
Prémio Europeu eTwinning - Selo de Qualidade Europeu,
eTwinning.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
TESOL International Association, Membro.
Professional Member no. 213245 .
|
Actual |
ASELE - Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, Membro.
Miembro nº 3130.
|
Actual |
APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Membro.
Membro nº B-5159.
|
Actual |
APPELE - Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Membro.
|
Jan/2010 - Mar/2012 |
DISLEX - Associação Portuguesa de Dislexia, Membro.
Membro da direção.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Cruz, M.; Araújo e S. H. 2016. Del autobús, tortilla y Sagrada Familia al camión, mole poblano y Teotihuacán: las variedades lin- güísticas y culturales
del español en la clase de E/LE. In El español como lengua extranjera en Portugal II: retos de la enseñanza de lenguas cercanas, ed. Ángel María Sainz García; Joana Lloret Cantero, 1 - 196. ISBN: 978-989-98690-3-5. Madrid: MINISTERIO DE EDUCACIÓN, CULTURA Y DEPORTE.
|
|
|
|
2. |
Cruz, M.; Araújo e S. M. 2015. Caminhos para uma intercompreens@o 2.0 na aprendizagem de línguas no secundário português. In Intercompreensão em contexto educativo: resultados da investigação, 157 - 185. ISBN: 978-972-789-471-0. Aveiro: UA Editora - Universidade de Aveiro. |
|
|
|
3. |
Cruz, M.; Sá, H.. 2013. Co-construção das imagens das línguas, suas culturas e suas aprendizagens em situação de chat entre aprendentes de Português
como LE e Inglês como LE. In Comunicação electrónica em aula de Português Língua Estrangeira, 53 - 74. ISBN: 978-972-757-708-8. Lisboa: LIDEL. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Cruz, M.; Tavares, S.. 2016. "Entre a diversidade e a diferença na aprendizagem de línguas no Ensino Básico (1º Ciclo)", Revista Intersaberes 11, 22: 197 - 218.
|
|
|
|
2. |
Cruz, M.; Orange, E.. 2016. "21st Century Skills In The Teaching Of Foreign Languages At Primary And Secondary Schools", TOJET: The Turkish Online Journal of Educational Technology, Special: 1 - 12.
|
|
|
|
3. |
Cruz, M.; Durán, A.. 2013. "How to integrate stories and ICT in content-based units of work for English learning", PORTA LINGUARUM, 18: 219 - 237.
|
|
|
|
4. |
Cruz, M.; Tavares, S.; Durán, A.. 2013. "Por una (hiper)pedagogía crítica, intercultural y multisensorial en el aprendizaje de Español como Lengua Extranjera (ELE)", marcoELE - Revista de Didáctica Español Lengua Extranjera, 17: 1 - 19.
|
|
|
|
5. |
Durán, A.; Cruz, M.. 2011. "The Interactive Whiteboard And Language Learning: A Case Study", PORTA LINGUARUM, 15: 211 - 231. |
|
|
|
6. |
Ribeiro, A.; Calvacanti, J.; Cruz, M.. 2011. "Perspectivas actuais da Educação Intercultural na promoção de uma escola Inclusiva", Revista Saber & Educar: Caderno de Educação Especial., 15: 0 - 0. |
|
|
|
7. |
Lopes, S.; Cruz, M.. 2011. "Tecnologias para a Educação: A mesa educacional E-Blocks no processo de ensino e aprendizagem de uma criança com Trissomia
21", Revista Saber & Educar: Caderno de Educação Especial, 15: 0 - 0. |
|
|
|
8. |
Ribeiro, A.; Calvacanti, J.; Cruz, M.. 2011. "Da (In)Diferença à intervenção: O contributo da Educação Intercultural na Educação Especial", Revista Educação Especial, 24, 38: 0 - 0. |
|
|
|
9. |
Azevedo, J.; Cruz, M.. 2011. "Software Plaphoons na comunicação de indivíduo com paralisia cerebral", Revista Saber & Educar: Cadernos de Educação Especial, 15: 0 - 0. |
|
|
|
10. |
Cruz, M.. 2010. "Desmistificando o mito da turma homogénea: caminhos duma sala de aula inclusiva", Revista Educação Especial, 23: 27 - 42. |
|
|
|
11. |
Cruz, M.. 2009. "Paralisia cerebral e dificuldades de comunicação: uma proposta de actividade com recurso a tecnologias de apoio", Revista Saber & Educar: Caderno Luso-Brasileiro, 14: 1 - 16. |
|
|
|
12. |
Cruz, M.; Medeiros, P.. 2009. "Por um processo de ensino-aprendizagem bilingue no 1º CEB", Revista Saber & Educar: Caderno Ensino de Línguas na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, 14: 1 - 10. |
|
|
|
13. |
Cruz, M.; Ribeiro, G.. 2009. "Por uma Didáctica de Línguas Estrangeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico", Revista Saber & Educar: Caderno Ensino de Línguas na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, 14: 1 - 5. |
|
|
|
14. |
Antunes, S.; Teixeira, S.; Cruz, M.. 2009. "Do "Hello" ao "Hallo": uma abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico", Revista Saber & Educar: Caderno Ensino de Línguas na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico., 14: 1 - 12. |
|
|
|
15. |
Cruz, M.. 2008. "Intercultural cybercommunication: negotiation of representations of languages and cultures in multilingual chatrooms", Journal of Multicultural Discourses 3, 2: 98 - 113. |
|
|
|
16. |
Cruz, M.; Silva, P.; Marcelo, M.. 2008. "The Benefits of Using Interactive Whiteboards in Teaching English as Foreign Language to Young Learners Learning Process", The International Journal of Humanities 6, 11: 253 - 266. |
|
|
|
17. |
Cruz, M.; Sá, H.; Moreira, A.. 2008. "The development of critical cultural conscience in virtual learning communities", The International Journal of Humanities 6, 6: 59 - 76. |
|
|
|
18. |
Cruz, M.; Medeiros, P.. 2006. "European Plurilingualism and Online Mobility at Primary Schools", The International Journal of the Humanities, 3: 17 - 21. |
|
|
|
19. |
Cruz, L.; Cruz, M.. 2006. "A intercompreensão no ensino precoce de língua espanhola: um estudo de caso", Saber & Educar, 11: 73 - 86. |
|
|
|
20. |
Cruz, M.; Medeiros, P.. 2006. "A intercompreensão em chats plurilingues no ensino precoce de línguas estrangeiras", Intercompreensão: Revista de Didáctica das Línguas, 13: 123 - 142. |
|
|
|
21. |
Cruz, M.; Alves, E.; Oliveira, M.; Bastos, O.; Mateus, S.. 2005. "As representações culturais das crianças e o papel do Educador Social", Cadernos de Estudo, 3: 35 - 42. |
|
|
|
22. |
Cruz, M.; Miranda, S.. 2005. "Por uma definição do professor de ensino precoce de línguas em Portugal: um estudo de caso", Revista Saber & Educar, 10: 81 - 95. |
|
|
|
23. |
Cruz, M.. 2005. "As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação ao serviço da Intercompreensão na União Europeia", Cadernos de Estudo,, 2: 31 - 40. |
|
|
|
24. |
Cruz, M.; Melo, S.. 2004. "Mobilidade on-line: potencialidades da comunicação plurilingue em chat.", Revista Saber & Educar, 9: 99 - 114. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Cruz, M.; Araújo e S. H. 2016. "The Role of Hispanic America in the Teaching of Spanish as Foreign Language: Representations of Students and Teachers", Trabalho apresentado em LILA '16 / 3rd International Linguistics and Language Studies Conference, In LILA '16 / 3rd International Linguistics and Language Studies Conference Proceedings, Istambul. |
|
|
|
2. |
Cruz, M.; Araújo e S. M. 2015. "Del autobús, tortilla y Sagrada Familia al camión, mole poblano y Teotihuacán: las variedades lingüísticas y culturales del
español en la clase de E/LE (no prelo)", Trabalho apresentado em IV Congreso sobre la Enseñanza de Español en Portugal, In Actas del IV Congreso sobre la Enseñanza de Español en Portugal, Porto. |
|
|
|
3. |
Cruz, M.; Sá, H.; Moreira, A.. 2011. "Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo
de ensino-aprendizagem on-line ", Trabalho apresentado em Pedagogia para a Autonomia: Congresso Ibérico/ 5º Encontro do GT-PA, In UM. CIEd. Actas do Congresso Ibérico/ 5º Encontro do GT-PA, Braga. |
|
|
|
4. |
Barreira, C.; Ribeiro, G.; Cruz, M.; Marcelo, M.; Medeiros, P.. 2010. "Poster "Plurilingual"", Trabalho apresentado em InterNetwork Conference: Intercultural Education as a Project for Social Transformation. Linking Theory and Practice Towards
Equity and Social Justice, In Plurilingual, Valetta. |
|
|
|
5. |
Cruz, M.; Medeiros, P.; Ribeiro, G.; Marcelo, M.; Barreira, C.. 2010. "Plurilingualism vs. Multilingualism in Early Years of Schooling: The rise of a Critical Cultural Awareness in Primary School", Trabalho apresentado em Inter Network Conference: Intercultural Education as a Project for Social Transformation. Rethinking Theory and Practice Towards
Equity and Social Justice, In Inter Network Conference: Intercultural Education as a Projecto for Social Transformation. Rethinking Theory and Practice
Towards Equity and Social Justice, La Valletta. |
|
|
|
6. |
Cruz, M.; Araújo e S. H; Moreira, A.. 2009. "Pronetaires: (re)educating students to rethink society in a virtual learning platform", Trabalho apresentado em EDULEARN09 - International Conference on Education and New Learning Technologies, In EDULEARN09 Proceedings, Barcelona. |
|
|
|
7. |
Afonso, C.; Cavalcanti, J.; Cruz, M.; Gomes, M.; Medeiros, P.. 2008. "The other of myself: representations of Portuguese teachers about intercultural education related concepts", Trabalho apresentado em Inter Network Conference: Celebrating The European Year of Intercultural Dialogue: Theory and Practice in Intercultural Education
, In Inter Network Conference: Celebrating The European Year of Intercultural Dialogue: Theory and Practice in Intercultural Education
Proceedings, Varsóvia. |
|
|
|
8. |
Cruz, M.; Araújo e S. M. 2004. "Imagens das Línguas e Plurilinguismo na Interacção em Chat: um estudo com alunos da ESE de Paula Frassinetti e da Universidade
de Yale", Trabalho apresentado em Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística, Setúbal. |
|
|
|
9. |
Cruz, M.; Barreira, C.. 2005. "Ensino Precoce de Língua Inglesa e Educação de Infância", Trabalho apresentado em CIANEI - 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, In Atas do 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Porto. |
|
|
|
Prefácio, Posfácio Preface, Postface |
1. |
Cruz, Mário. 2012. "Poemas (Re)Talhados pela Vida". Aveiro. (Prefácio) |
1. |
Cruz, M.. 2005. "Investigação com Crianças: Perspectivas e Práticas". Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. (Livro) |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Cruz, M.. 2015. "O lugar da Hispanoamérica no processo de ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira no Ensino Secundário Português
(Relatório final de estágio conducente a grau de mestre)". Aveiro: Universidade de Aveiro. |
2. |
Cruz, M.. 2012. "Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico (Relatório
final de estágio conducente a grau de mestre)". Porto: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. |
3. |
Cruz, M.. 2011. "Consciência cultural crítica numa comunidade Ferreira da Cruz virtual educativa de línguas (Tese de Doutoramento)". Aveiro: Universidade de Aveiro. |
4. |
Cruz, M.. 2008. "A inclusão do aprendente com distúrbio de hiperactividade e défice de atenção: um estudo de caso (Projeto de Pós-graduação/Curso
de Formação Especializada)". Porto: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. |
5. |
Cruz, M.. 2005. "O cibercomunicador intercultural: imagens das línguas em chat plurilingue (Dissertação de mestrado académico)". Aveiro: Universidade de Aveiro. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Cruz, M.; Araújo e S. H; Moreira, A.. La pronetarización del alumnado a través de una comunidad virtual de aprendizaje de idiomas,IV Congreso Internacional Fenda Digital: TIC, NEE, Inclusión e Equidad,Universidad de Santiago de Compostela,2016 (Comunicação). |
2. |
Cruz, M.. Gamify and flip your languages classroom at least 20% of the time: new approaches in languages teaching,INTED 2016 Conference,Valencia,2016 (Comunicação). |
3. |
Cruz, M.; Saracho, M.. Materiales para la enseñanza-aprendizaje de las variedades lingüísticas y culturales de Hispanoamérica en la clase de ELE,XXVII Congreso Internacional de ASELE: Panhispanismo y variedades en la enseñanza del español L2-LE,Logroño,2016 (Comunicação). |
4. |
Cruz, M.; Orange, E.. 21st Century Skills in the Teaching of Foreign Languages at Primary and Secondary Schools,International Educational Technology Conference ,Dubai,2016 (Comunicação). |
5. |
Cruz, M.. Flip the Way you Teach English, Gain 20% of Time and Game On,30th APPI Conference ‘Global Understanding – Strategies for the classroom’,Aveiro,2016 (Comunicação). |
6. |
Cruz, M.. CreActivities+(H)Appy teaching=21st Century Skills in the English Classroom,37th TESOL Greece Annual International Convention 2016: Join the Education R-Evolution,Atenas,2016 (Comunicação). |
7. |
Cruz, M.. Flip the Way you Teach English, Gain 20% of Time and Game On,APPI Arcozelo Seminar: "Back to School. 'Are you Ready?',Vila Nova de Gaia,2016 (Comunicação). |
8. |
Cruz, M.; Tavares, S.; Moreira, A.. CreActividades + 'Appy Teaching = 21st Century Skills na aula de espanhol e inglês como LEs,2015 (Comunicação). |
9. |
Cruz, M.. Del chófer, móvil y tú al chofer, celular y vos: las variedades lingüísticas del español en el proceso de enseñanza del español
como lengua extranjera en la Educación Secundaria,IV Jornadas de Lingüística Hispánica. Armonía y contrastes,Lisboa,2015 (Comunicação). |
10. |
Cruz, M.; Araújo e S. M. Del autobús, tortilla y Sagrada Familia al camión, mole poblano y Teotihuacán: las variedades lingüísticas y culturales del
español en la clase de E/LE,IV Congreso sobre la Enseñanza de Español en Portugal,Porto,2015 (Comunicação). |
11. |
Cruz, M.. OFF we go critical, creative, collaborative and communicative ONline!,29th Annual APPI Conference,ISCTE,2015 (Comunicação). |
12. |
Cruz, M.. Promoting a multisensory pedagogy in teaching languages to young learners,27th Conference APPI/ ELT: From strategy to action,Lisboa,2013 (Comunicação). |
13. |
Cruz, M.; Araújo e S. H; Moreira, A.. Critical cultural awareness in a virtual learning community of languages,Research Day,Aveiro,2012 (Poster). |
14. |
Cruz, M.; Araújo e S. M; Moreira, A.. Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo
de ensino-aprendizagem on-line,Pedagogia para a Autonomia: Congresso Ibérico/ 5º Encontro do GT-PA,Braga,2011 (Comunicação). |
15. |
Fonseca, H.; Machado, M.; Cruz, M.. Trissomia 21 em aula inclusiva com recurso às TIC: proposta de uma actividade de sala de aula com base na mesa educacional
E-Blocks,II Congresso Ibérico da Educação Especial,2010 (Comunicação). |
16. |
Cruz, M.. Dislexia: recursos tecnológicos,Congresso da DISLEX - Dislexia: o UNIVERSO e o controverso,Porto,2010 (Comunicação). |
17. |
Barreira, C.; Ribeiro, G.; Cruz, M.; Marcelo, M.; Medeiros, P.. Plurilingual,Intercultural Education as a Project for Social Transformation. Linking Theory and Practice Towards Equity and Social Justice,Valetta,2010 (Poster). |
18. |
Cruz, M.; Araújo e S. M; Moreira, A.. Pronetaires: (re)educating students to rethink society in a virtual learning platform,EDULEARN09 - International Conference on Education and New Learning Technologies,Barcelona,2009 (Comunicação). |
19. |
Cruz, M.; Araújo e S. M; Moreira, A.. 2ndschool: a virtual learning platform for the promotion of intercultural communication,61st Annual Kentucky Foreign Language Conference,Lexington,2008 (Comunicação). |
20. |
Cruz, M.; Silva, P.; Marcelo, M.. The use of Interactive Whiteboards for the promotion of intercultural communicative competence in the teaching process of
English to young learners,61st Annual Kentucky Foreign Language Conference,Lexington,2008 (Comunicação). |
21. |
Cruz, M.; Araújo e S. M. Intercultural Cibercommunicator: representations of languages and cultures in plurilingual chats,Second International Conference on Multicultural Discourses,Hangzhou,2007 (Comunicação). |
22. |
Cruz, M.; Barreira, C.. Ensino Precoce de Língua Inglesa e Educação de Infância,CIANEI - 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância,Porto,2005 (Comunicação). |
23. |
Cruz, M.. Imagens das Línguas e Plurilinguismo na Interacção em um estudo com alunos da ESE de Paula Frassinetti e da Universidade de
Yale,Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística,Setúbal,2004 (Comunicação). |
24. |
Cruz, M.; Melo, S.. Being an Intercultural Cibercommunicator: the role of dialogic imaginary about languages and cultures in the development of
online mobility,IALIC Conference on Politics, Plurilingualism and Linguistic Identity,Dublin,2004 (Comunicação). |
25. |
Cruz, M.; Araújo e S. M. Contributos da competência de comunicação intercultural para a mobilidade online - vantagens e desvantagens da comunicação
plurilingue em chat,II Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Didática das Línguas e Literaturas,Faro,2004 (Comunicação). |
26. |
Cruz, M.. Minorities, subcultures and subgroups: why not study them on secondary school?,Plano de Formação dos Núcleos de Estágio de Inglês e Alemão e Português e Inglês,Aveiro,2003 (Seminário). |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Cruz, M.; Ribeiro, G.; Barreira, C.. Plurilingual - Iniciação a Inglês Língua Estrangeira (A1/ A2) (Manual de Ensino OpensSource),2010. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Membro da base de dados de co-orientadores de teses de doutoramento da Universidade de Santiago de Compostela, 2014. Tese (Programa de Doutoramento en Educación) - Universidade de Santiago de Compostela (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Luísa Cristina Laviada Monteiro Costa, A abordagem da escrita em sala de aula de inglês no 1º CEB, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico) - Politécnico do Porto (Orientador). |
2. |
Sílvia Alexandra Martins Dias Ribeiro, Science Fair Project: o CLIL na Educação Pré-escolar, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Orientador). |
3. |
Andreia Raquel Lino Moreira, A adequação de atividades para um aluno predominantemente desatento na aula de Inglês do 1º Ciclo, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Orientador). |
4. |
Judite Marlene de Sousa da Silva Nogueira, Adaptação e criação de materiais para as aulas de língua estrangeira: contributo para o sucesso escolar dos alunos e para
o desenvolvimento profissional dos professores, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico) - Politécnico do Porto (Orientador). |
5. |
Ana Rita Oliveira, A importância das rotinas diárias no Ensino Precoce de Inglês - LE, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Orientador). |
6. |
Luís Miguel Marques de Sousa, “Poster yourself”: a construção colaborativa e multimédia do conhecimento no Ensino Precoce de Inglês, 2013. Dissertação (Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Co-orientador). |
7. |
Ana Sofia Salazar de Sousa Ribeiro, Da (in)diferença à intervenção: o contributo da educação intercultural à educação especial", 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Co-orientador). |
8. |
Sérgio Miguel Marques Mateus, Classificação Internacional de Funcionalidade On-line: A Internet como facilitador do trabalho do Professor de Educação Especial
no processo de referenciação de alunos, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Co-orientador). |
9. |
Ana Sofia Vieira de Sousa, As tecnologias Web 2.0 no diagnóstico da Dislexia, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Co-orientador). |
10. |
Maria João Ferreira da Silva Amaro Pamplona Barbosa, As tecnologias da informação e comunicação no ensino da leitura e da escrita em crianças com necessidades educativas especiais, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Co-orientador). |
1. |
Teresa Alexandra Silva Ribeiro, Qual o lugar da abordagem CLIL no ensino de inglês curricular no 1º CEB?, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico) - Politécnico do Porto (Orientador). |
2. |
Ana Teresa Magalhães, A introdução das Metas Curriculares em contextos de aprendizagem escolaridade do Inglês no 1º CEB, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico) - Politécnico do Porto (Orientador). |
3. |
Suzette Marina Antunes Duarte Oliveira, How is competitiveness, fostered in gamified task favourable to Primary English learning?, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico) - Politécnico do Porto (Orientador). |
4. |
Ana Paula de Oliveira, Todos diferentes, todos iguais, todos melhores - O ensino de inglês na construção da cidadania, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico) - Politécnico do Porto (Orientador). |
5. |
Anya Ojiugo Lilian, The Key Competences of an English Teacher: Primary School as a Case Study, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico) - Politécnico do Porto (Orientador). |
6. |
Maria do Céu Vilar, Inclusão de alunos com um Currículo Específico Individual na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico) - Politécnico do Porto (Orientador). |
7. |
Luísa Jesus, O papel da família impacto no sucesso da aprendizagem do Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico) - Politécnico do Porto (Orientador). |
8. |
Catarina Paço, A abordagem do domínio intercultural nos manuais de Inglês do 1º CEB, 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Orientador). |
9. |
Marta Pinho, Inglês e Mandarim: representações dos sujeitos face às línguas no 1.º CEB, 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Orientador). |
10. |
Ana Sofia Cunha, A dislexia no processo de ensino-aprendizagem de inglês no 1º CEB, 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Orientador). |
11. |
Sandra Marinho, O inglês e a interculturalidade na semântica do europeu, 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Orientador). |
12. |
Sílvia Carvalho, O professor de inglês no 1º CEB: perfil e representações, 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Orientador). |
13. |
Mário Filipe Encarnação Amorim, Contributos do CRTIC para uma Política de Inclusão dos alunos com NEE, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Co-orientador). |
14. |
Marta Cristina Baptista Vilar, O Inglês e a Surdez: representações do Surdo português em relação à aprendizagem de Inglês LE, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Co-orientador). |
15. |
Carla Andreia da Costa Gomes, Sinalização de alunos com Dislexia no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma abordagem a partir das TIC, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Co-orientador). |
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização Specialization course conclusion monograph |
1. |
Daniel Filipe Gomes dos Santos Ferreira Amaro, Contextos básicos de comunicação humana/Otimização de quadros de comunicação no âmbito de um caso de Paralisia Cerebral, 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
2. |
Susana Maria Teles Barbosa, Software Pequeno Mozart: uma porta para a música? Um estudo de caso na Paralisia Cerebral, 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
3. |
Mariana Luísa Lopes Matias, O Aventuras 2 no desenvolvimento/motivação da leitura e da escrita de uma criança com dislexia, 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
4. |
Eva Joana Lopes Martins Gomes, Tecnologias para a educação - software ZAC Browser no processo de ensino-aprendizagem duma criança com DID: estudo de caso, 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
5. |
Helena Costa Pinto Correia, Interatividade digital do métodos das 28 palavras como motivador na aquisição da leitura em crianças portadoras de Trissomia
21: um estudo de caso, 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
6. |
Cristiana Alexandra Sousa de Oliveira, Aplicação do Aventuras 2 numa criança com síndrome de X-Frágil: estudo de caso, 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
7. |
Patrícia Raquel Lopes de Oliveira, Perfil académico e sócio-emocional da criança com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
8. |
Sónia Patrícia Oliveira Santos, A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção e as estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
9. |
Paula Susana Cardoso Tavares Viterbo e Silva, Hiperatividade e Défice de atenção no Jardim de Infância: estudo de caso, 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
10. |
José Azevedo, Software Plaphoons na comunicação de indivíduo com paralisia cerebral , 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
11. |
Sofia Lopes, A mesa educacional E-Blocks no processo de ensino e aprendizagem de uma criança com Trissomia 21: um estudo de caso, 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
12. |
Evelina Meireles; Luís Sousa, A Story for Keo, 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
13. |
Cláudia Batista; Vânia Gomes, Os jogos didácticos digitais como promotores de plurilinguismo, 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
14. |
Sílvia Teixeira; Sandra Antunes, De "Hello" para "Hallo": uma abordagem intercultural e plurilingual no Ensino Precoce de Línguas Estrangeiras, 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
15. |
Marisa Marcelo; Paulo Silva, O uso dos quadros interativos na promoção das competências comunicativas, interculturais e plurilingues no ensino precoce
da língua inglesa, 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
Lara Moreira; Liliana Rocha; Mafalda Brito; Sílvia Miranda, Sensibilização de línguas europeias no 1º Ciclo do Ensino Básico, através do uso de chats plurilingues no processo de ensino-aprendizagem, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
2. |
Eduarda Alves; Maria Oliveira; Orlanda Bastos; Sílvia Mateus, Representações culturais das crianças: análise de discurso e análise de desenho, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Educação Social) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Ricardo Vieira; Américo Peres; António Almeida; Isabel Baptista; Orquídea Ribeiro; Armando Loureiro; Mário Cruz. Participação no júri de Gilcélia Santana Pires. Construção de identidades em contexto de exclusão social: estudo de caso com jovens e adultos afrodescendentes, no processo
de ensino-aprendizagem de língua inglesa, em escola noturna da zona rural, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
1. |
Mário Cruz; Bernardo Canha; Paula Flores. Participação no júri de Sílvia Alexandra Martins Dias Ribeiro. Science Fair Project: o CLIL na Educação Pré-escolar, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação. |
2. |
Mário Cruz; Bernardo Canha; Ana Raquel Simões. Participação no júri de Cláudia Patrícia Leal de Pinho. Knock! Knock! Is it English or Portuguese Sign Language?, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação. |
3. |
Mário Cruz; Bernardo Canha; Edite Orange. Participação no júri de Ana Patrícia Pereira de Sousa Teixeira. A planificação didática e o desenvolvimento da competência sociocultural e de outras competências em LE, 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no Ensino Básico) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação. |
4. |
Mário Cruz; Maria Helena Araújo e Sá; Maria Helena Ança. Participação no júri de Paula Cristina Lourenço Branco. Dimensão intercultural da linguagem não-verbal em contexto de sala de aula: um estudo com uma turma de espanhol, 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Aveiro. |
5. |
Mário Cruz; Bernardo Canha; Edite Orange. Participação no júri de Susana Maria Ferreira Peixoto. O lúdico como estratégia de aprendizagem do léxico na aula de língua estrangeira, 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no Ensino Básico) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação. |
6. |
Cruz, M.. Participação no júri de Maria Diamantina Marques Ferreira da Silva. Educação Intercultural e Cidadania: abordagens no âmbito do ensino-aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação. |
7. |
Mário Cruz; Dora Castro; Bernardo Canha. Participação no júri de Ana Rita Oliveira. A importância das rotinas diárias no Ensino Precoce de Língua Estrangeira - Inglês, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Politécnico do Porto. |
8. |
Mário Cruz; Dora Castro; Bernardo Canha. Participação no júri de Andreia Raquel Lino Moreira. A adequação de atividades para um aluno predominantemente desatento na aula de inglês do 1º Ciclo, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Politécnico do Porto. |
9. |
Mário Cruz; Cristina Pinto; Susana Pinto. Participação no júri de Judite Marlene de Sousa da Silva Nogueira. Adaptação e criação de materiais para as aulas de língua estrangeira: contributo para o sucesso escolar dos alunos e para
o desenvolvimento profissional dos professores, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico) - Politécnico do Porto. |
10. |
Mário Cruz; Cristina Pinto; Bernardo Canha. Participação no júri de Vítor Manuel Oliveira Passos. A influência da plataforma moodle na participação em contexto de sala de aula, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico) - Politécnico do Porto. |
11. |
Mário Cruz; Edite Orange; Bernardo Canha. Participação no júri de Sara Isabel Ribeiro da Fonseca. A Atividade de Enriquecimento Curricular de Inglês no Agrupamento Vertical de Pedrouços, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Politécnico do Porto. |
12. |
Mário Cruz; Américo Dias; Edite Orange. Participação no júri de Cláudia Margarida Dias da Silva. O professor de Inglês no 1º Ciclo: Contributos da formação colaborativa e reflexiva, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Politécnico do Porto. |
13. |
Mário Cruz; Américo Dias; Cristina Pinto. Participação no júri de Ana Catarina Alves Moreira da Rocha. 45 minutes of Multiple Intelligences in action, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico) - Politécnico do Porto. |
14. |
Mário Cruz; Dora Castro; Isabel Brites. Participação no júri de Cármen Maria de Oliveira Silva Lino. Contributos da motivação na aprendizagem da Língua Estrangeira, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico) - Politécnico do Porto. |
15. |
Mário Cruz; Edite Orange; Américo Dias. Participação no júri de Inês das Neves Barbosa Leite da Silva. A potencialidade do ensino precoce de inglês na promoção da educação para o desenvolvimento, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Politécnico do Porto. |
16. |
Mário Cruz; Paula Flores; Isabel Brites. Participação no júri de José Amadeu Ferreira Dias. A importância dos jogos no processo de ensino/aprendizagem, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico) - Politécnico do Porto. |
17. |
Mário Cruz; Américo Dias; Edite Orange. Participação no júri de Bruno Alexandre Oliveira Mayer. Zad: a New World, a Different Language, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação. |
18. |
Mário Cruz; Américo Dias; Edite Orange. Participação no júri de Carla Patrícia de Sousa Vieira. O portfólio em faixas etárias precoces: constrangimentos e potencialidades, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação. |
19. |
Mário Cruz; Américo Dias; Edite Orange. Participação no júri de Luís Miguel Marques de Sousa. "Poster Yourself": a construção colaborativo e multimédia do conhecimento no Ensino Precoce de Inglês, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação. |
20. |
Mário Cruz; Dora Castro; Isabel Brites. Participação no júri de Ana Rita Dourado de Oliveira Rocha. As dinâmicas de grupo e a aprendizagem de uma Língua Estrangeira, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico) - Politécnico do Porto. |
21. |
Mário Cruz; Américo Dias; Isabel Brites. Participação no júri de Emília Ambrosina Pinto Rocha de Castro. Aprendizagem por tarefas na perspetiva acional, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação. |
22. |
Mário Cruz; Edite Orange; Américo Dias. Participação no júri de Ana Rita Vaz Morais dos Santos. Integração da língua inglesa no currículo do 1º CEB: abordagens intercurriculares no 1º ano de escolaridade, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Politécnico do Porto. |
23. |
Mário Cruz; Cristina Pinto; Isabel Brites. Participação no júri de Carlos Júlio Lindade Rodrigues. A Inferência Linguística na Aquisição da Língua Espanhola no 3.º Ciclo do Ensino Básico: Erros frequentes e Caminhos a percorrer, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico) - Politécnico do Porto. |
24. |
Mário Cruz; Américo Dias; Edite Orange. Participação no júri de Albertina de Jesus da Silva Santos. As potencialidades do sistema braille no ensino de inglês no 1º Ciclo, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação. |
25. |
Mário Cruz; Maria Gomes; Ana Ferreira. Participação no júri de Sónia Cristina Gomes Soares. A motivação como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem, 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
26. |
Mário Cruz; Helena Serra; Carlos Afonso; Preciosa Fernandes. Participação no júri de Maria João Ferreira da Silva Amaro Pamplona Barbosa. O recurso a atividades digitais no desenvolvimento da leitura na criança com deficiência mental: estudo de caso, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
27. |
Mário Cruz; Helena Serra; Maria Elisa Ferreira. Participação no júri de Paula Raquel de Sousa Maciel. O lúdico como vivência promotora de sucesso em processos de aprendizagem: crianças com défices cognitivos, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
28. |
Mário Cruz; Pedro Ferreira; Ana Ferreira. Participação no júri de Manuel Augusto da Conceição Garcia. Educar para a atualidade - dar vida à mudança, 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
29. |
Mário Cruz; Helena Serra; José Afonso Baptista. Participação no júri de Sérgio Miguel Marques Mateus. Portal CIF: recurso colaborativo no processo de referenciação para a educação especial, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
30. |
Mário Cruz; Helena Serra; Maria Celeste Lopes. Participação no júri de Ana Sofia Vieira de Sousa. Software educativo ao serviço das dificuldades específicas de aprendizagem: um estudo de caso., 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
31. |
Mário Cruz; Joana Cavalcanti; Helena Serra; Sílvia Melo-Pfeifer. Participação no júri de Ana Sofia Salazar de Sousa Ribeiro. Da (In)Diferença à Intervenção: o contributo da Educação Intercultural na Educação Especial, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
Curso de especialização Specialization course |
1. |
Mário Cruz; Rosa Lima; Paula Medeiros. Participação no júri de Daniel Filipe Gomes dos Santos Ferreira Amaro. Contextos básicos de comunicação humana/Otimização de quadros de comunicação no âmbito de um caso de Paralisia Cerebral, 2012. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
2. |
Mário Cruz; Helena Serra; Paula Medeiros. Participação no júri de Cristiana Alexandra Sousa de Oliveira. Aplicação do Aventuras 2 numa criança com síndrome de X-Frágil, 2012. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
3. |
Mário Cruz; Helena Serra; Paula Medeiros. Participação no júri de Eva Joana Lopes Martins Gomes. O software ZAC Browser no processo de ensino-aprendizagem de uma criação com DID, 2012. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
4. |
Mário Cruz; Rosa Lima; Paula Medeiros. Participação no júri de Susana Maria Teles Barbosa. Software Pequeno Mozart: uma porta para a música? Um estudo de caso na Paralisia Cerebra, 2012. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
5. |
Mário Cruz; Helena Serra; Paula Medeiros. Participação no júri de Helena Costa Pinto Correia. Interatividade digital do Método das 28 palavras como motivador na aquisição da leitura em crianças portadoras de Trissomia
21: um estudo de caso, 2012. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
6. |
Mário Cruz; Helena Serra; Paula Medeiros. Participação no júri de Sónia Patrícia Oliveira Santos. A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção e as estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, 2011. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
7. |
Mário Cruz; Helena Serra; Paula Medeiros. Participação no júri de Mariana Luísa Lopes Matias. O Aventuras 2 no desenvolvimento/motivação da leitura e da escrita de uma criança com dislexia, 2011. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
8. |
Mário Cruz; Helena Serra; Paula Medeiros. Participação no júri de Paula Susana Cardoso Tavares Viterbo e Silva. Hiperatividade e Défice de atenção no Jardim de Infância: estudo de caso, 2011. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
9. |
Mário Cruz; Helena Serra; Paula Medeiros. Participação no júri de Patrícia Raquel Lopes de Oliveira. Perfil académico e sócio-emocional da criança com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, 2011. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
10. |
Mário Cruz; Gorete Ribeiro; Paula Medeiros. Participação no júri de Ana Moreira; Mariana Moreira; Sara Freitas. A transversalidade entre o 1o Ciclo e o 2o Ciclo da área não curricular Inglês como Língua Estrangeira, 2009. |
11. |
Mário Cruz; Helena Serra; Paula Medeiros. Participação no júri de Isabel Vilaça. A diferenciação pedagógica no Ensino Precoce de Língua Inglesa, 2009. |
12. |
Mário Cruz; Gorete Ribeiro; Paula Medeiros. Participação no júri de Evelina Meireles; Luís Sousa. A Story for Keo, 2009. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
13. |
Mário Cruz; Gorete Ribeiro; Paula Medeiros. Participação no júri de Cláudia Pinho; Maria Freitas; Jean Mercereau. A importância das canções no ensino da língua inglesa no Pré-escolar, 2009. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
14. |
Mário Cruz; Joana Cavalcanti; Paula Medeiros. Participação no júri de Ana Varejão; Sílvia Matos. Sensibilização à Língua Inglesa no 1º ano do Ensino Básico: a interdisciplinaridade, 2009. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
15. |
Mário Cruz; Paula Medeiros; Gorete Ribeiro. Participação no júri de Cláudia Batista; Vânia Gomes. Os jogos didácticos digitais como promotores de plurilinguismo, 2009. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
16. |
Mário Cruz; Gorete Ribeiro; Paula Medeiros. Participação no júri de Marisa Marcelo; Paulo Silva. O uso dos quadros interativos na promoção das competências comunicativas, interculturais e plurilingues no ensino precoce
da língua inglesa, 2008. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
17. |
Mário Cruz; Gorete Ribeiro; Paula Medeiros. Participação no júri de Ana Freixo; Marta Oliveira; Mónica Santos. A repercussão da metodologia audiovisual no ensino precoce da língua inglesa, 2008. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
18. |
Mário Cruz; Joana Cavalcanti; Paula Medeiros. Participação no júri de Susana Silva; Olga Fontes. Storytelling with young learners, 2008. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
19. |
Mário Cruz; Susana Almeida; Paula Medeiros. Participação no júri de Luísa Aguiar; Olga Vieira. A metacognição e a sua influência na aquisição de vocabulário na língua inglesa, 2008. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
20. |
Mário Cruz; Helena Serra. Participação no júri de Isabel Ferreira. As competências de escrita no ensino de línguas: um estudo de caso, 2008. |
21. |
Mário Cruz; Helena Serra. Participação no júri de Fátima Costa; José Gomes. A aprendizagem da língua inglesa como factor de inclusão, 2008. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
22. |
Mário Cruz; Gorete Ribeiro; Paula Medeiros. Participação no júri de Sandra Antunes; Sílvia Teixeira. Do "Hello" ao "Hallo": uma abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2008. Monografia (Especialização em Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
Bacharelato/Licenciatura Degree of licentiate |
1. |
Mário Cruz; Paula Medeiros. Participação no júri de Eduarda Alves; Maria Oliveira; Orlanda Bastos; Sílvia Mateus. Representações culturais das crianças: análise de discurso e análise de desenho, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Licenciatura em Educação Social) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
2. |
Mário Cruz; Paula Medeiros. Participação no júri de Lara Moreira; Liliana Rocha; Mafalda Brito; Sílvia Miranda. ensibilização de línguas europeias no 1º Ciclo do Ensino Básico, através do uso de chats plurilingues no processo de ensino-aprendizagem, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Júri de seleção e seriação de candidatos do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2015, Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação. |
2. |
Examinador de provais orais do Diploma de Español como Lengua Extranjera do Instituto Cervantes (Niveles A2/B1 para escolares), 2015, Instituto Cervantes - Lisboa. |
3. |
Participação na comissão de seriação de alunos do curso de Complemento de Formação para o grupo de recrutamento 120-Inglês, 2015, Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação. |
4. |
Comissão de curso do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º CEB e Ensino Secundário, 2014, Universidade de Aveiro. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Das dificuldades específicas de aprendizagem aos caminhos para uma sala de aula inclusiva, 2014 (Encontro). Nome do evento: 11º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico – Palavras com sentido; Nome da Instituição: Areal Editores. |
2. |
Projeto Pluri+Red: ensino funcional de línguas estrangeiras, 2012 (Seminário). Nome do evento: Seminários Temáticos no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico. |
3 |
2NDSCHOOL.EU: uma plataforma virtual de aprendizagem colaborativa e intercultural, 2010 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Ciclo de Debates: Educação Intercultural, Ambiente e Cidadania Participativa; Nome da Instituição: Comissão da coordenação da Licenciatura em Educação Artística e Cultural; Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
4. |
“alam (Porto) > a uniao europeia e muito rica em linguas: imagens das línguas em situação de chat plurilingue”, 2005 (Seminário). Nome do evento: Seminário de Mestrado em Didática. |
5 |
Que caminhos para o futuro?, 2005 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Colóquio "Implementação da Educação Inter Multicultural na Escola"; Nome da Instituição: Universidade do Porto. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
Congresso da DISLEX - Dislexia: entre o universo e o controverso, 2010 (Congresso). Nome da Instituição: DISLEX; Cidade do evento: Porto. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Tertúlia/ Partilha de Práticas, 2015 (Encontro). Nome da Instituição: Universidade de Aveiro. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Cruz, M.; Medeiros, P.. Revista Saber & Educar 14: Caderno Ensino de Línguas na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. |
2. |
Cruz, M.. PROFILE Journal, desde 2016/09/01, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
3. |
Cruz, M.. US-China Foreign Language, desde 2016/07/18, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: David Publishing Company. |
4. |
Cruz, M.. Sino-US English Teaching, desde 2016/07/18, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: David Publishing Company. |
5. |
Cruz, M.. MEXTESOL Journal, desde 2016/01/01, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
6. |
Cruz, M.. The International Journal of the Humanities, de 2005/10/03 até 2015/09/20, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: New Directions in the Humanities.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
43 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
3 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
3 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
24 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
24 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
9 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
9 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
7 |
Produção técnica Technical production |
27 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
27 |
Dados complementares (Additional data) |
117 |
Orientações Orientations |
44 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
56 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
4 |
Participação em Eventos Event participation |
7 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
6 |
Visualizações do curriculum [
3864
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
10-11-2016
às
11:42:16
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|