Iris Susana Pires Pereira
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
28/03/2016 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Iris Susana Pires Pereira |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Pereira, Iris Susana Pires |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Minho Instituto de Educação Centro de Investigação em Educação (CIED) Campus de Gualtar - Gualtar Braga 4700--057 Braga Portugal Telefone: (+351)601356 Correio electrónico: iris@ie.uminho.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2003-2008 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Estudos da Criança.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1995-2000 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Linguística e Didáctica do Português
(2 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1990-1995 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Ensino de Português e Inglês
(5 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2012-2012 |
Curso de curta duração Short course |
Da pesquisa sistemática da literatura à análise e desenvolvimento do esboço.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2010-2010 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de NVivo8: novas possibilidades de trabalho na análise qualitativa.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Jun/2013-Actual |
Professor Auxiliar |
Jun/2008-Jun/2013 |
Professor Auxiliar |
Jan/2001-Jun/2008 |
Assistente |
Dez/1999-Set/2000 |
Monitora |
Out/1998-Ago/1999 |
Assistente convidada |
Nov/1997-Out/1998 |
Assistente convidada |
Dez/1993-Set/1994 |
Monitora |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento de Linguagem e Literacia(Docente)
- Semântica e Pragmática do Português(Docente)
- Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica(Docente)
- Prática de Ensino Supervisionada(Docente)
- Conhecimento Explícito da Língua nas Crianças(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento de Linguagem e Literacia(Docente)
- Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica(Docente)
- Didáctica da Língua Portuguesa(Docente)
- Prática de Ensino Supervisionada(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento de Linguagem e Literacia(Docente)
- Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica(Docente)
- Perspectivas Atuais da Educação em Línguas(Docente)
- Didáctica da Língua Portuguesa(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento de Linguagem e Literacia(Docente)
- Seminário de Língua Materna(Docente)
- Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica(Docente)
- Prática Pedagógica IV (Docente)
|
Curso»Academic program: FORMAÇÃO DOCENTE Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Didáctica da Leitura e da Escrita (Docente)
- Seminário de Língua Materna(Docente)
- Oficina de Ciências Integradas e Língua Materna(Docente)
- Oficina de Ciências Integradas e Língua Materna(Docente)
- Aquisição, Desenvolvimento e Ensino Precoce de Língua Materna(Docente)
- Prática Pedagógica IV (Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Aquisição, Desenvolvimento e Ensino Precoce de Língua Materna(Docente)
- Seminário de Língua Materna(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Abr/2015-Actual |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
Representante de Portugal no Comité de Gestão do projeto COST The digital literacy and multimodal practices of young children
(DigiLitEY) (concurso FCT) |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Set/2011-Actual |
Instituto de Educação |
-
Comissão Diretiva do Mestrado Em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo |
Jan/2008-Actual |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
-
Conselho de Departamento de Estudos Integrados em Literacia, Didáctica e Supervisão |
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Jun/2012-Actual |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
Serviço realizado»Executed service: Assessoria técnica e científica do Programa de Ensino de Qualidade em Português na Guiné Bissau (PEQPGB), da responsabilidade
da Fundação Fé e Cooperação. |
Jun/2010-Jun/2014 |
|
Serviço realizado»Executed service: Assessoria técnica e científica ao projeto MD II (Pro NORTE-07-0202 FEDER 13657) |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Jan/2010-Jul/2011 |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Conceção e coordenação da Ação de Formação Linguagem oral e literacia emergente: das concepções oficiais às práticas pedagógicas
no Jardim de Infância |
Set/2008-Jul/2010 |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Coordenação Regional da Ação de formação (PNEP) Programa Nacional de Ensino do Português: Formação contínua de Professores
– 1º Ciclo (Acção A1) |
Set/2008-Jul/2010 |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Coordenação Regional da Ação de formação (PNEP) Programa Nacional de Ensino do Português: Formação contínua de Professores
– 1º Ciclo (Acção A2) |
Set/2008-Jul/2009 |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Coordenação Regional da Ação de formação (PNEP) Programa Nacional de Ensino do Português: Formação Contínua de Professores
– 1.º Ciclo (Acção B) |
Set/2008-Jul/2009 |
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Coordenação Regional da Ação de formação (PNEP) Programa Nacional de Ensino do Português: Formação Contínua de Professores
– 1.º Ciclo (Acção C) |
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Mar/2014-
Actual
|
Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação |
Formação profissional»Professional education: - Formadora da ação de formação (modalidade: oficina de formação) 'Diversidade Linguística e Cultural na Escola e Sucesso Académico',
2 créditos (CCPFC/ACC-66261/11) (5 sessões) - Formadora da ação de formação (modalidade: curso de formação) 'Estratégias de Supervisão na Formação', 1 crédito (CCPFC/ACC-68410/11)
(4 sessões)
|
Set/2008-Jul
/
2011
|
|
Formação profissional»Professional education: - Formadora do PNEP (ações A1, A2, B e C) (48 sessões) - Formadora do Curso de Formação Estratégias de Supervisão na Formação (CCPFC/ACC-68410/11) (3 sessões)
|
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Out/2011-Jan/2012 |
|
Atividade realizada»Activity: Avaliação de manuais escolares |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2015-2019 The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY) |
Referência do projeto»Project reference: ISCH COST Action IS1410 . http://www.cost.eu/COST_Actions/isch/Actions/IS1410
|
2013-2015 A literacia das disciplinas escolares: caraterísticas e desafios para mais engagement e aprendizagem-Content area literacies: Features and challenges for more engagement and learning |
Referência do projeto»Project reference: EXPL/MHC-CED/0645/2013.
|
2013-2015 Implementation Strategies for Innovations in Teachers´ Professional Development (Comenius Accompanying Measures). |
Referência do projeto»Project reference: 539512-LLP-1-2013-1-DE-COMENIU.
|
2010-2015 Manual Digital II, financiado pelo QREN - SI I&DT |
Referência do projeto»Project reference: Pro NORTE-07-0202 FEDER 13657.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Littera, Membro.
Vice Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
|
Actual |
International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (IAIMTE), Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Pereira, Iris S. P. 2010. O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa
de português. ed. 1, 2 vols.. Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Pereira, Iris S. P; Pereira, Maria L. Á; Cardoso, Inês. 2015. Writing to learn from experience: unguided reflection as meaning making practices for teachers. In Writing for professional development, ed. Giulia Ortoleva, Mirelle BÉtrancourt, Stephen Billet, 5 - 106. ISBN: 1672-6304. Leiden: Brill. |
|
|
|
2. |
Pereira, Iris S. P. 2015. Práticas de literacia na aprendizagem de matemática. A escrita de géneros textuais na promoção da autonomia de alunos e de
professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. In LiDEs A literacia das disciplinas escolares: Desafios nas aulas de História e Matemática, ed. Maria helena Martinho, Maria do Céu Melo, 107 - 144. . Braga: CIEd. |
|
|
|
3. |
Pereira, Iris S. P. 2014. Para um entendimento da complexidade da aprendizagem da leitura. In Ler para ser. Os caminhos antes, durante e... depois de aprender a ler, ed. Fernanda Leopoldina Viana, Iolanda Ribeiro, Adriana Baptista, 93 - 119. . Coimbra: Almedina. |
|
|
|
4. |
Pereira, Iris S. P. 2011. Avaliação fria, avaliação quente: contributos para a discussão da complexidade do processo de avaliação de desempenho. In Quanto vale o que fazemos? Práticas de avaliação de desempenho, ed. ALVES, Maria; FLORES, Maria; MACHADO, Eusébio (Orgs.). , 39 - 67. . Santo Tirso: De Facto Editores. |
|
|
|
5. |
Carvalho, Maria J; Dias, V. D; Pereira, Iris S. P. 2010. Tornar-se professor de literacia crítica no 1.º ciclo. In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa
de português, 161 - 180. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações. |
|
|
|
6. |
Boas, H. V; Dias, J. A; Pereira, Iris S. P. 2010. A utilização das TIC como ferramenta auxiliar de construção de competências na aula de português: contributos do PNEP. In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa
de português, 221 - 238. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações. |
|
|
|
7. |
Pereira, J. C; Pereira, J. R; Pereira, Iris S. P. 2010. A promoção do conhecimento explícito da língua no contexto do PNEP. Renovação de conceções e práticas pedagógicas. In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa
de português, 181 - 220. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações. |
|
|
|
8. |
Pereira, Iris S. P. 2010. Sobre a natureza metodológica do Programa Nacional de Ensino do Português: opções e apostas do núcleo da Universidade do Minho. In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa
de português, 9 - 44. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações. |
|
|
|
9. |
Pereira, Iris S. P. 2010. Um desenho global para o ensino da língua no 1.º ciclo do ensino básico. In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa
de português, 45 - 156. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações. |
|
|
|
10. |
Pereira, Iris S. P; Ferreira, M. F. 2010. A avaliação das aprendizagens linguísticas no contexto do PNEP: algumas evidências de conceções e de práticas profissionais
renovadas. In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa
de português, 239 - 259. . Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações. |
|
|
|
11. |
Pereira, Iris S. P. 2009. Literacia crítica: concepções teóricas e práticas pedagógicas nos níveis iniciais de escolaridade. In Modelos e Práticas em Literacia , 17 - 34. . Lisboa: Lidel. |
|
|
|
12. |
Pereira, Iris S. P. 2008. Desenvolver competências linguísticas para aprender a construir o conhecimento escolar. In Desenvolver Competências em Língua Portuguesa, 173 - 200. . Lisboa: CIED. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Pereira, Iris S. P; Braga, Ana C; Riaño, Xoseé A. G. 2015. "Avaliação do Programa Nacional de Ensino de Português (PNEP) 1.º ciclo: as perceções dos alunos", Revista Portuuesa de Educação 28, 2: 51 - 86. |
|
|
|
2. |
Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L; Silva, Maria C. V.. 2015. "Sobre a formação do professor alfabetizador. Contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador", Perspetctiva 33, 1: 231 - 259. |
|
|
|
3. |
Pereira, ¿?ris S. P. 2014. "Writing and the situated construction of teachers’ cognition: portfolios as complex performative spaces", Language and Education 28, 6: 521 - 538.
|
|
|
|
4. |
Pereira, Iris S. P; Campos, Ângela M. 2014. "Turning Ideologies Inside Out: Developing Young Readers’ Empathy for Critical Voices in Narrative Fiction", Changing English 21, 4: 359 - 370.
|
|
|
|
5. |
Pereira, Iris S. P. 2012. "Sobre a definição das metas de aprendizagem para a educação pré-escolar em Portugal: reflexão centrada nas aprendizagens de
caráter linguístico", Revista de Educação PUC 17, 2: 217 - 228. |
|
|
|
6. |
Pereira, Iris S. P. 2012. "Language education in the pre-school years: learning about teachers’ learning through an in-service program", The inescapability of language. Theory and practice for L1 educators. Special issue of L1, Educational Studies on Language
and Literature, 12: 1 - 23. |
|
|
|
7. |
Doecke, B.; Pereira, Iris S. P. 2012. "Language, experience and professional learning (What Walter Benjamin can teach us)", Changing English 13, 3: 269 - 281. |
|
|
|
8. |
Pereira, Iris S. P; Doecke, Brenton. 2012. "Editorial. The inescapability of language. Theory and practice for L1 educators. Special issue of L1", L1 - Educartional Studies in Language and Literature 12, Spec.Issue: 1 - 8.
|
|
|
|
9. |
Pereira, Iris S. P. 2007. "Para a caracterização do funcionamento das descrições demonstrativas anafóricas em português europeu: os usos em contexto
narrativo", Diacrítica 21, 1: 143 - 165. |
|
|
|
10. |
Dionísio, Maria L; Pereira, Iris S. P. 2006. "A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas", Perspectiva 24, 2: 569 - 596. |
|
|
|
11. |
Pereira, Iris S. P. 2006. "Para uma pedagogia situada e explícita da literacia escolar ", Revista Portuguesa de Educação 19, 1: 177 - 184. Trabalho publicado como "Nota de leitura". |
|
|
|
12. |
Pereira, Iris S. P. 2005. "Para uma caracterização cognitiva do processo de resolução anafórica discursiva", Revista Portuguesa de Humanidades, 9: 51 - 77. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Pereira, Iris S. P. 2014. "Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da", Trabalho apresentado em Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, In Atas do congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, Braga. |
|
|
|
2. |
Silva, José L. 2013. "O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
3. |
Pereira, Iris S. P. 2011. "On the current Portuguese official framework for pre-school education", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Reading, In Literacy and Diversity, Proceedings of the 17th European Conference on Reading, Mons. |
|
|
|
4. |
Pereira, Iris S. P. 2011. "O PNEP e a pedagogia da autonomia no desenvolvimento profissional de professores", Trabalho apresentado em Congresso Ibérico/5.º Encontro do GT-PA - Pedagogia para a Autonomia , In Atas do Congresso Ibérico/5.º Encontro do GT-PA - Pedagogia para a Autonomia , Braga. |
|
|
|
5. |
Pereira, Iris S. P. 2008. "Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school is Portugal: A research on
students competencies and teachers’ conceptions and practices", Trabalho apresentado em 53ª Assembleia mundial da International Council on Education for Teaching (ICET), In ICET's International Yearbook on Teacher Education, Braga. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Pereira, Iris S. P. 2011. "Contributos para uma discussão das metas de aprendizagem (linguística) para a educação pré-escolar", Cadernos de Educação de Infância, 92: 55 - 65. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Pereira, Iris S. P; Bento, Marco; Lencastre, José A. 2015. "Mobile learning no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura. ", Trabalho apresentado em CIAAF 2015 - 1st Ibero-American Conference of Future Learning Environments. , In Proceedings of CIAAF 2015 - 1st Ibero-American Conference of Future Learning Environments., Porto. |
|
|
|
2. |
Pereira, Iris S. P. 2005. "Sobre os demonstrativos anafóricos discursivos em português: domínios de referência e perspectivas de enunciação", Trabalho apresentado em Gramática e Humanismo. Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres, In Gramática e Humanismo. Actas do Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres, Braga. |
|
|
|
3. |
Pereira, Iris S. P. 2004. "A referência anafórica discursiva: um processo cognitivo linguisticamente (pré-)configurado", Trabalho apresentado em XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa. |
|
|
|
4. |
Pereira, Iris S. P. 2004. "Ensinar língua para aprender a ler. Ensinar a ler para aprender língua", Trabalho apresentado em O Ensino das Línguas e a Linguística, In Actas do Encontro O Ensino das Línguas e a Linguística, Setúbal. |
|
|
|
5. |
Pereira, Iris S. P; Silva, Maria C. V.. 2004. "Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico", Trabalho apresentado em O Ensino das Línguas e a Linguística, In Actas do Encontro O Ensino das Línguas e a Linguística, Setúbal. |
|
|
|
6. |
Pereira, Iris S. P; Canário, Ana; Andrade, Emília; Pacheco, Alberta; Mesquita, Angelina; Pinto, Carmo; Teixeira, Graça. 2003. "A descrição linguística, o professor, o currículo e as práticas educativas configuradas pelos manuais de gramática no 1º ciclo
de escolaridade básica", Trabalho apresentado em XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa. |
|
|
|
7. |
Pereira, Iris S. P. 2002. "Como é possível preparar os alunos do nível pré-escolar para a compreensão na leitura?", Trabalho apresentado em IV Congresso Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e prática docente., Braga. |
|
|
|
8. |
Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. 2003. "Aspectos da didáctica da vertente oral da língua materna no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico – algumas reflexões", Trabalho apresentado em A Criança, a Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas , In A Criança, A Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas, Braga. |
|
|
|
9. |
Pereira, Iris S. P. 2002. "A Língua Portuguesa na formação inicial de Educadores de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em Jornadas DCILM 2002 – A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º ciclo, In Saberes e Práticas na Formação de Professores e Educadores, Braga. |
|
|
|
10. |
Pereira, Iris S. P. 1999. "Para uma definição do processo de concordância negativa em Português", Trabalho apresentado em XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Faro. |
|
|
|
11. |
Pereira, Iris S. P; Volpato, Arceloni. 1996. "Aspectos Histórico-Semânticos das Construções de Progressivo em Português", Trabalho apresentado em XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Braga. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Pereira, Iris S. P; Magalhães, Ângela; Costa, Carla. 06 jun. 2013. "As práticas de auto-avaliação de conhecimento como estratégia de construção da capacidade do aprender a aprender" Cadernos do ECB, 49 - 60.
|
2. |
Pereira, Iris S. P; Magalhães, Ângela; Costa, Carla. 01 maio 2013. "Descobrindo o papel da aprendizagem corporizada e da metacognição na compreensão das histórias lidas no jardim de infância" Cadernos de Educação de Infância, 7 - 9. |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1. |
Pereira, Iris S. P; Gonçalves, Lara. "Pegada Suspeita", In Manual Digital II/ Lusoinfo Multimédia,2013. |
2. |
Pereira, Iris S. P; Gonçalves, Lara. "Natureza Agradecida", In Manual Digital II/ Lusoinfo Multimédia,2013. |
Trabalho técnico Technical work |
1. |
Pereira, Iris S. P. Apreciação científica de materiais de formação no âmbito da assessoria técnico-científica à FEC / Programa de ensino de qualidade
em português na Guiné Bissau (PEQPGB),2014 (Relatório de consultoria). |
2. |
Gomes, Maria A; Dourado, Luís. "Relatório crítico", Fundação Fé e Cooperação, Programa de ensino de qualidade em português na Guiné Bissau (PEQPGB),2013 (Relatório técnico). |
3. |
Pereira, Iris S. P. Relatório de avaliação do manual escolar de Português para o 3.º ano do Ensino Básico "Despertar para a Língua Portuguesa",2012 (Relatório técnico). |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Pereira, Iris S. P; Lencastre, José A; Bento, Marco. Desafiar o processo de compreensão da leitura com a utilização de dispositivos móveis,V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa/ Fórum Ibero-Americano de Literacias,Braga,2016 (Comunicação). |
2. |
Pereira, Iris S. P; Borges, Maria M; Silva, Maria C. V.; Medeiros, Maria A.; Bento, Marco; Gonçalves, Lara. Digital resources (DR) for language & literacy learning in the early years in Portugal,3rd MC meeting of the COST Action "The digital literacy and multimodal practices of young children",Larnaca,2016 (Outra). |
3. |
Pereira, Iris S. P; Moreira, Maria A. Formar professores para a diversidade linguística nas escolas: o caso do PLNM,V Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa/ Fórum Ibero-Americano de Literacias,Braga,2016 (Comunicação). |
4. |
Pereira, Iris S. P; Medeiros, Maria A.; Coutinho, Clara; Branco, Pedro. Colaborar, construir e repensar os pr ocessos de literacia no 1.º ciclo,V Simpósio Internaional de Ensino de Língua Portuguesa / Fórum Ibero-Americano de Literacias,Braga,2016 (Comunicação). |
5. |
Pereira, Iris S. P; Ramos, Altina; Flores, Paula. Potencialidades das TIC na aprendizagem da leitura e da escrita no Primeiro Ciclo do Ensino Básico: teorias e práticas,V Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa / Fórum Ibero-Americano de literacias,Braga,2016 (Comunicação). |
6. |
Pereira, Iris S. P; Vieira, Flávia. On the critical role of public communication practices in action research processes: Voices from a teacher education context,CARN - Collaborative Action Research Network,Braga,2015 (Congresso). |
7. |
Pereira, Iris S. P; Gonçalves, Lara; Silva, Maria C. V.; Bento, Marco; Borges, Maria M; Faria, Paulo. Reading and writing on screen - an overview of the Portuguese case,2nd MC meeting of the COST Action "Digital literacy and multimodal practices of young children",Tallinn,2015 (Outra). |
8. |
Pereira, Iris S. P; Doecke, Brenton. Beginning again,Water Benjamin, Childhood and Pedagogy: An interdisciplinary symposium,Londres,2015 (Seminário). |
9. |
Pereira, Iris S. P; Arregi, Ana; Doecke, Brenton. Dialogism as a framework for understanding language teachers’ learning in multicultural and multilingual settings,10th IAIMTE Conference 2015,Odense,2015 (Simpósio). |
10. |
Pereira, Iris S. P; Gonçalves, Lara. Literatura, leitura e ilustração em regeneração: os contextos multimodais de significação,Leitura, literatura infantil e ilustração. 10.º encontro nacional / 8.º internacional de investigação,Braga,2014 (Comunicação). |
11. |
Pereira, Iris S. P; Silva, Maria C. V.. Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico,Congresso ISATT 2014 - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem,Braga,2014 (Comunicação). |
12. |
Pereira, Iris S. P; Moreira, Maria A; Vieira, Flávia; Candeias, Isabel. Educação para a diversidade linguística,Pedagogia para a autonomia. Imaginar e fazer a diferença em tempos difíceis. 6.º Encontro do GT-PA,Braga,2014 (Comunicação). |
13. |
Pereira, Iris S. P; Parente, Maria C; Silva, Maria C. V.. On the role of guided writing in the construction of professional learning for teachers,Conference on Writing Research,Amsterdão,2014 (Poster). |
14. |
Pereira, Iris S. P; Magalhães, Ângela; Costa, Carla; Costa, Helena; Fonseca, Margarida. A apresentação oral no 1.º ciclo do ensino Básico como contexto de construção da autonomia de alunos e de professores em formação,Pedagogia para a autonomia. Imaginar e fazer a diferença em tempos difíceis. 6.º Encontro do GT-PA,Braga,2014 (Comunicação). |
15. |
Pereira, Iris S. P. Conhecemos bem as nossas metas? Linguagem e literacia emergente nas metas de aprendizagem da educação pré-escolar,I Seminário Nacional de Educação e Desenvolvimento Humano. Literacia emergente na educação pré-escolar,Vila Nova de Famalicão,2014 (Seminário). |
16. |
Pereira, Iris S. P; Dionísio, Maria L; Carvalho, José A. B. S. Teacher training in Portugal,ISIT Summer school,Bad Munster am Stein,2014 (Comunicação). |
17. |
Pereira, Iris S. P; Silva, Maria C. V.. Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico,Congresso ISATT 2014 - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem,Braga,2014 (Comunicação). |
18. |
Pereira, Iris S. P. A construção do professor reflexivo no contexto da Prática de Ensino Supervisionada. Potencialidades e limites da utilização
da linguagem escrita,XX Colloque de l'Afirse,Lisboa,2013 (Comunicação). |
19. |
Pereira, Iris S. P; Gonçalves, Lara. TIC e aprendizagem: explorando o desenho de contextos digitais de aprendizagem da literacia no 1.º ciclo do ensino básico,Recursos Educativos Digitais para a aprendizagem das crianças,Braga,2013 (Comunicação). |
20. |
Pereira, Iris S. P; Campos, Ângela M. On the undestanding of the interpretation of literary texts. A contribution from critical narrative discourse analysis,9th International Conference IAIMTE,Paris,2013 (Comunicação). |
21. |
Pereira, Iris S. P. O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação). |
22. |
Pereira, Iris S. P. A escrita na aprendizagem profissional docente. O portefólio de aprendizagens como espaço performativo complexo,V Encontro nacional de reflexão sobre a escrita,Aveiro,2013 (Comunicação). |
23. |
Pereira, Iris S. P. Portfolios as complex performative spaces,9th International Conference IAIMTE,Paris,2013 (Comunicação). |
24. |
Pereira, Iris S. P; Gomes, Maria A; Silva, Carlos. Painel: “Rigor científico-pedagógico em recursos digitais para crianças,Recursos Educativos Digitais para a aprendizagem das crianças,Braga,2012 (Outra). |
25. |
Pereira, Iris S. P; Parente, Maria C; Silva, Maria C. V.. Learning about in-service education for pre-school teachers,4th ATEE Winter Conference,Coimbra,2012 (Comunicação). |
26. |
Pereira, Iris S. P. A construção do professor reflexivo no contexto da prática de Ensino Supervisionada. A montante da escrita do portefólio de
estágio,III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de educadores e de professores do 1.º e 2.º CEB,Aveiro,2012 (Comunicação). |
27. |
Pereira, Iris S. P; Magalhães, Ângela; Costa, Carla. A prática de Ensino Supervisionada como contexto de desenvolvimento da competência do aprender a aprender,III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de educadores e de professores do 1.º e 2.º CEB,Aveiro,2012 (Poster). |
28. |
Pereira, Iris S. P; Malheiro, C.; Pereira, I.; Silva, C.. Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre o envolvimento
parental nas práticas de animação de leitura em contexto de educação de infância,I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação da Leitura,Porto,2012 (Comunicação). |
29. |
Pereira, Iris S. P; Ribeiro, Alzira M; Miranda, Elisa; Vilas-Boas, Helena; Carvalho, José M; Gonçalves, Manuel A; Moreira, Maria C; Leite, Maria I. O PNEP enquanto processo de Investigação-ação: experiência(s), conhecimento(s) e voz(es). Testemunho do núcleo da Universidade
do Minho,VI Encontro Língua Portuguesa nos 1.ºs anos de escolaridade - Investigação e Boas Práticas,Lisboa,2012 (Outra). |
30. |
Doecke, B.; Pereira, Iris S. P. The professional learning of Language (L1) educators,4th ATEE Winter Conference,Coimbra,2012 (Comunicação). |
31. |
Pereira, Iris S. P; Magalhães, A.; Costa, C.; Silva, S.; Silva, C.. Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre as potencialidades
e limites da aprendizagem corporizada nas práticas de animação de leitura em contexto de educação de infância,I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação da Leitura,Porto,2011 (Comunicação). |
32. |
Pereira, Iris S. P. Natural and cultural dimensions of language education in the pre-school years. (Learning about) Teachers’ learning through
an in-service program,IAIMTE 8th Bi-Annual Conference,Hildesheim,2011 (Comunicação). |
33. |
Pereira, Iris S. P; Magalhães, A.; Costa, C.; Silva, S.; Silva, C.. Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre o papel da metacognição
nas práticas de animação de leitura em contexto de educação de infância,I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação da Leitura,Porto,2011 (Comunicação). |
34. |
Pereira, Iris S. P. O PNEP e a pedagogia da autonomia no desenvolvimento profissional de professores,Congresso Ibérico/5.º Encontro do GT-PA - Pedagogia para a Autonomia,Braga,2011 (Comunicação). |
35. |
Pereira, Iris S. P. On the current Portuguese official framework for pres-school literacy education,17th European Conference on Reading,Mons,2011 (Comunicação). |
36. |
Pereira, Iris S. P; Ferreira, M. F; Alves, L.. Como se sente o amigo crítico que é simultaneamente o avaliador dos seus colegas? Reflexões sobre o processo de avaliação
no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP),Seminário Internacional Avaliação de Professores: Perspectivas Nacionais e Internacionais,Braga,2010 (Comunicação). |
37. |
Pereira, Iris S. P; Ferreira, M. F. A avaliação das aprendizagens linguísticas dos alunos no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP): assunções
(e reacções) no núcleo da Universidade do Minho,2.º Congresso Internacional de Avaliação em Educação,Braga,2010 (Comunicação). |
38. |
Pereira, Iris S. P. Learning literacy, learning language: Supporting theory with linguistic and educational research,16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Comunicação). |
39. |
Pereira, Iris S. P; Conde, Inês; Beefun, Harry. Texto/Contexto/ Discurso na LSF,Oficina "Interacionismo Sociodiscursivo e Linguística Sistémico-Funcional: Diálogos Possíveis",Lisboa,2009 (Comunicação). |
40. |
Pereira, Iris S. P; Dias, V.; Carvalho, M. J. Promoção da literacia crítica na escola básica: relato de um projecto experimental com alunos de 4º ano,1.º Fórum Ibero-Americano de Literacias,Braga,2009 (Poster). |
41. |
Pereira, Iris S. P. Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school in Portugal: A research on
students’ competencies and teachers’ conceptions and practices,International Council on Education for Teaching 2008 World Assembly,Braga,2008 (Comunicação). |
42. |
Pereira, Iris S. P. Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school is Portugal: A research on
students competencies and teachers´ conceptions and practices,ICET 2008 World Assembly,Braga,2008 (Comunicação). O ICET 2008 World Assembly decorreu na Universidade do Minho (Braga), de 14 a 17 de Julho. |
43. |
Pereira, Iris S. P. Para a caracterização do contexto de ensino-aprendizagem da literacia no 1.º ciclo de escolaridade. Das competências dos alunos
às concepções e práticas dos professores,Encontro "Quid Novi?",Porto,2008 (Comunicação). |
44. |
Pereira, Iris S. P. Sobre os demonstrativos anafóricos discursivos em português: domínios de referência e perspectivas de enunciação,Gramática e Humanismo. Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres,Braga,2005 (Comunicação). O encontro "Gramática e Humanismo. Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres", realizado na Faculdade de Filosofia da Universidade
Católica, em Braga, decorreu de 22 a 22 de Abril de 2005. |
45. |
Pereira, Iris S. P. Sobre la resolución de las expresiones demostrativas anafóricas: foco discursivo, token reflexivité y relaciones de coherencia,XXXIV Simposio de la Sociedad Española de Lingüística,Madrid,2004 (Comunicação). O XXXIV Simposio de la Sociedad Española de Lingüística decorreu em Madrid, de 13-16 de Dezembro de 2004. |
46. |
Pereira, Iris S. P; Silva, Maria C. V.. Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico,O Ensino das Línguas e a Linguística,Setúbal,2004 (Comunicação). O encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística realizou-se na ESE - Setúbal nos dias 27 e 28 de Setembro de 2004. |
47. |
Pereira, Iris S. P. A referência anafórica discursiva: um processo cognitivo linguisticamente (pré-)configurado,XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2004 (Comunicação). O XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística realizou-se em Lisboa, nos dias 13 a 15 de Outubro de 2004. |
48. |
Pereira, Iris S. P; Dionísio, Maria L. Emergent Literacy in Portuguese Kindergarten: From the National Curriculum to School Practices,European Seminar “Literacy Innovations in Kindergarten Classrooms",Rethymnon,2004 (Comunicação). O Seminário European Seminar “Literacy Innovations in Kindergarten Classrooms”decorreu em Rethymnon, Creta, no dia 7 de Janeiro
de 2004. |
49. |
Pereira, Iris S. P. Ensinar língua para aprender a ler. Ensinar a ler para aprender língua,O Ensino das Línguas e a Linguística,Setúbal,2004 (Comunicação). O encontro O Ensino das Línguas e a Linguística, Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística realizou-se na
ESE - Setúbal nos dias 27 e 28 de Setembro de 2004. |
50. |
Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. Aspectos da didáctica da vertente oral da língua materna no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico – algumas reflexões,A Criança, a Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas ,Braga,2003 (Comunicação). O encontro "A Criança, a Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas" decorreu em Braga, nos dias 3 e 4 de Outubro
de 2003.
. |
51. |
Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. A Procomlei: uma prova de avaliação da compreensão leitora,VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxia,A Coruña,2003 (Comunicação). O VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxia decorreu em A Coruña, Espanha, de 24-26 Setembro 2003. . A comunicação apresentada
teve ainda como co-autora a Doutora M. Margarida Teixeira. |
52. |
Pereira, Iris S. P. Didáctica da leitura e da Escrita no 1º ciclo: Evidências de renovação de práticas pedagógicas,1º Simpósio Nacional de Educação Básica (Pré-Escolar e Primeiro Ciclo),Aveiro,2003 (Poster). O 1º Simpósio Nacional de Educação Básica (Pré-Escolar e Primeiro Ciclo) decorreu em Aveiro, nos dias 13 e 14 Novembro de
2003. |
53. |
Pereira, Iris S. P; Pacheco, Alberta; Canário, Ana; Mesquita, Angelina; Pinto, Carmo; Andrade, Emília; Teixeira, Graça. A descrição linguística, o professor, o currículo e as práticas educativas configuradas pelos manuais de gramática no 1º ciclo
de escolaridade básica,XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2003 (Comunicação). O XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística decorreu em Lisboa, de 1 a 3 de Outubro de 2003. . |
54. |
Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. Avaliação diagnóstica da compreensão leitora,V Simpósio de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação). O V Simpósio de Investigação em Psicologia decorreu em Lisboa, de 16 a 18 de Outubro de 2003. A comunicação apresentada teve
ainda como co-autora a Doutora M. Margarida Teixeira. |
55. |
Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. Os processos de compreensão leitora: avaliar para prevenir,I Congresso Nacional de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Campinas,2003 (Comunicação). O I Congresso Nacional de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
decorreu em Campinas, Brasil, de 23 a 26 de Julho. |
56. |
Pereira, Iris S. P. A Língua Portuguesa na formação inicial de Educadores de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico,Jornadas DCILM 2002 – A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º ciclo,Braga,2002 (Comunicação). As Jornadas DCILM 2002 – A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º ciclo decorreram no dia 09 de Novembro de 2002. |
57. |
Pereira, Iris S. P. Sobre alguns equívocos em que se tem baseado a explicitação da categoria gramatical género,Encontro Linguística e Ensino do Português,Braga,2002 (Comunicação). O Encontro Linguística e Ensino do Português realizou-se em Braga, a 30 de Setembro de 2002. |
58. |
Pereira, Iris S. P. How is it possible to prepare kindergarteners for reading comprehension?,VII Congreso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura,Puebla,2002 (Comunicação). O VII Congreso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura, promovido pelo Consejo Puebla de Lectura,
na cidade de Puebla, México, de 16 a 19 de Outubro. |
59. |
Pereira, Iris S. P. A leitura nas orientações oficiais para o 1º Ciclo,Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo,Lisboa,2002 (Poster). O Encontro Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo decorre na ESE de Lisboa no dia 12 de Julho
de 2002. |
60. |
Pereira, Iris S. P. Para uma Definição do Processo de Concordância Negativa em Português,XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Faro,1999 (Comunicação). O XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística decorreu em Faro, de 29 de Setembro a 1 de Outubro de 1999. . |
61. |
Pereira, Iris S. P. Aspectos da sintaxe da concordância negativa em Português,Primeiras Jornadas de Linguística da Escola Jean Piaget - Nordeste,Macedo de Cavaleiros,1998 (Comunicação). |
62. |
Pereira, Iris S. P; Veloso, Rita; Ambar, Maria M. Focus and tense,VIIth Colloquium of Generative Grammar,Oviedo,1997 (Comunicação). O VIIth Colloquium of Generative Grammar decorreu na Universidade de Oviedo, Espanha, de 2-4 de Abril. |
63. |
Pereira, Iris S. P. Aspectos histórico-semânticos das construções de progressivo em Português,XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Braga,1996 (Comunicação). O XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística decorreu em Braga, de 30 de Setembro a 2 de Outubro de 1996.
. |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Pereira, Iris S. P. Aquisição da LM e da L2. Diferença e continuidade(s); fundamentos e princípios de desenvolvimento, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Ação de formação Diversidade Linguística e Cultural na Escola e Sucesso Académico. Duração: 2 horas. Local: Agrupamento de Escolas de Francisco Sanches, 26 de março, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. |
2. |
Pereira, Iris S. P; Vieira, Flávia; Candeias, Isabel; Moreira, Maria A. Apoio ao desenvolvimento das experiências didácticas, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Ação de formação Diversidade Linguística e Cultural na Escola e Sucesso Académico. Duração: 2 horas. Local: Agrupamento de Escolas de Francisco Sanches, 7 de maio, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. |
3. |
Pereira, Iris S. P. O ensino-aprendizagem da linguagem académica. Linguagem do quotidiano – linguagem académica; géneros e registos de linguagem., 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Ação de formação Diversidade Linguística e Cultural na Escola e Sucesso Académico. Duração: 2 horas. Local: Agrupamentode Escolas de Francisco sanches, 9 de abril, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. |
4. |
Pereira, Iris S. P; Vieira, Flávia; Moreira, Maria A. Avaliação da Intervenção, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Ação de formação Diversidade Linguística e Cultural na Escola e Sucesso Académico. Duração: 4 horas. Local: Agrupoamento de Escolas de Franscisco Sanches, 4 e 11 de junho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. |
5. |
Pereira, Iris S. P. Ciclo de Investigação ação na formação de professores de 1.º ciclo: um caso, 2013 (Aperfeiçoamento). |
6. |
Pereira, Iris S. P; Gomes, Maria A. O conceito de aprendizagem profissional reflexiva;, 2013 (Aperfeiçoamento). |
7. |
Pereira, Iris S. P. Portefólios reflexivos., 2013 (Aperfeiçoamento). |
8. |
Pereira, Iris S. P; Gomes, Maria A; Vieira, Maria F. O modelo de formação de educadores de infância, professores de 1.º e 2.º ciclos na Universidade do Minho, 2013 (Aperfeiçoamento). |
9. |
Pereira, Iris S. P; Parente, Maria C. Avaliação, 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por curso de Formação Estratégias de supervisão na formação. Duração: 2 horas. Local: Universidade do Minho, 26 de novembro de 2012, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. |
10. |
Pereira, Iris S. P. A construção do professor reflexivo no contexto do estágio/prática de ensino supervisionada. O portefólio como espaço performativo
complexo., 2012 (Especialização), promovido por Universidade do Minho. Duração: 3 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. |
11. |
Pereira, Iris S. P; Parente, Maria C. A elaboração de relatórios de projeto, 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por curso de Formação Estratégias de supervisão na formação. Duração: 2 horas. Local: Universidade do Minho, 19 de novembro de 2012, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. |
12. |
Pereira, Iris S. P. A relação interdependente entre a escolarização e a linguagem oral. A relação entre o oral e o escrito numa perspetiva de
desenvolvimento: a emergência da leitura e da escrita e a relação com a educação pré-escolar, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino
do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 4 de Janeiro de 2008). |
13. |
Pereira, Iris S. P. O desenvolvimento da consciência linguística (de palavra, silábica, intrassilábica e fonémica) e o ensino da decifração, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino
do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 11 de Janeiro de 2008). |
14. |
Pereira, Iris S. P. O ensino explícito de estratégias de compreensão de textos, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Sessão de acompanhamento de formadores residentes (Acção B), realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional
do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 17 de Janeiro de 2008). |
15. |
Pereira, Iris S. P. As metas, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas de Pico de Regalados. Duração: 2 horas. Local: Agrupamento de Escolas de Pico de Regalados, Cidade: (Vila) Vila Verde, Tipo de participação: Docente. |
16. |
Pereira, Iris S. P. O ensino explícito de estratégias de compreensão de textos, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino
do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 18 de Janeiro de 2008). |
17. |
Pereira, Iris S. P. As metas de aprendizagem para a educação pré-escolar. O caso particular das metas referentes às aprendizagens linguísticas, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas de Barcelinhos. Duração: 2 horas. Local: Agrupamento de Escolas de Barcelinhos, Cidade: Barcelinhos, Tipo de participação: Docente. |
18. |
Pereira, Iris S. P. O desenvolvimento da linguagem oral. Conceitos básicos. Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento
do conhecimento fonológico, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino
do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 26 de Outubro de 2007. |
19. |
Pereira, Iris S. P. Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento do conhecimento morfo-sintáctico, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino
do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 23 de Novembro de 2007). |
20. |
Pereira, Iris S. P. Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento do conhecimento discursivo. Factores determinantes do desenvolvimento
da linguagem oral, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Acção de formação de novos formadores residentes, realizada na Universidade do Minho, no âmbito do Programa Nacional do Ensino
do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 30 de Novembro de 2007). |
21. |
Pereira, Iris S. P. Desenvolver a consciência fonémica e promover o ensino da leitura, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Sessão de acompanhamento regional de formadores residentes (Acção B), realizada na Universidade do Minho no âmbito do Programa
Nacional do Ensino do Português (PNEP) para o 1º ciclo do Ensino Básico (dia 13 de Dezembro de 2007). . |
22. |
Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. Ler antes de ler ou como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Biblioteca Pública de Tomar/ECAE. Duração: 8 horas. Local: Tomar, Cidade: Tomar, Tipo de participação: Outra. Acção de formação realizada no dia 29 de Abril 2003. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Pereira, Iris S. P. Palestra 'Escrita e investigação docente', por Brenton Doecke,2012 (Outro). |
2. |
Pereira, Iris S. P. Práticas de educação linguística em contexto pré-escolar,2011 (Outro / Organização). |
3. |
Pereira, Iris S. P. Sessão de apresentação do livro 'O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais
no contexto do PNEP e do novo programa de português',2011 (Outro). |
4. |
Pereira, Iris S. P. Educação linguística e democracia,2011 (Seminário). |
5. |
Pereira, Iris S. P. Aprendizagens de pontuação: aprendizagens de textualização,2010 (Seminário). |
6. |
Pereira, Iris S. P. A iniciação à leitura e à escrita. Contributos do PNEP,2010 (Seminário). |
7. |
Pereira, Iris S. P. O método construtivista de iniciação à leitura e à escrita,2010 (Seminário). |
8. |
Pereira, Iris S. P. 16th European Conference on Reading/ 1.º Fórum Ibero-Americano de Literacias,2009 (Conferência). |
9. |
Pereira, Iris S. P. 7.º Encontro Nacional / 5.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2008 (Encontro). |
10. |
Pereira, Iris S. P; Azevedo, Fernando J. F; Ramos, Rui M. L; Silva, Sara R. R.. A Criança, a Língua e o Texto Literário,2003 (Encontro / Outra). |
11. |
Pereira, Iris S. P; Azevedo, Fernando J. F; Ramos, Rui M. L. Jornadas DCILM: A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º Ciclo,2002 (Encontro / Outra). |
12. |
Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L. IV Congresso Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2002 (Congresso / Outra). |
13. |
Pereira, Iris S. P; Barbosa, Maria P. 24th GLOW (Generative Linguistics in the Old World) Colloquium 2001,2001 (Concerto / Outra). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Marco Alexandre Carvalho Bento, Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura, 2014. (Co-orientador). |
2. |
Maria Ana Salgado Miranda Vasconcelos Morais de Medeiros , Engaging Kids: interações com manipulativos digitais educativos, 2012. Tese (Doutoramento em Ciências de Educação com Especialidade em Tecnologia Educat) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Universidade do Minho (Co-orientador). |
3. |
Susana Maria do Nascimento Horta Moreira, Impacto das variáveis psicológicas, práticas familiares e pedagógicas na escrita, 2008. Tese (Doutoramento em Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Tânia Marina Campos, Resolução de Problemas em contextos de aprendizagem situada, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Maria do Céu Cosme, Variáveis linguísticas e produção escrita, 2014. Dissertação (Psicologia da educação) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Universidade do Minho (Co-orientador). |
3. |
Nanci Regina Gomes Alves, A dimensão oral da língua como instrumento de construção de saber em contexto de aprendizagem situada, 2014. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Margarida Gonçalves Fonseca, Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento: escrever para aprender em contextos de aprendizagem
situada, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador). |
5. |
Helena Sofia Gonçalves Costa, Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento: ler para aprender em contextos de aprendizagem situada, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador). |
6. |
Ângela Maria Castro Bragança Campos, Contributos para o entendimento da aula de Português como espaço de promoção de uma literacia crítica. Uma leitura crítica
de “Arroz do Céu”, 2012. Dissertação (Supervisão Pedagógica em Ensino de Português) - Universidade do Minho (Orientador). |
7. |
Ângela Sousa Magalhães, Iniciando a construção do processo de aprender a aprender: aprender a escrever textos não literários, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador). |
8. |
Fátima Marisa Correia Fonseca, Pequenos escritores: Escrita criativa de narrativas, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador). |
9. |
Carla Manuela Duarte da Silva Costa, Iniciando a construção do processo de aprender a aprender: aprender a compreender textos não literários, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador). |
10. |
Rita Manuela Miranda Mourão Peixoto, O contributo do dicionário digital online para a aprendizagem da língua portuguesa. Estudo de caso no âmbito do Projeto VISEUS:
http://www.myowndictionary.eu/, 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
11. |
Margarida Torres Silva, Linguagem formal em situações orais, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Maria Mafalda Sanches de Azevedo Mendes. Para um modelo ontogenético da escrita infantil no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A emergência do período como unidade de organização
textual, 2015. Tese (Doutoramento em Linguística. Especialidade em Linguística Aplicada) - Universidade de Lisboa. |
2. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Teresa da Conceição Mendes de Castro. Representações da infância no manual escolar: uma abordagem linguística dos textos de manuais do 4.º ano de português, 2014. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança) - Universidade do Minho. |
3. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Jorge Manuel Passos Martins. A literatura na escola: conceções, práticas e receção pelos alunos – Um estudo de caso de caso da realidade portuguesa, 2012. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança) - Universidade do Minho. |
4. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Verônica Maria de Araújo Pontes. A recepção do fantástico e do maravilhoso na literatura infantil: um estudo de caso em escolas públicas de Portugal e do
Brasil, 2009. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança) - Universidade do Minho. |
1. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Susana Oliveira. Escrever para aprender atraves dos textos literários e não literários, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho. |
2. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Marco Costa. Ler rima com compreender. Um caminho na descoberta do sentido e na procura da motivação para a leitura, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho. |
3. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Maria Pia da Gama e Castro Moura Soares. Colaborar para aprender a escrever: um projeto de intervenção pedagógica com alunos de 4.º ano de escolaridade, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho. |
4. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Maria Armanda Matos oliveira. A revisão textual: aprender a rever textos em colaboração, 2014. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho. |
5. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Filipa Daniela Alves Peres. O género oral formal - a entrevista numa turma de 1.º ciclo do ensino básico, 2014. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho. |
6. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Lucinda Maria da Silva Moreira. Dos hábitos de leitura dos professores ao sucesso escolar dos alunos - um estudo de caso no primeiro ciclo do ensino básico, 2014. Dissertação (Ciências de Educação - Supervisão Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
7. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Diana Areias Ribeiro. Compreender e prevenir o erro: contributod para a aprendizagem da competência ortográfica (um estudo no 2.º ano do 1.º ciclo
do ensino básico), 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho. |
8. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Isabel Cristina Conde da Silva. A Supervisão Pedagógica e a Transversalidade do Português - Contributos da Oralidade para a Promoção de Aprendizagens, 2014. Dissertação (Ciências de Educação - Supervisão Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
9. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Marlene Sofia Alexandre. A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho. |
10. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Patrícia Daniela Machado Oliveira. A importância da leitura na compreensão de problemas: um Relatório Atividades 2013 Página 5 de 18 http://lab.ie.uminho.pt/rad2013docentes/imprime2.php
10-12-2013 2.1.3. Júris de Apreciação / Seleção de Bolsas de Investigação, Projetos Científicos 2.2 Participação em associações
científicas e atividades editoriais 2.2.1. a) Membro de Direção / Comissão Diretiva de revista no país (título e cargo) 2, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho. |
11. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Sandra Liliana Pereira Lopes. Ensinar a Escrever na Aula de Português - O Texto Argumentativo, 2012. Dissertação (Ensino do Português e Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ens) - Universidade do Minho. |
12. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Maria Alice Gomes Ribeiro da Costa. O Lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho. |
13. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Cristiana Sofia da Silva Moreira. À Descoberta do Prazer da Leitura através da Magia de um Conto, 2012. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho. |
14. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Helena Maria Arruda Mesquita Maciel. A consciência fonológica ao serviço da competência leitora. Os sons das palavras, 2012. Dissertação (Ciências da Educação - Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
15. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Sónia Margarida Filipe Ferreira. O domínio das orações adjectivas em Português Europeu: Desenvolvimento da linguagem (típico e atípico) e efeitos de escolarização, 2012. Dissertação (Ciências da Linguagem e da Comunicação - Linguística Portuguesa Aplicada ) - Universidade de Évora. |
16. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Sara Patrícia de Azevedo Martins. A Exposição Oral em Língua Materna e em Língua Estrangeira, 2012. Dissertação (Ensino de Português e de Espanhol) - Universidade do Minho. |
17. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Ana Cristina Teixeira. Negociação e autodirecção numa pedagogia re(ide)alista: uma experiência na disciplina de Inglês, 2012. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras) - Universidade do Minho. |
18. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Raquel Beatriz Pereira Vasques. A Aprendizagem e o Uso de Léxico na Aula de Espanhol Língua Estrangeira, 2012. Dissertação (Ensino de Português e de Espanhol) - Universidade do Minho. |
19. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de José Carlos de Oliveira Lopes. O papel da escrita na construção das aprendizagens: perceções e conceções dos professores do 3.º ciclo do ensino básico, 2012. Dissertação (Supervisão Pedagógica em Ensino de Português) - Universidade do Minho. |
20. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Susana Augusta Guedes Alves. Supervisão do Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso, 2012. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras) - Universidade do Minho. |
21. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Cláudia Manuela da Silva Pinheiro. O Texto Expositivo-Argumentativo e a Expressão de Conhecimento através da Escrita, 2012. Dissertação (Ensino do Português e Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ens) - Universidade do Minho. |
22. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Cátia Liliana Fernandes. A Criança e o Contacto com a Leitura: Estratégias de motivação e promoção da Leitura, 2012. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo) - Universidade do Minho. |
23. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Ana Rita Assis Freitas. Estratégias para o Desenvolvimento Lexical, 2012. Dissertação (Ensino de Português e de Espanhol) - Universidade do Minho. |
24. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Maria do Céu Rodrigues de Bastos Graça. Escrever para aprender história - um estudo no 7.º no de escolaridade, 2012. Dissertação (Didáctica (2.º ciclo)) - Universidade de Aveiro. |
25. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Carla Sónia Ferreira Alves. A abordagem da leitura e da escrita na educação pré-escolar. Das conceções às práticas e das práticas às conceções, 2011. Dissertação (Ciências de Educação - Supervisão Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
26. |
Pereira, Iris Susana Pires. Participação no júri de Karine Cristina Manzo Berg. Brasil e Portugal: Concepções Literárias presentes em Contexto Escolar, 2008. Dissertação (Ciências da Educação - Análise Textual e Literatura Infantil) - Universidade do Minho. |
Participação em outros júris Other jury participation |
Concursos de aquisição Aquisition concourse |
1. |
Pereira, Iris Susana Pires. concurso para atribuição de bolsa de investigação - 044/TT/2015, no âmbito do projeto "Sistema de Diagnóstico da Aprendizagem",
projeto n.º 5039, cofinanciado pelo FEDER através do programa Operacional Regional do Norte, 2015. |
2. |
Pereira, Iris Susana Pires. concurso para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia, no âmbito do ProjetoELINET - European Policy Network
of National Literacy Organisations (elinet), Grant Agreement. Edital: EAC 2014 0003, 2014. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
V Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa/ Fórum Ibero-Americano de Literacias, 2016 (Simpósio). Nome do evento: V Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa; Nome da Instituição: Centro de Investigação em educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
2. |
Encontro Pedagogia para a autonomia. Imaginar e fazer a diferença em tempos difíceis. 6.º Encontro do GT-PA, 2014 (Congresso). Nome do evento: Encontro Pedagogia para a autonomia. Imaginar e fazer a diferença em tempos difíceis. 6.º Encontro do GT-PA; Nome da Instituição: GT-PA, IE; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Coordenador do Special Interest Group do Teacher Education do IAIMTE. Convenor or the SIGs held during the 2015 conference
in Odense, 2015 (Outra). Nome do evento: 10th Coonference of the IAIMTE; Nome da Instituição: IAIMTE; Cidade do evento: Odense / Dinamarca. |
2. |
Coordenador do Special Interest Group do Teacher Education do IAIMTE. Convenor or the SIGs held during the 2013 conference
in Paris, 2013 (Outra). Nome do evento: SIG - Teacher Education, IAIMTE; Nome da Instituição: IAIMTE; Cidade do evento: Paris / França. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Pereira, Iris Susana Pires. L1 - Educational Studies in Language and Literature, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
2. |
Pereira, Iris Susana Pires. Diacríitica, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
3. |
Pereira, Iris Susana Pires. Da investigação às práticas - Revista do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
4. |
Pereira, Iris Susana Pires; Doecke, B.. Special issue of L1, Educational Studies on Language and Literature, de 2011/08/01 até 2012/10/22, Função ou tipo de participação: Editor. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
44 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
13 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
12 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
13 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
12 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
16 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
11 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
2 |
Produção técnica Technical production |
103 |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
2 |
Trabalhos técnicos Technical works |
3 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
98 |
Dados complementares (Additional data) |
55 |
Orientações Orientations |
15 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
30 |
Participação em Outros Júris Other jury participation |
2 |
Participação em Eventos Event participation |
4 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
4 |
Outras informações relevantes
Iris Susana Pires Pereira. Concluiu Doutoramento em Estudos da Criança pela Universidade do Minho em 2008. É Professora
Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 11 artigos em revistas especializadas e 15 trabalhos em actas de eventos,
possui 10 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 2 softwares e outros 86 itens de produção técnica. Orientou
7 dissertações de mestrado e co-orientou 2 nas áreas de Ciências da Educação e Psicologia. Em 2010 participou em 1 projecto
de investigação. Actualmente participa em 3 projectos de investigação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase
em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 61 colaboradores em co-autorias de trabalhos
científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica
e artístico-cultural são: Literacia, literacia crítica e literacia digital: caracterização e educação. Formação profissional
de professores: inicial e contínua.
|
Visualizações do curriculum [
3946
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
16-11-2016
às
08:26:59
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|