TeSP em Intervenção em Espaços Educativos
Objetivos
O curso Técnico Superior Profissional de Intervenção em Espaços Educativos visa a formação de profissionais aptos para planear, conceber e desenvolver atividades promotoras do desenvolvimento educacional e pessoal de crianças e jovens, integrando conhecimentos teóricos e práticos no apoio ao funcionamento de instituições e espaços educativos de natureza diversa – creches, jardins-de-infância e escolas; centros de ocupação de tempos livres; serviços educativos de centros culturais, museus e bibliotecas e outras respostas sociais dirigidas a diferentes públicos – promovendo a sua avaliação, integração e complementaridade.
Atividades Principais
- Intervir em ações promotoras do desenvolvimento educacional de diferentes públicos e em contextos diversificados
- Acompanhar e supervisionar o desenvolvimento de atividades pedagógicas com crianças e jovens
- Preparar, gerir e inventariar recursos de apoio à intervenção pedagógica
- Planificar e dinamizar atividades de tempos livres
- Programar e implementar a aplicação de técnicas e metodologias que envolvam as linguagens artísticas enquanto ferramentas para a intervenção
- Acompanhar crianças e jovens nos diversos momentos e nas rotinas do quotidiano da instituição
- Integrar equipas de profissionais que intervêm em instituições e espaços educativos, colaborando na planificação, no desenvolvimento e na avaliação de atividades e de projetos
- Registar e organizar dados que caraterizem situações observadas no espaço educativo
- Planear e desenvolver atividades promotoras da saúde, da segurança e do bem-estar
- Promover e dinamizar atividades intergeracionais
- Implementar procedimentos de qualidade e de avaliação dos espaços educativos
- Conceber e aplicar soluções criativas na resolução de problemáticas que ocorrem nos espaços educativos
Plano curricular
| Code | Curricular Unit | Period | ECTS | Workload |
|---|---|---|---|---|
| 4502101 | Comunicação em Língua Portuguesa | Semestral | 6 | 60 horas |
| 4502102 | Psicologia do Desenvolvimento | Semestral | 5 | 52,5 horas |
| 4502103 | Fundamentos da Pedagogia | Semestral | 5 | 52,5 horas |
| 4502104 | História e Filosofia da Educação | Semestral | 4 | 45 horas |
| 4502105 | Sociologia da Educação | Semestral | 4 | 45 horas |
| 4502106 | Linguagens Artísticas na Intervenção Educativa | Semestral | 6 | 75 horas |
| 4502107 | Psicologia da Aprendizagem | Semestral | 4 | 45 horas |
| 4502108 | Oficina Multimédia | Semestral | 5 | 52,5 horas |
| 4502109 | Técnicas de Animação Sócioeducativa | Semestral | 5 | 52,5 horas |
| 4502110 | Análise da Prática e dos Contextos Educativos | Semestral | 8 | 90 horas |
| 4502111 | Educação para os Afetos e para a Saúde | Semestral | 4 | 45 horas |
| 4502112 | Higiene e Segurança no Trabalho | Semestral | 4 | 45 horas |
| Code | Curricular Unit | Period | ECTS | Workload |
|---|---|---|---|---|
| 4502113 | Educação e Diversidade | Semestral | 5 | 52,5 horas |
| 4502114 | Métodos e Técnicas de Intervenção em Espaços Educativos | Semestral | 8 | 90 horas |
| 4502115 | Formação Pessoal e Social | Semestral | 4 | 45 horas |
| 4502116 | Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo | Semestral | 4 | 45 horas |
| 4502117 | Educação Especial | Semestral | 4 | 45 horas |
| 4502118 | Educação para o Ambiente e Património | Semestral | 5 | 52,5 horas |
| 4502119 | Estágio | Semestral | 30 | 640 horas |
Prosseguimento de estudos
ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
O acesso e ingresso no Ensino Superior para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) é regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014. Os titulares de um TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.
O ingresso estará sujeito a seriação, conforme legislação aplicável, e ao número de vagas estipulado para o curso/regime a que se candidata. As informações sobre os concursos especiais podem ser consultadas aqui.
Prova de ingresso
A realização da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica que visa avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos em que o estudante pretende ingressar.
Dispensa da prova de ingresso
Os titulares de um TeSP podem ser dispensados da realização da prova de ingresso específica quando, nos casos devidamente regulamentados, o estudante tenha obtido aprovação em unidades de formação do plano de estudos do TeSP cujos conteúdos programáticos sejam equivalentes aos que são avaliados na prova de ingresso para determinado ciclo de estudos.
Para o TeSP em Intervenção em Espaços Educativos estão dispensados da realização da prova de ingresso específica os candidatos às licenciaturas em:
- Educação Básica
- Educação Social
Condições de acesso
- Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional
- Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março
Mais informações
Plano de estudos
Aviso n.º 14567/2015, D. R. n.º 244/2015, 2.ª série de 15-12-2015
Para obter mais informações sobre os TeSP e a oferta formativa do Politécnico de Leiria contacte-nos pelo e-mail ctesp@ipleiria.pt.