Questões mais frequentes
A candidatura aos TeSP do Politécnico de Leiria é realizada online em http://candidaturas.ipleiria.pt
Primeiramente deverá ler atentamente toda a informação disponibilizada no site do Politécnico de Leiria.
Para submeter a candidatura é necessário:
- Efetuar o registo no site indicado;
- Preencher o formulário de candidatura;
- Fazer o upload dos documentos que serão solicitados consoante o critério de candidatura (cartão de cidadão e certificado de habilitações literárias, ou extrato de classificações do ensino secundário, ou comprovativo de realização de prova M23);
- Submeter o formulário de candidatura
- Efetuar o pagamento do emolumento de candidatura via Multibanco.
Não.
Se já concluíste o ensino secundário, ou um curso de ensino superior, ou realizaste num dos últimos 4 anos a prova M23, não necessitas realizar qualquer prova.
Os titulares do ensino secundário incompleto só poderão concorrer, se tiverem idade igual ou superior a 23 anos e tiverem cumprido os requisitos do processo M23.
Deverás realizar a tua candidatura apenas quando já tiveres na tua posse o certificado de habilitações. Este documento é um elemento essencial e obrigatório para realizar a candidatura.
A data de entrada de candidaturas não é um fator de preferência, pelo que é indiferente realizar a candidatura no primeiro dia do prazo ou no último.
Caso tenha realizado, num dos últimos 4 anos as provas de acesso M23 correspondentes ao curso ao qual pretende concorrer poderá apresentar a sua candidatura.
Se porventura não realizou estas provas, apenas poderá concorrer no próximo ano, pelo que aconselhamos que se inscreva no Curso Preparatório M23 cujas inscrições serão disponibilizadas brevemente.
O emolumento de candidatura será devolvido no caso de ambos os cursos aos quais o estudante concorre não obtiverem o número mínimo de candidatos para viabilizar o funcionamento.
Caso o candidato não seja colocado por não cumprir os requisitos de candidatura, não ter obtido pontuação suficiente no âmbito da seriação e já não existirem vagas disponíveis, o emolumento de candidatura não é devolvido.
Caso o teu curso confira uma qualificação profissional de nível 4 e seja da mesma área CNAEF do curso a que te candidatas, serão atribuídos 13,5 valores (135 pontos) à tua candidatura.
Se o curso não conferir uma qualificação profissional, ou for de uma área CNAEF diferente do curso a que te candidatas, serão atribuídos 13,0 valores (130 pontos).