É apenas uma recomendação à Câmara Municipal de Lisboa, mas pode ser um sinal do que aí vem. A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, na sua última sessão, realizada na terça-feira (23 de Fevereiro), uma recomendação à autarquia para “a criação de uma regra para que todos os estacionamentos pagos (empresas, centros comerciais, EMEL, etc) sejam obrigados a ter uma área para estacionamento de bicicletas correspondente a 10% do número de vagas de estacionamento”.
Esta sugestão faz parte de um conjunto de quatro que formam uma recomendação apresentada na AML pelo partido Pessoas Animais Natureza (PAN) sob o lema “mais estacionamentos para bicicletas em Lisboa”. O ponto em questão e que pretende alocar um décimo dos lugares de parqueamento às bicicletas – e que foi aprovado com os votos favoráveis de PAN, PS, PCP, BE e CDS – fala na intenção de se ajustar a oferta existente “à medida das necessidades reais observadas no terreno. E concretiza: “Se o estacionamento tem 500 vagas de carros, seria obrigado a ter 50 vagas para bicicletas”.
A proposta do PAN – que nasce da constatação de que, “neste momento, a oferta de estacionamentos para bicicletas em Lisboa, capital do país, é fraca” – acabou por ser também aprovada nos restantes três pontos, apesar de os mesmos terem sido votados individualmente. O primeiro deles solicita a criação de lugares de estacionamento seguros junto dos principais terminais de transportes, “onde as pessoas possam deixar a bicicleta durante a noite, sendo estes estacionamentos preferencialmente cobertos”. Os outros dois pontos da recomendação pedem à câmara a criação de lugares para as bicicletas em todos os jardins públicos e à entrada de todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados.
Texto: Samuel Alemão
Isto seria tão bom! Quantas vezes não vou de bicicleta porque não há estacionamento seguro? De dia, num sítio movimentado com um bom cadeado, é possível, mas de noite, a probabilidade de acontecer algo menos bom é grande…
[O Corvo] Estacionamentos de Lisboa podem vir a ter 10% dos lugares só para as bicicletas https://t.co/E9AwsW6fzv #lisboa
“Estacionamentos de Lisboa podem vir a ter 10% dos lugares só para as bicicletas”. https://t.co/FNNlxv7De2
Comecem pelo Campus Justiça. Já ando a pedir estacionamentos adequados para bicicletas há 3 anos naquele espaço. Ainda ontem fui lá e deixei a bicicleta junto ao serviço onde ía (para a ver pelo vidro, mas sem incomodar a passagem). Apareceu um segurança e disse que não podia deixar ali, que tinha que deixar no “entorta rodas” (não usou esse termo). Eu disse-lhe que aquilo não era um estacionamento para bicicletas, é muito baixo e não consigo prender o cadeado em U ao quadro. Disse que a deixava ali mesmo, que já tinha reclamado várias vezes, que estão a ignorar uma recomendação da Assembleia da República de 2012, que chamasse a polícia e fizesse o seu papel, que eu faria o meu de protesto. E fui tratar dos meus assuntos. Um edifício de atendimento público onde gastaram milhões em estacionamento automóvel e 80 euros num entorta rodas. Esperteza saloia e retrógada.
Portanto se numa zona residencial houver 200 lugares, 20 serão para bicicletas… É isso? Faz sentido.
Está enganado, se houver 200 lugares para carros, então há lugar para 198 carros e 20 bicicletas.
No lugar dum carro cabem 10 bicicletas.
20 lugares de bicicleta que corresponde a 2 lugares automóveis. Em termos de espaço falamos cerca de 1%.
Boa notícia. https://t.co/uPpRql0UKw
Estacionamentos de Lisboa podem vir a ter 10% dos lugares só para as bicicletas https://t.co/plGAH03Bb7