Sandra Deolinda Andrade de Bastos Figueiredo
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
28/01/2015 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Sandra Deolinda Andrade de Bastos Figueiredo |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação. Humanidades-Línguas e Literaturas.
|
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2006-2010 |
Doutoramento Phd |
Fatores afetivos e desempenho cognitivo na aprendizagem linguística
(4 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2000-2005 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em ensino de Português, Latim e Grego
(5 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade Autónoma de Lisboa |
Set/2014-Actual |
Professor Auxiliar |
Instituto Superior D. Dinis |
Set/2012-Actual |
Professor Coordenador com Agregação |
Fev/2013-Actual |
Outra Situação |
Fev/2012-Jan/2013 |
Assistente de Investigação |
Mai/2010-Nov/2010 |
Assistente de Investigação |
Jan/2006-Dez/2009 |
Outra Situação |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Grego (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Grego (Razoavelmente), Latim (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Grego (Bem), Latim (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Grego (Razoavelmente), Latim (Bem). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2009 |
Cal Catterall Fund (CCF) Scholarship ,
International School Psychology Association (ISPA).
|
2014 |
Graduate School Award of The Twenty-first International Conference on Learning ,
learner Collection/ Coomon Ground Publishing.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2013. Ritmos e competências em avaliação: minorias linguísticas e contextos pioneiros de avaliação. ed. 1. Alemanha: Novas Edições Académicas. |
|
|
|
2. |
Figueiredo, Sandra D. A. B. 2010. Factores psicológicos e desempenho cognitivo na aprendizagem linguística. . ed. 1. Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Martins, Maria M. A. O. 2014. Integração e validação de testes pioneiros em contexto escolar migrante: perspetivas sobre avaliação diagnóstica e desempenho
académico em língua segunda.. In Handbook do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola., x - x. . Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
|
|
|
2. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2014. New methodologies for second language assessment: measuring and identifying profiles in migrant school contexts. In INTED2014 Proceedings, ed. L. Gómez Chova, A. López Martínez, I. Candel Torres , x - x. ISBN: ISBN: 978-84-616-. Spain: IATED Academy (ISI Conference Proceedings Citation Index). |
|
|
|
3. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2014. What’s on: Cultural diversity and new educational approaches for specific school populations. In Proceedings of International Academic Conference on Social Sciences, x - x. . Turkey: IACSS. |
|
|
|
4. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Martins, Maria M. A. O. 2013. Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas. In Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, x - x. . Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
5. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Costa, Jorge A; Castanheira, Patrícia. 2013. Discursos e contextos de liderança: competitividade e semânticas “contáveis” no modelo escola-empresa-mercado.. In Atas do VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: escolas, competições e colaboração: que perspetivas?, x - x. . Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
6. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2013. The Teaching and Assessment in Second-Language Context: Assessment of Decoding Differences on Language Speakers. . In Proceedings of 13th International Conference on Diversity in Organizations, Communities and Nations, x - x. . Australia: Coomon Ground Publishing. |
|
|
|
7. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Costa, Jorge A. 2012. Liderança instrucional e currículo: uma análise focada nas escolas do ensino secundário. In Desafios contemporâneos sobre currículo e escola básica, 99 - 112. . Brasil (Curitiba): Editora CRV. . |
|
|
|
8. |
Figueiredo, Sandra D. A. B. 2010. Como o cérebro aprende a Linguagem! O caso específico da aquisição de língua segunda: períodos críticos e fossilização. In Atas do V Congresso Internacional de Neurociências e Educação Especial, x - x. . Viseu: Psicossoma. |
|
|
|
9. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. Decoding behaviour and connectivity mental system in second language context: critical period and the lateralization of language
function. In Applying Psychological Research to Understand and Promote the Well-being of Clinical and Non-clinical Populations, 29 - 41. ISBN: 978-960-6672-55-2. Grécia: Kostas Andrea Fanti. |
|
|
|
10. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. Mecanismos de ensino e aprendizagem de Língua Segunda: avaliação e condicionamento do comportamento verbal dos aprendentes
de Língua Segunda. . In Atas do II Congresso Internacional CIDInE. , x - x. ISBN: 978-972-806. Vila Nova de Gaia: CIDINE. |
|
|
|
11. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. Plasticity periods effects in second language acquisition and speech behaviour profiles: the age factor and decoding skills
changing. . In Proceedings of 1st International Conference of Psychology and Education. , x - x. ISBN: 978-989-654-012-8. Covilhã: Universidade da Beira Interior. |
|
|
|
12. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. Measures of Educational Guidance: The assessment of Sensory Preferences for Learners of Portuguese as Second Language. In Proceedings of International Conference Changing practices in inclusive schools, x - xx. ISBN: 978-989-95539-5-8. Évora: Universidade de Évora. |
|
|
|
13. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. The Inclusion of Students with migratory experience: need for tools for Educational Assessment and Intervention. In Proceedings of International Conference Changing practices in inclusive schools., x - x. ISBN: 978-989-95539-5-8. Évora: Universidade de Évora. |
|
|
|
14. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. The cognitive and the social components of the second language learner behaviour: instruments of assessment and theory revisited.
. In Proceedings of 1st International Conference of Psychology and Education., x - x. ISBN: 978-989-654-012-8. Covilhã: Universidade da Beira Interior. |
|
|
|
15. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2008. Comportamento cognitivo de aprendentes de Língua Segunda: proposta de instrumento de avaliação e certificação de competência
e performance linguísticas. . In Atas da XIII Conferencia internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos. , x - x. ISBN: 978-989-95522-6-5. Minho: Psiquilíbrios. |
|
|
|
16. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2008. Apoio ao desenvolvimento de processos de alfabetização: iniciativa multimédia de promoção da literacia em Português Língua
Segunda.. In Atas do 6to Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008, x - x. . Cuba: UNIVERSIDADE 2008. |
|
|
|
17. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2008. Contributos da investigação para desenvolvimento de instrumento de avaliação de desempenho cognitivo em Língua Segunda: competências
literácitas de alunos de Ensino Superior. In Atas do 6to Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008, x - x. . Cuba: UNIVERSIDAD 2008 - Ministério de Educación Superior y las Universidades de la República de Cuba . |
|
|
|
18. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2008. Dispositivos cognitivos e psicológicos em período crítico de aquisição de linguagem: consciências fonológicas e estilos de
aprendizagem. In Atas do V Congreso Internacional de Psicologia y Educación, 752 - 761. ISBN: 978-84-8317-692-4. Oviedo: González-Pienda, J. & Pérez, J. . |
|
|
|
19. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2008. Aprender Português (Língua Segunda) em contexto de Programa Interactivo.. In Atas do II Colóquio do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e VII Colóquio Internacional da Sociedade
Europeia de Etnografia da educação , 223 - 232. ISBN: 978 989 95857 1 3. Madeira: Universidade da Madeira. |
|
|
|
20. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Carvalhais, Lénia; Ferreira, A.. 2007. Ritmos biológicos e activação do desenvolvimento psicológico. . In Atas do IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: A Assessoria na Educação em debate , 342 - 345. ISBN: 978-972-789-240-2. Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
21. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. Factores psicológicos e afectivos em aprendentes de Língua Segunda: perfis de alunos imigrantes espanhóis e portugueses. In Atas do IX Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía , 1654 - 1678. ISBN: ISSN: 1138-1663. Corunha: Universidade da Corunha. |
|
|
|
22. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. Instrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicas. In Atas do IX Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía , 1708 - 1720. ISBN: 1138-1663. Corunha: Universidade da Corunha. |
|
|
|
23. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. A avaliação de práticas de reabilitação e integração psicossocial e de formação de técnicos de Educação e Saúde em instituições
da Áustria: o aspecto diagnóstico para intervenção em casos de alunos e famílias com experiência migratória.. In Atas do Congresso Internacional de Intervenção com crianças, jovens e famílias. , x - x. . Minho: Universidade do Minho. |
|
|
|
24. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes. . In Atas do IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: A Assessoria na Educação em debate , 342 - 357. ISBN: 972-789-191-8. Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
25. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. Contributos de um estudo para práticas de avaliação e intervenção com alunos e famílias com background cultural e psicossocial
diferente. . In Atas do Congresso Educação para o sucesso: políticas e actores., x - x. . Madeira: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. |
|
|
|
26. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Carvalhais, Lénia; Ferreira, A.. 2007. Decisão Escolar: assessoria baseada na evidência.. In Atas do IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: A Assessoria na Educação em debate , 342 - 345. ISBN: 972-789-191-8. Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
27. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. Produto multimédia- Dispositivo pedagógico linguístico e cultural para apoio ao desenvolvimento de competências em Português.
. In Atas do Congresso Educação e Democracia: representações sociais, práticas educativas e cidadania , 323 - 329. ISBN: 978-972-789-240-2. Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
28. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2006. Diferenças na consciência/execução fonológicas e na influência de factores psicológicos na aprendizagem e adaptação de crianças
e adolescentes com experiência migratória.. In Atas do VI Congresso Nacional de Investigação em Psicologia , 2 - 19. ISBN: 978 972 98 36 . Évora: Universidade de Évora. |
|
|
|
29. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2006. Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes.. In Atas do Simpósio Internacional- Activação do desenvolvimento psicológico , 279 - 285. ISBN: 972-789-191-8. Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
30. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2006. Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes. In Atas do XI Congresso Sul Brasileiro da Qualidade na Educação- Educador: profissional pesquisador e reflexivo , 350 - 362. ISBN: CDD370. Brasil: SENAI/SC. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2014. "Assessment effectiveness for second language learners: predictors, reliability and discriminant profiles", The European Procedia Social and Behavioural Sciences, x: 185 - 200.
|
|
|
|
2. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Costa, Jorge A; Castanheira, Patrícia. 2013. "Liderança democrática nas escolas portuguesas: o que nos diz a investigação publicada", Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, x: x - x. |
|
|
|
3. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2013. "Learning analytics and Second-Language Context: a digital instrument for measurement of real-time data regarding second language
learners achievement", International Journal of Technology Enhanced Learning 5, 2: 178 - 194. |
|
|
|
4. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Costa, Jorge A. 2013. "Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares", ENSAIO: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 183-202. 21, 79: 183 - 202. |
|
|
|
5. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Martins, Maria M. A. O. 2013. "Education and Learning in Second Language Contexts: Language and Diagnostic Assessment of Diverse Learners in Portuguese Schools.
", The International Journal of Diversity in Education 13, 1: 31 - 40.
|
|
|
|
6. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2012. "Programa de intervenção em contexto educativo: dispositivo electrónico de avaliação da descodificação fonética de aprendentes
de Português Língua Segunda", Revista Portuguesa de Educação 25, 1: 113 - 136.
|
|
|
|
7. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. "Comportamento textual e discriminação de identidades articulatórias: desempenho diferenciado em aprendentes de Português Língua
Segunda", Revista Avaliação Psicológica 8, 3: 289 - 301. |
|
|
|
8. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. "Cognitive differences in second language learners and the critical period effects.", L1 – Educational Studies in Language and Literature 9, 4: 157 - 178. |
|
|
|
9. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. "Language skills assessment: electronic test application with second language learners", International Journal of Learning 6, 8: 559 - 578. |
|
|
|
10. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2008. "Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes
de Língua segunda", International Journal of Developmental and Educational Psychology:Psicologia de la Educación 1, 2: 159 - 168. |
|
|
|
11. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Queralt, Mercedes B. 2008. "The psychosocial predisposition effects in second language learning: motivational profile in Portuguese and Catalan samples", Revista Internacional de Didáctica de las Lenguas Extranjeras “Porta Linguarum”, 10: 7 - 20. |
|
|
|
12. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. "The attitudes, Age and Gender in Second Language Learning and Psychosocial Contexts", International Journal of Diversity in Organisations, Communities and Nations 7, 4: 113 - 124. |
|
|
|
13. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. "Contributo para a Formação (didáctica) e Auto-Formação em Língua: dispositivo dinamizador em contexto do ensino e aprendizagem
de Língua ao longo da vida", Revista Educare/Educere, 20: 167 - 176. |
|
|
|
14. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. "O Sistema Educativo Português e respostas pedagógico-científicas em contexto de intervenção com alunos com experiência migratória:
necessidade de oportunidades de formação para promoção do sucesso académico.", Revista Educare/Educere, 20: 233 - 242. |
|
|
|
15. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2006. "Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes", Revista Educare/Educere, 19: 121 - 137. |
|
|
|
16. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2006. "Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes", Revista Educare/Educere, 19: 53 - 68. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2013. "Decoding behaviour and phonetic constraints in second language learners: new insight for the structuralism perspective", Revista Migrações, 1: 213 - 230. |
|
|
|
2. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2008. "Cognitive behaviours and connectivity mental system in second language context: declines in sensitive period? ", International Journal of Psychology 43, 3/4: 621 - 621. |
|
|
|
3. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2008. "Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance", Revista Científica da Escola Superior de Educação da Guarda., 4: x - x. |
|
|
|
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Aprender Português é tão fácil!,2009. |
Produto sem registo ou patente Product without patent or official record |
1. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Tests battery of cognitive achievement in second language context.,2009. Tipo de produto: Outro;Natureza do produto: Instrumento. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Learning about comprehensive assessment of immigrant students: rationales of diagnostic test for portuguese second language
learners,21st International Conference on Learning ,New York,2014 (Comunicação). |
2. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Assessment effectiveness for second language learners: predictors, reliability and discriminant profiles,icCSBs Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences,Mersin,2014 (Comunicação). |
3. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. New methodologies for second language assessment: measuring and identifying profiles in migrant school contexts. ,8th International Technology, Education and Development Conference,Valencia,2014 (Comunicação). |
4. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. What’s on: Cultural diversity and new educational approaches for specific school populations,Istambul,2014 (Comunicação). |
5. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Second language writers and expectations at school settings: diagnostic assessment and writing performance. ,Writing Research Across Borders III Conference,Paris,2014 (Comunicação). |
6. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Martins, Maria M. A. O. Education and Learning in Second Language Contexts: Language and Diagnostic Assessment of Diverse Learners in Portuguese Schools,13th International Conference on Diversity in Organizations, Communities and Nations,2013 (Comunicação). |
7. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação). |
8. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. The Teaching and Assessment in Second-Language Context: Assessment of Decoding Differences on Language Speakers,The Teaching and Assessment in Second-Language Context: Assessment of Decoding Differences on Language Speakers,2013 (Comunicação). |
9. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Integração e validação de testes pioneiros em contexto escolar migrante: perspetivas sobre avaliação diagnóstica e desempenho
académico em língua segunda,I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola,Lisboa,2013 (Comunicação). |
10. |
Figueiredo, Sandra D. A. B. Metodologias e instrumentos para o ensino do Português como língua não-materna,Novas Abordagens e Metodologias na Formação de Adultos, workshop “Playing for Interculturality”.,Coimbra,2013 (Conferência ou palestra). |
11. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Costa, Jorge A; Castanheira, Patrícia. Observatório de Liderança Educacional: resultados preliminares,II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas de Educação,Porto,2012 (Comunicação). |
12. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Costa, Jorge A; Castanheira, Patrícia. Discursos e contextos de liderança: competitividade e semânticas “contáveis” no modelo escola-empresa-mercado,VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: políticas de competitividade,Aveiro,2012 (Comunicação). |
13. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Costa, Jorge A; Castanheira, Patrícia. Liderança democrática nas escolas portuguesas: o que nos diz a investigação publicada,III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação,Zaragoza,2012 (Comunicação). |
14. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Teixeira, Pedro; Silva, Marlene; Carraça, Eliana. Validação da versão portuguesa da escala geral de orientações de causalidade e da escala de orientações de causalidade para
o exercício,9º Congresso de Psicologia da Saúde,Aveiro,2012 (Poster). |
15. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Implicações neurobiológicas, psicológicas e educacionais na aquisição e desenvolvimento da linguagem segunda.,2010 (Conferência ou palestra). |
16. |
Figueiredo, Sandra D. A. B. Investigações na área de desenvolvimento da produção textual na infância: o caso da narrativa,2010 (Seminário). |
17. |
Figueiredo, Sandra D. A. B. Como o cérebro aprende a Linguagem! O caso específico da aquisição de língua segunda: períodos críticos e fossilização,V Congresso Internacional de Neurociência e Educação Especial,Viseu,2010 (Conferência ou palestra). |
18. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Mecanismos de ensino e aprendizagem de Língua Segunda: avaliação e condicionamento do comportamento verbal dos aprendentes
de Língua Segunda,II Congresso Internacional CIDInE,Vila Nova de Gaia,2009 (Comunicação). |
19. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. The Inclusion of Students with migratory experience: need for tools for Educational Assessment and Intervention,Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools”,Évora,2009 (Poster). |
20. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Diversity on Global School: assessment to enhance language skills proficiency. ,31st ISPA School Psychology for Diversity,Malta,2009 (Comunicação). |
21. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Plasticity periods effects in second language acquisition and speech behaviour profiles: the age factor and decoding skills
changing.,1st International Conference of Psychology and Education,Covilhã,2009 (Comunicação). |
22. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Measures of Educational Guidance: The assessment of Sensory Preferences for Learners of Portuguese as Second Language.,Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools”,Évora,2009 (Comunicação). |
23. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. The cognitive and the social components of the second language learner behaviour: instruments of assessment and theory revisited.
,1st International Conference of Psychology and Education,Covilhã,2009 (Comunicação). |
24. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Social representations of non native students in Portuguese territory: predictors of motivation and attitudes on learning
situation,Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools”,Évora,2009 (Poster). |
25. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Language skills assessment: electronic test application with second language learners. ,16th International Conference on Learning,Barcelona,2009 (Comunicação). |
26. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Learning styles and cognitive achievement: the case of second language learners.,31st ISPA School Psychology for Diversity,Malta,2009 (Poster). |
27. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Decoding behaviour and connectivity mental system in second language context: critical period and the lateralization of language
function,2nd Psychology International Conference,Atenas,2008 (Comunicação). |
28. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Apoio ao desenvolvimento de processos de alfabetização: iniciativa multimédia de promoção da literacia em Português Língua
Segunda,6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008,Havana,2008 (Comunicação). |
29. |
Figueiredo, Sandra D. A. B. Aquisição e desenvolvimento de funções de linguagem – materna e segunda. ,Florianópolis,2008 (Seminário). |
30. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008,6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008,Havana,2008 (Comunicação). |
31. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Verbal behaviour and perspective analysis: the second language learning context.,2008 Autumn School on Cognitve Neuroscience,Oxford,2008 (Poster). |
32. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Comportamento cognitivo de aprendentes de Língua Segunda: proposta de instrumento de avaliação e certificação de competência
e performance linguísticas,XIII Conferencia internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos,Braga,2008 (Poster). |
33. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Cognitive behaviours and connectivity mental system in second language context: declines in sensitive period? ,XIX International Congress of Psychology,Berlim,2008 (Comunicação). |
34. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Instrumento de análise e avaliação em contexto de Língua Segunda: um contributo para diagnosticar e programar ensino/aprendizagem
de Língua Materna e Segunda. ,3º Encontro Nacional da associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Faro,2008 (Poster). |
35. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Dispositivos cognitivos e psicológicos em período crítico de aquisição de linguagem: consciências fonológicas e estilos de
aprendizagem,V Congreso Internacional de Psicologia y Educación,Oviedo,2008 (Comunicação). |
36. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes
de Língua segunda,XV Congresso Internacional INFAD- Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida,Évora,2008 (Comunicação). |
37. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Factores psicológicos e afectivos em aprendentes de Língua Segunda: perfis de alunos imigrantes espanhóis e portugueses,. IX Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía,Corunha,2007 (Comunicação). |
38. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Produto multimédia- Dispositivo pedagógico linguístico e cultural para apoio ao desenvolvimento de competências em Português,Congresso Educação e Democracia,Aveiro,2007 (Comunicação). |
39. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Instrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicas.,IX Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía,Corunha,2007 (Comunicação). |
40. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. The Attitudes, Age and Gender in Second Language Learning and Psychosocial Contexts,Seventh International Conference on Diversity in Organisations, Communities and Nations,Amesterdão,2007 (Comunicação). |
41. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Contributos de um estudo para práticas de avaliação e intervenção com alunos e famílias com background cultural e psicossocial
diferente. ,Congresso Educação para o sucesso: políticas e actores,Funchal,2007 (Comunicação). |
42. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Aquisição e aprendizagem de linguagem materna e segunda: apoio de dispositivos pedagógicos em sala de aula,II Congresso sobre Aquisição de Linguagem,Guarda,2007 (Poster). |
43. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance,II Congresso sobre Aquisição de Linguagem,Guarda,2007 (Comunicação). |
44. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. A avaliação de práticas de reabilitação e integração psicossocial e de formação de técnicos de Educação e Saúde em instituições
da Áustria: o aspecto diagnóstico para intervenção em casos de alunos e famílias com experiência migratória.,Congresso de Intervenção com crianças, jovens e famílias, Braga,2007 (Comunicação). |
45. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Cognitive accounts of second language acquisition: critical period and age effects,Congress of the Italian Society of Neuroscience,Verona,2007 (Poster). |
46. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Idade e Género no desenvolvimento de factores psicológicos implicados na situação de aprendizagem de línguas e adaptação psicossocial
de indivíduos com experiência migratória,II Congresso Internacional de Psicologia da Educação,Lisboa,2007 (Poster). |
47. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Assessment of phonological awareness in second-language learners: the critical period and age effects. Annual Workshop on
Bilingualism: Functional and neural perspectives,Phonological processing in bilingual speech production and perception,Rovereto,2007 (Poster). |
48. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Queralt, Mercedes B. Stress and Anxiety declared and revealed by immigrant children and adolescents in context of second language learning and
psychological, social and cultural adaptation,28th Stress and Anxiety Research Society Conference,Punta Cana,2007 (Poster). |
49. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Monteiro, Sara. Children and adolescents with migratory experience at risk in language learning and psychosocial adaptation contexts. ,Xth European Congress of Psychology,Praga,2007 (Poster). |
50. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes,XI Congresso Sul Brasileiro da Qualidade na Educação – Educador: profissional pesquisador e reflexivo,Joinville,2006 (Comunicação). |
51. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Carvalhais, Lénia; Ferreira, A.. Ritmos biológicos e activação do desenvolvimento psicológico,Simpósio Internacional - Activação do desenvolvimento psicológico,Aveiro,2006 (Comunicação). |
52. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes. Simpósio Internacional,Simpósio Internacional - Activação do desenvolvimento psicológico,Aveiro,2006 (Comunicação). |
53. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Carvalhais, Lénia; Ferreira, A.. Decisão Escolar: assessoria baseada na evidência.,IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: A Assessoria na Educação em debate,Aveiro,2006 (Comunicação). |
54. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Diferenças na consciência / execução fonológicas e na influência de factores psicológicos na aprendizagem e adaptação de crianças
e adolescentes com experiência migratória. ,VI Congresso Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação). |
55. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Aprender Português (Língua Segunda) em contexto de Programa Interactivo. ,VII Colóquio DCE-Uma e I Colóquio Internacional - Educação e Cultura,Funchal,2006 (Comunicação). |
56. |
Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes,IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar- Assessoria na educação em Debate,Aveiro,2006 (Comunicação). |
Outra produção artística/cultural Other artistical/cultural production |
1. |
Figueiredo, Sandra D. A. B. A Janela de Deus,2014. |
Dados Complementares (Additional data)
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
V Congresso Internacional de Neurociências e Educação Especial, 2010 (Congresso). Nome do evento: V Congresso Internacional de Neurociências e Educação Especial; Nome da Instituição: Psicossoma; Cidade do evento: Viseu. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Simpósio de Organização e Gestão Escolar: escolas, competições e colaboração: que perspetivas?, 2012 (Simpósio). Nome do evento: Simpósio de Organização e Gestão Escolar: escolas, competições e colaboração: que perspetivas?; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro. |
2. |
A pesquisa sobre o cérebro bilíngue: questões teóricas e metodológicas, 2009 (Seminário). Nome do evento: A pesquisa sobre o cérebro bilíngue: questões teóricas e metodológicas; Cidade do evento: Aveiro. |
3. |
Congresso Educação e Democracia, 2007 (Congresso). Nome do evento: Congresso Educação e Democracia; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro. |
4. |
Simpósio Internacional Activação do desenvolvimento, 2006 (Simpósio). Nome do evento: Simpósio Internacional Activação do desenvolvimento; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro. |
5. |
.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2006 (Encontro). Nome do evento: .º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Psicologia Experimental; Cidade do evento: Aveiro. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. International Journal of Diversity in Education , desde 2013/09/10, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Diversity Collection.
|
2. |
Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. Educational Studies Journal , até 2013/09/30, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Routledge.
|
3. |
Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. The International Journal of Learning, até 2011/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Inderscience.
|
4. |
Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. International Journal of Diversity in Organisations, Communities and Nations, 7, de 2009/06/01 até 2009/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Diversity Collection.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
51 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
32 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
30 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
19 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
16 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Produção técnica Technical production |
58 |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1 |
Produtos sem registo ou patente Products without patent or official record |
1 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
56 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
1 |
Dados complementares (Additional data) |
10 |
Participação em Eventos Event participation |
6 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
4 |
Outras informações relevantes
PhD developed in Psychology (2006-2010) specifically in second language learning area, applying to the research on the affective
factors and cognitive performance of immigrant students. The period of 2010-2012 was focused in Education and Psychology,
regarding psychometric validation of instruments and treatment of data related to educational policies and settings. The
major focus of my current (2013- 2016) and future research is to develop a validated assessment procedure and instruments
addressing the second language context. The language assessment in second language context is still a gap in portuguese
schools and at national scientific research community. Comprehensive diagnostic procedures are expected to be explanatory
and to provide classification about proficiency levels. Diagnostic and placement should be responsive to ensure the academic
success mainly in the first years of schooling. The main goal is the development of the diagnostic instrument for the
assessment in schools, as well the supervision of validation and instruments administration.
|
Visualizações do curriculum [
468
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
28-02-2017
às
22:03:15
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|