Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência visita a ESECS

Rui Pedrosa, vice-presidente do Politécnico, destacou a importância dada pela instituição às questões da inclusão e inovação social «No nosso plano estratégico até 2020 identificámos como fator crítico de sucesso disruptivo, não clássico das instituições de ensino superior, a inclusão social», realçando ainda a importância da adaptação de brinquedos para crianças com necessidades especiais. Há nove anos que os estudantes e docentes do Politécnico de Leiria recolhem e adaptam, ao longo do ano letivo e de forma voluntária, brinquedos com sistema eletrónico simples (funcionamento a pilhas, on-off), que entregam a associações, para que crianças com necessidades especiais possam deles usufruir.
A iniciativa “Mil brinquedos, Mil sorrisos” partiu do CRID, em colaboração com o Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), e conta com o apoio de todas as Escolas do Politécnico de Leiria, assim como da sociedade civil, na recolha de brinquedos, que, segundo Célia Sousa, «dão, muitas vezes pela primeira vez, a experiência de brincar com brinquedos eletrónicos, a crianças com dificuldades de mobilidade, por exemplo».
Ana Sofia Antunes apadrinha a campanha solidária do Politécnico de Leiria, “Mil Brinquedos, Mil Sorrisos”, que anualmente recolhe e adapta brinquedos para crianças com necessidades especiais, por iguais oportunidades de brincar. Os brinquedos recolhidos este ano vão ser entregues às Equipas Locais de Intervenção Precoce dos Açores. Desde 2007, o Politécnico já entregou brinquedos a 230 instituições de três continentes.
O Governo anunciou esta terça-feira que as comemorações nacionais do “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, que se realizam no próximo dia 3 de dezembro, vão decorrer em Leiria.
O programa prevê a realização de um conjunto de iniciativas no evento ‘Leiria Cidade Natal’, com diversas atividades inclusivas (contemplando o braille, a língua gestual e a prática desportiva adaptada). A governante considera que «Quanto mais prepararmos as nossas crianças de hoje e fizermos delas mentes abertas e conhecedoras da diferença, mais vamos potenciar que sejam amanhã adultos muito mais abertos, sem preconceitos, complexos e rejeições. São eles que vão tornar a nossa sociedade mais inclusiva e promotora da igualdade», realçando que a escolha de Leiria para a assinalar esta celebração foi “evidente”, dado o trabalho desenvolvido pela região de Leiria na inclusão.
Nesse contexto, também a 3 de dezembro, a secretária de Estado fará o encerramento da “Conferência Internacional para a Inclusão”, promovida pelo Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT). No final do dia, participará na VII Gala da Inclusão (Teatro José Lúcio da Silva), uma organização conjunta da Secretaria de Estado da Inclusão, do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Instituto Nacional para a Reabilitação, da Câmara Municipal de Leiria e do Politécnico de Leiria.
22 de novembro de 2016 | ESECS – Leiria
