Joana Soares Marques
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
24/01/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Joana Soares Marques |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Marques, Joana S. |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Sociologia. Ciências Sociais-Ciências Políticas. Ciências Sociais-Economia e Gestão. Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
|
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2012-2016 |
Doutoramento Phd |
Sociologia
(4 anos » years)
.
Universidade de São Paulo,
Brasil.
|
2006-2010 |
Mestrado Master degree |
Economia Social e Solidária
(1 anos » years)
.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa,
Portugal.
|
1999-2004 |
Licenciatura Licentiate degree |
Sociologia
(5 anos » years)
.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2010 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa,
Portugal.
|
2012-2012 |
Curso de curta duração Short course |
Case study methodology small n research designs.
International Political Science Association,
Canadá.
|
2012-2012 |
Curso de curta duração Short course |
Workshop de Capacitação em Publicação Científica em Inglês.
Universidade de São Paulo,
Brasil.
|
2009-2009 |
Curso de curta duração Short course |
The design of social and political research.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa,
Portugal.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
Análise de Conteúdo Assistida por Computador.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa,
Portugal.
|
2006-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Formação Pedagógica Inicial de Formadores.
Espiral Soft - Formação e Consultoria,
Portugal.
|
2003-2004 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Estudos de Desenvolvimento.
University of Bergen,
Noruega.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia - IUL |
Mar/2017-Actual |
Investigador Auxiliar |
Ago/2010-Dez/2011 |
Assistente de Investigação |
Jan/2010-Jul/2010 |
Assistente de Investigação |
Universidade de São Paulo |
Jan/2012-Set/2016 |
Outra Situação |
Centro de Estudos Africanos - ISCTE-IUL |
Nov/2007-Dez/2009 |
Investigador Auxiliar |
Escola Profissional Gustave Eiffel |
Out/2006-Out/2007 |
Técnico de 1ª Classe |
Mai/2005-Set/2006 |
Outra Situação |
Jun/2005-Jul/2006 |
Estagiário |
Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto |
Jan/2005-Abr/2005 |
Técnico Superior 2ª Classe |
Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
Jul/2004-Set/2004 |
Assistente de Investigação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade de São Paulo |
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia - IUL |
Centro de Estudos Africanos - ISCTE-IUL |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Apoio a alunos com necessidades educativas especiais(Monitor)
|
Estágios realizados (Traineeships)
Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto |
Estágios realizados»Traineeships: - Roda dos Ritmos
|
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia - IUL |
Abr/2010-Jul/2010 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Divulgação do Mestrado em Estudos Sociais da Ciência |
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Escola Profissional Gustave Eiffel |
Out/2006-Out
/
2007
|
|
Formação profissional»Professional education: - Técnica Superior de Biblioteca
|
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Estudos de Desenvolvimento, Economia Solidária e Turismo |
|
Domínio Científico:
Ciências Sociais.
Objectivos socio-económicos:
Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
Economia Solidária; Estudos Africanos; Estudos de Desenvolvimento; Turismo; Culturas tradicionais; Ambiente.
|
2. |
Políticas públicas, Educação e Participação social |
|
Domínio Científico:
Ciências Sociais.
Objectivos socio-económicos:
Desenvolvimento social e serviços sociais; Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
Avaliação; Educação; Espaços de Aprendizagem; Políticas Públicas.
|
3. |
Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação |
|
Domínio Científico:
Ciências Sociais.
Objectivos socio-económicos:
Desenvolvimento social e serviços sociais; Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
Avaliação; Competências; Educação.
|
4. |
Mobilidade e condições de trabalho |
|
|
5. |
Trabalho, Cultura e Ação Coletiva |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2010- Estudo Piloto de Acompanhamento e Monitorização do Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário -Pilot Study integrated in the evaluation and monitoring process of the Secondary School Modernisation Programme |
Referência do projeto»Project reference: PE_10471_ADS. Financiador(es)»Funding:
Parque Escolar.
|
2016-2018 Posting of Workers: enhancing administrative cooperation and access to information-Posting of Workers: enhancing administrative cooperation and access to information |
Referência do projeto»Project reference: EU Post Lab. VP/2016/006 Parceiro(s)»Partners:
Commissione Nazionale Paritetica per le Casse Edili ; Recerca Social Aplicada. Financiador(es)»Funding:
European Comission.
|
Participação como Doutorando Participation as Phd student |
2013- Precarização do trabalho, desigualdades e dinâmicas de ação coletiva-Work precariousness, inequalities and collective action dynamics |
Referência do projeto»Project reference: 350/13. FCT/CAPES
|
Participação como Mestrando Participation as Master degree student |
2007-2009 O Impacto do Turismo no Desenvolvimento Comunitário em África: análise de experiências insulares-The Tourism Impact in Community Development in Africa: Analysis of Island Experiences |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/AFR/69094/2006. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Participação como Desenvolvimento técnico Participation as Technical developer |
2008- Programa Internacional para a Análise das Competências de Adultos (PIAAC)-The Programme for the International Assessment of Adult Competencies |
Referência do projeto»Project reference: PIAAC. PIAAC - OCDE Parceiro(s)»Partners:
Instituto Nacional de Estatística; ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Financiador(es)»Funding:
Agência Nacional para a Qualificação.
|
2004-2004 ROSE, The Relevance of Science Education-ROSE, The Relevance of Science Education |
Referência do projeto»Project reference: ROSE. Parceiro(s)»Partners:
University of Oslo. Financiador(es)»Funding:
The Research Council of Norway.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Português (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Português (Bem). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Português (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Português (Bem). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2010 |
Prémio Silva Leal,
ISCTE-IUL.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2017 - Actual |
Associação Portuguesa de Economia Política, Membro fundador.
|
Jan/2008 - Actual |
Centro de Estudos Africanos (CEA-ISCTE), Membro.
|
Jan/2000 - Actual |
Associação Portuguesa de Sociologia, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Veloso, Luisa; Sebastião, João; Marques, Joana S; Duarte, Alexandra. 2015. Espaço e aprendizagem: Política educativa e renovação de edifícios escolares. ed. 1, ISBN: 9789724057835. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
2. |
Marques, Joana; Brito, Brigida; Alarcão, Nuno. eds. 2009. Desenvolvimento Comunitário: das Teorias às Práticas: Turismo, Ambiente e Práticas Educativas em São Tomé e Príncipe ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-96094-0-2. Lisboa: Gerpress.
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Marques, Joana S. 2016. Trabalho artístico, precariedade e resistência: os coletivos de trabalhadores-artistas no Brasil e em Portugal . In Desigual e combinado: precariedade e lutas sociais no Brasil e em Portugal, ed. BRAGA, Ruy; ESTANQUE, Elisio; COSTA, Hermes , 60 - 93. . Sao Paulo: Alameda. |
|
|
|
2. |
Veloso, Luisa; Sebastião, João; Canto-Moniz, Gonçalo; Duarte, Alexandra; Marques, Joana S. 2014. Espaços de aprendizagem e políticas de educação: 40 anos de arquitetura escolar. In 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Conhecimento, atores e recursos, 531 - 558. ISBN: 9789724057859. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
3. |
Marques, Joana S; Veloso, Luisa; Sebastião, João. 2013. HOW TO REBUILD A SECONDARY SCHOOL: SPACE, KNOWLEDGE AND EDUCATION. In The International handbook of cultures of education policy: international issues in policy-outcome relationships, ed. Be´atrice Boufoy-Bastick, 59 - 101. ISBN: 979-10-90365-03-2. Strasbourg: Analytrics.
|
|
|
|
4. |
Marques, Joana. 2010. Turismo, Solidariedade e Desenvolvimento: Convergências e divergências em contexto insular africano. In Abrindo Trilhos, Tecendo Redes. Reflexões e Experiências de Desenvolvimento Local em contexto Lusófono, ed. Brito, B; Alarcão, N; Pinto, Joaquim, 1 - 190. ISBN: 978-989-06094-2-6. Lisboa: Gerpress. |
|
|
|
5. |
Marques, Joana; Alarcão, Nuno; Brito, Brigida. 2009. Turismo, culturas tradicionais e identidades em São Tomé e Príncipe. In Desenvolvimento Comunitário: das teorias às práticas - Turismo, Ambiente e Práticas Educativas em São Tomé e Príncipe, ed. BRITO, B., ALARCÃO, N. MARQUES, J., 77 - 82. ISBN: 978-989-96094-0-2. Lisboa: Gerpress. |
|
|
|
6. |
Marques, Joana. 2009. Da Economia Solidária ao Turismo Solidário: para uma conceptualização e práticas reflexivas. In Desenvolvimento Comunitário: das teorias às práticas - Turismo, Ambiente e Práticas Educativas em São Tomé e Príncipe, ed. BRITO, B., ALARCÃO, N. MARQUES, J., 82 - 97. ISBN: 978-989-96094-0-2. Lisboa: Gerpress.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Veloso, Luísa; Marques, Joana S. 2017. "School Architecture: An Analysis of the Role of the State in the (Re)Configuration of the Profession*", Social Science Quarterly, 1: 1 - 15.
|
|
|
|
2. |
Marques, Joana S. 2017. "Trabalho, globalização e contramovimentos: dinâmicas da ação coletiva do precariado artístico no Brasil e em Portugal", Sociologias 19, 45: 52 - 80.
|
|
|
|
3. |
Marques, Joana S. 2014. "Social and Solidarity Economy: Between Emancipation and Reproduction", Occasional Paper Series 1, 2: 1 - 13.
|
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Veloso, Luísa; Marques, Joana S. 2017. "Designing science laboratories: learning environments, school architecture and teaching and learning models", Learning Environments Research 20, 2: 221 - 248.
|
|
|
|
2. |
Veloso, Luísa; Marques, Joana S; Duarte, Alexandra. 2014. "Changing education through learning spaces: impacts of the Portuguese school buildings’ renovation programme", Cambridge Journal of Education 44, 3: 401 - 423.
|
|
|
|
3. |
Duarte, Alexandra; Veloso, Luisa; Marques, Joana; Sebastião, João. 2014. "Site-specific focus groups: analysing learning spaces in situ ", International Journal of Social Research Methodology 18, 4: 381 - 398.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Marques, Joana S. 2013. "Experimentação, emancipação e reprodução na economia social e solidária: um olhar a partir dos casos Brasil e Portugal", Trabalho apresentado em XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, In XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, Salvador. |
|
|
|
2. |
Marques, Joana. 2008. "Solidarity Tourism - a possible framework for building up a positive relationship between tourism, communnity development
and conservation in protected areas", Trabalho apresentado em Seminar on Ecotoutism and Protected Areas in Africa: contributing to community development and consevation, In Proceedings of the Seminar on Ecotoutism and Protected Areas in Africa: contributing to community development and consevation, Maputo.
|
|
|
|
3. |
Marques, Joana. 2009. "Da Economia Solidária ao Turismo Solidário: análise de experiências em contexto insular africano", Trabalho apresentado em X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, In Actas do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Braga.
|
|
|
|
4. |
Marques, Joana. 2008. "Perceptions and participation of local communities in Protected Areas: analysis of experiences in Cape Verde and Sao
Tome & Principe", Trabalho apresentado em Seminar Protected Areas in the Community of Portuguese Speaking Countries, In Proceedings of the Seminar Protected Areas in the Community of Portuguese Speaking Countries, Maputo.
|
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Marques, Joana. 01 jun. 2007. "Centro de Recursos Ferreira Cardosos" Eiffel, 30 - 31.
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Marques, Joana. 2010. "Para além da filantropia: contributos do turismo solidário para o desenvolvimento comunitário (tese de mestrado)". Lisboa: ISCTE-IUL. Tese de mestrado à qual foi atribuído o Prémio Silva Leal 2010. |
Trabalho técnico Technical work |
1. |
Marques, Joana; Veloso, Luisa; Sebastião, João; Duarte, Alexandra. Relatório intermédio de projecto de avaliação do Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário,2010 (Relatório de projeto). |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Marques, Joana S; Veloso, Luisa. Architects and education policy: the role of a public programme in the configuration of the professional field,International workshop of the Architectural Sociology Working Group,Darmstadt,2012 (Seminário).
|
2. |
Marques, Joana S. Solidarity economy and counter-hegemony in the world-system: insights from Brazil and Portugal,The Second ISA Forum of Sociology,Buenos Aires,2012 (Simpósio).
|
3. |
Marques, Joana S; Veloso, Luisa; Sebastião, João; Duarte, Alexandra. Education and space within the frame of a public policy,The European Conference on Educational Research 2012,Cadiz,2012 (Congresso).
|
4. |
Marques, Joana S; Duarte, Alexandra; Veloso, Luisa; Sebastião, João. Os focus group dinâmicos na Sociologia da educação: virtudes e potencialidades,VII Congresso Português de Sociologia,Porto,2012 (Congresso).
|
5. |
Marques, Joana; Veloso, Luisa; Sebastião, João; Duarte, Alexandra. How to rebuild a secondary school: space, knowledge and conflict,European Conference on Educational Research,Berlin,2011 (Comunicação).
|
6. |
Marques, Joana; Veloso, Luisa; Sebastião, João; Duarte, Alexandra. The old becomes new? Learning spaces and the politics of education,10th Conference of the European Sociological Association,Genéve,2011 (Comunicação).
|
7. |
Marques, Joana; Amaro, Rogério R. Solidarity Economy in Macaronesia: an innovative concept,XVII ISA World Congress of Sociology,Gothenburg,2010 (Congresso).
|
8. |
Marques, Joana. Turismo, Solidariedade e Desenvolvimento: Convergências e divergências em contexto insular africano,Encontro Internacional de Desenvolvimento Local,São Tomé,2010 (Comunicação). |
9. |
Marques, Joana. Da Economia Solidária ao Turismo Solidário: análise de experiências em contexto insular africano,X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais,Braga,2009 (Comunicação). |
10. |
Marques, Joana. Perceptions and participation of local communities in Protected Areas: analysis of experiences in Cape Verde and Sao Tome
& Principe,Seminar Protected Areas in the Community of Portuguese Speaking Countries,Maputo,2008 (Comunicação). |
11. |
Marques, Joana. Solidarity Tourism - a possible framework for building up a positive relationship between tourism, communnity development
and conservation in protected areas,Seminar on Ecotoutism and Protected Areas in Africa: contributing to community development and consevation,Maputo,2008 (Comunicação). |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Marques, Joana. Sexualidades, dependências e Rock & Roll,2006. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Brito, Brigida. Seminário Internacional Educação, Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Comunitário,2008 (Seminário / Organização).
|
Dados Complementares (Additional data)
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
O destacamento de trabalhadores no setor da construção civil: a estruturação de um objeto de investigação, 2017 (Workshop). Nome do evento: Workshop de Investigação CIES-IUL ; Nome da Instituição: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL); Cidade do evento: Lisboa. |
2. |
Desafios do trabalho na contemporaneidade: o destacamento de trabalhadores como objeto de investigação e intervenção, 2017 (Seminário). Nome do evento: Seminário Novos Contornos do Trabalho; Nome da Instituição: Universidade da Beira Interior; Cidade do evento: Covilhã. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Mobilization of work in Europe: posted workers in the construction sector, 2017 (Conferência). Nome do evento: International Conference Democracy and Participation in the 21st Century; Nome da Instituição: Research Committee 10 of the International Sociological Association; Cidade do evento: Lisboa. |
2. |
Avenues of resistance to capitalism: precarisation and collective action among artist-workers, 2017 (Congresso). Nome do evento: 13th Conference of the European Sociological Association Conference ; Nome da Instituição: European Sociological Association; Cidade do evento: Athens. |
3. |
Workers on the move: an analysis of the posting of construction labour force in the EU, 2017 (Conferência). Nome do evento: Work-related mobility International Conference; Cidade do evento: Paris. |
4. |
Coletivos de trabalhadores-artistas: debatendo condições de trabalho e formas de organização e ação coletiva no Brasil e em
Portugal, 2016 (Seminário). Nome do evento: II Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo ; Nome da Instituição: Universidade de Sao Paulo; Cidade do evento: São Paulo / FFLCH-USP. |
5. |
Social and Solidarity Economy as a Real Utopian Design: a Comparative Perspective, 2014 (Congresso). Nome do evento: XVIII ISA World Congress of Sociology ; Nome da Instituição: International Sociology Association; Cidade do evento: Yokohama. |
6. |
Architects and education policy: the role of a public programme in the configuration of the professional field, 2012 (Workshop). Nome do evento: International Workshop of the Architectural Sociology Working Group; Nome da Instituição: Architectural Sociology Working Group; Cidade do evento: Darmstadt / Technische Universität Darmstadt. |
7. |
Os focus group dinâmicos na Sociologia da educação: virtudes e potencialidades, 2012 (Congresso). Nome do evento: VII Congresso Português de Sociologia; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Sociologia; Cidade do evento: Porto / Universidade do Porto. |
8. |
Education and space within the frame of a public policy, 2012 (Congresso). Nome do evento: The European Conference on Educational Research 2012; Nome da Instituição: European Educational Research Association; Cidade do evento: Cadiz / Universidad De Cadiz. |
9. |
Solidarity economy and counter-hegemony in the world-system: insights from Brazil and Portugal, 2012 (Congresso). Nome do evento: The Second ISA Forum of Sociology; Nome da Instituição: ISA; Cidade do evento: Buenos Aires. |
10. |
The old becomes new? Learning spaces and politics of education, 2011 (Congresso). Nome do evento: 10th European Sociological Association Conference ; Nome da Instituição: European Sociological Association; Cidade do evento: Geneva / University of Geneva. |
11. |
How to rebuild a secondary school: Space, knowledge and social relations, 2011 (Congresso). Nome do evento: The European Conference on Educational Research 2011; Nome da Instituição: European Education Research Association; Cidade do evento: Berlim / Freie Universität. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
20 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
8 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
6 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
6 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
4 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
14 |
Trabalhos técnicos Technical works |
1 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
13 |
Dados complementares (Additional data) |
13 |
Participação em Eventos Event participation |
13 |
Visualizações do curriculum [
2018
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
05-05-2018
às
12:21:47
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|