Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN)

A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) gere a Rede de Ciência e Educação nacional, a RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, que é fundamental para a infra-estrutura nacional de Computação GRID.

Em particular, a infra-estrutura em cabo de fibra óptica detida pela FCCN permite a criação de redes físicas autónomas com muito elevada capacidade de transmissão – presentemente até 10 Gbps – para interligar agregados computacionais dos vários núcleos de I&D. Adicionalmente, a FCCN integra o consórcio GÉANT que planeia e gere a Rede Europeia de Investigação e Educação que liga todos os centros europeus a alta velocidade. Finalmente, a FCCN também participa no projecto ALICE de interligação da GÉANT às redes de investigação e ensino da América Latina.

Em meados de 2007 foi iniciado o projecto de construção de um Nó Central Nacional de Computação GRID na FCCN que vai permitir disponibilizar até ao final de 2008 um datacenter de 400 m2 dedicado à Computação GRID como infraestrutura nacional de uso comum, e expandir de forma considerável o número de CPUs da infraestrutura GRID nacional.

Tanto a RCTS como o projecto do Nó Central Nacional de Computação GRID são financiados pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP,  o último também com o apoio de fundos comunitários do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC).

A FCCN é uma associação sem fins lucrativos cujas actividades são essencialmente financiadas pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e de que são associados a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, o CRUP – Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil.