Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > Programa MIT – Portugal Lança Rede de Investigação em Terapias com Células Estaminais para Cancro

Programa MIT – Portugal Lança Rede de Investigação em Terapias com Células Estaminais para Cancro

 - 26/11/2009

Logotipo do MIT – Massachusetts Institute of TechnologyFoi lançada a 26 de Novembro de 2009, no âmbito do Programa MIT – Portugal, a Rede de Investigação em Células Estaminais, Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, “Stem Cell Engineering & Clinical Research net - StemCellnet”, envolvendo hospitais e centros de investigação em Portugal e no MIT, com o objectivo de desenvolver novas terapias celulares com aplicação ao tratamento do cancro.

Pacientes portugueses do Instituto Português de Oncologia (IPO) já beneficiaram dos avanços alcançados através da aplicação de células estaminais e engenharia de tecidos, cujo desenvolvimento vai estar em destaque em workshop que decorreu no IPO de Lisboa e que contou com a presença da Presidente do MIT, Susan Hockfield, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, e do Secretário de Estado da Saúde, Oscar Gaspar, na sessão de encerramento.

Esta workshop foi organizada conjuntamente pelo Programa MIT – Portugal e a Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapia Celular, e incluiu apresentações por investigadores dos Laboratórios Associados Instituto de Biologia Molecular e Celular/Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia (IBMC/IBB) e do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP).

O desenvolvimento de novas terapias que possibilitem restaurar a estrutura e a função de tecidos ou órgãos danificados por doenças ou traumas é uma área emergente que integra as ciências de engenharia com as ciências da vida e médicas que é apoiada por investigação em células estaminais, em biomateriais e em engenharia de tecidos. As células estaminais têm a capacidade de se auto-renovarem e se diferenciarem em diferentes linhagens celulares, que podem ser utilizadas na regeneração de tecidos e órgãos do corpo humano que se tenham danificado por doença ou envelhecimento.

O principal objectivo da Rede que agora foi constituída é promover o avanço do conhecimento científico e da investigação em células estaminais humanas e engenharia de tecidos, através de terapias celulares para o tratamento de cancro e de doenças hematológicas, neurodegenerativas, auto-imunes e outras, de modo a serem implementadas clinicamente em hospitais.

É expectável que estes desenvolvimentos científicos conduzam também a novas oportunidades de desenvolvimento económico, nomeadamente através da criação de um nova geração de empresas biotecnológicas, relacionadas com a promoção do bem-estar e da saúde da população.

A Presidente do MIT, Susan Hockfield, centrou o seu trabalho de investigação no desenvolvimento do cérebro. É a 16ª Presidente do MIT e a primeira especializada em Ciências da Vida. Licenciou-se em Biologia pela University of Rochester (1972), doutorou-se em Anatomia (e Neurociência) pela Georgetown University School of Medicine (1979), e realizou estudos de pós-doutoramento no National Institute of Health (NIH) e na University of  California at San Diego (EUA).

O Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal é presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, e também inclui o Chanceler do MIT, Phillip Clay, o “Dean" da Escola de Engenharia do MIT, Subra Suresh, o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, e os directores do programa no MIT e em Portugal, respectivamente Daniel Roos e Paulo Ferrão.

Mais informações: Website do Programa MIT – Portugal.

Última actualização ( 23/08/2010 )