Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > 5ª Assembleia da Internet do Futuro

5ª Assembleia da Internet do Futuro

 - 16/04/2010

Logotipo do Future Internet Assembly (FIA)Realizou-se nos dias 15-16 de Abril de 2010, em Valencia, Espanha, quando também se realizava o 3º Forum da Internet do Futuro, a “5ª Assembleia da Internet do Futuro” (5th FIA – Future Internet Assembly) cujos objectivos são analisar as orientações estratégicas e as tendências que dirigem os desenvolvimentos sociais e económicos futuros das sociedades baseadas na Internet e na Mobilidade Online e a apresentar ideias e projectos de interesse nesta área.

O programa da 5ª FIA, além das sessões plenárias de abertura e encerramento, incluiu dois blocos com 4 sessões paralelas cada, e um bloco com 3 sessões paralelas (ver também o Relatório da 5ª FIA). Todos estes blocos tiveram uma linha dedicada à Arquitectura da Internet do Futuro, com as sessões sucessivas “A arquitectura de referência da Internet do Futuro”, “Que resultados concretos já estão disponíveis, com evidência de que funcionam?”, “Como avançar com white papers e ideias sobre normalização?”. Paralelamente a esta linha presente nos três blocos de sessões paralelas, decorreram sessões dedicadas a aplicações e aspectos socio-económicos da Internet do Futuro, designadamente: Energia Inteligente (Smart Energy), Fundações da Confiança, O que a Internet do Futuro Significa para as Empresas?, Saúde Inteligente (Smart Health), Economia da Informação para Cidadãos Comunidades e Comércio, Procura de Informação, Cidades Inteligentes (Smart Cities), Investigação e Experimentação sobre a Internet do Futuro (FIRE – Future Internet Research & Experimentation).

Esta conferência insere-se num movimento mais amplo. Na verdade, em 31 de Março de 2008, a Declaração de Bled (Bled Declaration) lançou uma forma europeia de lidar com o Futuro da Internet e estabeleceu a Assembleia da Internet do Futuro (FIA - Future Internet Assembly) cuja primeira reunião se realizou em Bled, Eslovénia, de 31 de Março a 2 de Abril de 2008 com o título The Future of the Internet – Perspectives emerging from R&D in Europe. Ainda na Presidência Eslovena decorreu a i2010 Conference – Information Society at the Crossroads. A Presidência Francesa organizou a Conferência Internacional Internet das Coisas – Internet do Futuro (Internet of Things – Internet of the Future), em Nice, na sequência da Conferência e Exposição "On RFID – The next step to THE INTERNET OF THINGS" organizada pela Presidência Portuguesa nos dias 15-16 de Novembro de 2007, em Lisboa, e da Conferência "RFID: Towards the internet of things" organizada pela Presidência Alemã em 25-26 de Junho de 2007, em Berlim. Em 9-10 de Dezembro de 2008, realizou-se a 2ª FIA em Madrid, Espanha, seguida da 3ª FIA (ver Conferência sobre o Futuro da Internet em Praga) em 11-13 de Maio de 2009, e da 4ª FIA em 23-24 de Novembro de 2009, em Estocolmo, Suécia.

Em estreita ligação com este movimento, no dia 12 de Maio de 2009, realizou-se a reunião de lançamento do Forum da Internet do Futuro (FIF – Future Internet Forum) (ver Lançamento do Forum da Internet do Futuro) focado em políticas de I&D e inovação, para permitir aos Estados Membros e Associados partilharem boas-práticas e experiências, ultrapassarem a fragmentação de esforços e procurarem estabelecer sinergias transversais a programas e iniciativas financiadas ao níveis nacional e da UE. O 2º FIF realizou-se em Estocolmo no dia 23 de Novembro de 2009, na altura da 4ª FIA, e o 3º FIF realizou-se em Valência no dia 15 de Abril de 2010, portanto na altura da 5ª FIA a que respeita a presente notícia.

A 6ª FIA está marcada para 16-17 de Dezembro de 2010, e é conjunta com a iMinds Conference, integrada na Semana da Conferência do Futuro da Internet que terá lugar em Ghent, Bélgica, em 13-17 de Dezembro de 2010, na qual também se integram a Conferência Service Wave 2010 (13-15 de Dezembro), o 5º FIF – Forum da Internet do Futuro (17 de Dezembro), e ainda outros eventos de TIC. A 7ª FIA está marcada para 17-19 de Maio de 2011 em Budapeste, Hungria.

Para mais informações ver o European Future Internet Portal e o EC website on the Future Internet.

Última actualização ( 10/03/2011 )