Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > Internet do Futuro na Conferência e Exposição ICT 2010

Internet do Futuro na Conferência e Exposição ICT 2010

 - 13/09/2010

Logotipo do evento ICT 2010: DIGITALLY DRIVEN”Realiza-se em 27-29 de Setembro de 2010, em Bruxelas, a conferência e exposição ICT 2010: Digitally Driven, organizado pela Presidência Belga da UE e pela DGINFSO – Direcção-Geral Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia. Esta conferência e exposição insere-se num ciclo de eventos que se realizam de dois em dois anos e constituem o mais importante forum de discussão da investigação e das políticas públicas nas TIC na UE.

A conferência deste ano foca-se nas prioridades da UE como a Agenda Digital (ver Comunicação da Comissão Europeia “Uma Agenda Digital para a Europa” )  lançada no âmbito da estratégia Europa 2020 (ver Conselho Europeu Adopta a Estratégia Europa 2020 para o Emprego e o Crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo) e o programa de investigação e inovação em TIC para cerca de 2,8 milhares de milhões de euros no período 2011-2012, no âmbito do qual estão presentemente abertos concursos para mais de 300 milhões de euros (ver Concursos do 7º PQ de Investigação da UE em “Internet do Futuro” e Outras Áreas de TIC e Concursos do 7º PQ de Investigação da UE em Tecnologias Emergentes do Futuro (FET) ).

Entre as áreas a que é dada relevância na conferência conta-se a Internet do Futuro, considerada em três sessões: Future Internet – A transformational technology (27 de Setembro, 14:00-15:30), The potential socio-economic impact of the Future Internet (28 de Setembro, 14:00-15:30), e A public-private partnership on the Future Internet (28 de Setembro, 16:00-17:30). A primeira das referidas sessões é organizada pelo UK Future Strategy Group e pela Digital Communications Knowledge Transfer Network em colaboração com o projecto ceFIMS Coordination of the European Internet Forum of Members States e conta o Director do Programa Carnegie Mellon – Portugal, João Barros, como orador.

À margem do evento ICT 2010: Digitally Driven realiza-se a sessão de Kick-off do Projecto de Coordenação do Forum da Internet do Futuro (ceFIMS). No dia 30 de Setembro realiza-se o 4º Forum da Internet do Futuro.

Última actualização ( 10/02/2011 )