Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > 2ª Conferência Anual Carnegie Mellon – Portugal: "Tecnologias Inteligentes para o Mundo Real"

2ª Conferência Anual Carnegie Mellon – Portugal: "Tecnologias Inteligentes para o Mundo Real"

 - 14/06/2010

Logotipo da Carnegie Mellon UniversityA 2ª Conferência anual do Programa Carnegie Mellon – Portugal, subordinada ao tema Tecnologias Inteligentes para o Mundo Real (Smart Tech for Real People), realizou-se no dia 14 de Junho de 2010, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e tem o objectivo de apresentar os resultados das actividades de investigação e formação avançada realizadas no âmbito deste programa no último ano.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago e a sessão de encerramento contou com a participação do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, João Sentieiro.

Uma t-shirt que salva vidas, serviços interactivos para poupar energia e carros que trocam informações são algumas das aplicações tecnológicas desenvolvidas no âmbito deste programa, financiado pela FCT e por um conjunto diversificado de empresas nacionais.
Os trabalhos envolvem o contributo de investigadores, estudantes de doutoramento e de mestrado, antigos alunos do Programa e profissionais da indústria, documentando uma interacção crescente entre centros de investigação e empresas nacionais de uma forma que tem contribuído para o desenvolvimento de novos serviços de base científica e tecnológica, e para a afirmação de empresas nacionais em mercados externos.

O Programa Carnegie Mellon – Portugal tem ainda contribuído decisivamente para a afirmação científica de Portugal na área de Tecnologias de Informação e Comunicação, especialmente nas tecnologias da Internet do Futuro, nomeadamente em Redes de Nova Geração, sistemas ciberfisicos, engenharia de software, e interacção homem-máquina. O programa envolve presentemente cerca de 170 estudantes de mestrado e doutoramento (ver detalhes no Website do Programa Carnegie Mellon University – Portugal).

Durante os últimos meses foram criadas e dinamizadas três novas Redes temáticas de ciência e tecnologia, envolvendo centros de investigação e empresas com actividades em Portugal, nomeadamente:

A Conferência enquadra quatro eventos que se realizam nos dias seguintes, incluindo a Brainstorm sobre Energia Inteligente (“Smart Energy”), que se realiza no Centro Científico e Cultural de Macau (15 de Junho), o Consórcio Doutoral no Âmbito do Programa Carnegie Mellon – Portugal (15 de Junho), a Workshop Ciências Sociais e Engenharia – Para Uma Agenda de Investigação Interdisciplinar em TIC (15 Junho) e a UTEN Portugal Workshop: Parcerias para Facilitar Actividades de Comercialização em Universidades (15-16 Junho) que se realizam na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa.

O Programa Carnegie Mellon – Portugal foi iniciado a 27 de Outubro de 2007 no âmbito da acção Redes de Conhecimento, integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal. As áreas principais de actividades de investigação e ensino são: Processamento e Redes de Informação, incluindo engenharia de software, redes de informação, segurança de informação e tratamento computacional da língua; Redes e Tecnologias de Sensores; Políticas Públicas de Telecomunicações e de Inovação Tecnológica; Matemática.

Este programa, assim como os outros das Redes de Conhecimento, estimularam a oferta conjunta por universidades portuguesas de programas de doutoramento de elevado reconhecimento internacional e a concretização de programas mobilizadores de I&D e formação avançada de âmbito internacional em áreas de reconhecido interesse e potencial. Em estreita colaboração com empresas e outras instituições nacionais, estão hoje em curso redes temáticas de C&T em áreas estratégicas para Portugal, promovendo a afirmação internacional das instituições nacionais.

O Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal é presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, e também inclui o Presidente da Carnegie Mellon University, Jared Cohon, o Dean da Escola de Engenharia da Carnegie Mellon University, Pradeep Koshla, o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, Alfredo Baptista da Portugal Telecom e os directores do Programa na Carnegie Mellon University e em Portugal, José Moura e João Barros.

Mais informações: Website do Programa Carnegie Mellon University – Portugal, http://twitter.com/cmuportugal, http://cmuportugal.blogspot.com/.

Última actualização ( 23/09/2010 )