Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > Prémio Científico IBM 2009

Prémio Científico IBM 2009

 - 19/07/2010

Realizou-se no dia 19 de Julho de 2009, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, a entrega do Prémio Científico IBM 2009, em cerimónia presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, que contou com as presenças do Presidente da FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia, João Sentieiro, e do Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães.

O Prémio Científico IBM 2009 foi atribuído a Samuel Martins pelo trabalho " Exploração dos futuros aceleradores laser-plasma com simulações numéricas massivamente paralelas em referenciais de Lorentz arbitrários " (ver referência a publicação na revista Nature Physics), correspondente ao trabalho de Doutoramento realizado no Laboratório Associado Instituto de Fusão e Plasmas do Instituto Superior Técnico, sob a orientação dos Professores Luís Silva e Ricardo Fonseca. O vencedor do prémio é actualmente consultor associado da McKinsey & Company e participa em vários projectos de âmbito nacional e internacional nas áreas da Energia, Transportes e Banca.

Foi também atribuída uma menção honrosa a Verónica Orvalho, da Universidade do Porto, doutorada com uma tese em desenvolvimento de software aplicado à computação gráfica, por um trabalho de investigação sobre animação facial de personagens " Reutilização de rigs: criar uma vez, usar muitas". A investigadora desenvolveu um sistema de rigging que permite transferir automaticamente o rig e animações faciais de uma personagem para outra personagem diferente, independentemente da forma e aparência. Este sistema permite que os artistas criem modelos mais realistas e em menos tempo, 90% a 99% mais rapidamente do que na forma tradicional. O sistema foi validado usando modelos de empresas de cinema e videojogos: EA, Radical, Dygrafilms. Desde 2008, o sistema foi utilizado pela Blur Studio (Fable II; The Simpsons Ride), Dygrafilms (Holy Night!) e Microsoft Portugal.

Última actualização ( 26/09/2010 )