Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > 6ª Reunião do Conselho de Administração do Programa UT Austin - Portugal

6ª Reunião do Conselho de Administração do Programa UT Austin - Portugal

 - 11/11/2010

Logotipo da University of Texas at Austin O órgão de cúpula da gestão do Programa UTexas Austin – Portugal , o Conselho de Administração (Board of Directors), reuniu pela 6ª vez no dia 11 de Novembro de 2010, cerca de um trimestre antes de completar quatro anos de actividades desde o Lançamento do Programa UT Austin – Portugal, no dia 2 de Março de 2007.

Esta reunião destinou-se a analisar e deliberar sobre o relatório de avaliação do ERC – External Review Committee, o relatório de actividade e financeiro de 2010 apresentados pelos directores do Programa, o relatório de progresso relativo aos projectos de I&D apresentados no último concurso também apresentado pelos directores do Programa, o processo de avaliação dos projectos de I&D apresentados ao concurso de 2009, o plano de actividades e o orçamento para o ano 2010/2011, a estratégia de reforço do Programa designadamente quanto a excelência da educação e investigação, ao envolvimento empresarial em áreas temáticas de focalização, a troca de professores e ao reforço institucional designadamente de institutos o consórcios de investigação, o plano de actividades e o orçamento para o ano 2010/2011 da UTEN – University Technology Enterprise Network, apresentados pelo respectivo director em Portugal, José Manuel Mendonça.

O Conselho de Administração do Programa UT Austin – Portugal é presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, e também integra o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, o Vice-Presidente de Investigação da UTexas Austin, Juan Sanchez, e o Vice-Presidente Associado de Investigação da UTexas Austin, Robert Peterson, por designação do Presidente desta universidade, e os dois co-directores do Programa na UTexas Austin e em Portugal, respectivamente David Gibson e António Câmara.

As actividades académicas do Programa UTexas Austin – Portugal, centradas em Media Digitais Avançados com ligações a Computação Avançada e Matemática, envolvem as unidades seguintes da UTexasAustin:

  • College of Communication (Radio, Television and Film (RTF), School of Journalism, Communication Studies, Advertising & Public Relations)
  • College of Fine Arts
  • Lyndon Baines Johnson School of Public Affairs
  • School of Information
  • Dept. of Computer Sciences (CS)
  • Dept. of Electric and Computer Engineering (ECE)
  • Texas Advanced Computing Center (TACC)
  • Department of Mathematics
  • Institute for Computational Engineering & Sciences (ICES).

O Programa UTexas Austin – Portugal estabeleceu em 2009 um programa de doutoramento em Media Digitais Avançados conjunto entre a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Porto que conta com mais de 50 estudantes. Este programa de doutoramento suporta especializações em: Criação de Conteúdos Audiovisuais e Interactivos; Tecnologia; Jornalismo; Indústria, Públicos e Mercados. Os estudantes são co-orientados por professores em Portugal e em Austin e o programa inclui bolsas de investigação na UTexas Austin. Os estudantes são elegíveis a candidatarem-se a programas de doutoramento da UTexas Austin para obterem um grau dual.

O programa de Mestrado em Multimedia da Universidade do Porto, também associado ao Programa UTexas Austin – Portugal, tem ênfase em Artes e Cultura, Educação, Design de musica e som interactivo, Tecnologias. Foram admitidos 65 alunos no primeiro ano e 42 no segundo ano.

Cerca de 15 estudantes de doutoramento deverão estar em Austin na primavera de 2011. Dois professores portugueses estiveram em licenças sabáticas no ano passado em UTexas Austin, um Professor da UTexas Austin irá passar o semestre da primavera na UPorto e outro em Lisboa, e um Professor de uma universidade portuguesa irá passar na UTexas Austin um semestre no Outono de 2011.

Estão em curso 13 projectos de I&D aprovados em concursos abertos na área de Media Digitais Avançados, os quais envolvem cerca de 160 investigadores de 15 universidades (12 portuguesas, 3 dos EUA e uma do Reino Unido), 13 empresas e 7 instituições privadas sem fins lucrativos:

  • Digital inclusion & participation – Comparing the Trajectories of Digital Media use by Majority and Disadvantaged Groups in Portugal and the USA
  • Kinetic controller driven adaptive & dynamic music composition systems
  • PRIA: Parallel programming refinements for irregular applications
  • SIMCARD cardiovascular modeling – Patient-specific cardiovascular modeling & analysis
  • Breadcrumbs – Participation of the general public in the production of news by creating bridges between online news and the “Social Web”
  • iDTV Health – Evaluation of the potential of digital interactive television (iDTV) to promote health care and wellness services and information to Portuguese age 55 and older, and/or low levels of income and literacy
  • ImTV – Exploing the full potential of new trends in media production and consumption by devising an on-demand immersive-TV framework combining TV industry, Internet distribution models and end-user’s needs/interests
  • INTELLIPave – Advanced techniques in artificial intelligence and soft-computing to provide a more scientifically accurate, modelling-based approach to evaluate the potential behavior and durability of asphalt pavements
  • INVITE – Partnerships of a human with another human or a virtual agent in a virtual environment
  • LIFEisGAME – Serious computer game approach to teach people with Autism Spectrum Disorders (ASD) to recognize facial emotions, using real time synthesis and automatic facial expression analysis
  • REACTION – Retrieval, Extraction and Aggregation Computing Technology for Integrating and Organizing News
  • See-Through-Sound – Creation of an innovative portable, wearable, interface for the cognition and sensing of space
  • TURBSCALAR – Modeling the sub-filter scalar dissipation near the Turbulent/Non Turbulent interface in jets.

As instituições universitárias envolvidas nestes projectos são: ADAI - Associação para o Desenvovimento da Aerodinâmica Industrial, Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação, Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS), Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), Huston-Tillotson University (Austin), IDMEC, INESC Porto, ISCTE, Open University (Reino Unido), UAveiro, U Católica Portuguesa Lisboa, U Católica Portuguesa Porto, UCoimbra, ULisboa, UMinho, UPorto, ULusófona, UNova de Lisboa (UNL), UTexas Austin, UTexas at San Antonio, UTécnica de Lisboa.

As seguintes empresas participam nos projectos: Centro de Tratamento de Doentes, Lda. (CTD); Duvideo - Cooperativa de Profissionais de Imagem CRL; Giscon Gabinete de Sistemas, Informática de Consultadoria LDA; IBM Portugal; Media, Objects & Gadgets - Soluções de Software e Hardware, SA; MSFT - Software para Microcomputadores, LDA (Microsoft); PLUX, Engenharia de Biosensores LDA; Porto Editora; PT Comunicações; Público - Comunicação Social, SA; Rádio e Televisão de Portugal, SA (RTP); Ydreams; ZON Multimédia.

Participam também nos projectos as seguintes instituições sem fins lucrativos: Austin Free-Net, Casa da Música, City of Austin Libraries, Cooperativa de Formação e Anamição Cultural, CRL (COFAC), FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, Hospital de Santa Maria, Sociedade Protuguesa de Ressonância Magnética (SPRM).

Os resultados dos 4 projectos aprovados em 2009 incluem até à data: 20 artigos, 33 comunicações, 5 protótipos ou produtos.

Estão também em curso, na área de Matemática, 4 projectos de I&D aprovados em concursos abertos, os quais envolvem cerca de 80 investigadores de 9 universidades (7 portuguesas, 1 dos EUA e 1 de França):

  • Applied mathematics from dynamical systems to cryptography
  • Endoscopic image processing through mathematic modeling
  • Nonlinear partial differential equations
  • Reaction-diffusion in porous media.

As universidades envolvidas nos projectos de Matemática são: U Coimbra, UÉvora, ULisboa, UMinho, UNova de Lisboa, UPierre et Marie Curie – Paris VI, UPorto, UTécnica de Lisboa, UTexas Austin.

Os resultados dos 4 projectosde Matemática incluem até à data: 45 artigos e 44 comunicações.

O Programa UTexas Austin – Portugal criou o Lisbon-University of Texas at Austin PhD Program in Mathematics (LUTAMath) como programa que oferece graus duais entre uma das três universidades de Lisboa e a UTexas Austin. Os estudantes têm de satisfazer os requisitos de todas as universidades participantes e podem submeter um projecto de tese simultaneamente em uma das instituições universitárias portuguesas participantes e na UTexas Austin de forma a poderem obter o grau de doutoramento em matemática de ambas as instituições.

No último ano academico vários professores portugueses passaram períodos alargados na UTexas Austin:  Agnieska Malinowskae Delfim Torres da UAveiro estabeleceram o trabalho de base para um projecto de investigação com Cristina Caputo da UTexas Austin; Daniel Abreu daUCoimbra trabalhou com John Gilbertda UTexas Austin; Isabel Figueiredo da UCoimbra esteve vários meses em residência na da UTexas Austin; António Salgueiro daUCoimbra trabalhou com John Luecke da da UTexas Austin para iniciar uma colaboração em topologia algébrica. Os Pós-doutorandos Stefania Patrizie Maria Teresa Perezestão no presente semestre na UTexas Austin, Maria Teresa Perez esteve em Portugal no semestre precedente e Stefania Patrizi estará em Lisboa no próximo semestre.

O festival Future Places que se tem realizado no Porto por iniciativa do Programa e a International School on Digital Transformation (ISDT) têm aumentado a visibilidade da creatividade em media digitais em Portugal ao mesmo tempo que fornecem oportunidades de formação adicional dos estudantes. O festival Future Places atraiu financiamento da empresa Sapo da Portugal Telecom. A principal inovação da componente de Advanced Digital Media foi contudo o ZON Screenwriting Laboratory que se realizou em Austin, patrocinado pela ZON Multimedia para estudantes escolhidos competitivamente de 11 escolas em Portugal. Está também a ser organizada uma série de seminários para trazer a Portugal designers de grande prestígio internacional, incluindo Bill Buxton, BJ Fogg, Ernest Adams, Adrian Cheok, Michael Mateas, Jesse Schell, Panos Markopoulos, Tony Brook.

Uma outra componente do Programa UTexas Austin – Portugal é a UTEN – University Technology Enterprise Network com o objectivo de desenvolver uma rede de transferência e comercialização de tecnologia profissional e globalmente competitiva em Portugal, tirando partido e consolidando a rede emergente de gabinetes de transferência e tecnologia portugueses que resultaram das 22 OTIC – Oficinas de Transferência de Tecnologia e Conhecimento criadas em 2006 em universidades e politécnicos por iniciativa e com financiamento (comparticipado pelo POSC) da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. A UTEN tem-se focado em três actividades principais: (1) Formação especializada, (2) Estágios e desenvolvimento da rede de contactos internacionais, (3) Observação e avaliação de programas e actividades de transferência de tecnologia.

No último ano as principais actividades da UTEN foram:

  • 7 workshops internacionais focadas em ligações institucionais e/ou sectores tecnológicos específicos: Technology transfer @ Cambridge University; Experiencing Technology Transfer: Collaborating with Carnegie Mellon; Commercialization & Technology Transfer in Communication Security and Information Networking; Marine and Bioscience; Nanotechnology Research and Valorization; Regenerative Medicine and Novel Medical Therapies.
  • 6 semanas de formação regional: Licensing and Negotiation; Capital Sourcing; Venture Creation; Technology Business Incubation; International Liaison Office Management; Patent Portfolio Strategic Management.
  • Estágios internacionais (2ª fase): UTEN Austin, Carnegie Mellon University, Cambridge Enterprise. ( Na 1ª fase, no ano precedente, os estágios foram em: UTEN Austin (15); Fraunhofer Gesellschaft (1); European Space Administration (1); Carnegie Mellon University (4); Boston University (1) ).
  • 2ª Conferência Nacional da UTEN : First TTO Survey, First University Technology Business Spin-off Survey, Portuguese case studies on internationalization.
  • Formação piloto in-situ: TecMinho, UNL, UTexas Austin e Texas A&M Incubators.

A Rede de Parceiros UTEN no Texas, estabelecida em 2007-2008, inclui: UTexas Austin Technology Incubator (ATI); UTexas Austin Office of Technology Commercialization (OTC); UTexas Dallas OTC, Texas A&M OTC, College Station, Texas; South Texas Technology Management (STTM), San Antonio, Texas;INCELL (biosciences), San Antonio, Texas.

A partir de 2009 a actividade da UTEN estendeu-se às outras Parcerias Internacionais especialmente ao Programa MIT – Portugal e ao Programa Carnegie Mellon – Portugal, assumindo um papel transversal em aspectos d e transferência de tecnologia.

O Programa UTexas Austin – Portugal  foi iniciado a 2 de Março de 2007 no âmbito da acção Redes de Conhecimento, integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

Mais informações: Website do Programa UTexas Austin – Portugal, UTEN – University Technology Enterprise Network.

Última actualização ( 16/12/2011 )