EGEE

Logotipo do Projecto EGEE

EGEE - Enabling Grids for E-science

O EGEE (Enable Grids for E-sciencE) é um projecto financiado pela União Europeia no contexto do sexto programa quadro para a investigação e desenvolvimento tecnológico.

Objectivos: Disponibilizar uma infra-estrutura internacional de cálculo cientifico baseada em tecnologias grid, obedecendo a elevados padrões de qualidade e disponibilidade. A infra-estrutura destina-se a proporcionar aos investigadores académicos e industriais meios que permitam a resolução de problemas complexos com elevados requisitos computacionais. O projecto encontra-se vocacionado para a implementação da infra-estrutura, disponibilizando todos os serviços necessários à integração de recursos computacionais e suporte aos utilizadores.

O EGEE conta com 90 parceiros  de 32 países organizados em 13 federações correspondentes a diferentes áreas geográficas. Tendo tido inicio em Abril de 2004 é um dos maiores projectos deste tipo. O EGEE faz parte de um programa de quatro anos divido em dois projectos de dois anos. Actualmente o EGEE encontra-se na segunda fase deste programa designada EGEE-II, tendo a primeira terminado em 31 de Março de 2006.

Participação portuguesa: Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (Federação do Sudoeste Europeu)

Financiamento: Comissão Europeia