Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Infraestruturas e Segurança  > Projectos

Projectos


  • Redes de Nova Geração

    O desenvolvimento de RNG – Redes de Nova Geração é uma prioridade estratégica de Portugal. A cobertura por acesso a RNG já é muito elevada e prossegue o investimento em RNG em zonas rurais. A I&D em RNG e nas aplicações que podem suportar é também prioritária.

  • Redes Comunitárias

    As Redes Comunitárias são redes públicas de banda larga em regiões desfavorecidas ou onde haja falhas de mercado de telecomunicações, aprovadas após avaliação em processo de concurso público.

  • Grupo de Trabalho UMTS

    O Grupo de Trabalho UMTS foi criado no início de 2001 com o objectivo de assegurar a ligação entre as operadoras, o ICP – Instituto de Comunicações de Portugal e a Comissão Interministerial para a Sociedade da Informação com vista a apoiar o Governo na monitorização das obrigações de desenvolvimento e promoção da Sociedade da Informação assumidas pelas operadoras UMTS.

  • Internet Segura

    O projecto Internet Segura foi iniciado em 2007 com o objectivo de promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet, com consciencialização de como proteger a privacidade, pelas crianças e jovens, pelas famílias, pelos trabalhadores e cidadãos em geral.

  • Rede de CSIRTs

    A FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional opera, no âmbito da RCTS – Rede Ciência Tecnologia e Sociedade, uma CSIRT – Equipa de Resposta a Incidentes de Segurança de Computadores (CERT.PT) para lidar com ameaças de segurança causadas por vírus, spyware e outras formas de intrusão em computadores.

  • PKI do Estado

    Em Junho de 2006, foi criado o SCEE – Sistema de Certificação Electrónica do Estado – Infra-Estrutura de Chaves Públicas (PKI – Public Key Infrastructure) para disponibilização de assinaturas electrónicas para o sistema da Administração Pública.

  • I&D em Segurança Informática

    A segurança de redes e sistemas de informação levanta problemas sérios que exigem processos inovadores de base científica e tecnológica resultantes de forte Investigação e Desenvolvimento (I&D). Só desta forma será possível vir a conseguir melhorias decisivas da segurança informática de sistemas de informação e comunicação que atingiram uma complexidade muito elevada e interagem com largos milhões de agentes.