Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > 5º Forum da Internet do Futuro

5º Forum da Internet do Futuro

 - 17/12/2010

Logotipo do Future Internet Forum (FIF)No dia 17 de Dezembro de 2010, quando também decorria a 6ª Assembleia da Internet do Futuro, realizou-se o 5º Forum da Internet do Futuro (5th Future Internet Forum (FIF)), na Semana da Conferência da Internet do Futuro, 13-17 de Dezembro de 2011, em Ghent, Bélgica (ver também ICT Portugal na Exposição da Semana da Conferência da Internet do Futuro em Ghent). O lançamento do Forum da Internet do Futuro foi no dia 12 de Maio de 2009, em Praga. O FIF foca-se em políticas de I&D e Inovação, para permitir aos Estados Membros e Associados partilharem boas-práticas e experiências, ultrapassarem a fragmentação de esforços e procurarem estabelecer sinergias transversais a programas e iniciativas financiadas aos níveis nacional e da UE no âmbito da Internet do Futuro.

O papel e as responsabilidades do FIF são complementares aos de outros grupos e fora existentes, como o National ICT Research Directors Forum, o Grupo de Alto Nível da Agenda Digital para a Europa 2010-2020, o Comité CIP-PCP, o Comité de ICT do FP7 (ICTC), o Grupo de Aconselhamento de IST do FP7 (ISTAG), etc. (a representação de Portugal nos três primeiros é assegurada pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, sendo o Presidente da UMIC o representante de Portugal nos dois primeiros), com os quais o FIF procura promover a colaboração e troca de informações numa base regular.

A 5ª reunião do FIF começou com as boas vindas do Mayor de Ghent e do Director de Tecnologias Emergentes e Infraestruturas da Direcção-Geral Sociedade da Informação e Media (DGINFSO) da Comissão Europeia, Mário Campolargo, seguindo-se:

  • Apresentação de iniciativas na área da Internet do Futuro em diferentes cidades e regiões europeias (Ghent, Barcelona, Linz, Nice).
  • Iniciativas e planos em desenvolvimento a nível de Estados Membros (Holanda, Eslovénia).
  • Actualização por parte da COM relativamente às perspectivas de programação que se seguem ao actual 7º Programa Quadro de Investigação da UE. Foi indicado que se previam 3 pilares de acção: Ciência para a Sociedade (focado em soluções tecnológicas de desafios sócio-económicos), Ciência para a Ciência, e Ciência para a Competitividade. Assim como novos instrumentos: Modalidades “open, light and fast”, desenvolvimento de capacidades de investigação, investigação com base na em roadmaps com trabalho conjunto entre diferentes stakeholders na lógica das JTIs, reforço de áreas e soluções-piloto e com poder de mudança.
  • Apresentação dos projectos que recebem na sessão de encerramento da FIA – Future Internet Assembly o Prémio Internet do Futuro (Future Internet Award), o qual é atribuído pela primeira vez a dois projectos ex-aequo após avaliação de 12 propostas submetidas: Panlab/PII – Pan European Çaboratory Infrastructure Implementation, em curso com financiamento do 7ºPQ e coordenado pela Eurescom GmbH (DE) na área das aplicações de domínios cruzados com autoridade federada numa ferramenta própria (Teagle), e o projecto StratAG – Strategic Research in Advanced Geotechnologies, ainda por iniciar com fundos próprios e sob coordenação da Universidade Nacional Irlandesa com um consórcio de outras entidades do mesmo país, na ara de ferramentas móveis de busca espacial em 2D e em 3D, incluindo especificação detalhada e um processo de “refinamento” e descriminação de opções espaciais de alcance de pesquisa. O Prémio Internet do Futuro (Future Internet Award) será atribuído a cada 6 meses ao longo da duração do projecto ceFIMS.

Ao serem discutidos possíveis tópicos a considerar pelo FIF, Portugal, através do presidente da UMIC, defendeu a importância de tratar das questões dos novos modelos económicos, de negócio e de costing necessários para aplicações em larga escala e sustentáveis no âmbito da Internet do Futuro de forma a termos um “mercado de aplicações” e não o actual “mercado de projectos-piloto”, dado que as aplicações em redes abertas de grande escala requerem modelos radicalmente diferentes dos actuais, com uma fragmentação de custos muito mais próximos das actividades dos utilizadores, de forma às aplicações serem sustentáveis por forças de mercado.

No final da reunião, Mário Campolargo tirou um conjunto de conclusões, em que se incluem as seguintes:

  • O ceFIMS poderia examinar novos modelos de negócio e a necessidade de grandes modificações nos modelos de negócio correntes de forma a tornar as iniciativas de “cidades inteligentes” em casos de sucesso sustentáveis. Muitas iniciativas são tecnologicamente avançadas e têm um grande apoio político, mas redes abertas de grande escala podem requerer a reestruturação dos modelos de negócio actuais.
  • A “morte-por-piloto” é um fenómeno bem conhecido em iniciativas de “cidades inteligentes”. É muitas vezes difícil traduzir ideias e demonstrações em casos de negócio operacionais.
  • É crucial continuar a capacitação ao nível regional. A dimensão regional é crítica para o sucesso das iniciativas de Internet do Futuro e “inteligentes”, com a utilização de fundos regionais dedicados a infraestruturas e inovação inteligentes.

Portugal integra a Acção de Coordenação ceFIMS – Coordination of the European Future Internet Forum of Member States através da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, em consórcio com o WIT – Waterford Institute of Technology da Irlanda, a NWO – Netherlands Organisation for Scientific Research da Holanda, a Universidade do Luxemburgo, a NKTH – National Office for Research and Technology da Hungria, e a AETIC – Asociación Empresas de Tecnologías de la Información y Comunicaciones de Espanha. Neste projecto, a UMIC coordena a Working Package de criação da infraestrutura do projecto, na qual tem a tarefa de estabelecer o Steering Committee constituído pelos membros do Forum da Internet do Futuro, e que inclui as tarefas asseguradas pelo WIT de estabelecer o Secretariado, desenvolver e manter o portal na Web e formalizar o FIF.

Em Portugal, as políticas da Internet do Futuro, numa perspectiva de I&D e Inovação, têm tido uma forte expressão desde que esta área foi assumida como prioritária em 2006, principalmente no âmbito das iniciativas seguintes:

  1. Forum para a Sociedade da Informação – Internet do Futuro.
  2. Redes de Conhecimento – Parcerias para o Futuro;
  3. Encontros com a Ciência em Portugal:
  4. Ciência 2008 – Encontro com a Ciência em Portugal.
  5. Iniciativa Nacional Grid (INGRID);
  6. Redes de Nova Geração:

O FIF – Forum da Internet do Futuro (FIF – Future Internet Forum) foi iniciado em 12 de Maio de 2009 (ver Lançamento do Forum da Internet do Futuro). O 2º FIF realizou-se em Estocolmo no dia 23 de Novembro de 2009, na altura da 4ª FIA. O 3º FIF realizou-se em Valencia, Espanha, no dia 15 de Abril de 2010, na altura da 5ª FIA. O 4º FIF realizou-se em Bruxelas, no dia de Setembro de 2010, na altura da Conferência e Exposição ICT 2010. O 6º FIF está marcado para 18 de Maio de 2011, na Semana da Internet do Futuro em Budapeste, em 16-19 de Maio de 2011, na qual também se integram: Conferência Europe and the Internet of Things (16 de Maio), Conferência ENoLL – European Network of Living Labs (16 de Maio), FIRE (Future Internet Research and Experimentation) Research Workshop(16-17 de Maio), Future Internet Conference (17 de Maio), ceFIMS (Coordination of the European Future Internet Forum of Member States) Workshop (18 de Maio), 7th FIA – Future Internet Assembly (18-19 de Maio), ICT Proposers Day (19 de Maio).

Mais informações:

Última actualização ( 21/03/2011 )