Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > 2ª Conferência IBERGRID

2ª Conferência IBERGRID

 - 10/05/2008

Logótipo da IBERGRID – Rede Ibérica de Computação GridRealiza-se nos dias 12 a 14 de Maio de 2008, no Porto, a 2ª Conferência da IBERGRID – Rede Ibérica de Computação Grid. A IBERGRID foi criada por decisão conjunta dos governos de Espanha e Portugal na Cimeira Luso-Espanhola de Novembro de 2006 com o objectivo de integrar numa rede coerente as infraestruturas de Computação Grid dos dois países, amplificando a sua capacidade computacional e reforçando a cooperação das instituições e investigadores dos dois países com actividades nesta área.

Como um dos instrumentos para intensificar a colaboração entre instituições e investigadores de Espanha e de Portugal com actividades na Computação Grid, foi decido promover a realização de uma série de conferências anuais, alternadamente em cada um dos países. 1ª Conferência da IBERGRID – Rede Ibérica de Computação Grid realizou-se em Santiago de Compostela em 14-16 de Maio de 2007, apenas meio ano depois de ter sido decidido na Cimeira Luso-Espanhola de 2006 constituir a IBERGRID e a 2ª Conferência da IBERGRID – Rede Ibérica de Computação Grid realiza-se precisamente um ano depois.

A abertura oficial da Conferência conta com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e da Directora-Geral de Cooperação Internacional do Ministério da Ciência e Inovação de Espanha, em representação da Ministra da Ciência e Inovação de Espanha. A conferência prossegue com comunicações convidadas do Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento,IP, Luis Magalhães, do Director em exercício de Tecnologias e Infraestruturas Emergentes da Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia, Mário Campolargo, e do Coordenador da Rede Espanhola de e-Ciência, Vicente Hernández.

O programa da Conferência IBERGRID 2008 prevê a apresentação discussão de vários aspectos da Computação Grid e das suas aplicações, entre as quais se destacam as de protecção civil, em particular no âmbito do projecto Europeu CYCLOPS – Cyber Infrastructure for Civil Protection Operative Procedures, em que Portugal participa através do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e da Universidade do Minho. Na sessão dedicada a este projecto vão ser consideradas aplicações da Computação Grid à resposta a emergências de protecção civil como o combate a incêndios florestais e a resposta a inundações.

A junção de Portugal e Espanha na IBERGRID permitiu constituir uma rede conjunta, no âmbito do projecto financiado pelo Programa Quadro de Investigação da UE EGEE – Enabling Grids for E-sciencE in Europe, conhecida por Federação do Sudoeste Europeu, a qual presentemente já tem mais de 1.500 CPUs e passou a desempenhar um papel significativo na infraestrutura GRID da Europa.

Portugal lançou a Iniciativa Nacional GRID (INGRID) em 29 de Abril de 2006. Esta iniciativa foi planeada e é acompanhada e parcialmente financiada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento,IP, e é executada no que respeita a projectos de I&D através de financiamentos concedidos pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, na sequência de concurso público para projectos e avaliação internacional independente. A FCT abriu um primeiro concurso para financiamento de projectos de I&D e de demonstração na área da Computação GRID logo em Novembro de 2006, e no mesmo mês realizou-se a Jornada INGRID’06, em Braga.

Estão presentemente em curso 15 projectos de I&D com um financiamento total concedido pela FCT de cerca de 1,7 milhões de euros, os quais foram aprovados no concurso público aberto em Novembro de 2006 que recebeu 37 candidaturas. Estes projectos são dirigidos a aplicações da Computação GRID a áreas que vão de simulação e análise de dados de física de altas energias, como os que serão produzidos pela experiência LHC – Large Hadron Collider do CERN e pela física de plasmas e fusão nuclear, a previsão da evolução da costa marítima, a simulação de fogos florestais, o mapeamento de poluição atmosférica, a simulação da estrutura de proteínas, os repositórios para aplicações médicas, e a imagiologia cerebral.

Em 2007 foi decidido criar com financiamento da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento,IP e do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC) um nó principal para a infraestrutura GRID na FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional que envolve a criação de um grande datacenter para GRID, com 400 m2, e o alargamento da infraestrutura Grid portuguesa para cerca de 650 CPUs nos próximos dois meses e para mais de 1.200 CPUs até ao final de 2008. Atinge-se, assim, uma dimensão em Portugal significativa no plano Europeu.

A Iniciativa Nacional GRID (INGRID) também previu um reforço da conectividade nacional e internacional com um significativo aumento da largura de banda da Rede de Ciência e Educação nacional, a RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, gerida pela FCCN e financiada pela UMIC.

Este aumento de conectividade teve várias vertentes: a instalação de cabo de fibra óptica da FCCN de Lisboa a Braga (em 2005) e a Valença (em 2007) facultando ligações até 10 Gigabits por segundo (Gbps) entre instituições de investigação e universidades neste eixo litoral e permitindo a ligação à rede Europeia de investigação e ensino Geant2 através de Espanha, a ligação da RCTS à rede Geant2 a 2,5 Gbps no final de 2005, a extensão do cabo de fibra óptica da FCCN ao trajecto Lisboa-Setúbal-Évora-Portalegre-Fronteira do Caia que será realizada nos próximos seis meses, também com financiamento da UMIC e do POSC, e assegurará a ligação à rede Geant2 em anel redundante de fibra através de Espanha, a ligação da RCTS à rede Europeia Geant2 a 10 Gbps dentro de um mês.

Em 2007, foi iniciado um projecto de dois anos financiado pela UE para preparar a criação e o modelo de organização da Iniciativa GRID Europeia (EGI – European Grid Initiative). Este projecto envolve as iniciativas nacionais GRID de 38 países, incluindo os 27 países da UE e ainda Bielorússia, Croácia, Israel, Moldávia, Montenegro, Noruega, Rússia, Sérvia, Suiça, Turquia e Ucrânia. Portugal é representado pela UMIC e pelo LIP, cujos dirigentes máximos integram o Conselho de Políticas da Iniciativa Europeia GRID, para cujo Presidente foi eleito Professor Gaspar Barreira, Director do LIP.

Em menos de dois anos, Portugal entrou para o mapa Europeu da Computação GRID e foram asseguradas as condições para Portugal e Espanha participarem em posições de influência nas decisões sobre o futuro da Iniciativa GRID Europeia e do gigantesco sistema de Computação GRID que está a ser criado.

Última actualização ( 26/01/2012 )