Reunião do Conselho de Políticas da Iniciativa GRID Europeia

Logotipo da Iniciativa Europeia de GRIDRealiza-se no dia 22 de Setembro de 2008, a 4ª reunião do Conselho de Políticas da European Grid Initiative(EGI), aproveitando a realização da EGEE’08 Conference de 22 a 26 de Setembro de 2008, em Instambul, em que se inscreveram mais de 450 participantes.

Portugal participa no projecto >EGEE – Enabling Grids for E-sciencE in Europe através do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (Lisboa e Coimbra), das universidades do Porto e do Minho, do Centro de Física de Plasmas do Instituto Superior Técnico, do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática (IEETA) da Universidade de Aveiro, e da Universidade Lusíada (Famalicão).

O projecto EGEE junta cientistas e engenheiros de mais de 240 instituições científicas em 45 países para fornecer uma infraestrutura permanente de Computação GRID que consiste em 41.000 CPUs e 5 Petabytes de disco (5 milhões de Gigabytes), e mantém o funcionamento concorrente de 100.000 processos computacionais. O projecto começou por se dirigir a problemas da física de altas energias e das ciências da vida, e agora integra aplicações a várias outras áreas, como geologia, química computacional e processamento de imagem.

O Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P. e o Professor Gaspar Barreira, Director do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, integram o Conselho  de Políticas da EGI como representantes da Iniciativa Nacional Grid.

O Conselho de Políticas da EGI, inicialmente designado por Conselho Consultivo da EGI, elegeu no início das suas actividades em 2007 o Professor Gaspar Barreira para seu presidente interino durante o período de definição e aprovação do regulamento. Uma vez concluída esta fase na reunião de 1 de Julho de 2008, foi marcada para a reunião de 22 de Setembro de 2008 a eleição do Presidente do Conselho de Políticas para um mandato regular, tendo sido novamente eleito o Professor Gaspar Barreira.

Nesta reunião do Conselho de Políticas do EGI, também se decidiu abrir o concurso para a localização dos serviços da futura European Grid Initiative, definiram-se os respectivos termos de referência, e debateram-se alternativas para a personalidade jurídica da futura organização e o EGI Blueprint Proposal que tem vindo a ser preparado com o objectivo de orientar a configuração e as actividades da nova organização.

Fonte: UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P.

Comentarios (0)Add Comment

Escreva o seu Comentario
É necessário estar autenticado para colocar um comentario. Por favor registe-se caso nao tenha uma conta