GRID para simulação e análise de dados de ATLAS/LHC

Logotipo do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas Coimbra

GRID para simulação e análise de dados de ATLAS/LHC

Investigador responsável: João Carlos Lopes Carvalho

Financiamento: 140.000€

Após um grande investimento, desde à cerca de 15 anos, no desenho, construção e instalação do detertor ATLAS, uma das experiências gerais para o Large Hadron Collider (LHC), no CERN, é agora o tempo para obter o fruto de todo este esforço: os resultados de Física. Para atingir este objectivo o grupo português deve estar preparado para, num ambiente muito competitivo, realizar as tarefas de simulação e análise de dados pelas quais assumiu a responsabilidade.

O poder de cálculo e a infraestrutura de partilha de dados para as experiências do LHC serão fornecidas pela Grid de LHC (LCG). Em Portugal, será instalado um cluster de nível 2 (Tier 2), numa federação entre os grupos de Lisboa e de Coimbra. Neste projecto pretende-se realizar os testes finais do sistema piloto e, mais tarde, o sistema final, completo, com a implementação de um nodo Grid em Lisboa e em Coimbra. Este sera o nodo de pré-produção antes da ampliação necessária para obter a capacidade de realizar todas as tarefas requeridas durante a aquisição e reconstrução de dados, e a análise de Física.

Apenas com o acesso completo ao sistema Grid, e a formação e treino adequados nesta área, pode o grupo ser competitivo e capaz de realizar as tarefas de simulação e análise de dados de um modo eficiente. E poderá assim contribuir, de uma forma visível, para o esforço geral, e extrair todos os benefícios da participação nesta experiência. Um nodo local Tier 2, operado pela equipa local, é uma contribuição importante para a capacidade de computação da colaboração, mas também um campo de treino na tecnologia Grid para a formação de estudantes e da equipa técnica.

O projecto envolve a implementação local das funcionalidades completas da Grid, com a participação nos desafios propostos de produção e armazenamento de dados, a instalação, teste e manutenção do software de Grid, e a validação das amostras de dados e do software. Tudo isto será realizado tanto na perspectiva dos utilizadores exteriores como das necessidades locais. O objectivo é ter um nodo de Grid em pré-produção, capaz de cumprir os requesitos, e as responsabilidades, do grupo português em computação avançada para a colaboração ATLAS. Será então possível assumir novas tarefas, como requerido pelas necessidades da colaboração, como o desenvolvimento de aplicações específicas para uso geral. É fundamental a formação de estudantes nesta área, e estar preparado, com a devida antecedência, para analisar os primeiros dados reais de LHC.