BING

Logotipo da Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro

BING – Rede “Grid” de Imagiologia Cerebral

Outros participantes: Universidade do Minho, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Instituto Nacional de Engenharia Biomédica da Universidade do Porto

Investigador responsável: António Manuel Melo de Sousa Pereira

Duração: 2007-04-01 a 2010-03-31

Financiamento: 113.000 €

Esta proposta tem como objectivo suportar o lançamento de uma plataforma computacional federada para suportar a Rede nacional de imagiologia cerebral (BIN) constituída por um consórcio baseado em 4 universidades portugueses (Aveiro, Coimbra, Minho and Porto) num esforço conjunto de I&D na área da imagiologia cerebral. A BIN é uma iniciativa aberta, já financiada em 81.3% de investimento previsto (4,286,969.03 €) pela FCT e está aberta à participação de qualquer outra instituição que pretenda desenvolver I&D nesta área.
A BIN tem muitas linhas de investigação. Neste projecto, o  foco estará na conectividade e implementação de uma rede de alta velocidade e numa das áreas mais activas na I&D que pretendemos suportar através da plataforma computacional distribuída. 
Outro objectivo é o da implementação de uma plataforma baseada em GRID que suporte o armazenamento e processamento de sequências de ressonância magnética funcional (fMRI) no estudo de diferentes doenças cerebrais e do estudo de efeitos do envelhecimento na doença e em pessoas saudáveis.
A BIN foi avaliada positivamente por um comité externo de avaliação convidado pela FCT tendo sido parcialmente financiada pela mesma para uma ressonância magnética de alto campo conforme a proposta inicial da BIN (FCT proc. Nº 439.07 – programa de Re-equipamento”).
Este projecto visa implementar a BING - a GRID da BIN para suporte da I&D na área da imagiologia cerebral em Portugal.