Contexto

A Iniciativa Nacional GRID (INGRID) foi lançada no dia 29 de Abril de 2006 para promover a investigação e desenvolvimento e o aproveitamento das oportunidades económicas induzidas pela Computação GRID, como previsto no Programa Ligar Portugal.

Esta iniciativa visa apoiar o desenvolvimento de infra-estruturas para a partilha de recursos de computação distribuída na resolução de problemas complexos com necessidade de processamento e armazenamento intensivo de dados, e assegurar o desenvolvimento de competências e capacidades nacionais de interesse estratégico para a evolução deste tipo de computação distribuída em Portugal.

A Iniciativa Nacional GRID (INGRID) foi planeada, é acompanhada e é parcialmente financiada pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P. , e é executada no que respeita a projectos de I&D através de financiamentos concedidos pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. , na sequência de concurso público para projectos e avaliação internacional independente.