Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Procura Pública de Director e Pessoal Qualificado para Centro/Instituto Fraunhofer em Portugal

Procura Pública de Director e Pessoal Qualificado para Centro/Instituto Fraunhofer em Portugal

 - 05/07/2007

Logotipo da FhG – Fraunhofer GesellschaftA Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e a Sociedade Fraunhofer (FhG) assinaram em Portugal, a 18.04.2007, um acordo de cooperação científica e tecnológica. Este acordo inclui a instalação em Portugal de um Centro/Instituto Fraunhofer na área de Technologies Applications, Content and Services for Ambient Assisted Living, planeado para o final de 2007. O Centro/Instituto vai dedicar especial atenção ao desenvolvimento de tecnologias, conteúdos e serviços orientados para cidadãos menos qualificados, idosos e cidadãos com necessidades especiais, que normalmente não acompanham o desenvolvimento de novas tecnologias e as exigências da Sociedade de Informação e do Conhecimento emergente. No contexto da investigação aplicada para clientes industriais e governamentais, o Centro/Instituto vai desenvolver conceitos e tecnologias de informação e comunicação para Ambient Assisted Living.

Neste contexto, aceitam-se manifestações de interesse de pessoal qualificado para quadros técnicos e de administração do Centro/Instituto Fraunhofer em Portugal, incluindo para director(a) científico(a) do Centro /Instituto, cujo cargo será ocupado em acumulação com actividades docentes na área das tecnologias de informação e comunicação numa universidade portuguesa. No contexto da sua actividade universitária é esperado que o(a) director(a) do Centro/Instituto Fraunhofer esteja envolvido(a) tanto em investigação, como em actividades de ensino.

Para o cargo de director(a) do Centro/Instituto procuram-se candidatos(as), provenientes de universidades ou da indústria, que possuam excelentes qualificações em investigação na área das tecnologias de informação e comunicação com aplicação ao tema de Ambient Assisted Living. As capacidades de liderança e de empreender são consideradas condições necessárias no processo de selecção do(a) director(a) do Centro/Instituto, o(a) qual terá de demonstrar capacidade para gerir o processo de instalação e administração de um Centro/Instituto de investigação aplicada no âmbito da Sociedade Fraunhofer. Será dada preferência a candidatos(as) bilingues (alemão e português). São também essenciais bons conhecimentos de inglês. Os candidatos devem estar disponíveis para uma entrevista, a realizar em Portugal ou na Alemanha, durante a segunda quinzena de Julho.

As manifestações de interesse devem ser dirigidas ao Comité de Gestão do Protocolo de Cooperação Fraunhofer – Portugal, de preferência até dia 14 de Julho de 2007, à atenção de:

Prof. Dr. José L. Encarnação
c/o INI-GraphicsNet Foundation
Rundeturmstraße, Darmstadt, Germany
Tel. +49 6151 155 130
e-mail: jle@inigraphics.net

ou

Prof. Dr. Guedes de Oliveira
INESC-PORTO, Campus da FEUP
Rua Dr. Roberto Frias, 378, 4200-465 Porto, Portugal
Tel.: +351 222 094 041
e-mail: pgo@inescporto.pt

 

Última actualização ( 17/09/2007 )