Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Projectos  > Harvard Medical School – Portugal

Harvard Medical School – Portugal

O Programa Harvard Medical School – Portugal foca-se na disponibilização pública de conteúdos médicos e de investigação biomédica, de qualidade validada, para estudantes de medicina, profissionais de saúde e população geral, abertamente na Internet, e em investigação médica de translação (translation medical research).

Este Programa, cujos trabalhos de preparação foram formalizados a 16 de Abril de 2007 com a assinatura de um acordo com a Harvard Medical School, tem como objectivo principal estimular a internacionalização e a cooperação entre as faculdades de medicina, e destas com os principais laboratórios e centros de investigação nacionais em ciências biomédicas.

O acordo envolve uma componente de produção e divulgação de conteúdos médicos, designadamente para estudantes, docentes e investigadores de medicina, mas também para médicos e profissionais de saúde e para o público em geral, aspecto em que a Harvard Medical School tem uma experiência de destaque a nível mundial, com o objectivo de promover a divulgação desses conteúdos em língua portuguesa.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, coordenará as actividades associadas ao planeamento de uma plataforma nacional para a distribuição de conteúdos médicos através da Internet, concretizando um objectivo previsto na iniciativa Ligar Portugal.

Adicionalmente, está prevista a possibilidade de desenvolver programas de cooperação de ensino pós-graduado em áreas biomédicas e de investigação clínica, envolvendo redes a formar entre as faculdades de medicina e os principais laboratórios e centros de investigação nacionais em ciências biomédicas.

O acordo prevê uma fase inicial de quatro meses para a avaliação de oportunidades de cooperação por docentes e investigadores de Harvard que trabalharão em estreita colaboração com colegas portugueses na identificação das áreas potenciais de colaboração.

Este programa vem reforçar o investimento público em I&D na área da biomedicina, nomeadamente através das iniciativas em curso pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP em colaboração com o Ministério da Saúde para o estímulo da investigação clínica em Portugal e de reforço das instituições e laboratórios nacionais na área das ciências biomédicas.

As actividades associadas ao lançamento desta fase do programa, que decorreram de 16 a 19 de Abril de 2007, incluíram uma sessão realizada no Pavilhão de Conhecimento durante o dia 16 de Abril, visitas da delegação da Harvard Medical School às escolas de medicina e aos Laboratórios Associados com actividades em ciências biomédicas de Lisboa (17 de Abril), Coimbra e Porto (18 de Abril), e Braga e Covilhã (19 de Abril) cujo acompanhamento técnico foi assegurado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.

A sessão de lançamento da fase inicial de avaliação de oportunidades de colaboração com a Harvard Medical School envolveu apresentações e debates dos representantes da Harvard Medical School, dos cinco Laboratórios Associados com actividades em ciências biomédicas, das sete escolas de medicina portuguesas, do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), da Academia de Medicina, da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, da directora agência Ciência Viva, dos presidentes da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, e dos Secretário de Estado e Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O acordo com a Harvard Medical School (ver o Harvard Medical School – Portugal: Technical Annex to the Memorandum of Understanding) abriu um novo ciclo de parcerias internacionais em ciência e tecnologia e no ensino superior, de forma a alargar as áreas científicas e tecnológicas consideradas em acordos anteriores e a inserção de Portugal em redes internacionais, tendo por base projectos orientados de formação avançada, esquemas sustentáveis de estímulo a novo conhecimento e a valorização de novas ideias em colaboração com empresas e instituições de referência internacional.

O Programa Harvard Medical School – Portugal foi lançado no dia 21 de Maio de 2009, em cerimónia em que o Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, os Reitores das universidades com cursos de Medicina, os Directores de todas as Faculdades de Medicina portuguesas e os Laboratórios Associados de ciências da saúde, assim como dos Deans da Harvard Medical School (HMS), David Golan e Rick Mills, e os Co-Directores do Programa em Harvard, Tom Kirchhausen e Anthony Komaroff, assinaram os termos das correspondentes participações no Programa. O protocolo assinado, preparado ao longo de dois anos, tem por objectivo fomentar a investigação clínica e de translação com impacto sobre a educação da medicina e da prática médica especializada, assim como modernizar e melhorar a qualidade da educação médica em relação às melhores práticas internacionais, promovendo a divulgação de conteúdos médicos e a transferência de conhecimentos de saúde e investigação biomédica para estudantes de medicina, profissionais de saúde e para a população em geral.

A preparação desta última componente relativa a disponibilização pública de informação sobre saúde foi essencialmente promovida em Portugal pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. A UMIC procedeu, entretanto, à preparação, lançamento e avaliação dos concursos para a plataforma tecnológica necessária, nomeadamente do Concurso Público para Plataforma de Saúde e Investigação Biomédica e do Concurso Público para Plataforma de Saúde e Investigação Biomédica (hardware). O projecto recebeu grande visibilidade na 16ª Conferência Europeia de Saúde Pública que teve lugar em Lisboa em Novembro de 2008 sob o tema Saúde e Inovação no Espaço Europeu e, sendo a reunião anual da Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA) que reuniu cerca de 1.200 participantes de numerosos países, constituiu uma oportunidade muito especial para projecção internacional deste projecto inovador. Na verdade, a 1ª Sessão Plenária cujo tema era “Inovação, Conhecimento e os Cidadãos – Ciência promoção da saúde e prevenção da doença, e o cidadão” foi aberta com uma intervenção convidada do Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP sobre Transferência de Conhecimento da ciência para os profissionais de saúde e para os cidadãos que descreveu os aspectos principais do projecto.

A estratégia de cooperação do Programa Harvard Medical School – Portugal foi rigorosamente planeada durante os últimos dois anos (ver também Harvard Medical School Apresenta Avaliação de Oportunidades de Colaboração com Portugal, Assessment Workshop Harvard Medical School – Portugal, Lançamento do Programa Harvard – Portugal), considera um orçamento total de cerca de 42 milhões de Euros para os próximos 6 anos, e inclui as seguintes linhas de acção (ver o Anexo Técnico ao protocolo assinado):

  • Um programa de investigação para fortalecer a capacidade de investigação clínica e de translação e conhecimentos clínicos com impacto na formação médica especializada e na prática clínica, com o objectivo de apoiar projectos de cariz inovador, orientados para a área da patologia humana. Neste contexto serão abertos concursos anuais para a selecção de cerca de 12 novos projectos de investigação clínica e de translação nos próximos 5 anos.
  • Um programa de pós-graduações em Medicina, incluindo bolsas “Júnior” e “Sénior” de Investigação Clínica para estimular o desenvolvimento da carreira de investigação para médicos. Neste contexto serão abertos concursos anuais para a selecção de cerca de 14 médicos para este programa nos próximos 5 anos.
  • Um programa para estimular a produção e publicação de informação médica para o público em geral, e distribuir materiais pedagógicos junto de estudantes de Medicina e de profissionais do sector. Neste contexto serão abertos concursos anuais para a selecção de cerca de 15 novos projectos de produção e publicação de informação médica nos próximos 5 anos.

Seguindo as melhores práticas internacionais em cooperação científica e tecnológica, o programa com a Harvard Medical School (HMS) foi concebido de acordo com planos de actividade de âmbito plurianual e de financiamento competitivo, sujeitos a avaliações externas, independentes e periódicas a realizar anualmente.

Última actualização ( 24/10/2011 )