Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Projectos  > Carnegie Mellon – Portugal

Carnegie Mellon – Portugal

O Programa Carnegie Mellon – Portugal foca-se em tecnologias da Internet do Futuro, nomeadamente em Redes de Nova Geração (RNG) para serviços confiáveis de alta qualidade, Sistemas ciber-físicos para inteligência ambiente, Computação centrada em humanos, Análise e políticas públicas de mudança tecnológica em TICs.

Este Programa foi lançado em 27 de Outubro de 2006 em Aveiro, com ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação, tem por base o desenvolvimento conjunto, entre a Carnegie Mellon University (CMU) e Portugal, de um instituto internacional de natureza virtual, designado por Information and Communication Technologies Institute (ICTI) que funcionará com dois pólos: ICTI@Portugal e ICTI@CMU.

O modelo de cooperação adoptado assenta em programas de educação avançada e programas de investigação, designadamente em três programas anuais de formação avançada do tipo de Professional Master com grau duplo concedido pela Carnegie Mellon University e uma universidade portuguesa (Software Engineering, Information Networking, Information Security), cinco programas de doutoramento com grau duplo (Electrical and Computer Engineering, Computer Science, Language Technology, Technical Change and Innovation, Mathematics) e programas de investigação (Software Enginnering, Information Networking, Information Security, Critical Infrastructures and Risk Assessment, Computational Language, Technical Change and Innovation, Mathematics).

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assinou o correspondente acordo de colaboração que envolve 12 instituições de ensino superior (11 universidades e 1 instituto politécnico) e os respectivos centros e unidades de investigação nas áreas temáticas envolvidas que lhe estão afectos, 4 Laboratórios Associados, o ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, a FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional e a UMIC. O envolvimento da UMIC é principalmente na área de Tecnologia, Inovação e Políticas Públicas, em particular na subárea de Políticas Públicas para as Indústrias em Rede e de Software e no tema de Políticas e Gestão das Telecomunicações.

Foi, também, assinado um conjunto de acordos entre a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e empresas que se constituíram como Parceiros Empresariais do novo Instituto e do Programa Carnegie Mellon – Portugal:

  1. Com Portugal Telecom, que assume a coordenação dos Parceiros Empresariais, comprometendo-se a co-financiar o programa, mas, sobretudo, assumindo, de forma inédita em Portugal, o compromisso de disponibilizar recursos humanos e materiais para o envolvimento activo no desenvolvimento de projectos de I&D de forma que as suas despesas intramuros em I&D sejam duplicadas até ao final de 2009, devendo essa despesa atingir 1,5% do total a facturação até 2011. A Portugal Telecom posiciona-se, assim, ao nível dos operadores de referência internacional em termos da sua intensidade tecnológica, devendo o seu envolvimento em programas europeus de I&D ser estimulado de forma a, pelo menos, duplicar a sua participação em projectos de I&D no âmbito do Programa Quadro europeu de I&D. O número de quadros altamente qualificados contratados pelo Grupo Portugal Telecom deve convergir para as melhores práticas internacionais, devendo ser contratados 5 novos doutores até ao final de 2009, assim como 12 novos contratos de especialistas que tenham concluído programas de Professional Master ou programas equivalentes nos próximos 5 anos, nomeadamente no âmbito dos especialistas a formar no contexto do Programa Carnegie Mellon – Portugal.

  2. Com a Novabase, SA, que co-financia o programa e assume o compromisso de reforçar as suas despesas intramuros em I&D, devendo essa despesa também atingir 1,5% do total a facturação até 2009. O número de quadros altamente qualificados a contratar pela Novabase deve convergir para as melhores práticas internacionais, devendo ser contratados 3 novos doutores até ao final de 2009, assim como 12 novos contratos de especialistas que tenham concluído programas de Professional Master ou programas equivalentes nos próximos 5 anos, nomeadamente no âmbito dos especialistas a formar no contexto do Programa Carnegie Mellon – Portugal.

  3. Com a Siemens Networks Portugal, que se compromete a que as suas despesas intramuros em I&D passem a representar anualmente pelo menos 5% do valor total da facturação e o número de doutorados contratados atinja valores semelhantes às melhores práticas internacionais, garantindo 10 novos contratos de doutores até ao final de 2009, assim como 25 novos contratos de especialistas nos próximos 5 anos.

  4. Com um grupo de 16 PME portuguesas de base tecnológica, as quais se afiliam ao novo Instituto criado em parceria com a CMU e assumem o compromisso da percentagem de doutorados nos seus quadros de pessoal atingir 5% ou contratarem pelo menos um novo doutorado até ao final de 2009, garantindo valores semelhantes às melhores práticas internacionais, bem como de duplicarem as despesas intramuros em I&D até ao final de 2009 ou atingirem pelo menos 5% do total da facturação.

Depois do lançamento do programa foi criado mais um Mestrado Profissional: Master of Human Computer Interaction, organizado pelo Human Computer Interaction Institute e a School of Computer Science (SCS) da CMU e pela Universidade da Madeira. Foi também criado em Fevereiro de 2008 mais um Programa de Doutoramento: Doctoral Program in Engineering and Public Policy: Networked Systems, organizado pelo Department of Engineering and Public Policy da Carnegie Mellon University e pelo Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST (DEEC-IST), e com relações com outras entidades públicas como a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.

No âmbito do programa decorrem vários projectos de investigação, em tópicos que incluem o combate ao phishing, infraestruturas críticas, sistemas de protecção em redes eléctricas com unidades geradoras dispersas e intermitentes, gestão e operação de redes com tolerância a falhas, controlo e interacção em decisão por multi-agentes.

Na 1ª Conferência Anual Carnegie Mellon – Portugal: “Boot and Re-Connect”, realizada no dia 22 Junho de 2009, foi apresentado e debatido o novo documento de estratégia preparado pelos directores do Programa, cujas bases tinham sido analisadas na 5ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal, que teve lugar na Carnegie Mellon University, em Pittsburgh, EUA, nos dias 27 e 28 de Maio de 2009.

No dia 23 de Julho de 2009, a Universidade da Madeira, o Madeira Tecnopólo e a Carnegie Mellon University (CMU) assinaram um protocolo para a criação de um novo instituto privado de I&D na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, Madeira – Interactive Technologies Institute (Madeira – ITI), que também tinha sido apresentado na 5ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal. Esta iniciativa resulta da cooperação desenvolvida no âmbito do Programa Carnegie Mellon – Portugal e, em particular, do sucesso alcançado pelo programa dual do Mestrado em Interacção Humano-Computador que foi promovido pela Universidade da Madeira no âmbito desse Programa. O Madeira – Interactive Technologies Institute é o primeiro instituto criado como consequência dos novos estatutos da Universidade da Madeira, e agregará três cursos de mestrado nas áreas de Engenharia Informática, Interacção e Entretenimento, os últimos dois em grau duplo com a Carnegie Mellon University. O instituto será sediado em instalações cedidas e adaptadas pelo Madeira Tecnopólo, agregando cerca de 20 professores e investigadores doutorados e mais de 80 alunos de mestrado e doutoramento. Alojará ainda diversos projectos de I&D com empresas.

Última actualização ( 24/10/2011 )