Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Infraestruturas e Segurança  > Notícias  > Distrito de Évora com Rede de Nova Geração

Distrito de Évora com Rede de Nova Geração

 - 07/05/2008

Logotipo de RNG – Redes de Nova Geração, UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IPRealiza-se no dia 8 de Maio de 2008, às 12h30, no Convento do Espinheiro, em Évora, a cerimónia de Lançamento do Projecto de “Concepção e Construção da Rede Comunitária em Banda larga do Distrito de Évora”, presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.

O Distrito de Évora comemora com esta cerimónia o início dos trabalhos para integrar a breve trecho o restrito conjunto de regiões com Redes de Nova Geração que asseguram a possibilidade de comunicação em banda muito larga suportada em fibra óptica.

Esta rede consiste num anel em fibra óptica que liga as 14 sedes de concelho do Distrito de Évora, a Universidade de Évora, várias Zonas, Parques Industriais e Centros Tecnológicos, numa extensão superior a 450 Km, permitindo ligações de banda muito larga, entre 1 e 10 Giga bits por segundo.

Tem como objectivos principais desenvolver o combate à info-exclusão, promovendo a igualdade de oportunidades e de acesso público universal à banda larga na região, corrigir assimetrias de acessibilidade a telecomunicações, e desenvolver a iniciativa empresarial de base tecnológica e científica na região.

A nova Rede Comunitária do Distrito de Évora, que deverá ficar concluída até ao final deste ano, tem dois pontos de intersecção com a RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade que assegura há 10 anos a conectividade em banda larga do sistema científico e do ensino superior e será integrada com a rede camarária de banda larga de Évora.

Esta rede foi aprovada no âmbito de um concurso público para apoio à concepção e construção de Redes Comunitárias, aberto em 2006 pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC), entidade tutelada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A cerimónia de lançamento é precedida por uma Mesa Redonda intitulada “Redes Comunitárias em Banda Larga – Um Contributo para o Desenvolvimento Regional”, com início às 10:30 horas, aberta pelo Coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho, e moderada pelo Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães. Participam também nesta mesa redonda Nicola Villa, Direcor IBSG da Cisco, Alfredo Batista, Administrador da Portugal Telecom, Jaime Quesado, Gestor do POSC, e Alfredo Barroso, Presidente do Conselho de Administração da ADRAL.

As Redes Comunitárias são redes públicas de banda larga em regiões desfavorecidas ou onde haja falhas de mercado de telecomunicações. Têm de ser neutras em relação às soluções tecnológicas concorrentes (e.g., cobre, fibra óptica, GSM/GPRS, UMTS, FWA, WiMax, Power Line, etc.). Devem demonstrar sustentabilidade económica e fornecer acesso idêntico a todos os operadores em concursos para a sua exploração. Têm o potencial de poderem facilitar a rentabilização de infraestruturas existentes pertencentes a empresas municipais de águas ou de outras companhias municipais, e de poderem complementar infraestruturas de comunicações constituídas no âmbito de projectos de Cidades e Regiões Digitais em regiões que satisfaçam os requisitos referidos para este tipo de redes.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP constituiu e assegura o funcionamento da Comissão de Apoio Técnico (CAT) prevista para apoio aos proponentes no desenvolvimento do processo de candidatura e para acompanhamento da implementação dos projectos aprovados.

No âmbito do concurso referido, foram aprovados em Abril de 2007 quatro projectos de Redes Comunitárias, entre os quais se inclui o projecto do Distrito de Évora e também projectos de Redes Comunitárias de banda larga na Terra Quente Transmontana, no Vale do Minho e no Vale do Lima, numa extensão total superior a 1.000 Km e num valor total de investimento de 34 milhões de Euros.

Mapa da Rede Comunitária do Distrito de Évora

Clique na imagem abaixo para a ampliar

Mapa da Rede Comunitária do Distrito de Évora
Última actualização ( 28/07/2011 )