Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Infraestruturas e Segurança  > Notícias  > Uma das 1ªs Redes de Nova Geração no País Apresentada em Évora

Uma das 1ªs Redes de Nova Geração no País Apresentada em Évora

 - 15/07/2009

Logotipo de RNG – Redes de Nova Geração, UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IPA Associação de Municípios do Distrito de Évora e a parceria constituída para o desenvolvimento da “Rede Comunitária em Banda Larga do Distrito de Évora” oficializaram no dia 15 de Julho de 2009 a apresentação desta Rede de Nova Geração em sessão que decorreu nas novas instalações da Universidade de Évora, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. A mesma sessão integrou a cerimónia de inauguração do Colégio dos Leões (Antiga Fábrica dos Leões), com a apresentação do novo pólo da Universidade que vem albergar as actividades de ensino e investigação em Artes Visuais, Multimédia, Design e Arquitectura.

Antes da sessão decorreu o colóquio “As Redes de Nova Geração ao Serviço do Desenvolvimento Regional” em que participou a Vogal do Conselho Directivo da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Graça Simões, e que assinalou a conclusão do projecto de concepção e construção da Rede Comunitária do Distrito de Évora. Esta Rede Comunitária, construída principalmente durante o 2º semestre de 2008, tem cerca de 600 km de cabo de fibra óptica e pontos de presença em cada uma das 14 sedes de concelho do Distrito de Évora e em áreas de acolhimento empresarial. Esta rede tem dois pontos de intersecção com a RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade que assegura há 10 anos a conectividade em banda larga do sistema científico e do ensino superior e é a 1ª Rede de Nova Geração em operação em Portugal, e integra-se com a rede camarária de banda larga de Évora construída no âmbito do projecto de Cidades e Regiões Digitais Évora Distrito Digital. O projecto de concepção e construção desta Rede Comunitária foi lançado em cerimónia também presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, que se realizou no dia 8 de Maio de 2008 (ver Distrito de Évora com Rede de Nova Geração).

A “Rede Comunitária em Banda Larga do Distrito de Évora” é uma das primeiras quatro Redes de Nova Geração em zonas rurais promovidas por entidades públicas com o apoio da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e co-financiadas por fundos comunitários (FEDER) através do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC) e construídas principalmente ao longo do 2º semestre de 2008: Distrito de Évora, Terra Quente Transmontana, Vale do Minho, Vale do Lima, numa extensão total superior a 1.200 Km de cabo de fibra óptica com equipamento activo que permitem a operação a 10 Gbps e num valor total de investimento de 34 milhões de Euros. A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP constituiu e assegurou o funcionamento da Comissão de Apoio Técnico (CAT) que também contou com a participação do Gabinete de Gestão do POSC, no âmbito da qual decorreram actividades permanentes de coordenação e acompanhamento dos projectos. Apresentam-se a seguir figuras da evolução de indicadores de progresso dos vários projectos, actualizados semanalmente durante a sua execução.

Mais informação sobre Redes Comunitárias de Banda Larga >>

Num momento em que as operadoras dão os primeiros passos decisivos para as Redes de Nova Geração e as questões relacionadas com investimento e com modelos de gestão e negócio deste tipo de redes são objecto de discussão, as 1ªs Redes de Nova Geração do País estão Disponíveis no Sistema Científico e do Ensino Superior e em 4 Zonas Rurais, tendo sido promovidas por entidades públicas com o apoio da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e co-financiadas por fundos comunitários (FEDER) através do POSC: o da Rede Ciência Tecnologia e Sociedade (RCTS) da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) (ver FCCN Apresenta os Recentes Desenvolvimentos da RCTS), em e-Ciência, e o das Redes Comunitárias de Nova Geração, em e-Inclusão.

Portugal dá sinais claros de estar preparado para a expansão de Redes de Nova Geração. Na verdade, de 2005 para 2008:

  • A penetração de banda larga nos agregados familiares duplicou, atingindo 39%.
  • A penetração de banda larga na população quase triplicou, atingindo 33%.
  • A utilização da Internet por estudantes e pelas pessoas com educação secundária ou superior é muito elevada, respectivamente 97%, 87%, 91%, valores da ordem dos observados nos países escandinavos.
  • A utilização da Internet pelas pessoas que não concluíram o ensino secundário cresceu 57%, sendo agora 26%.

Última actualização ( 23/02/2011 )