Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > Forum de Inovação em Segurança e Protecção de Infraestruturas Críticas

Forum de Inovação em Segurança e Protecção de Infraestruturas Críticas

 - 18/02/2010

Logotipo de IdF – Internet do Futuro, UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IPO Programa Carnegie Mellon – Portugal organiza no dia 22 de Fevereiro de 2010, no Auditório da Universidade de Coimbra, em Coimbra, o Forum de Segurança e Protecção de Infraestruturas Críticas. O objectivo deste evento é lançar a Rede Temática de Segurança e Protecção de Infraestruturas Críticas (NET-CIP – Net-Critical Infrastructures Protection), juntando as competências de centros de investigação, empresas e agências da administração pública para desenvolver em Portugal vantagens comparativas em tecnologias e serviços de segurança para a protecção de infraestruturas críticas.

A convergência de redes de telecomunicações, sistemas de informação e tecnologias de controlo tornou-se uma realidade. A Internet é cada vez mais uma plataforma de eleição para fluxos de informação que suportam infraestruturas críticas como as de redes de energia e combustíveis, as cadeias de fornecimento de materiais, água e alimentação, as redes de transportes e os sistemas de cuidados de saúde, assim como muitas pequenas e médias empresas. Simultaneamente, tecnologias sofisticadas baseadas em redes de sensores permitem a agregação de dados físicos em tempo real e respeitantes a localizações espaciais, equipamentos e pessoas. Dada a crescente interdependência de todos estes sistemas, o impacto de ciber-ataques não compromete apenas sistemas de informação e é agora uma ameaça real também para infraestruturas e serviços básicos de que a nossa vida diária depende.

Centrada no avanço científico e tecnológico, esta Rede temática promoverá actividades interdisciplinares em que especialistas de engenharia, ciências básicas, economia e psicologia se juntam para criar novo conhecimento e desenvolver soluções de segurança para todos os tipos de utilizadores.

A segurança e protecção de infraestruturas críticas é uma componente essencial da Internet do Futuro. o âmbito do 7º Programa Quadro de Investigação da União Europeia (UE), será lançado em meados deste ano um concurso no âmbito da Internet do Futuro com um envelope financeiro de cerca de 300 milhões de euros. A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP integra, através do seu Presidente, o Forum da Internet do Futuro (FIF – Future Internet Forum) constituído no âmbito da UE no dia 12 de Maio de 2009 (ver Lançamento do Forum da Internet do Futuro em Praga), o qual reúne os representantes dos Estados Membros e Associados, e cujas actividades estão focadas em políticas de I&D e inovação, para permitir aos Estados Membros e Associados partilharem boas-práticas e experiências, ultrapassarem a fragmentação de esforços e procurarem estabelecer sinergias transversais a programas e iniciativas financiadas ao níveis nacional e da UE. O papel e as responsabilidades do Forum da Internet do Futuro (FIF – Future Internet Forum) são complementares aos de outros grupos e fora existentes, como o National ICT Research Directors Forum, o Grupo de Alto Nível i2010, o Comité CIP-PCP, o Comité de ICT do FP7 (ICTC), o Grupo de Aconselhamento de IST do FP7 (ISTAG), etc. (a representação de Portugal nos três primeiros é assegurada pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, sendo que nos dois primeiros o representante de Portugal é o Presidente da UMIC). O FIF procurará promover a colaboração e troca de informações com esses grupos/comités numa base regular.

Os tópicos da Internet do Futuro foram amplamente considerados em 2009 no Ciência 2009 – Encontro com a Ciência em Portugal: Tópicos do Âmbito da Internet do Futuro em Destaque, como já tinham sido em 2008 no Ciência 2008 – Encontro com a Ciência em Portugal.

A Comissão Europeia publicou no dia 28 de Outubro de 2009 a Comunicação A public-private partnership on the Future Internet. Realiza-se no dia 12 de Março de 2010, em Acropolis, Nice, França, um evento aberto de construção de constituintes The Future Internet Public-Private-Partnership: When smart technologies connect people. No âmbito da Presidência UE, realiza-se em Valência, Espanha, nos dias 15-16 de Abril de 2010, uma conferência sobre a Internet do Futuro (Future Internet Conference). Para mais informações ver o EC website on the Future Internet e o European Future Internet Portal.

No programa do Forum de Inovação em Tecnologias e Serviços da Internet do Futuro, que se realiza no dia 23 de Fevereiro de 2010, no Forum Telecom, Picoas, Lisboa, está prevista uma apresentação por um representante da Direcção de Tecnologias Emergentes e Infraestruturas da Direcção-Geral Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia, convidado pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, com o objectivo de serem fornecidas informações directas sobre a abertura do concurso que está planeado para meados do presente ano para projectos no âmbito da Internet do Futuro de forma estimular a preparação de candidaturas fortes com participação portuguesa nesse concurso.

No âmbito deste evento, será apresentado o plano de desenvolvimento do CyLab Portugal, um consórcio de universidades e unidades de investigação dedicado a inovação em segurança.

Esta Rede Temática baseia-se nos projectos de investigação e na formação pós-graduada em curso no âmbito do Programa Carnegie Mellon – Portugal. Mais de 100 investigadores e cerca de 150 estudantes de pós-graduação estão correntemente envolvidos neste Programa, o qual tem o objectivo de continuar a atrair estudantes e investigadores talentosos de todo o mundo, de forma a assegurar a necessária massa crítica e garantir contribuições de elevado impacto para ciência, tecnologia e desenvolvimento económico.

O Programa de CMU – Portugal foi iniciado a 27 de Outubro de 2007 no âmbito da acção Parcerias para o Futuro, integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal. As áreas principais de actividades de investigação e ensino são: processamento e redes de informação, incluindo engenharia de software, redes de informação, segurança de informação e tratamento computacional da língua, redes e tecnologias de sensores, políticas públicas e de telecomunicações e de inovação tecnológica, e matemática.

Mais informação: Programa de CMU – Portugal, Information and Communication Technologies Institute, ICTI, http://twitter.com/cmuportugal, http://cmuportugal.blogspot.com, Novo Instituto de I&D Criado Na Madeira no Âmbito do Programa Carnegie Mellon – Portugal, 5ª Reunião do Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal, 4ª Reunião do Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal – 07/11/2008, 3ª Reunião do Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal - 21/07/2008, 2ª Reunião do Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal - 28/02/2008.

Última actualização ( 17/08/2010 )