Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Infraestruturas e Segurança  > Notícias  > Segurança Informática: Memorando de Entendimento Governo - Microsoft

Segurança Informática: Memorando de Entendimento Governo - Microsoft

 - 19/06/2006

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e a FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional vão assinar quarta-feira (21 de Junho) com a Microsoft um acordo de cooperação em matéria de segurança informática que concretiza o Memorando de Entendimento assinado em Fevereiro entre o Governo e a empresa informática norte-americana.

A cerimónia de assinatura do acordo, que entra imediatamente em vigor, decorre pelas 11H00 nas instalações da UMIC (Ed. Inovação I no Taguspark - Oeiras).

Nos termos do acordo, a Microsoft enviará mensalmente à UMIC e à FCCN boletins com informação sobre, entre outros, problemas de vírus e segurança do utilizador comum de Windows, Internet Explorer e outro software.

Esta informação será disponibilizada aos serviços de informática da administração pública através da UMIC, no âmbito das suas atribuições de coordenação das áreas da sociedade da informação, contribuindo para o reforço da segurança informática dos serviços públicos.

A UMIC e a FCCN, por seu lado, enviarão à Microsoft informações relativas ao volume e à distribuição de incidentes de segurança detectados nos seus âmbitos de acção, bem como alertas e informações sobre incidentes de segurança produzidos pela equipa de resposta a incidentes de segurança informática (CSIRT - Computer Security Incident Response Team) da FCCN [http://www.cert.pt/] e de CSIRTs que funcionem no âmbito da administração pública.

O acordo prevê ainda a coordenação da resposta das entidades envolvidas a incidentes considerados de emergência para a segurança informática, incluindo o fornecimento de informações pela Microsoft sobre como as combater.

Assim, no que respeita a aplicações Microsoft, ficam reforçadas as condições de segurança da Rede Ciência Tecnologia e Sociedade (RCTS) que assegura a ligação à Internet das instituições científicas, institutos politécnicos, universidades e das escolas básicas e secundárias e é gerida pela FCCN, bem como a segurança informática da administração pública.

O CERT.PT  da FCCN é presentemente a única equipa de resposta a emergências de segurança informática em Portugal acreditada internacionalmente, fazendo parte de um conjunto de instituições onde se destaca o Centro de Coordenação de CERT - Computer Emergency Response Teams da Universidade de Carnegie Mellon dos EUA.

O CERT.PT  actua no âmbito da RCTS e já tratou mais de 600 incidentes de segurança informática, por exemplo os criados por vírus, spyware e outras formas de intrusão informática.

Última actualização ( 19/09/2006 )