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UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
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Promover a Cibersegurança

 - 15/05/2006

As Nações Unidas estabeleceram o dia 17 de Maio como Dia Mundial da Sociedade da Informação e decidiram que, em 2006, este dia seria dedicado a Promover a Cibersegurança. A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e a FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional responderam ao apelo das Nações Unidas organizando o encontro -Promover a Cibersegurança-, no dia 17 de Maio de 2006, entre as 15 e as 17 horas, na FCCN, situada no campus do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil. A sessão de abertura é presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Entre os temas considerados neste encontro, em que participam entidades da administração pública, investigadores, universitários e empresas como a Microsoft Portugal, a PT.COM/SAPO, a SUN Microsystems Portugal e a UNISYS Portugal, vai ser considerada a constituição e o funcionamento de equipas de resposta a emergências de segurança informática (CERTs) com referência ao CERT.PT da FCCN, a cooperação em segurança na resposta a incidentes e no atendimento a cidadãos, o combate contra o SPAM, os novos desafios à cibersegurança e a segurança de infraestruturas críticas.

O CERT. PT da FCCN é presentemente a única equipa de resposta a emergências de segurança informática acreditada pelo Centro de Coordenação de CERT - Computer Emergency Response Teams da Universidade de Carnegie Mellon dos EUA. Essa equipa actua no âmbito da RCTS - Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade que assegura as ligações informáticas das instituições científicas e do ensino superior, e das escolas do ensino básico e secundário, e já tratou mais de 500 incidentes de segurança informática, por exemplo os criados por vírus, spyware e outras formas de intrusão informática. Um dos objectivos desta equipa é incentivar a criação de novos CERT em Portugal e promover a formação de especialistas na resposta a incidentes de segurança informática.

O SPAM é o envio em massa, por via electrónica, de comunicações não solicitadas pelo destinatário, muitas vezes para fins comerciais, como marketing e publicidade. O combate contra o SPAM é essencial para assegurar que as comunicações electrónicas não são sobrecarregadas com comunicações não desejadas, o que é vital para que sejam consideradas úteis pelos destinatários. Tem havido um trabalho com os fornecedores ISP, como a PT.COM/SAPO, com vista a preparar a criação na FCCN de uma plataforma anti-SPAM que possa ser usada de forma colaborativa para combater o SPAM.

Muitas infraestruturas críticas, como as de abastecimento de água, electricidade ou combustíveis, as de comunicações materiais ou electrónicas, e as de saúde, envolvem componentes informáticos, pelo que a cibersegurança está muitas vezes envolvida na segurança dessas infraestruturas.

Nas palavras do Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi A. Annan:

"Num mundo crescentemente interligado e em rede, defender os nossos sistemas e infraestruturas vitais contra o ataque de cibercriminosos e ao mesmo tempo promover a confiança em transacções electrónicas assumem uma importância crítica, para promover as trocas, o comércio, as relações bancárias, a telemedicina, a administração pública electrónica e outras aplicações electrónicas. Como tal depende das práticas de segurança de cada país, empresa e cidadão na rede, precisamos de desenvolver uma cultura global de cibersegurança."

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Última actualização ( 27/11/2006 )