Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Infraestruturas e Segurança  > Notícias  > Vale do Minho com Rede de Nova Geração

Vale do Minho com Rede de Nova Geração

 - 26/09/2008

Logotipo de RNG – Redes de Nova Geração, UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IPRealiza-se nos dias 29 e 30 de Setembro de 2008, em Melgaço, o Forum Vale do Minho Digital, que inicia com um ciclo de workshops no primeiro dia e prossegue no segundo dia com a apresentação de resultados do projecto Vale do Minho Digital.

Este projecto, aprovado em Setembro de 2005, é um dos 33 projectos de Cidades e Regiões Digitais que se realizaram no país, em concretização do eixo Portugal Digital previsto no ano 2000 no Programa Operacional Sociedade da Informação POSI, mais tarde continuado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC). Em conjunto, estes projectos abrangem 287 dos 308 municípios do país e cobrem cerca de 95% da área de todo o território nacional.

O projecto Vale do Minho Digital resulta de uma parceria estabelecida entre a Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho, que integra as câmaras municipais de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Projecto Núcleo de Desenvolvimento Cultural de Vila Nova de Cerveira, a Associação de Pais e Amigos dos Cidadãos Com Deficiência Mental, associações empresariais e instituições de ensino.

Os projectos de Cidades e Regiões Digitais, com um investimento total superior a 200 milhões de euros do POSI/POSC, envolvem soluções de administração pública electrónica para administrações locais, condições de reforço da concorrência de pequenas e médias empresas e um amplo leque de serviços centrados nos cidadãos, como por exemplo, de informação, saúde segurança, apoio social, educação, cultura, e outras.

No programa da apresentação dos resultados do projecto Vale do Minho Digital está incluída uma sessão sobre Redes de Nova Geração, moderada pelo Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. Está presentemente em curso na mesma região, em articulação com o Vale do Minho Digital, o projecto Rede Comunitária do Vale do Minho, também promovido pela Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho e abrangendo os 5 concelhos acima referidos. Este projecto, que já tem construídos 104 Km dos 135 Km de condutas técnicas para cabos de fibra óptica que estão previstos, vai permitir ao Vale do Minho integrar em breve o restrito conjunto de regiões com Redes de Nova Geração que asseguram a possibilidade de comunicação em banda muito larga suportada em fibra óptica.

Esta rede forma, em conjunto com a Rede Comunitária Valimar Net, no Vale do Lima, um anel em fibra óptica que liga as 5 sedes de concelho do Vale do Minho, as 6 sedes de concelho do Vale do Lima, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vários parques industriais e centros tecnológicos, a Rede de Parques Eólicos e a Plataforma Logística de Valença, numa extensão conjunta superior a 375 Km, permitindo ligações de banda muito larga, entre 1 e 10 Giga bits por segundo.

A Rede Comunitária do Vale do Minho tem como objectivos principais desenvolver o combate à info-exclusão, promovendo a igualdade de oportunidades e de acesso público à banda larga na região, corrigir assimetrias de acessibilidade a telecomunicações, e desenvolver a iniciativa empresarial de base tecnológica e científica na região.

A responsabilidade de desenvolvimento e colocação em serviço de todo o projecto é do promotor, coadjuvado tecnicamente pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

A nova Rede Comunitária do Vale do Minho, que deverá ficar concluída até ao final deste ano e intersecta a RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade que assegura há 10 anos a conectividade em banda larga do sistema científico e do ensino superior. Esta rede foi aprovada no âmbito de um concurso público para apoio à concepção e construção de Redes Comunitárias, aberto em 2006 pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC), entidade tutelada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

As Redes Comunitárias são redes públicas de banda larga em regiões desfavorecidas ou onde haja falhas de mercado de telecomunicações. Têm de ser neutras em relação às soluções tecnológicas concorrentes (e.g., cobre, fibra óptica, GSM/GPRS, UMTS, FWA, WiMax, Power Line, etc.). Devem demonstrar sustentabilidade económica e fornecer acesso idêntico a todos os operadores em concursos para a sua exploração. Têm o potencial de poderem facilitar a rentabilização de infraestruturas existentes pertencentes a empresas municipais de águas ou de outras companhias municipais, e de poderem complementar infraestruturas de comunicações constituídas no âmbito de projectos de Cidades e Regiões Digitais em regiões que satisfaçam os requisitos referidos para este tipo de redes.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP constituiu e assegura o funcionamento da Comissão de Apoio Técnico (CAT) prevista para apoio aos proponentes no desenvolvimento do processo de candidatura e para acompanhamento da implementação dos projectos aprovados.

No âmbito do concurso referido, foram aprovados em Abril de 2007 quatro projectos de Redes Comunitárias, entre os quais se inclui o projecto do Vale do Minho e também projectos de Redes Comunitárias de banda larga no Vale do Lima, na Terra Quente Transmontana e no Distrito de Évora numa extensão total superior a 1.000 Km e num valor total de investimento de 34 milhões de Euros.

Última actualização ( 02/09/2011 )