NOTICIAS

Iniciativa IBERCIVIS: Cidadãos Podem Doar Tempo dos Seus Computadores à Ciência

Logotipo da IbercivisIBERCIVIS, a iniciativa de Computação Voluntária para Fins Científicos realizada em cooperação com Espanha que permite a participação dos cidadãos na investigação científica de uma maneira directa e em tempo real, oferecendo tempo de processamento dos seus computadores para a realização de cálculo computacional de interesse científico por técnicas de computação distribuída semelhantes às da Computação Grid.

 

Sede da EGI em Amsterdão

Amsterdão foi escolhida para acolher a sede da European Grid Initiative (EGI). A decisão foi tomada no passado dia 2 de Março, em Catânia, na 6.ª reunião do Conselho de Políticas da Iniciativa GRID europeia.

 

Supercomputadores mais potentes da Europa "investigam"energia

Os cientistas que trabalham na área da fusão nuclear na Europa vão poder ter acesso à rede de supercomputadores nacionais da região, a DEISA.
 

Sede da EGI decidida em Março de 2009

Logotipo da Iniciativa Europeia de GRIDA decisão sobre a futura localização da sede da European Grid Initiative (EGI) será divulgada a 2 de Março de 2009, no 4.º forum de utilizadores da EGEE (Enabling Grids for E-sciencE ), que terá lugar na cidade de Catânia em Itália.

 

IBERGRID 2009

Logotipo da IBERGRID

Depois da 1.ª e da 2.ª edição da conferência IBERGRID - Rede Ibérica de Computação GRID, que tiveram lugar, respectivamente, em Santiago de Compostela (2007) e no Porto (2008), a edição de 2009 decorrerá na cidade de Valência em 2009.

 

Worldwide LHC Computing Grid celebra LHC Grid Fest

O consórcio Worldwide LHC Computing Grid abre hoje as portas, convidando os media registados e os convidados a festejar o LHC Computing Grid Grid Fest, um dia para a celebração do sucesso e desafios a que o Worldwide LHC Computing Grid Computing Grid se propôs há três semanas.

 

Reunião do Conselho de Políticas da Iniciativa GRID Europeia

Logotipo da Iniciativa Europeia de GRIDRealiza-se no dia 22 de Setembro de 2008, a 4ª reunião do Conselho de Políticas da European Grid Initiative(EGI), aproveitando a realização da EGEE’08 Conference de 22 a 26 de Setembro de 2008, em Instambul, em que se inscreveram mais de 450 participantes.

 

Rede informática europeia GÉANT à escala planetária

Logotipo da GEANT A maior rede informática multi-gigabit do mundo dedicada à investigação e ao ensino, a europeia GÉANT, está a ligar-se a redes semelhantes de todo o planeta para criar uma rede mundial única de investigação. Na Europa, a GÉANT liga já investigadores de Reiquiavique a Vladivostoque, servindo cerca de 30 milhões de utilizadores em mais de 3.500 universidades e centros de investigação e unindo 34 redes nacionais de investigação. Vão ser agora estabelecidas ligações de elevado débito com infra-estruturas de rede de investigação emergentes nas regiões dos Balcãs, do Mar Negro e do Mediterrâneo, assim como na Ásia, na África Meridional e na América Latina. Na Europa, a GÉANT tem possibilitado uma colaboração pioneira para a investigação em domínios como as alterações climáticas, a radioastronomia e a biotecnologia.

 

Reunião do Conselho de Políticas da Iniciativa Grid Europeia

 

Ciência 2008 – Encontro com a Ciência em Portugal

 

GRID: já foi inventado o substituto da Internet

Uma equipa de cientistas desenvolveu na Suíça aquilo que pode vir a ser o sucessor da Internet, como hoje a conhecemos, e torná-la obsoleta. Trata-se de um gigantesco sistema computacional de GRID, segundo noticia o «Daily Telegraph».

 

Reunião do Conselho Consultivo do Projecto Concepção da Iniciativa Grid Europeia

Logotipo da Iniciativa Europeia de GRIDRealiza-se no dia 14 de Março de 2008, no Ministério da Universidade e da Ciência de Itália, em Roma, a 2ª reunião do Conselho Consultivo da European Grid Initiative (EGI), a que pertence o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P. como representante da Iniciativa Nacional Grid e que é presidido por outro representante português, o Professor Gaspar Barreira.

 

Open Grid Forum na Europa

O Open Grid Forum (OGF)  criou o OGF-Europe, com financiamento da Comissão Europeia. O OGF-Europe permitirá capitalizar os investimentos da Comissão Europeia em tecnologia GRID, incentivando a sua adopção e inovação por toda a Europa, quer no âmbito de actividades de investigação, do Estado ou das empresas.

 

1ª Reunião do Conselho Externo de Avaliação do Programa UT Austin – Portugal

A 1ª Reunião do Conselho Externo de Avaliação do Programa UT Austin – Portugal do Programa UT Austin – Portugal decorre no dia 24 de Outubro de 2007, em Lisboa, para análise dos primeiros seis meses da parceria. As áreas deste programa são Conteúdos Digitais, Computação Avançada (incluindo Grid) e Matemática.

 

Workshop Aberta em e-Infraestruturas

Realiza-se em 11-12 de Outubro de 2007, em Lisboa, a propósito da Presidência Portuguesa da UE, a Workshop Aberta em e-Infraestruturas(Open Workshop on e-Infrastructures) do Grupo de Reflexão em e-Infraestruturas (e-IRG - e-Infrastructure Reflection Group).

 

1ª Reunião do Conselho de Directores do Programa UT Austin – Portugal

No dia 2 de Março de 2007, realiza-se a 1ª Reunião do Conselho de Directores do Programa UT Austin – Portugal (Board of Directors) que envolve as áreas de Conteúdos Digitais, Computação Avançada (incluindo aspectos de Computação Grid), Matemática, e estímulo a actividades de comercialização de ciência e tecnologia pelo UTEN – University Technology Enterprise Network). Esta reunião decorre no próprio dia do Lançamento do Programa UT Austin – Portugal.

 

Lançamento da Iniciativa Nacional GRID