Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conteúdos Digitais  > Projectos  > Arquivo da Web Portuguesa

Arquivo da Web Portuguesa

No início de 2008 foi iniciado o processo sistemático de arquivo dos conteúdos da Web portuguesa, i.e., dos domínios sob .pt, realizados numa fase inicial de dois em dois meses. Foram também adquiridos conteúdos de domínios sob .pt que tinham sido anteriormente armazenados pelo Internet Archive.

No final de 2009 o Arquivo da Web Portuguesa continha 630 milhões de items (17,4 TeraBytes) dos quais 350 milhões eram persquisáveis.

O projecto Arquivo da Web Portuguesa é concretizado pela FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, com financiamento da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e teve até 2009 co-financiamento do POSC – Programa Operacional Sociedade do Conhecimento.

Em Outubro de 2009, foi assinado entre os ministros da ciência de Portugal e do Brasil um protocolo que prevê a cooperação dos dois países em projectos de arquivo da Web nos dois países, estando previsto que a componente brasileira numa primeira fase consista nos conteúdos dos domínios da rede de investigação e educação.

Última actualização ( 24/10/2011 )