Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Educação e Formação  > Projectos  > Formação Avançada em TIC

Formação Avançada em TIC

A Formação Avançada em TIC inclui formação pós-graduada de Doutoramento, Pós-Doutoramento e “Mestrados Executivos”, abrangendo um número considerável de pessoas, e foi muito reforçada a partir de 2006 pelo aumento considerável da atribuição de bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento e pelas parcerias internacionais com Carnegie Mellon University, MIT e U. Texas Austin.

Além da formação usual de Doutoramento e Pós-Doutoramento impulsionada por um número significativo de bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento atribuídas anualmente em áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, foram iniciados, a partir de 2006, Mestrados Executivos e programas especiais de Doutoramento e Pós-Doutoramento no âmbito das Redes de Conhecimento constituídas pelas parcerias internacionais (presentemente no âmbito dos programas Carnegie Mellon – Portugal, MIT – Portugal, U. Texas Austin – Portugal) que promoveram formação avançada em TIC a um nível muito avançado e tópicos em inovadores. Estes programas contribuíram para uma considerável inovação dos programas de formação avançada em TIC, tanto em métodos de trabalho como nos tópicos considerados.

Os doutoramentos no âmbito do Programa Carnegie Mellon – Portugal atribuem graus duais, com os alunos a obterem simultaneamente graus numa universidade portuguesa e na Carnegie Mellon University. Muita da formação avançada no âmbito destes programas decorreu em ligação com projectos de I&D em tópicos marcantes da Internet do Futuro.

O Programa Carnegie Mellon – Portugal levou á conjugação de esforços em Portugal com a oferta de formação curricular integrada das várias faculdades de engenharia electrotécnica do país que, assim, contribuíram pela primeira vez para um programa de doutoramento de âmbito nacional.

Última actualização ( 24/10/2011 )