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Cursos de Especialização Tecnológica em TIC

No final de 2010 havia 98 CET – Cursos de Especialização Tecnológica em áreas das TIC, em 34 instituições do ensino superior, em 33 localidades, e sobre 19 temas, quando em 2005 havia 32 CET em TIC, em 16 instituições do ensino superior, em 11 localidades, e sobre 8 temas.

Os CET – Cursos de Especialização Tecnológica têm como objectivo a formação profissionalizante pós-secundária não superior, de nível 5.

A conclusão destes cursos com aproveitamento confere um Diploma de Especialização Tecnológica (DET) que dá acesso a um Certificado de Aptidão Profissional emitido no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Profissional, nas condições fixadas pelo Decreto Regulamentar n.º 68/94, de 26 de Novembro.

O Decreto-Lei n.º 88/2006, de 23 de Maio, promoveu uma profunda reorganização dos CET relativamente a acesso, estrutura de formação, possibilidade de atribuição de DET mediante avaliação de competências adquiridas e condições de ingresso no ensino superior para os seus diplomados. A Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho, regula o Quadro Nacional de Qualificações e define os descritores para a caracterização dos níveis de qualificação nacionais.

Os CET podem ser aprovados por três ministérios: Ministério do Trabalho e Solidariedade Social; Ministério da Educação; Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Em Dezembro de 2010, estavam previstos 16 CET oferecidos em áreas de TIC em centros de formação profissional de 8 diferentes localidades ligados ao IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, nos temas seguintes:

  • 7 em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos
  • 4 em Aplicações Informáticas de Gestão
  • 3 em Automação, Robótica e Controlo Industrial
  • 1 em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação
  • 1 em Telecomunicações e Redes.

Em Dezembro de 2010, estavam previstos 8 CET oferecidos em áreas de TIC em 4 escolas profissionais e 2 outras entidades de 6 diferentes localidades ligadas ao Ministério da Educação, nos temas seguintes:

  • 4 em Aplicações Informáticas de Gestão
  • 3 em Automação, Robótica e Controlo Industrial
  • 1 em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos.

Em Dezembro de 2010, estavam registados 98 CET oferecidos em instituições do ensino superior em áreas das TIC e criados no período 2007-2010 (20% do total de CET em todas as áreas), em 33 localidades, envolvendo 34 instituições, com 63 dos cursos a serem oferecidos por politécnicos e 35 por universidades, 68% do ensino público e 32 % do ensino particular e cooperativo, e em 19 temas. Estes cursos distribuíram-se pelos seguintes temas:

  • 18 em Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos
  • 15 em Desenvolvimento de Produtos Multimédia
  • 12 em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação
  • 11 em Aplicações Informáticas de Gestão
  • 8 em Automação, Robótica e Controlo Industrial
  • 5 em Construção e Administração de Websites
  • 5 em Desenvolvimento de Software e Administração de Sistemas
  • 5 em Gestão de Redes de Sistemas Informáticos
  • 3 em Manutenção Industrial (Electrónica e Automação)
  • 3 em Telecomunicações e Redes
  • 2 em Electrónica e Telecomunicações
  • 2 em Programação de Aplicações Web
  • 2 em Sistemas Electrónicos e Computadores
  • 1 em cada uma das áreas: Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Electrónica e Automação Naval, Informática, Projecto e Instalação de Redes Locais de Computadores, Técnico Especialista de Bases de Dados.

A oferta de CET em TIC em instituições do ensino superior teve uma grande expansão nos últimos anos. Na verdade, no final de 2010 havia 98 CET em 34 instituições instituições do ensino superior, em 33 localidades, e sobre 19 temas, quando em 2005 havia 32 CET, em 16 instituições do ensino superior, em 11 localidades, e sobre 8 temas. Assim, os CET em TIC em instituições do ensino superior praticamente triplicaram em número e localidades, e mais do que duplicaram em instituições e temas.

O número de alunos inscritos em CET de qualquer área em instituições do ensino superior cresceu drasticamente: em 2004/2005 eram apenas cerca de 294 (217 em universidades e 77 em politécnicos) e em 2009/2010 eram cerca de 6.214 (1.211 em universidades e 5.003 em politécnicos), ou seja verificou-se uma multiplicação por mais de 21 e, ao mesmo tempo, uma transferência da maior parte da oferta de CET das universidades para os politécnicos (em 2004/05 os politécnicos tinham 26% do total de alunos inscritos em CET em instituições do ensino superior, e em 2009/2010 tinham 81% do total).

O ensino profissionalizante em TIC nas instituições do ensino superior, predominantemente nos politécnicos, é agora uma realidade quando era praticamente inexistente em 2005.

Última actualização ( 24/10/2011 )