Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > e-Ciência  > Projectos

Projectos


  • Rede de Ciência e Educação

    A RCTS – Rede Ciência Tecnologia e Sociedade liga as instituições de investigação científica e educação portuguesas e assegura a ligação à rede internacional de investigação e educação. No final de 2009, cerca de 55%  do ensino superior público (62% do ensino universitário e 42% do ensino politécnico) estava ligado a 10 Gbit/s através de cabo de “fibra escura” da própria RCTS com 48 fibras, e o restante através de circuitos alugados a operadoras comerciais (dimensão das instituições quantificada pelo número de alunos inscritos). Além disso, no ensino particular ou cooperativo a RCTS assegurava no final de 2009 a cobertura de 62% das universidades (crescimento de 53% do final de 2005 para o de 2009) e de 6% dos politécnicos (dimensão das instituições quantificada pelo número de alunos inscritos).

  • e-U Campus Virtual

    O projecto e-U Campus Virtual foi concebido e é coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, com o apoio técnico da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional. O projecto criou uma extensa rede sem fios integrando as universidades e os institutos politécnicos do país num único campus virtual com mais de 5.000 pontos de acesso, através de roaming interinstitucional, e incluindo também serviços, conteúdos e aplicações disponibilizadas a todas as instituições.

  • Iniciativa Nacional GRID

    No dia 29 de Abril de 2006 foi lançada a Iniciativa Nacional GRID para a investigação e desenvolvimento e para o aproveitamento das oportunidades económicas induzidas pela Computação GRID, como previsto no Programa Ligar Portugal.

  • Computação Voluntária IBERCIVIS

    O projecto IBERCIVIS é uma iniciativa de Computação Voluntária Distribuída para Fins Científicos lançada em 30 de Julho de 2009 em cooperação com Espanha, na sequência dos acordos de cooperação em e-Ciência estabelecidos nas Cimeiras Luso-Espanholas.

  • b-on: Biblioteca do Conhecimento

    A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente nas instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de cerca de 17.100 revistas científicas internacionais, 18.200 e-books científicos, 12.400 títulos de proceedings e transactions, de 16 editoras, através de assinaturas negociadas a nível nacional com essas editoras.

  • Repositórios de Acesso Aberto

    O Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) destina-se a ser utilizado gratuitamente por qualquer das instituições do sistema científico e do ensino superior para alojamento do seu repositório com individualização de identidade corporativa própria, e, também, para integrar num sistema coerente de metadados os repositórios científicos de acesso aberto existentes no país.

  • Linguateca

    A Linguateca é um centro distribuído de recursos para o processamento computacional da língua portuguesa com o objectivo de:

    • facilitar o acesso aos recursos já existentes, através do desenvolvimento de serviços de acesso na rede, e mantendo um portal com informação útil,
    • desenvolver, de forma harmoniosa, em colaboração com os interessados, os recursos considerados mais prementes,
    • organizar avaliações conjuntas que envolvam a comunidade como um todo.

  • VoIP e Videoconferências

    Em 2009, foi disponibilizado a todo o sistema científico e do ensino superior público nacional um serviço de VoIP suportado na RCTS. Dada a elevada dimensão deste sistema, esta ficou a ser a maior rede de VoIP no país.