Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > Reunião do Grupo de Trabalho sobre Economia da Internet da OCDE

Reunião do Grupo de Trabalho sobre Economia da Internet da OCDE

 - 19/06/2009

Logotipo da OCDERealizou-se em 17-18 de Junho de 2009, a reunião do Grupo de Trabalho sobre Economia da Internet (WPIE – Working Party on Internet Economy) do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicação da OCDE (ICCP). Nesta reunião, foi discutida a importância das “Green ICT” para a recuperação económica, o crescimento, a inovação, o desenvolvimento e o ambiente, na sequência da Conferência de Alto Nível da OCDE ”ICT, the Environment and Climate Change” que teve lugar na Dinamarca a 27 e 28 de Maio de 2009, onde Portugal participou através do Professor Paulo Ferrão, Director do Programa MIT – Portugal, com uma comunicação intitulada “ICT innovation for sustainable urban infrastructures” (ver Portugal Participa na Conferência de Alto Nível da OCDE: TICs, Ambiente e Mudanças Climáticas). Foi apresentada a possibilidade de preparar uma Recomendação da OCDE que deverá apoiar a introdução e revisão de políticas nacionais sobre as TIC e o ambiente, para o que foi constituído um grupo de trabalho restrito de peritos nacionais que deverá trabalhar nessa proposta até ao final do ano. Portugal fará parte desse grupo, através do Professor Paulo Ferrão.

Foram também apresentados os resultados da Sessão de Trabalho que teve lugar em Lisboa, em 8-9 Junho de 2009, dedicada a “Using sensor-based networks to address global issues” (ver Peritos Portugueses em Conferência sobre Redes de Sensores Organizada pela OCDE) e concluído que o tema deve continuar a merecer a melhor atenção possível face aos desenvolvimentos rápidos em matéria de investigação a que a área é sujeita e à complexidade na sua multi-utilização.

O WPIE discutiu ainda, na sequência de uma pequena workshop em que diferentes stakeholders dos jornais em suporte em papel apresentaram as dificuldades e/ou oportunidades que as notícias online colocam actualmente ao mercado em suporte em papel, tendo sido destacado o problema maior no curto-prazo, i.e., o desemprego de jornalistas. Concluiu-se na necessidade de criação de um grupo restrito de países constituído por peritos nacionais para acompanhar este trabalho na OCDE. Portugal fará parte desse grupo através do jornalista António Granado.

O WPIE teve ainda conhecimento da publicação recente, para a qual contribuiu, do relatório Policy Responses to the Economic Crisis: Investing in Innovation and Long Term Growth que diz respeito às medidas que estão a ser levadas a cabo pelos países da OCDE em matéria de inovação e para fazer face à crise num espaço curto de tempo, bem como sobre a Estratégia de Inovação, duas das grandes prioridades actuais da OCDE.

A representação de Portugal no Grupo de Trabalho sobre Economia da Internet (WPIE) é assegurada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, através de Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais.

Última actualização ( 25/01/2012 )