PAÍSES DA UE

Iniciativas GRID nos países da União Europeia

Alemanha

Iniciativa Nacional de GRID da Alemanha

Na Alemanha decorre, desde Setembro 2005, o projecto D-Grid que envolve 5 parceiros na implementação de uma infra-estrutura GRID para suportar as actividades de e-science da comunidade académica alemã.

 

Bélgica

Logotipo da Iniciativa Nacional de GRID da Bélgica

Na Bélgica, a Iniciativa BEGrid promove a Computação GRID para a comunidade de investigação e serve como entidade de certificação para infra-estruturas GRID neste país.

 

Espanha

Logotipo da Iniciativa Nacional de GRID Espanhola

Em Espanha, a iniciativa nacional de Computação GRID, denominada IRISGRID , tem como objectivo coordenar, a nível académico e científico, os grupos de investigação interessados nestas tecnologias bem como criar uma infra-estrutura nacional que possa ser utilizada para o desenvolvimento de ”middleware”.

 

Grécia

A Grécia estabeleceu o grupo de trabalho HellasGrid que tem desenvolvido a infra-estrutura de Computação GRID neste país. A HellasGrid prevê interligar seis “clusters” de computadores, três em Atenas e outros três em Thessaloniki, Patras e Heraclion-Crete, com uma capacidade total de 768 processadores. Esta infra-estrutura estará aberta à utilização de centros de investigação e outras entidades. Até ao momento, a maior parte das utilizações são em física de altas energias e engenharia biomédica.

 

Holanda

Na Holanda foi estabelecida a organização Grid Forum que se dedica ao desenvolvimento e ao suporte de tecnologias GRID através da união de esforços e do estabelecimento de ligações entre peritos de diferentes instituições.

 

Irlanda

Na Irlanda a Higher Education Authority criou uma infra-estrutura denominada National Computational Grid for Ireland que consiste na interligação de 17 “clusters” espalhados pelo país.

 

Itália

Iniciativa Nacional de GRID da Itália

Em Itália, o Ministério da Educação, Universidade e Investigação lançou em 2001 o programa nacional de Computação GRID - Grid.it.

 

Reino Unido

No Reino Unido, foi iniciado em 2000 um programa nacional em e-science, no âmbito do qual inúmeras actividades científicas se desenvolvem com base em colaborações distribuídas suportadas por uma rede de alto débito e Computação GRID.

 

República Checa

A República Checa concentra a sua actividade de Computação GRID no METACentrum do CESNET Institute , o qual estende a infra-estrutura académica de alto débito para suportar aplicações que requerem elevado poder computacional.